quinta-feira, 3 de outubro de 2019

ASSOCIAÇÕES TRABALHAM PARA TODOS OS MILITARES DO RN

No último dia 20, após uma negociação de meses junto ao governo, culminando com a aprovação em assembleia geral pela recomposição de 23% no subsídio e redução nos interstícios para promoções de praças e oficiais surgem comentários maldosos em redes sociais de que as entidades representativas dos militares abandonaram a reserva. Os fatos e a história provam que não é verdade e que nossos aposentados sempre foram tratados com zelo.

Em 2012 quando da efetivação da Lei do Subsídio os companheiros da reserva tiveram o salário dobrado pelo fato de já estarem quase todos no nível X, enquanto que a maior parte dos ativos formada por Soldados tiveram poucos reais de reajuste. Naquele contexto o maior ganho ficou com a reserva remunerada.

Posteriormente, com o início dos atrasos salariais, o governo propôs que os ativos recebessem seus soldos antes dos inativos, como ocorreu com outras categorias. As associações comunicaram ao governo que não aceitavam e que só receberia se fossem todos juntos, demonstrando estarmos ombreados mesmo em situações adversas.

Importante salientar que as associações jamais aceitaram implantação de gratificações exclusivas aos salários dos ativos, coisa que ocorre em vários estados. Nesse contexto os aposentados sempre recebem menos que a ativa, sendo que por essa razão lá a maioria dos militares não deseja aposentar.

Nessa última negociação que culminou com 23% de recomposição do subsídio, coisa que nenhuma categoria conseguiu na atual gestão, as entidades amarraram em acordo junto ao governo a garantia de preservação da paridade (mesmo reajuste dos ativos) e integralidade (último salário da carreira) na iminente reforma da previdência, promovendo maior segurança aos nossos aposentados. Em alguns estados esse direito está sendo atingido.

Por fim, ratificamos que mesmo ante muitas dificuldades continuamos reivindicando o pagamento dos salários em atraso, lutando para que a reforma da previdência assegure percentual para restauração de hospitais e investimentos na saúde da categoria, de modo que jamais esqueceremos aqueles que deram a vida pela instituição e sociedade potiguar. 

Nossa continência e respeito a todos!

Entidades representativas da PM/BM•

Nenhum comentário: