sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Mesmo sem assumir pré-candidatura, Ciro empata com Elmano na corrida ao Governo do Estado

Uma pesquisa do Instituto Real Time Big Data, realizada nos dias 2 e 3 de dezembro 2025 e divulgada, nesta quinta-feira dia 04 de dezembro 2025, revela um cenário eleitoral altamente competitivo no Ceará e coloca o ex-ministro Ciro Gomes em condição de igualdade com o governador Elmano de Freitas, mesmo antes de oficializar sua pré-candidatura.

O levantamento, que ouviu 1.200 eleitores e tem margem de erro de três pontos percentuais, mostra que a corrida pelo Palácio da Abolição já mobiliza lideranças em todo o estado e agita a fase inicial de articulações para montagem de alianças.

TENDÊNCIA DE VOTOS:

De acordo com a pesquisa, no primeiro cenário estimulado, Elmano de Freitas do (PT) e Ciro Gomes do (PSDB) aparecem tecnicamente empatados, ambos com 39% das intenções de voto. O senador Eduardo Girão do (Novo) surge em terceiro lugar, com 14%, enquanto 8% dos entrevistados apontaram voto branco, nulo ou disseram estar indecisos.

No confronto direto o terceiro cenário testado a disputa segue extremamente equilibrada: Ciro Gomes marca 44%, contra 42% de Elmano, diferença dentro da margem de erro e que reforça a força eleitoral do ex-ministro antes mesmo de oficializar seu nome para a disputa.

REJEIÇÃO

A pesquisa também avaliou a rejeição dos principais nomes. Eduardo Girão lidera com 39%, seguido de Elmano de Freitas, com 37%, e Ciro Gomes, com 32%. Roberto Cláudio aparece com o menor índice entre os potenciais candidatos, registrando 27%.

O quadro pré-eleitoral mostra a oposição dividida, com duas pré-candidaturas: Eduardo Girão, que conta com o apoio da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, e Ciro, que atrai a simpatia do grupo liderado pelo deputado federal André Fernandes do (PL). Os conflitos internos no PL levaram o comando nacional da legenda a barrar o apoio à pré-candidatura de Ciro.

Pais de aluno atacado em escola de Fortaleza buscam responsabilização ‘para evitar que violência se repita'

Ter a vida impactada por uma violência extrema que não pode ser ignorada sob risco de que, negligenciada, siga fazendo mais vítimas. Passados 3 dias do ataque ocorrido no Colégio Christus, uma escola particular em Fortaleza-CE, no qual um aluno feriu outro estudante e dois profissionais da instituição, o adolescente atingido segue em recuperação em casa.

A família, também em processo de reconstrução, defende a responsabilização das diversas partes no caso, já que, avalia a mãe que não será identificada para preservar a identidade do estudante “hoje, tá tão banal a violência e omissões podem repercutir em outros grupos”.

Na tarde da quinta-feira dia 04 de dezembro 2025, uma equipe do Diário do Nordeste esteve na residência da família e ouviu a mãe, o pai e o irmão do adolescente ferido. A decisão de não identificá-los busca preservar a integridade dos familiares e, sobretudo, resguardar a identidade do próprio adolescente, vítima de uma ação violenta e traumática.

Pelo mesmo motivo, o jornal, também, durante toda a cobertura do caso, optou por não narrar de forma detalhada os atos de violência vivenciados pelas vítimas, considerando os possíveis efeitos negativos e a baixa contribuição social que a exposição minuciosa desse tipo de conteúdo pode provocar.

Nesta quinta-feira dia 04 de dezembro 2025, a família, que ao longo da entrevista reiterou estar comovida, disse à reportagem que, no momento, não há definição de como se dará o desfecho do ano letivo ou mesmo de como será o futuro escolar do estudante ferido. A ênfase agora, destacam, é garantir amparo, aconchego e acolhimento ao adolescente, que segue se restabelecendo na própria residência.

“O foco é cuidar da saúde do meu filho. Nesta sexta-feira dia 05 de dezembro 2025,vem uma psicóloga aqui porque ele é um garoto jovem e passar pelo que ele passou não é fácil”, disse o pai, que se emocionou em alguns momentos da entrevista. A família também reforça que não havia conflitos anteriores entre os adolescentes envolvidos na ação, e a vítima, sequer, conhecia o adolescente que o atacou.

O jovem, apesar dos ferimentos, não teve nenhum órgão vital atingido, e é descrito pela família como uma pessoa tranquila, tímida e caseira. Ele estuda na mesma escola desde a infância. A instituição é considerada de elite, com mensalidades elevadas, o que, segundo os pais, reforça a expectativa por melhores condições de segurança e monitoramento. Para eles, o alto custo, inclusive, deveria garantir um nível proporcional de estrutura e proteção, o que a situação, avaliam, revelou não ser a realidade.

Responsabilidade de todos:

Nesse processo, a família manifesta receio de que o ataque na escola seja “banalizado” como mais um caso, ainda que essas situações sejam sempre assustadoras, trágicas e mobilizem a sociedade. O medo, ponderam, é de “cair no esquecimento”, com o passar dos meses, e que essa banalização mais à frente se reflita em novas violências em outras instituições e redes escolares.

Por isso, apontam, é preciso cobrar a responsabilização do adolescente agressor, do colégio, mas também reforçar o papel das famílias, e avançar no que precisa ser feito coletivamente, como sociedade, para que situações traumáticas como a vivenciada no colégio não voltem a ocorrer.

“Se o que aconteceu conosco, com um adolescente de classe média alta, que é de uma escola particular, puder repercutir a favor de todas as crianças e adolescentes, seja de escola pública ou particular, já vai nos ajudar. Porque o que acontece em diversas escolas, e é silenciado ou é ignorado, agora está chegando 'no mundo de quem tem poder', tá chegando na escola particular. E não vai parar porque a sociedade está doente, os pais estão doentes”.


Mãe do adolescente ferido em ataque em escola particular de Fortaleza


Para ela, a esperança é que o fato siga tendo repercussão de modo a provocar ações concretas e mudanças de comportamentos e posturas.

“Hoje, tá tão banal a violência e omissões podem repercutir em outros grupos. É uma obrigação até social nossa de não deixar que isso aconteça", reitera a mãe. O casal também chama atenção para a necessidade de as famílias assumirem a responsabilidade na formação de crianças e adolescentes, de modo a não transferir para as escolas o papel de 'criar os filhos'”.

Já o pai do estudante ferido pondera que "não adianta só você dar o material se você não dá a criação. Porque, senão, o que vai ser desse ser humano?”. Em outro momento, aponta: “A violência hoje ela não tem casta, não tem limites, ela está em todos os lugares e precisa ser levada a sério”.

 Sobre os encaminhamentos práticos do processo de investigação, o advogado da família, Leonardo Borges, aponta que “eles vão tomar providências na esfera criminal e cível”. Ele também indica que ambos os adolescentes envolvidos na ação violenta já foram ouvidos pela Polícia. O adolescente que cometeu a violência, segundo ele, segue apreendido, e a busca é que ele seja responsabilizado no rigor da lei e cumpra o que for estabelecido pela Justiça.

Na entrevista também foi relatado que, até a tarde de quinta-feira, nenhum contato havia sido feito entre as famílias dos adolescentes envolvidos na ocorrência.


Suporte institucional:


A família do aluno atacado também avalia que o suporte institucional por parte do colégio tem se mostrado frágil, embora “seja ainda muito cedo para eu dizer qualquer coisa”, conforme avalia o pai. “Me deram uma assistência imediata no dia (da ocorrência)”, aponta e completa que representantes da escola estiveram nos hospitais nos quais o estudante foi atendido, e uma ligação foi realizada pela escola no dia seguinte.

