terça-feira, 5 de novembro de 2024

Homem encontrado esfaqueado e amarrado no Juazeiro e outro morreu em Jardim ao cair de moto

Mais um homicídio em Juazeiro sendo o terceiro do mês de novembro e, em Jardim, um homem morreu ao cair de sua moto. Esse do acidente foi por volta das 10h30min quando o agricultor Zenival Carvalho Bernardino (foto), de 40 anos, morreu no Hospital Santo Antonio de Jardim. Ele residia na P24 (Bairro Malvinas) em Barbalha e, momentos antes, sofreu queda de moto na CE-060 perto do Bar da Bica na zona rural de Jardim. O mesmo terminou socorrido, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos.

Já por volta das 13 horas desta segunda-feira foi encontrado o corpo do servente de pedreiro Lourinaldo Ferreira dos Santos, de 41 anos, que residia na Rua Olívio de Oliveira Barbosa (Campo Alegre) e desapareceu no sábado. Estava num matagal por trás de uma casa na Rua Luis de Freitas Roque (Jardim Gonzaga) em Juazeiro. Ele era usuário de drogas e tinha sido visto pela última vez numa festa durante a qual discutiu com uma pessoa e desapareceu.

No local do achado foram erguidas suspeitas que o crime tenha sido cometido por um menor dentro da casa com perfurações a golpes de faca em diversas parte do corpo. Depois, amarrou os pés da vítima e arrastou para um terreno nos fundos do imóvel. O cadáver já estava começando a ficar putrefeito e policiais militares estiveram no local adotando as providências.

Lourinaldo respondia por assalto, violência doméstica e já tinha sido vítima de tentativa de homicídio. Foi no dia 2 de fevereiro de 2014 quando deu entrada no Hospital Regional do Cariri (HRC) apresentando três facadas nas costas. Na época, a mulher dele disse à polícia que o mesmo estava na Avenida Padre Cícero (Triângulo) quando foi surpreendido por cinco pessoas, incluindo uma mulher, que lesionaram Lourinaldo.

Sua primeira prisão foi no dia 15 de julho de 2014 quando era morador de rua em Crato. Durante bebedeira e uso de drogas, lesionou sua companheira com golpes de tesoura e foi preso em flagrante na portaria do Hospital São Camilo. Já no dia 8 de agosto de 2010 voltou a ser preso após assalto armado com faca dentro de um ônibus da Via Metro que saía de Barbalha para Juazeiro. Ele tomou R$ 106,00 de um casal de passageiros e terminou condenado a 4 anos pela Comarca de Barbalha.

Por: Miséria

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Cratense tomará posse como Juiz Federal em Brasília

Formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), o Delegado e Promotor Dr. Pedro Lucas Leite Lobo Siebra irá assumir posse como Juiz Federal em Brasília. A solenidade está prevista para acontecer ainda este ano. Atualmente, Pedro Lucas atua como Procurador do Estado de Rondônia, cargo que deixará para assumir a Magistratura em 8 de janeiro de 2025, em Brasília.

Nascido na cidade do Crato, Lucas tem 28 anos e trilhou um caminho desafiador como concurseiro, conseguindo aprovação em diversos concursos em sua área, incluindo Delegado da Polícia Federal, Procurador da Assembleia do Amapá e Procurador do Estado do Rio Grande do Norte.

Essa nova posição representa uma grande alegria para ele e sua família, além de destacar a região do Cariri em todo o Brasil. Sua trajetória tem inspirado dezenas de jovens estudantes de Direito e outras áreas profissionais a perseguirem seus sonhos e objetivos.

Três municípios do Cariri ainda não começaram transição de governo

A menos de dois meses para o fim do ano, três municípios do Cariri que elegeram novos prefeitos não começaram a transição de governo. Conforme dados extraídos da plataforma “Transição Responsável”, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Campos Sales, Nova Olinda e Tarrafas ainda não formalizaram comissões de transição.