Porém, avaliam que falta uma presença institucional mais firme e contundente que, minimamente, tenha conexão com a gravidade da violência sofrida. 

Outro ponto de ausência, no cenário da vida escolar, refletem os pais, são debates propriamente relacionados à violência. “Não há abordagens sobre isso”, destaca o irmão da vítima que também estudou na mesma escola, e acrescenta: “Não temos orientação de como conviver e sabemos muito sobre a pressão (de passar na universidade). Falta muito suporte que precisa ser trabalhado. Além da questão da segurança em si”.

Na escola, afirma a mãe, nenhum dos filhos, no decorrer de toda a vida escolar, chegou a ter contato com psicólogos da própria unidade. “Nunca nem foram atendidos”, relata, destacando que “psicólogos precisam ser para todos”.

O Diário do Nordeste tentou contato com o Colégio Christus, também na quinta-feira, por meio do e-mail fornecido para atendimento das demandas da imprensa, mas não obteve resposta. Na demanda, a reportagem apontou as queixas relatadas pela família, questionou sobre as ausências mencionadas e indagou sobre a condição de saúde dos profissionais da escola, também vítimas na ação violenta. Nenhuma resposta foi enviada até a publicação desta matéria.

Professor é preso suspeito de estupro de vulnerável em Santa Quitéria, no Ceará

Um homem de 48 anos foi preso nesta quinta-feira dia 04 de dezembro 2025, suspeito de estupro de vulnerável. Ele é professor da rede municipal de Santa Quitéria, no interior do Ceará. A prefeitura informou que o servidor está afastado desde junho de 2024, quando tomou conhecimento das denúncias contra ele.

“Desde então, a gestão municipal vem acompanhando rigorosamente o andamento do processo, aguardando a conclusão das investigações para aplicar todas as medidas administrativas cabíveis, conforme determina a legislação”, disse a Prefeitura de Santa Quitéria no Ceará.

A Secretaria da Segurança Pública informou que o homem foi capturado em cumprimento de um mandado de prisão preventiva. Ele foi levado para a Delegacia de Santa Quitéria, que investiga o caso.

A prefeitura afirmou que tomou conhecimento do caso a partir de “relatos sobre possíveis condutas irregulares atribuídas ao profissional mencionando práticas que, segundo as informações recebidas, já ocorriam há muitos anos, fora do ambiente escolar”.

A gestão municipal reforçou que os crimes teriam ocorrido fora das unidades escolares. “O profissional utilizava-se do cargo de professor apenas como vínculo funcional, mas os fatos denunciados não têm relação com o ambiente escolar nem com atividades pedagógicas”, declarou a prefeitura.

“A Prefeitura permanece colaborando com as autoridades competentes e reafirma seu compromisso com a proteção de crianças e adolescentes, com a transparência pública e com a responsabilidade administrativa”, complementou a nota.

Lula afirma que quem bate em mulher não precisa votar nele nas Eleições 2026

Durante sua passagem pelo Ceará nesta última quarta-feira dia 03 de dezembro 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva do (PT) fez um pronunciamento firme que repercutiu em todo o país. Em defesa das mulheres e contra qualquer forma de agressão, Lula afirmou que homens que agridem mulheres “não precisam votar nele” nas Eleições de 2026.

A declaração, feita diante de público e autoridades, deixou claro o posicionamento do presidente sobre a violência doméstica, um problema que continua sendo uma chaga social no Brasil.

Segundo Lula, não há espaço em seu projeto político para quem pratica agressões, e sua fala reforçou a importância de políticas públicas que protejam, acolham e deem voz às vítimas.

O discurso, marcado por um tom direto e enérgico, rapidamente chamou a atenção e ganhou destaque, evidenciando o compromisso do presidente em defender os direitos das mulheres e combater a violência de gênero.

Jovem estudante de enfermagem é assassinada no km 20, em Senador Pompeu-CE

Uma tragédia abalou Senador Pompeu-CE na noite desta quinta-feira dia 04 de dezembro 2025. Uma jovem, com idade entre 16 e 17 anos, foi brutalmente assassinada na região do km 20, deixando toda a comunidade perplexa e indignada.

A vítima, que cursava enfermagem e estava em estágio no próprio município, era conhecida por sua dedicação e pelo sonho de construir uma carreira ajudando vidas, um sonho interrompido de forma cruel e inesperada.

A notícia rapidamente se espalhou, provocando revolta e profunda tristeza entre colegas, amigos e moradores da região. A Polícia Militar esteve no local, realizou os primeiros procedimentos e agora segue nas buscas por informações que levem à identificação dos responsáveis pelo crime.

O caso já entrou na mira das autoridades, que tratam a investigação com prioridade máxima. Enquanto isso, Senador Pompeu-CE em luto, tentando entender o que motivou tamanha violência contra uma jovem cheia de planos e futuro pela frente.

VIOLÊNCIA - Idosa é morta a machadadas pelo próprio irmão no Ceará

Um homem de 61 anos matou a própria irmã, de 68 anos, com golpes de machado no município de Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo as autoridades, a idosa estava em casa quando foi surpreendida pelo irmão, que desferiu os golpes diretamente contra a cabeça da vítima. O ataque ocorreu de forma repentina e sem chance de defesa.
Durante a ação violenta, o agressor ainda danificou o carro da família e feriu o cachorro da idosa, que tentou protegê-la. Conforme informações repassadas pela polícia, o homem sofre de recorrentes ataques de fúria, característica que pode ter contribuído para o episódio extremo registrado na residência.
Após cometer o crime, o suspeito foi preso em flagrante. A identidade do homem não foi divulgada pelas autoridades, em respeito às normas legais e para não comprometer as investigações. O caso segue sob apuração para esclarecer completamente as circunstâncias e possíveis motivações do ataque.

Casal é encontrado morto com marcas de tiros dentro de residência no Ceará

Um casal foi morto a tiros dentro de uma casa no bairro Itambé, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. O crime ocorreu nesta quinta-feira (4). Moradores relataram ter ouvido diversos disparos, mas não conseguiram identificar de onde vinham os tiros devido ao silêncio e à escuridão da rua. Somente pela manhã o caso veio à tona, após um familiar estranhar o silêncio na residência.
Segundo relatos de moradores, um parente das vítimas foi até o imóvel, encontrou a casa trancada e, ao chamar pelos moradores, não obteve resposta. Diante da situação, ele acionou a Polícia Militar, que decidiu arrombar a porta. Dentro da residência, os corpos foram localizados com diversas marcas de tiros e sinais de extrema violência. A suspeita inicial é de que o casal tenha sido submetido ao chamado “tribunal do crime”.
As vítimas foram mortas com disparos de pistolas calibre .40 e 380, e apresentavam os rostos desfigurados. O homem foi identificado como Daniel, que tinha passagens pela polícia e era apontado como integrante de uma organização criminosa. A mulher, namorada dele, não teve a identidade revelada pelas autoridades no momento do achado.
Equipes da Polícia Militar, da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram no local para iniciar os primeiros levantamentos. Exames periciais foram solicitados para auxiliar na investigação, que busca esclarecer em quais circunstâncias o crime ocorreu e identificar os responsáveis pela execução.

Polícia de SC cumpre mandado em Sobral contra suspeito de coagir criança a enviar pornografia

Um homem de 19 anos foi alvo de mandado de busca e apreensão da Polícia Civil de Santa Catarina, nesta quarta-feira (3), em Sobral, na Região Norte do Ceará. Ele é suspeito de utilizar uma plataforma online para coagir uma criança de 9 anos a enviar vídeos com conteúdo pornográfico.
Os agentes chegaram até o suspeito após investigação da Delegacia de Polícia de Proteção à Mulher, à Criança e ao Adolescente (DPCAMI) da cidade catarinense de Blumenau, que apura crimes relacionados à produção e divulgação de pornografia infantil, tipificados nos artigos 240 e 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

EQUIPAMENTOS FORAM APREENDIDOS - Após a expedição do mandado de busca e apreensão, três policiais civis de Blumenau foram até Sobral para cumprir a ordem judicial. Os agentes apreenderam quatro celulares, um tablet e seis pen-drives, que passarão por perícia.
A ofensiva contou com apoio da Polícia Civil do Ceará (PCCE). As investigações continuam com o objetivo de identificar possíveis novas vítimas.

Mulher é presa com mais de 16kg de drogas em Várzea Alegre

LNa manhã desta quinta-feira (4), uma ação conjunta da Polícia Civil do Ceará (PCCE) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na prisão em flagrante de uma mulher de 30 anos que transportava mais de 16 kg de drogas em um ônibus interestadual. A abordagem ocorreu na BR-230, no município de Várzea Alegre.

Segundo a polícia, a suspeita seguia viagem com destino a Fortaleza quando os agentes identificaram sua bagagem. Ao todo, foram apreendidos 9,421 kg de maconha, 3,187 kg de cocaína, 3,142 kg de haxixe e 1,034 kg de crack, que seriam levados para a capital cearense.

A mulher, que já possui antecedente por tráfico de drogas, também teve o celular recolhido. Após o flagrante, ela foi encaminhada à 1ª Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro do Norte, onde foi autuada por tráfico interestadual de drogas e colocada à disposição da Justiça.

A polícia reforça que a população pode colaborar com denúncias através do número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou pelo telefone (88) 2113-0544, da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro do Norte. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Fonte: Miséria 

Operação policial intercepta caça ilegal em Crateúspublicidade

Uma operação conjunta do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) e do Ibama interceptou, na madrugada desta quinta-feira (4), uma atividade de caça ilegal na Serra das Almas, zona rural de Crateús. A ação ocorreu por volta das 2h nos Sítios Lagoa e Ninga, resultando na apreensão de armas, munições e animais silvestres abatidos.

Durante a fiscalização, as equipes localizaram e recolheram nove armas de fogo, uma balestra, 66 munições, uma luneta e seis recipientes contendo pólvora, chumbo e espoletas. Também foram encontradas carnes de animais silvestres abatidos, entre eles veado, mambira, mocó e nambu, além de dois rabos de raposa, evidenciando a prática de caça ilegal dentro de uma área ambientalmente protegida.

A Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) estabelece que matar, perseguir ou caçar animais silvestres sem autorização é crime, sujeito a detenção de seis meses a um ano, além de multa.

Uma pessoa foi conduzida à Delegacia Regional de Crateús, onde foram adotados os procedimentos previstos na legislação ambiental vigente.

Dona de cabaré é presa em flagrante por porte ilegal de arma e tentativa de homicídio no Crato

A Polícia Militar prendeu na noite desta quarta-feira (3) a proprietária de um cabaré localizado na Rua Almirante Alexandrino, no centro do Crato. Cícera Cândido da Silva Lima, de 33 anos, foi detida suspeita de porte ilegal de arma de fogo e de efetuar disparos contra outra mulher, identificada como Vanilda Augusto Pereira, de 37 anos.

De acordo com informações repassadas pela 3ª Companhia do 2º BPM, por volta das 19h foram ouvidos disparos nas proximidades do quartel. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a vítima, que relatou ter sido alvo de tiros efetuados pela dona do estabelecimento.

A equipe policial seguiu até o interior do cabaré, onde localizou a suspeita no quintal do imóvel. Durante a varredura nos cômodos, os militares encontraram um revólver calibre 38 escondido dentro de um jarro de plantas. A arma estava com duas cápsulas deflagradas e três intactas.

Segundo a PM, Cícera Cândido confessou ter realizado o disparo. Ela afirmou que agiu após Vanilda ter ido ao local portando uma faca e fazendo ameaças.

Diante dos fatos, ambas foram conduzidas à Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato (19ª DRPC), onde foram adotados os procedimentos cabíveis. A arma apreendida foi entregue à autoridade policial para investigação.

Durante participação no Talk Show do Ivo Mil Grau, o senador Cid Gomes foi perguntado por um morador de Sobral sobre o que acharia caso Ciro Gomes apoiasse o partido de Jair Bolsonaro.

Durante participação no Talk Show do Ivo Mil Grau, o senador Cid Gomes foi perguntado por um morador de Sobral sobre o que acharia caso Ciro Gomes apoiasse o partido de Jair Bolsonaro. A provocação levou Cid a abrir um longo relato sobre a relação com o irmão, o racha político de 2022 e suas escolhas desde então.

Cid afirmou que o assunto é “constrangedor”, mas garantiu ter consciência tranquila sobre cada passo dado. Ele relembrou que, por décadas, dividiu com Ciro a condução da política: enquanto o irmão articulava nacionalmente, ele organizava o campo no Ceará. Disse também que sempre se inspirou no ex-ministro e reconheceu o papel decisivo que Ciro teve em sua vida pública.

Ao explicar a origem da divergência, Cid voltou ao período pré-eleitoral de 2022 e contou que trabalhava para que PT e PDT se unissem em torno de um nome do partido. Considerou natural que Lula e Camilo Santana tivessem preferência por Isolda Cela, mas afirmou que Ciro e Roberto Cláudio interpretaram o movimento como intromissão e romperam o acordo histórico entre os grupos.

Cid relatou ainda que preferiu se afastar para não brigar com o irmão e viveu meses difíceis, isolado na Serra da Meruoca. Mesmo assim, disse ter sido tratado como traidor após a vitória de Elmano de Freitas no primeiro turno. Expulso do PDT, migrou para o PSB ao lado da maioria do antigo grupo, defendendo a reaproximação com o governo estadual.

No encerramento, Cid afirmou que sua palavra permanece a mesma desde o início: tem compromisso com Elmano de Freitas e seguirá ao lado do governador. Reforçou que, se Elmano disputar a reeleição, ele o apoiará sem hesitar.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Grande Fortaleza-CE lidera aumento da miséria entre as maiores regiões metropolitanas do país nos últimos 10 anos, aponta

A Grande Fortaleza-CE registrou o maior avanço da miséria entre as dez maiores regiões metropolitanas do Brasil na última década, segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2024, divulgada, nesta quarta-feira dia 03 de dezembro 2025, pelo IBGE.

O IBGE adota o parâmetro do Banco Mundial para definir extrema pobreza: renda per capita inferior a US$ 2,15 por dia o equivalente a R$ 7,45 diários ou R$ 223 mensais na cotação atual.

Enquanto, no país, a taxa de miséria caiu de 5,6% em 2015 para 3,5% em 2024, nas grandes metrópoles o movimento foi inverso. Somadas, as dez maiores regiões metropolitanas viram o percentual de pessoas vivendo na miséria subir de 2,9% para 3,3% no período.

PIOR SITUAÇÃO

A pior situação é a da Região Metropolitana de Fortaleza-CE, que registrou o maior salto: alta de 2,6 pontos percentuais, chegando a 6,8% da população cerca de 348 mil pessoas em extrema pobreza. A Grande Fortaleza-CE é a metrópole mais populosa do Nordeste, com 3,9 milhões de habitantes.

Em termos absolutos, a Grande São Paulo foi a que mais acrescentou pessoas à miséria, passando de 406 mil para 630 mil.

No conjunto das dez maiores metrópoles, a população total passou de 62 milhões (2015) para 64 milhões (2024), enquanto o número de pessoas em extrema pobreza aumentou de 1,8 milhão para 2,1 milhões.

Para o economista João Mário de França, professor da UFC e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, o quadro da capital cearense reflete problemas estruturais antigos.