Em Nova Olinda, espera-se uma transição rápida, uma vez que o prefeito eleito, Léo Brito (PT), integra o grupo político do atual prefeito, Dr. Ítalo Brito (PT). Campos Sales e Tarrafas, por outro lado, os próximos gestores, Moésio Loiola (PSB) e Eronildes (PSB), respectivamente, foram eleitos pela oposição.

Em Campos Sales, é aguardada a publicação do decreto de transição. Loiola já encaminhou dois ofícios ao prefeito João Luiz (PT) indicando os membros de sua equipe. Já em Tarrafas, embora o decreto tenha sido publicado no último dia 18 de outubro, a plataforma ainda indica “aguardando transição”.

O Cariri ainda tem cinco municípios com transições de governo em andamento: Abaiara, Crato, Jardim, Salitre e Várzea Alegre; sete com transições formalizadas: Altaneira, Araripe, Caririaçu, Milagres, Penaforte, Porteiras e Potengi; e outros 14 tiveram transição dispensada, em virtude da recondução dos atuais prefeitos.

Cratense tomará posse como Juiz Federal em Brasília

Formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), o Delegado e Promotor Dr. Pedro Lucas Leite Lobo Siebra irá assumir posse como Juiz Federal em Brasília. A solenidade está prevista para acontecer ainda este ano. Atualmente, Pedro Lucas atua como Procurador do Estado de Rondônia, cargo que deixará para assumir a Magistratura em 8 de janeiro de 2025, em Brasília.

Nascido na cidade do Crato, Lucas tem 28 anos e trilhou um caminho desafiador como concurseiro, conseguindo aprovação em diversos concursos em sua área, incluindo Delegado da Polícia Federal, Procurador da Assembleia do Amapá e Procurador do Estado do Rio Grande do Norte.

Essa nova posição representa uma grande alegria para ele e sua família, além de destacar a região do Cariri em todo o Brasil. Sua trajetória tem inspirado dezenas de jovens estudantes de Direito e outras áreas profissionais a perseguirem seus sonhos e objetivos.

Governo entrega títulos de terra a território quilombola no Cariri

O Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace) entrega, nesta semana, títulos de domínio a comunidades quilombolas em dois municípios do Cariri. É a primeira vez que o Estado vai regularizar a situação fundiária de uma comunidade quilombola – documentos parciais já foram emitidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A comunidade quilombola Sítio Arruda, a maior de três áreas remanescentes de quilombo no Cariri, será a primeira a ser contemplada. Duas das três áreas tituladas pelo Estado do Sítio Arruda estão em Salitre; a outra, em Araripe. Segundo a Idace, elas somam mais de 105 hectares. Ao todo, 36 famílias serão beneficiadas e terão a posse da terra garantida.

“Esse momento é um reconhecimento dessa ancestralidade cearense, da contribuição dos povos de origem africana, da resistência dos quilombos e da garantia do seu território”, afirma o superintendente do Idace, João Alfredo.

A solenidade de cessão de títulos à Associação dos Quilombolas Sítio Arruda, nesta terça-feira (5), será a primeira de uma série de entregas na região do Cariri. Até a próxima quinta-feira (7), também serão contemplados com os documentos pequenos agricultores de Salitre, Tarrafas, Assaré e Várzea Alegre, somando mais de 840 títulos.

Diretor de escola é preso suspeito de estupro de vulnerável no interior do Ceará

O diretor de uma escola da rede municipal de Baturité, interior do Ceará, foi preso por estupro de vulnerável nesta segunda-feira (4). De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ele aproveitava a proximidade com as vítimas, de idades entre 13 e 14 anos, para o cometimento dos crimes.
A Polícia Civil orienta que outras possíveis vítimas do homem procurem a Delegacia Regional de Baturité para relatar os fatos.