“Fortaleza tem uma taxa de informalidade bem acima da média nacional, o que gera um dos rendimentos médios do trabalho mais baixos entre as capitais. Por fim, também faltou uma boa estruturação e execução de políticas sociais”, afirma o professor, em declararão publicada pelo UOL.

Tragédia em academia, com morte de homem atingido por barra de supino, reacende alerta sobre falta de acompanhamento profissional

Mais uma tragédia dentro de uma academia no Brasil chamou atenção e levantou preocupações sobre segurança e acompanhamento profissional. Na última segunda-feira dia 01 de dezembro 2025, Ronald José Salvador Montenegro, de 55 anos, morreu após ser atingido por uma barra de supino enquanto realizava o exercício em uma academia de Olinda, Pernambuco.

Segundo a Polícia Civil, Ronald foi atingido diretamente no tórax pelo equipamento. Ele ainda chegou a ser socorrido e levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu ao impacto. O acidente foi registrado pelas câmeras de segurança da academia.

Nas imagens, é possível ver Ronald realizando o supino. Após concluir uma repetição, ele tenta reiniciar o movimento, mas perde o controle da barra, que cai sobre seu corpo. Logo após o impacto, ele se levanta com a mão no peito e, em seguida, desaba no chão. Pessoas que estavam próximas tentaram socorrê-lo imediatamente.

A RW Academia, onde o homem treinava, afirmou em nota que prestou “atendimento imediato”. O caso foi registrado pela Polícia Civil como morte acidental.

Um familiar da vítima, que preferiu não se identificar, criticou a falta de acompanhamento profissional no momento do exercício.

“Esse é um treino que requer um treinador naquele aparelho. No vídeo, você vê que ele está bem, que ele aquece os braços, mas quando senta, não consegue e a barra escorrega. Se tivesse acompanhamento. O que queremos é que as academias levem a sério a prevenção. Personais não podem deixar o aluno sozinho, mesmo que ele saiba o movimento”, afirmou.

O parente também questionou a estrutura da academia e a ausência de suporte emergencial:

“Não tinha bombeiro, não tinha posto médico, não tinha nada. Totalmente ao léu. Eles precisam fazer alguma coisa, porque as pessoas não podem morrer assim. Está na academia, sabe fazer o treino, mas não tem acompanhamento.”

A morte de Ronald chama a atenção para os protocolos de segurança, supervisão obrigatória e a necessidade de suporte emergencial em academias, especialmente em exercícios de risco como o supino.

Eunício, ao lado do presidente Lula, classifica polo automotivo de Horizonte como motor do desenvolvimento econômico do Ceará

O deputado federal Eunício Oliveira, pré-candidato do MDB ao Senado, integrou nesta quarta-feira dia 03 de dezembro 2025, a comitiva do presidente Lula durante a inauguração da Planta Automotiva do Ceará (Pace), em Horizonte, e destacou o impacto transformador do novo polo industrial.
Para Eunício, “o polo automotivo é o motor que vai impulsionar o futuro econômico do Ceará”, posicionando o Estado em um novo patamar de desenvolvimento.

PRODUÇÃO

Com capacidade para produzir 10 mil veículos sustentáveis por ano, a Pace coloca o Ceará no centro do mapa da indústria automotiva nacional, reforçando a aposta em inovação, tecnologia limpa e geração de riqueza.

Segundo Eunício, o empreendimento vai movimentar toda a cadeia produtiva, criando empregos, qualificando profissionais e ampliando oportunidades.

NOVO INVESTIMENTOS

“Vamos atrair novos investimentos e fortalecer a vocação industrial do Ceará, abrindo portas para que o Estado se torne um hub estratégico no setor automotivo sustentável”, afirma Eunicio, com olhar otimista para o futuro.

A solenidade contou com a presença do ministro Camilo Santana, do governador Elmano de Freitas, do deputado Guimarães e do prefeito de Horizonte, Nezinho, além de deputados estaduais e prefeitos.

PM é morta a tiros pelo companheiro, também policial no Ceará

Uma policial militar (PM) foi baleada pelo companheiro, também PM, e morreu após uma discussão no carro do casal nesta quarta-feira (3), em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ambos trocaram tiros, mas a mulher não resistiu, apesar de ter sido socorrida.
Os PMs foram identificados como Larissa Gomes e Joaquim Filho. A dupla deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Eusébio, e o PM está em atendimento hospitalar. O soldado teria sido baleado na coxa.
Segundo informações, os PMs estariam brigando dentro do carro, quando um sacou a arma para o outro.

ARMAS APREENDIDAS - Conforme a PMCE, as duas armas dos policiais foram "apreendidas na cena do fato, assim como demais informações colhidas na ocorrência, serão apresentadas à Coordenadoria de Polícia Judiciária Militar e Disciplina (CPJM)".

Policiais arrombam porta de casa e prendem homem que tentou matar a ex-companheira no Ceará

Policiais arrombaram a porta de uma casa e prenderam no interior do imóvel um homem de 40 anos, suspeito de tentar matar a ex-companheira em Camocim, no litoral Oeste do Ceará. A captura ocorreu na tarde desta quarta-feira dia 03 de dezembro 2025.

Os agentes chegaram ao endereço do indivíduo após receberem a denúncia da vítima, que informou aos policiais que na noite de terça-feira dia 02 de dezembro 2025, acordou com o agressor dentro de sua residência, armado com uma faca e tentando enforcá-la com um fio.

Mesmo sob ameaça, a vítima conseguiu pedir ajuda à filha, que estava no quarto vizinho, momento que o agressor fugiu. Antes de deixar o local, o homem feriu o rosto da ex.

Após a prisão, realizada pela Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, o homem foi levado à Delegacia de Camocim, onde foi autuado em flagrante por tentativa de feminicídio. A identidade do suspeito não foi informada.

Mulher grávida foge de cárcere privado e tortura em Juazeiro do Norte-CE

Uma mulher de 41 anos conseguiu fugir de uma residência onde era mantida em cárcere privado em Juazeiro do Norte-CE. Além de não poder sair da casa, ela era constantemente torturada pelo companheiro e pela mãe dele.

A vítima afirmou para a Guarda Municipal que a violência sofrida já durava dois anos. Equipes da Guarda Municipal encontraram a mulher bastante abalada e pedindo socorro nas proximidades da praça José Geraldo da Cruz.

Os agentes foram até a residência onde os abusos aconteciam e conseguiram prender o homem de 43 anos e a mãe dele, de 70 anos. Segundo a vítima, a idosa também participava das agressões, que não cessavam, tanto durante o dia quanto à noite.

A vítima apresentava múltiplas lesões pelo corpo, incluindo braços, costas, mãos, pernas, pescoço e rosto. Também havia claros sinais de queimaduras, sufocamento e amarração.

Agressões:

Em depoimento, ela afirmou que, enquanto o companheiro a agredia, a mãe dele a amarrava, jogava água em seu rosto e, muitas vezes, ajudava a espancá-la. Os agressores diziam para a vítima que ela estava com um "demônio".

Ainda de acordo com a vítima, as agressões duraram cerca de dois anos. A mulher, que está grávida de quatro meses, foi encaminhada para a Delegacia da Mulher de Juazeiro do Norte-CE, onde recebeu os primeiros socorros e atendimento especializado.

Em nota, a Polícia Civil do Estado informou que autuou em flagrante duas pessoas suspeitas de envolvimento em um crime de tortura, na noite dessa terça-feira dia 02 de dezembro 2025 em Juazeiro do Norte-CE. A dupla, uma mulher de 70 anos e um homem de 43 anos, que já possui passagens por lesão corporal dolosa e violência doméstica e familiar contra a mulher, foi autuada em flagrante pelos crimes de lesão corporal dolosa, sequestro e cárcere privado, além de violência doméstica e familiar contra a mulher.

A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Juazeiro do Norte-CE, unidade especializada da PCCE, representou ao Poder Judiciário pelas prisões preventivas, que foram deferidas. Os dois suspeitos seguem à disposição da Justiça.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Câmara do Crato aprova projeto que obriga remoção de fios inutilizados em postes e mais 11 matérias

A Câmara Municipal do Crato aprovou nesta semana, durante as sessões realizadas na segunda-feira (1º) e terça-feira (2), um total de 12 matérias, sendo cinco projetos de lei, seis projetos de decreto legislativo e um projeto de resolução. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente Matheus Leite (PDT). 

Entre as matérias aprovadas está o projeto de lei, encaminhado pelo Poder Executivo, que obriga a remoção de fios, cabos e equipamentos inutilizados ou em desuso instalados nos postes de energia elétrica do município. A proposta estabelece medidas para organizar o espaço urbano, reduzir a poluição visual e garantir mais segurança à população, determinando a retirada de estruturas abandonadas ou mal acondicionadas.

De acordo com o texto, o objetivo é enfrentar um problema crescente no município. "É notório que, ao longo dos anos, a instalação desordenada de cabos pelas empresas de energia, telefonia, internet e TV a cabo tem contribuído para a poluição visual, a degradação da paisagem urbana e, em muitos casos, oferecido riscos à segurança de pedestres e motoristas", destacou o prefeito André Barreto na justificativa encaminhada à Câmara.

O projeto estabelece que o Município notificará as empresas responsáveis, que terão 30 dias para apresentar um plano de remoção da rede irregular. Após esse prazo, terão mais 30 dias ápara executar a retirada ou organização dos cabos e equipamentos. O descumprimento ou a falta de apresentação do plano implicará multa de 20 salários mínimos, renovada a cada período de 30 dias enquanto persistir a irregularidade.

Além dos projetos, também foram aprovados dezenas de requerimentos, com solicitações de providências e informações diversas enviadas a órgãos municipais. A próxima sessão da Câmara do Crato ocorrerá na segunda-feira (8), a partir das 9h, no Plenário Paulo Bezerra.

Potengi anuncia programação oficial da virada de ano

A Prefeitura de Potengi anuncia a programação oficial do Réveillon Potengi, que será realizado no dia 31 de dezembro, a partir das 20h, na Praça da Igreja da Matriz. A festa contará com uma série de atrações musicais que irão animar a população e visitantes em uma noite marcada por alegria, união e celebração.

No palco, se apresentam Luiz Fideles, Rafael Belo Xote, Flor Florentino e dentre outros artistas da terra, garantindo um repertório diversificado e festivo para embalar a virada do ano. 

À meia-noite, o público assistirá ao show pirotécnico sem barulho, reforçando a preocupação com o bem-estar de idosos, crianças, pessoas sensíveis ao som e animais, além de manter a tradição de iluminar o céu no início de um novo ciclo.

A Prefeitura convida a todos para celebrar a chegada de 2026 em uma noite de luz, alegria e confraternização.

Mulher é assassinada e homem é baleado em ataque a tiros no Ceará

Uma mulher foi morta e um homem foi baleado enquanto trafegavam em uma motocicleta na Avenida I, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, na tarde desta terça-feira dia 02 de dezembro 2025.

Segundo testemunhas, o casal foi atacado por criminosos que disparam mais de dez vezes na direção das vítimas e fugiram em seguida.

A mulher morreu no local. Já o homem, mesmo ferido, conseguiu correr e se abrigou no prédio de um hospital particular. O estado de saúde do homem, bem como a identificação do casal, não foi informado.

Conforme a Secretaria da Segurança, equipes da Polícia Militar e da Perícia Forense foram enviadas ao local da ocorrência, para fazer os primeiros levantamentos sobre o caso, investigado pela Delegacia de Maracanaú na região metropolitana de Fortaleza-CE.

Lula cumpre agenda no Ceará nesta quarta e participa de eventos em Fortaleza e Horizonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva do (PT) cumpre agenda no Ceará nesta quarta-feira dia 03 de dezembro 2025, em eventos em Fortaleza e Horizonte, cidade da Região Metropolitana. O presidente ainda será entrevistado pela jornalista Karla Moura no Bom Dia Ceará.

Em Fortaleza-CE, no Centro de Eventos do Ceará, Lula participa durante a manhã de uma cerimônia de entrega das Carteiras Nacionais Docente do Brasil e equipamentos do Programa Mais Professores. O evento ocorre às 9h.


Entenda: A Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) é um documento oficial, de valor nacional, para professores, com validade de 10 anos. Ela serve como uma forma de reconhecimento profissional e dá acesso a vários benefícios como culturais, de lazer e comerciais.

Além disso, o programa Mais Professores inclui várias iniciativas para o desenvolvimento e a valorização dos professores como o Vale-Computador (Vale-Equipamento), a Bolsa Mais Professores e o Portal de Formação.

Já em Horizonte, o presidente e o vice Geraldo Alckmin participam de um evento da Chevrolet, que fará um evento de inauguração da linha de montagem de seu carro elétrico de entrada, o Spark EUV. O modelo tem preço inicial de R$ 159.990 e passa a ser montado na antiga fábrica da Troller.

O Spark EUV "brasileiro" chega ao país em kits parcialmente prontos, em um formato próximo ao SKD. Há outros métodos de montagem utilizados no país, comuns entre fabricantes chinesas como a BYD, em Camaçari (BA), e a GWM, em sua unidade de Iracemápolis (SP).

Mulher morre e homem fica gravemente ferido em ataque armado em Maracanaú

Uma mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido após um ataque a tiros na tarde desta terça-feira dia 02 de dezembro 2025, na Avenida 1, no bairro Jereissati I, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza-CE.

De acordo com informações preliminares, as vítimas tinham acabado de sair de uma academia e seguiam em uma motocicleta quando foram abordadas por ocupantes de um carro prata. O veículo emparelhou com a moto, e os suspeitos efetuaram vários disparos.

A mulher, identificada como Alana, foi atingida e morreu ainda no local.

Já o homem, Lucas, que seria o alvo do ataque, foi baleado no tórax e no braço. Mesmo ferido, conseguiu correr até um hospital particular localizado a poucos metros do local do crime. Consciente, ele repassou à polícia informações sobre os atiradores e possíveis mandantes.

Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil realizaram buscas na região, mas ninguém foi preso até o momento. O caso será investigado pela Delegacia Metropolitana de Maracanaú, que trabalha para identificar os autores e esclarecer a motivação do crime.

Lula cumpre agenda no Ceará com foco na valorização dos professores e geração de empregos

O presidente Lula cumpre, nesta quarta-feira dia 03 de dezembro 2025, uma ampla agenda no Ceará ao lado do governador Elmano de Freitas, do ministro da Educação Camilo Santana, da ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann e dos deputados federais José Guimarães e Eunício Oliveira, ambos pré-candidatos ao Senado.

As atividades começam às 9 horas, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza-CE, com a entrega da Carteira Nacional Docente do Brasil documento oficial com validade de 10 anos, criado para fortalecer a valorização do magistério.

A solenidade também marca a entrega de vouchers do programa Mais Professores, o anúncio do investimento do Datacenter do Ceará, além da assinatura do convênio para a terceira fase das obras do ITA Ceará, ampliando a presença do instituto no Estado e reforçando o eixo de tecnologia e inovação.

À tarde, em Horizonte, acompanhado do prefeito Nezinho Farias, Lula visita o Polo Automotivo do Ceará, onde será instalada a produção de veículos elétricos, consolidando o Estado como referência nacional em mobilidade sustentável e atração de novos investimentos industriais.

A agenda inclui ainda uma visita à Unilab, em Redenção, para a inauguração da urbanização do campus e das novas Residências Universitárias, ampliando a estrutura de acolhimento e permanência estudantil na instituição.