Mulher grávida é encontrada morta no Ceará - Vítima teria saído para encontro

Uma mulher de 27 anos, identificada como Bruna, que estava grávida de cinco meses, foi encontrada morta em uma vila no bairro Varjota, em Fortaleza, no último dia 26 de outubro. A vítima já era mãe de três filhos pequenos. Bruna apresentava múltiplas perfurações de faca no rosto e corpo quando foi encontrada pelos agentes Polícia Militar do Ceará (PMCE), acionada por uma denúncia de lesão corporal.
De acordo com moradores, o suspeito do crime, um homem de 20 anos, tentou fugir pelo telhado, mas foi localizado em uma casa próxima, onde se entregou aos policiais. Ainda no local, ele teria confessado o assassinato, sendo encontrado com as roupas sujas de sangue.
Familiares de Bruna relataram que a última vez que tiveram contato com ela foi no dia 23 de outubro, quando a jovem mencionou um encontro com o suspeito. A vítima morava com um amigo no bairro Montese. Sem notícias desde então, o desaparecimento foi registrado em boletim de ocorrência no dia 31 de outubro. A confirmação da morte só chegou aos parentes no dia 1º de novembro, quando foram informados que o corpo estava na Perícia Forense do Ceará (Pefoce).
O suspeito, inicialmente detido em flagrante, teve a prisão convertida para preventiva pela Justiça.

Agente de saúde é assassinada a facadas pelo ex no interior do Ceará

Uma mulher que trabalhava como agente de saúde foi morta a facadas pelo ex-companheiro em frente à casa onde morava na localidade de Sítio Torres, zona rural de Ubajara, no interior do Ceará, na noite deste último domingo (3).
Segundo testemunhas, Erinalda Silva dos Santos, de 37 anos, estava retornando da casa da mãe quando foi atacada pelo homem no momento que se aproximava da residência. A vítima morreu no local. Ela deixou duas filhas, de 13 e 17 anos.
O suspeito fugiu, mas foi capturado por policiais militares. Erinalda tinha uma medida protetiva contra ex, que não aceitava o fim do relacionamento. O homem também já havia sido preso por violência doméstica contra ela.

Farias Brito adquire novos veículos para melhorar distribuição da merenda escolar

A Prefeitura de Farias Brito anunciou, nesta segunda (4), a aquisição de dois novos veículos para a distribuição da merenda escolar das 21 escolas da rede municipal. De acordo com o município, o investimento dará mais agilidade nas entregas.

“Esse processo visa assegurar que as refeições dos alunos sejam preparadas com alimentos frescos, beneficiando tanto a qualidade nutricional da merenda quanto o fortalecimento da agricultura familiar”, destaca.

A prefeitura explica que, com essa melhoria na logística de transporte, os produtos fornecidos por produtores rurais locais, que chegam diariamente entre 7h e 8h, logo em seguida já serão distribuídos para as unidades escolares.

“Essa aquisição faz parte do compromisso da gestão em investir na educação e em políticas de segurança alimentar para os estudantes, bem como valorizar e apoiar os agricultores locais”, acrescenta.

Menino de 12 anos é atacado por pit bulls e sofre ferimentos graves

Uma cadela morreu e um menino de 12 anos ficou ferido após serem atacados por dois pit bulls em Registro, no interior de São Paulo, na última terça-feira (29). Conforme informações da Polícia Civil, o garoto estava pedalando quando os animais o morderam nas pernas e nos braços. O garoto sofreu mordidas nas pernas e no braço direito.
Durante o ataque, o menino tentou se defender, mas não conseguiu escapar. Uma cadela que estava na rua também foi atacada pelos pit bulls, e acabou morrendo.
O ataque só parou quando um motorista que passava pelo local jogou o carro em direção aos cães para afastá-los do garoto.
Após o ataque, o menino foi levado ao Hospital Regional de Registro, onde ficou internado até a última sexta-feira, dia 1º. O menino precisou passar por uma cirurgia de reconstrução de tecidos. A Polícia Militar (PM) que chegou ao local encontrou os dois pit bulls adultos e dois filhotes soltos e agressivos. A tutora dos cães foi levada à delegacia para prestar depoimento, e o caso está sob investigação.

Homem morto a tiros em Crato e outro após acidente quando família doou os órgãos

Quatro dias depois e novo homicídio foi registrado em Crato. Por volta das 17 horas deste sábado o agricultor Donisete Sebastião da Silva, de 49 anos, foi morto a tiros em sua casa. Ele residia no Sítio Santo Antonio (Distrito de Santa Fé) na zona rural de Crato e o crime foi praticado por dois homens que fugiram numa moto. Existem informações que a intenção da dupla era matar o filho dele e encontraram apenas o pai que foi assassinado.

Este foi o primeiro homicídio do mês de novembro em Crato e o 47º do ano no município ou 23,5% a mais em relação aos 38 registrados ano passado. O último deste ano tinha acontecido terça-feira (29) quando Bruno Levi de Souza Temoteo, de 18 anos, que residia na Rua Antonio Valdemar do Conjunto Vitória Nossa, perto do Liceu (Bairro Seminário) em Crato, foi morto a tiros dentro de casa.

ACIDENTE – Ainda neste sábado e, no mesmo horário, foram desligados os equipamentos após diagnóstico da morte cerebral do agricultor Alexandre Ferreira Amorim, de 33 anos. Ele residia no Sítio Santa Rosa em Iguatu e estava internado no Hospital Santo Antonio de Barbalha após ter sua moto colhida por um carro na tarde do último domingo (27) quando seguia para casa. Num bonito gesto de amor ao próximo, a família decidiu doar órgãos de Alexandre para salvar vidas, sendo captados rins e fígado.

Lula volta a hospital para exames duas semanas após queda no banheiro do Palácio da Alvorada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por novos exames neste domingo (3), em Brasília, para monitorar sua recuperação após sofrer um acidente doméstico.

Há duas semanas, Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, e bateu a região da nuca.

Logo após o acidente, o presidente precisou levar cinco pontos e realizou exames de imagem no sábado, na terça-feira (22) e na sexta-feira (25). Na segunda-feira (28), voltou ao médico para retirar os pontos.

Na quinta-feira (31), também refez exames. O boletim da equipe médica que cuida do presidente indicou estabilidade no quadro de saúde do petista, mas afirmou que ele deveria seguir trabalhando em Brasília e repetir novos exames de imagem em três dias.

Lula repetiu os exames no hospital Sírio-Libanês, na capital federal, onde fez todo o acompanhamento desde a queda. Ele chegou à unidade hospitalar por volta das 9h30min.

Agenda no Planalto

O presidente, que precisou cancelar três viagens internacionais por causa do acidente, já retomou a rotina de trabalho no Palácio do Planalto, sede do Executivo.

Neste domingo, ele fará uma visita à sala de monitoramento do Enem, na sede do INEP.

Lula, que completou 79 anos no último domingo (27), cancelou viagens à Rússia (Brics), Colômbia (COP da Biodiversidade) e Azerbaijão (COP 29).

A prioridade do petista é estar liberado para ir ao Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro a fim de comandar a reunião de cúpula do G20, organismo internacional que reúne as 20 maiores economias do mundo, presidido pelo Brasil neste ano.

Bancos devolveram ao INSS quase R$ 8 bi em benefícios não sacados

Entre janeiro de 2023 e setembro deste ano, os bancos devolveram ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mais de R$ 7,88 bilhões relativos a benefícios que os segurados deixaram de sacar no prazo legal.

Do total, pouco mais de R$ 4,947 bilhões foram restituídos ao longo do ano passado. Já entre janeiro e setembro deste ano, o montante estornado superou R$ 2,938 bilhões.

A legislação determina que, se o segurado não sacar o valor depositado pelo INSS em até 60 dias, o banco deve devolvê-lo integralmente ao Instituto. A medida se aplica apenas a quem usa o cartão magnético do órgão para movimentar o benefício recebido.

Segundo o Instituto, o objetivo é evitar pagamentos indevidos e tentativas de fraude, como o saque, por terceiros, do benefício de segurados que já faleceram. Além disso, por precaução, sempre que a quantia depositada é devolvida por falta de movimentação, o INSS suspende futuros pagamentos ao beneficiário.

Ainda de acordo com o INSS, o beneficiário pode pedir a regularização de sua situação e a posterior liberação dos recursos a que tem direito. De forma que o Instituto poderá voltar a liberar ao menos parte dos R$ 7,88 bi para segurados que, no segundo momento, conseguiram provar fazer jus ao benefício.