Para o deputado federal Eunício Oliveira, a programação demonstra “o compromisso do presidente Lula com ações, obras e projetos que valorizam a educação e geram empregos e renda para milhares de cearenses”.

Michelle Bolsonaro vence queda de braço e PL suspende negociações para apoiar Ciro Gomes no Ceará

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro venceu a disputa interna no Partido Liberal. A Executiva Nacional do PL decidiu, nesta terça-feira dia 02 de dezembro 2025, suspender as negociações para apoiar uma possível candidatura do ex-presidenciável Ciro Gomes ao Governo do Estado.

A informação foi antecipada, no início da noite, pelo O Estado de S. Paulo e confirma o impacto político das declarações feitas por Michelle no último domingo dia 30 de novembro 2025, em Fortaleza-CE.

ORIGEM DA CRISE

Durante o lançamento da pré-candidatura do senador Eduardo Girão (NOVO) ao Palácio da Abolição, Michelle criticou abertamente o deputado André Fernandes (PL-CE) e rejeitou a aliança com Ciro, desencadeando uma crise que rapidamente ganhou dimensões locais e nacionais dentro do partido.

A reação foi imediata: os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro Flávio, Carlos e Eduardo saíram publicamente em defesa de André e classificaram a postura de Michelle como autoritária.

IMPACTO NACIONAL

O atrito levou a direção nacional do PL a convocar uma reunião de emergência em Brasília nesta terça-feira. No encontro, prevaleceu a posição de Michelle, e a cúpula do partido decidiu interromper qualquer conversa sobre apoio a Ciro Gomes, deixando a articulação política no Ceará em compasso de espera.

De acordo com a reportagem do Jornal O Estado de São Paulo, as negociações continuarão suspensas até que o partido encontre uma saída para a crise interna e redefina sua estratégia eleitoral no Ceara, que envolve disputas de poder, interesses regionais e, agora, um racha público entre as principais lideranças bolsonaristas.

As duras críticas de Ciro contra o então presidente Bolsonaro, reprisadas nos vídeos que circulam na internet, contribuíram para a decisão do comando nacional do PL. A decisão fortalece Michele e impacta a aliança que o PL estava construída com o PSDB e União Brasil.

Potengi avança com a entrega de 2.800m² de pavimentação na Vila Boa Vista

A Prefeitura de Potengi, por meio do Programa Pavimenta Potengi, concluiu totalmente a obra de calçamento na Vila Boa Vista, somando 2.800m² de pavimentação executados com qualidade para fortalecer a mobilidade e a segurança da comunidade.

O serviço, que contempla um trecho de 400 metros de comprimento por 7 metros de largura, representa mais um avanço nas ações de infraestrutura, ampliando o conforto e a qualidade de vida dos moradores.

Com essa entrega, o município segue avançando e já ultrapassa a marca de 20 mil metros de pavimentação executados, reafirmando o compromisso da gestão municipal em promover desenvolvimento e melhorias contínuas tanto na sede quanto na zona rural do município.

Agricultor desaparecido é encontrado morto na zona rural de Aurora

Depois de três dias de buscas, o agricultor Francisco Sílvio de Oliveira, de 47 anos, conhecido como “Tido”, foi encontrado sem vida no fim da tarde desta segunda-feira (1º), na zona rural de Aurora. O corpo foi localizado por familiares no Sítio Angico de Cima, onde ele residia.

De acordo com a Polícia Militar, os parentes acionaram a corporação por volta das 17h06, informando que haviam encontrado o corpo de Francisco Sílvio em uma área de mato. Ele estava desaparecido desde a última sexta-feira, dia 28 de novembro de 2025.

Uma equipe de policiais militares foi enviada ao local e confirmou a veracidade da ocorrência. Em seguida, a Perícia Forense foi acionada para realizar os procedimentos necessários e iniciar as investigações que deverão apontar a causa da morte.

As autoridades não divulgaram mais detalhes sobre o estado do corpo ou possíveis circunstâncias do óbito. O caso seguirá sob responsabilidade dos órgãos competentes.

Homicídio e tentativa de homicídio são registrados no Bairro Seminário, em Crato

Um homicídio e uma tentativa de homicídio foram registrados na noite desta terça-feira (2), na Rua Diógenes Frazão, no Bairro Seminário, em Crato. A ação criminosa ocorreu por volta das 19h e mobilizou equipes da Polícia Militar, Samu e Polícia Civil.

A vítima fatal foi identificada como José Carlos Pereira Vital, de 20 anos, residente na Rua Ademir Macedo Lobo, no Bairro Granjeiro. Ele foi atingido por dois disparos de arma de fogo, sendo um na cabeça e outro na região dorsal, e morreu ainda no local.

A segunda vítima, Alisson Deivid de Lima Feitosa, de 22 anos, morador da própria Rua Diógenes Frazão, foi socorrida por populares e levada ao Hospital São Camilo. De acordo com uma equipe da Força Tática da Polícia Militar, que esteve na unidade hospitalar, o jovem apresentava uma perfuração por arma de fogo na nádega, mas encontrava-se consciente.

No local do crime, além da Polícia Militar do Crato, estiveram presentes equipes do Samu e da Polícia Civil de Juazeiro do Norte. Investigadores da Polícia Civil recolheram imagens de câmeras de segurança de residências próximas e identificaram que os suspeitos utilizaram um Toyota Etios de cor prata. No entanto, a placa do veículo não pôde ser visualizada.

Após a perícia, o corpo de José Carlos foi recolhido pelo rabecão e encaminhado para a sede da Perícia Forense, em Juazeiro do Norte.

Até a manhã desta quarta-feira, nenhum suspeito havia sido preso. A Polícia Civil segue investigando o caso.

Fonte: Caririceara

Novembro terminou com duas mulheres assassinadas no Cariri e o ano é 12,5% menos violento

O mês de novembro terminou com duas mulheres assassinadas no Cariri após três em outubro, sendo uma a menos ou decréscimo de 33% nesse tipo de crime contra pessoas do sexo feminino. Já na comparação com novembro do ano passado é uma a menos já que, naquele período, foram três mortas ou decréscimo de 33%. Neste caso, já são duas em janeiro, uma em fevereiro e março, duas em maio, 5 em junho, uma em agosto, 4 em setembro, 3 em outubro e duas no mês passado.

Nos primeiros 11 meses do ano na nossa região, já são 21 mulheres assassinadas contra 24 no mesmo período do ano passado ou decréscimo de 12,5% por conta de três a menos. Só em Juazeiro do Norte foram oito ou 38% do total este ano. As demais em Crato (04), Assaré, Lavras da Mangabeira, Jardim, Nova Olinda, Barbalha, Várzea Alegre, Salitre, Campos Sales e Missão Velha.

No dia 1º de novembro Geicy Hellen Rodrigues da Silva, de 18 anos, a “Geice das Malvinas”, que residia na Vila Santa Terezinha no Bairro Malvinas em Barbalha, teve o corpo encontrado num local ermo já próximo ao Distrito de Jamacaru em Missão Velha apresentando perfurações à bala na cabeça. Ela costumava usar o epiteto de a “Dama da Morte” nas suas redes sociais e não respondia procedimentos criminais

Oito dias depois Ana Beatriz de Souza Nascimento, de 24 anos, a “Bia” que residia na Avenida Nelito Mendes no centro de Antonina do Norte, foi morta a tiros na Rua Raimunda Domingos Alves (Bairro Barro Branco) em Crato. Ela respondia procedimento criminal por tráfico de drogas em Antonina e usava tornozeleira eletrônica.