Indagado pela Agência Brasil, o INSS respondeu que, até essa quinta-feira (31), ainda não havia calculado o número de segurados cujos benefícios foram devolvidos, a partir de janeiro de 2023, por falta de movimentação. Nem quantos deles regularizaram suas situações. O INSS também não soube informar a cifra final devolvida ao Tesouro Nacional no mesmo período de 21 meses.

“É difícil estimar. Muitos benefícios podem ter sido suspensos por não terem sido sacados [dentro do prazo legal] e restabelecidos em seguida. [Nestes casos] os pagamentos são feitos por complemento positivo e não temos ferramenta gerencial que mensure quantos deles vieram de um restabelecimento, bem como seus respectivos valores”, explicou a assessoria do órgão, referindo-se a uma das modalidades de pagamento que o instituto adota para corrigir ou complementar valores já liberados aos segurados.

“Isso não é incomum”, assegurou o advogado Mauro Hauschild. Especialista em direito previdenciário, ele presidiu o INSS entre 2011 e 2012. “Até porque, esses recursos devolvidos pelos bancos voltam para uma espécie de conta única, o Fundo do Regime Geral de Previdência Social, no qual o governo coloca dinheiro todos os meses a fim de pagar os benefícios, já que a arrecadação é menor que a despesa.”

Segundo Hauschild, um segurado pode deixar de sacar seu benefício por vários motivos. “Ele pode ter falecido e a quantia continuar sendo depositada porque o óbito demorou a ser notificado. Ou a pessoa deixou de atender aos requisitos para receber o pagamento, como, por exemplo, voltou a trabalhar com vínculo formal. Enfim, são várias situações.”

Para o advogado, considerando que o INSS movimenta, mensalmente, dezenas de bilhões de reais para pagar aposentadorias, pensões, auxílios previdenciários e benefícios assistenciais, os R$ 7,88 bilhões devolvidos pelos bancos desde janeiro do ano passado é um valor admissível.

“É um baita número, um valor alto, mas quando pegamos a gama de valores pagos pelo instituto, não é algo assim tão fora da curva, inesperado. É até compreensível, já que o Instituto atende a milhões de segurados. Basta um percentual pequeno de situações [em que o segurado deixa de movimentar a conta] para que os valores se acumulem mês a mês, rapidamente”, ponderou Hauschild.

Para regularizar sua situação, o beneficiário deve ligar para 135 (opções 6 e1), a Central de Atendimento do Ministério da Previdência. Também é possível acessar o Meu INSS e solicitar o pagamento dos benefícios não recebidos. Além disso, o instituto orienta os segurados a sempre observarem as datas dos depósitos e os prazos para sacar seus benefícios.

Pela primeira vez, dia da Consciência Negra será feriado nacional

O Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente em 20 de novembro, será feriado nacional pela primeira vez. A data é uma homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência contra a escravização de pessoas no Brasil, e às todas as personalidades afrobrasileiras que contribuíram para a construção do país.

A Lei 14.759/23, que torna feriado nacional o dia 20 de novembro, como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, teve origem no projeto do Senado (PL 3268/21), e pretende reafirmar a importância de Zumbi dos Palmares, grande líder quilombola, e instigar a reflexão sobre a memória e resistência do povo preto afrodiaspórico.

O Dia da Consciência Negra foi idealizado em 1971, em Porto Alegre, por Antônio Carlos Côrtes, Oliveira Silveira, Vilmar Nunes e Ilmo da Silva, fundadores do grupo Palmares. A escolha da data foi feita em referência ao legado de Zumbi, que por 15 anos enfrentou as forças coloniais e foi assassinado em 1695.

O reconhecimento oficial da data ocorreu em 2011, pela então presidente Dilma Rousseff , no entanto, o feriado nacional só foi sancionado em 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

ENEM 2024: Tema da Redação é "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil"

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), este ano, o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A temática acaba de ser divulgada no perfil do ministro da Educação, Camilo Santana.

Os participantes deverão realizar um texto dissertativo-argumentativo, de até 30 linhas, sobre essa temática. Na redação, as ideias precisam estar embasadas por explicações fundamentadas e argumentações precisas sobre o assunto. Os participantes também contam com textos motivadores que devem ajudar a desenvolver conceitos e trazer ideias para a escrita do texto.

Competências e critérios – As redações são avaliadas de acordo com cinco competências e a nota pode chegar a mil pontos. Porém alguns critérios podem configurar nota zero, como textos de até sete linhas, fuga ao tema, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa, e desrespeito à seriedade do exame.

Correção – Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final, essas correções são feitas por profissionais selecionados para isso, que atendem a critérios de formação, como graduação em letras e linguística, e formação continuada, com exigência mínima de mestrado para as funções de supervisor e subcoordenador. O processo de correção é monitorado pelo Inep em todas as suas etapas e segue, rigorosamente, os parâmetros estabelecidos pelo Instituto.

A divulgação do resultado do ENEM 2024, deve ser liberado no dia 13 de janeiro de 2025, pelo portal do participantes no site do INEP, até lá os professores indicam que os candidatos busquem se manter tranquilos.

REDUÇÃO - Tarifa de energia elétrica fica mais barata em novembro com bandeira amarela

Desda da última sexta-feira, 1º de novembro, os consumidores brasileiros começaram a sentir um alívio nas contas de luz: a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a tarifa de energia passará a operar com bandeira amarela, reduzindo os custos em relação aos últimos dois meses, que tiveram bandeira vermelha nível 2. A alteração representa uma queda significativa no valor cobrado por cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumido: o adicional, que antes era de R$ 7,87, passará para R$ 1,88.
A mudança é reflexo de melhorias nas condições climáticas, com aumento no volume dos reservatórios das hidrelétricas em decorrência das chuvas. Esse cenário favorável diminui a necessidade de ativação das usinas termelétricas, que produzem energia a um custo mais elevado. Segundo a Aneel, essa redução no acionamento das termelétricas possibilitou a adoção da bandeira amarela, uma transição que tende a impactar positivamente o bolso dos consumidores em um período em que, historicamente, os gastos com energia podem aumentar devido ao calor e ao uso intensivo de aparelhos de refrigeração.
O sistema de bandeiras tarifárias é utilizado pela Aneel para ajustar mensalmente os custos da energia elétrica. A tarifa pode ter bandeira verde, amarela ou vermelha (com níveis 1 e 2), variando de acordo com as condições de geração de energia.

Três prefeitos no Ceará vão assumir 5º mandato

O resultado nas urnas no primeiro turno das eleições municipais no Ceará agradou, em várias cidades, grupos e famílias que exercem forte influência na política local há muito tempo. Ao menos 15 municípios cearenses terão, em 2025, gestores que assumirão o seu terceiro, quarto ou até quinto mandato no Executivo. Em alguns casos, os antepassados de prefeitos e prefeitas eleitos em 6 de outubro iniciaram seus ciclos políticos ainda no século XIX.
A legislação veda a reeleição para um terceiro mandato seguido no Poder Executivo, mas não impede que políticos busquem a prefeitura ou outros cargos de gestão na eleição subsequente. Nesse meio-tempo, muitos conseguem emplacar aliados no governo municipal e assegurar influência suficiente para, no pleito seguinte, retornar como candidatos e garantir a vitória, consolidando o poder nas suas bases eleitorais.
Em Quixeramobim, Tauá e Horizonte, estão os recordistas em mandatos, que vão governar seus municípios, a partir de 2025, pela quinta vez. São eles, em ordem, Cirilo Pimenta (PSB), Patrícia Aguiar (PSD) e Nezinho Farias (PSB).
Outros cinco gestores vão ocupar a mesma função pela quarta vez, como é o caso de Jaime Veras (PSD), Monteiro Filho (MDB), Nilson Diniz (PSB), Roberto Pessoa (União) e Zé Dival (PP), de Barroquinha, Arneiroz, Cedro, Maracanaú e Itatira, respectivamente.
Já aqueles que vão ser conduzidos ao seu terceiro mandato são Eliria Queiroz (PSD), de Ibaretama; Iraldice Mão Cheirosa (PP), de Graça; Michele Queiroz (PP), de Beberibe; Moesio Loiola (PSB), de Campos Sales; Simão Pedro (PSD), de Orós; e Webston Pinheiro (PSD), de Solonópole.