Fonte: Miséria 

Três corpos são encontrados às margens de açude no interior do Ceará

Três corpos foram encontrados às margens de um açude do município de Varjota, no Interior do Ceará, nesta terça-feira (2). As vítimas ainda não foram identificadas formalmente, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foi acionada ao local do crime, e vai produzir laudo com as circunstâncias dos óbitos. O caso é investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Varjota.
Além da Pefoce, o resgate dos corpos foi realizado por equipes do corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE).

JUROS ABUSIVOS - Dois colombianos envolvidos em crime de agiotagem são presos no Ceará

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu, na última segunda-feira (1º), dois homens de nacionalidade colombiana envolvidos em prática de agiotagem em Fortaleza. As investigações começaram após denúncias de que indivíduos estariam oferecendo empréstimos ilegais e cobrando valores abusivos com juros elevados, prejudicando moradores da região.
Durante a ação, os policiais localizaram os suspeitos, ambos de 34 anos, e apreenderam diversos objetos ligados à prática criminosa. Foram encontrados cartões de crédito, cartões de visita com informações sobre empréstimos ilegais e dois aparelhos celulares utilizados para transações financeiras. A abordagem ocorreu em flagrante, garantindo a imediata retirada dos suspeitos de circulação.
Segundo a PCCE, a prática de agiotagem envolve oferecer dinheiro de forma irregular e realizar cobranças indevidas, muitas vezes com juros abusivos, caracterizando crime contra a fé pública. Os suspeitos foram conduzidos à delegacia e autuados em flagrante, permanecendo à disposição da Justiça enquanto as investigações prosseguem.

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

PM acusado de ameaçar testemunha de homicídio é preso no Ceará

A Justiça determinou a prisão do sargento da Polícia Militar do Ceará (PMCE) Everaldo Moreira Florêncio. O agente é acusado por um crime de homicídio e, conforme documentos, tentou interferir no processo colocando a instrução criminal em risco.
O policial teria ameaçado pelo menos uma testemunha do caso do assassinato da vítima Weider Pereira de Oliveira. O Ministério Público do Ceará (MPCE) pediu a prisão preventiva do réu e o juiz da 1ª Vara Criminal de Quixadá decretou a prisão.
Há informações de que ficou constatado que o chip do celular utilizado para mandar mensagens ameaçando uma testemunha era do PM.

'TEU DIA TÁ CHEGANDO' - A testemunha teria recebido ameaças via Whatsapp. Em uma das ocasiões de audiência de instrução presencial, a assistência de acusação destacou que as testemunhas preferiam ser ouvidas por videoconferência indicando que elas se sentiam constrangidas na presença dos réus.
Em março de 2023, as mensagens foram encaminhadas no Whatsapp: "Teu dia tá chegando e da tua raça todinha. Vou mandar tudo pra vala do jeito que fiz com esses dois vagabundos. Tu tá confiando na Justiça. Ela não vai dá a vida a tua não... Vai ser um por um".
INVESTIGAÇÃO COMPLEXA - De acordo com a acusação, o assassinato aconteceu em decorrência de uma sequência de episódios, iniciada ainda no ano de 1999.
Everaldo Moreira foi denunciado junto a James de Oliveira Bandeira pela morte de Weider. A dupla também é acusada de outro homicídio, o qual também teria participado James, além do irmão de Everaldo, o também sargento PM Edwardes Moreira Florêncio e o pai deles Edivardo Florêncio de Almeida. Ambos os crimes aconteceram em Banabuiú, no ano de 2018.

FICHA CRIMINAL - Na ficha do policial Everaldo Moreira Florêncio há ainda antecedentes por um crime de corrupção passiva. De acordo com denúncia feita pelo Ministério Público do Ceará, em 2015, o PM apreendeu uma arma de fogo, mesmo estando de licença para tratamento de saúde e ordenou ao suspeito de portar a arma que pagasse R$ 500 para não ser denunciado.

Com o nome de Hospital Polo Regional Dr. José Ilo Alves Dantas, o equipamento receberá investimento de R$ 312,5 milhões na primeira etapa, destinada à execução da obra

O Governo do Ceará vai dar mais um passo histórico para a descentralização da saúde no estado ao assinar, na próxima sexta-feira, dia 5, a ordem de serviço para o início das obras do Hospital Regional do Centro-Sul, em Iguatu.
A nova unidade, que contará com 240 leitos, reforçará o acesso da população a serviços de média e alta complexidade, reduzindo significativamente as transferências para outras regiões do Estado.
Com o nome de Hospital Polo Regional Dr. José Ilo Alves Dantas, o equipamento receberá investimento de R$ 312,5 milhões na primeira etapa, destinada à execução da obra.
O deputado estadual Agenor Neto (MDB) celebra o início dessa jornada, destacando não apenas a importância da obra para o desenvolvimento da saúde pública, mas também o valor afetivo que ela carrega.
“É a maior conquista na área da saúde para o povo de Iguatu e de toda a região. Mais que um hospital, é a realização de um sonho aguardado por décadas. E, para mim, tem um significado ainda maior: é a consolidação do sonho do meu pai, que agora será eternizado nessa obra”.

Polícia Civil incinera mais de uma tonelada de drogas apreendidas no Ceará

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Narcóticos (Denarc) do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), realizou, nesta sexta-feira (28), a última incineração de drogas do ano de 2025. A queima envolve materiais apreendidos em operações policiais e enviados para destruição por determinação judicial. O procedimento contou com o acompanhamento do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), do Poder Judiciário e da Vigilância Sanitária, conforme determina a legislação.

Ao todo, foram incinerados 1.513,080 kg de substâncias ilícitas, provenientes de 1.243 processos judiciais que tramitam em 22 comarcas e 52 varas do Ceará. As apreensões ocorreram entre 2014 e 2025. Com essa ação, a PCCE ultrapassa a marca de cinco toneladas de drogas destruídas somente em 2025, reforçando o compromisso da instituição no enfrentamento ao crime organizado e na retirada de entorpecentes de circulação.

Foram destruídos 1.240,870 kg de maconha, 32,896 kg de crack, 141,321 kg de cocaína, 94,138 kg de pó branco (outra forma de cocaína), 3,445 kg de haxixe e 239 g de skunk. Também foram incinerados 38 micro-selos de LSD, 1.422 comprimidos de ecstasy, 276 comprimidos psicotrópicos diversos, 27 garrafas de loló, 567 frascos pequenos de loló, 63 frascos de lança-perfume, 164 mudas de maconha, 171 g de folhas de cannabis, 1.295 medicamentos diversos e 546 anabolizantes diversos.

As substâncias são vinculadas a processos das comarcas de Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Crateús, Frecheirinha, Fortaleza, Horizonte, Ibiapina, Ipu, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Santa Quitéria, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tianguá,

Aulas em autoescola deixam de ser obrigatórias para tirar CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira dia 01 de dezembro 2025, a resolução que muda o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal mudança é o fim da obrigatoriedade de frequentar aulas de autoescola na preparação para os exames teórico e prático dos departamentos de Trânsito (Detrans).

Com isso, o custo para tirar o documento, que hoje chega a R$ 5 mil, poderá cair em 80%.

Após passar por consulta pública, o texto proposto pelo Ministério dos Transportes foi aprovado por unanimidade pelo Contran e entrará em vigor assim que for publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com a pasta, o objetivo das mudanças é modernizar o processo de obtenção da CNH e tornar o documento mais acessível e barato para a população, especialmente nas categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio). Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito, 20 milhões de brasileiros já dirigem sem habilitação e mais 30 milhões têm idade para ter a CNH mas não possuem o documento.

Além de tornar o trânsito mais seguro, o ministro dos Transportes, Renan Filho, argumenta que a proposta também busca promover a inclusão produtiva. ”O Brasil tem milhões de pessoas que querem dirigir, mas não conseguem pagar. Baratear e desburocratizar a obtenção da CNH é uma política pública de inclusão produtiva, porque habilitação significa trabalho, renda e autonomia. Estamos modernizando o sistema, ampliando o acesso e mantendo toda a segurança necessária”, afirmou, em comunicado.

A resolução prevê que o candidato possa escolher diferentes formas de se preparar para os exames teórico e prático, que continuarão obrigatórios para a emissão da CNH. Ainda segundo Renan Filho, são esses exames que atestam se o condutor está devidamente capacitado para dirigir.

“O novo modelo segue padrões internacionais adotados por países como Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, onde o foco é a avaliação, não a quantidade de aulas”, explicou.

Mais de 37% dos processos de mineração no Brasil têm irregularidades, aponta levantamento

De acordo com o coordenador da equipe Mineração do MapBiomas, César Diniz, o Monitor reúne e organiza dados dispersos, destaca situações atípicas e apresenta as informações de forma clara, compreensível e com acesso gratuito, tanto para órgãos de fiscalização e controle, quanto para jornalistas, pesquisadores e sociedade civil organizada. “A finalidade é apoiar o poder público na ampliação da transparência e no aprimoramento dos processos relacionados à produção, à comercialização e à aquisição de produtos oriundos das atividades minerárias”, explica.

Os dados detalhados na plataforma apontam que a maior parte dos processos inconsistentes apresenta problemas com a permissão. São 84.466 processos, ou 33% do total, que não possuem concessão de lavra, registro de extração, licenciamento, permissão de lavra garimpeira ou autorização de pesquisa com guia de utilização válida. “Se o processo não está em nenhuma dessas etapas, qualquer extração ali identificada é considerada irregular por falta de título minerário apto, caracterizando o processo como portador de um sinal de mineração em fase inapropriada”, afirma Diniz.

Há também 7.738 processos, ou 3% do total, que atuam em territórios onde a atividade é proibida por lei, como terras indígenas, unidades de conservação de proteção integral, reservas extrativistas (Resex) e reservas particulares do patrimônio natural (RPPN).

Em um total de 3.536 processos, foi identificada a sobreposição de inconsistência, com problemas no processo e também no local de atuação da atividade de mineração.

Estados

No recorte por estado, Minas Gerais, Bahia e Pará são as unidades da federação com maior número de processos minerários no país, representado 20,4%, 11,5% e 9,2% respectivamente. Nos dois primeiros estados, a autorização para pesquisa é o tipo de processo que prevalece, enquanto no Pará o requerimento de lavra garimpeira é o processo mais comum.

Apesar de Minas Gerais possuir o maior número de processos, a Bahia é o estado com mais inconsistência processual, irregularidade presente em mais da metade (53%) dos registros no sistema da ANM.

Já o estado do Pará apresentou proporcionalmente a maior quantidade de processos com inconsistência temporal, representando 4,19% dos registros do estado. São casos em que a extração mineral ocorreu antes do período de vigência de uma autorização ou quando, apesar da autorização adequada, é criada, por exemplo, uma unidade de conservação de uso restrito ou um território indígena, após a concessão da licença.

Também no Pará há o maior percentual (4,83%) de processos que apresentam sinais de extração minerária além dos seus limites territoriais.

Inadimplência

O recolhimento da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais – valor pago aos municípios, estados e à União para compensar os impactos da atividade nos territórios – também pode ser acompanhado pela plataforma. Nos casos em que há obrigatoriedade do tributo, um recorte dos últimos seis meses aponta inadimplência em 56,4% dos processos.

Além da visualização de estatísticas como número, fase e distribuição dos processos de mineração, é possível aplicar filtros para realizar recortes ou cruzar dados. O Monitor da Mineração também permite a geração de um laudo por processo, com oito indicadores que incluem os dados puros, um resumo de cruzamento de dados, imagens de satélite, com mosaicos anuais e fontes dos dados.

“Com mais clareza e acessibilidade, todos conseguem identificar irregularidades mais rapidamente, acompanhar a evolução dos processos e atuar de forma mais eficiente no enfrentamento de práticas ilegais no setor mineral”, conclui César Diniz.

Com informações da Agência Brasil

Potengi abre oficialmente o “Natal Iluminado, um presente à vida” com público de mais de 3 mil pessoas

A Prefeitura de Potengi abriu oficialmente nesta segunda-feira (01), o “Natal Iluminado, um presente à vida”, reunindo mais de 3 mil pessoas em um momento marcado pela emoção, alegria e espírito natalino. 

A celebração teve início na Praça da Estátua de Frei Damião, onde a população se concentrou para acompanhar a programação. Logo após a abertura, crianças, jovens e famílias participaram de um encantador cortejo conduzido pelo Papai Noel e Mamãe Noel, que seguiram até a Praça da Igreja Matriz. Ao chegar ao local, todos puderam assistir ao acendimento oficial dos enfeites natalinos da praça e da igreja, transformando o centro da cidade em um cenário iluminado, simbólico e repleto de esperança para o município.

A noite seguiu com apresentações especiais, incluindo o show do Mundo Bita (cover), além da presença animada do Papai e Mamãe Noel. Para completar a festa, foram disponibilizados brinquedos gratuitos, garantindo diversão para as crianças e reforçando o compromisso da gestão municipal em proporcionar momentos de lazer e encantamento para toda a comunidade.

Homem é encontrado morto na Vila Aroeira, em Acopiara

Um achado de cadáver foi encontrado na tarde desta segunda-feira (1), na Vila Aroeira, próximo à entrada do presídio em Acopiara, no centro sul do Ceará.
O corpo foi identificado como sendo de um homem de aproximadamente 54 anos de idade, conhecido como Torzinho.
Torzinho era morador da Vila Aroeira, mas vivia perambulando pelas ruas da comunidade.
A polícia militar esteve no local adotando as medidas cabíveis e acionou o rabecão para fazer a remoção do corpo, que será necropsiado no IML de Iguatu.

Ex-vereador é preso por transportar carga milionária de cabelo humano em MS

Rodrigo Junior de Morais Rodrigues, ex-vereador do município de Dourados (MS), foi preso no último domingo (30) por transportar 257 quilos de cabelo humano em um carro.
A carga, avaliada em R$ 2,5 milhões, foi apreendida por policiais militares do Departamento de Operação de Fronteira (DOF), na MS-164, em Ponta Porã, fronteira com o Paraguai.
A Polícia Federal (PF) informou que o ex-vereador pagou R$ 3 mil de fiança e foi liberado nesta segunda-feira (1º).
A abordagem policial ocorreu enquanto os agentes faziam um bloqueio na rodovia. O homem disse que buscou os itens em Ponta Porã e que tinha a intenção de levá-los até Dourados, onde receberia R$ 1 mil pelo transporte.
Segundo informações, a defesa do ex-vereador argumentou que Rodrigo Junior não é o dono da mercadoria e não trabalha com o comércio de cabelo humano. Além disso, segundo o advogado, a carga apresentava nota fiscal.

Pré-estação chuvosa começa em dezembro no Ceará

O período de pré-estação chuvosa começou oficialmente nesta segunda-feira, 1º, junto ao início do mês de dezembro. Os dois meses que antecedem a quadra chuvosa no Ceará, que ocorre de fevereiro a maio, têm a característica de registrar chuvas irregulares.
Em dezembro, são esperados 31,3 milímetros (mm) de chuva no Estado. Já em janeiro, a média histórica é de 99,8 milímetros, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Nos últimos anos, a quantidade de precipitações e a macrorregião geográfica mais chuvosa variou.
Isso é explicado pelo fenômeno que geralmente rege o tempo nesses dois meses. De acordo com a Funceme, os vórtices ciclônicos de altos níveis são os principais responsáveis pelas chuvas em dezembro e janeiro.