Novas regras para evitar golpes com o Pix já estão valendo

As novas regras para transações via PIX estabelecidas pelo Banco Central do Brasil já estão valendo. Na prática, as mudanças limitam os valores a serem transferidos por celulares ou computadores não cadastrados. Ou seja, se o aparelho nunca realizou uma transação via PIX, as transferências serão limitadas a: R$ 200 por transação; R$ 1.000 na soma de todas as transações no dia.
Os limites valem até que o usuário confirme junto ao banco que aquele novo aparelho pode ser liberado para transações maiores. Lembrando que as regras são apenas para aparelhos novos. Portanto, quem já usa o PIX em um celular ou computador atualmente não será impactado, a menos que troque de aparelho ou queira usar uma outra chave.
Com as novas regras, mesmo com login e senha, o fraudador não conseguirá realizar transferências maiores que R$ 1.000 ao dia a partir de um celular ou computador novo. A norma também determina algumas medidas de segurança para os bancos, que deverão gerenciar riscos de fraude, identificando transações via PIX atípicas ou diferentes do perfil do cliente; disponibilizar em seus sites informações sobre como evitar fraudes; e verificar, pelo menos uma vez a cada seis meses, se os seus clientes têm marcação de fraude junto ao BC.

Morre cantor e apresentador Agnaldo Rayol, aos 86 anos

O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4). Segundo confirmação da assessoria de imprensa, o artista morreu após cair na própria casa em Santana, na zona norte de São Paulo.
Conforme publicação, ele estava acompanhado de um cuidador da família no momento e foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A assessoria de imprensa do cantor apontou que o SAMU teria demorado para chegar na residência.
Por conta da queda, o artista foi encaminhado ao Hospital HSanp, localizado no bairro de Santana, também em São Paulo. O artista estava com um corte na cabeça e faleceu já na unidade de saúde.
Em nota, a família ressaltou o pesar pela partida de Rayol. "O artista, que marcou gerações com sua voz inconfundível e presença carismática, faleceu após uma queda em seu apartamento nessa madrugada. Agnaldo Rayol deixa um legado inestimável para a música brasileira, com uma carreira que atravessou décadas e tocou os corações de milhões de fãs. A família agradece as manifestações de carinho e apoio.

Agnaldo Rayol após deixar hospital


Carreira longa na música - Em mais de 70 anos de carreira, Agnaldo Rayol ficou conhecido em todo Brasil pela voz de barítono característica dele, além de ter apresentado várias atrações na televisão.
As músicas 'Mia Gioconda' e 'Tormento D’Amore' estão entre as mais famosas do trabalho do artista, que também esteve na trilha sonora de novelas como 'Terra Nostra' e 'Rei do Gado'.
Em 2023, o cantor ficou internado por 11 dias para tratar uma pneumonia leve. Os cuidados foram reforçados por conta do histórico de asma de Rayol. Após a saída do hospital, ele agradeceu o carinho de amigos e fãs, disse ter sido muito bem tratado e que estava saudável.


Morre cantor e apresentador Agnaldo Rayol, aos 86 anos

O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4). Segundo confirmação da assessoria de imprensa, o artista morreu após cair na própria casa em Santana, na zona norte de São Paulo.
Conforme publicação, ele estava acompanhado de um cuidador da família no momento e foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A assessoria de imprensa do cantor apontou que o SAMU teria demorado para chegar na residência.
Por conta da queda, o artista foi encaminhado ao Hospital HSanp, localizado no bairro de Santana, também em São Paulo. O artista estava com um corte na cabeça e faleceu já na unidade de saúde.
Em nota, a família ressaltou o pesar pela partida de Rayol. "O artista, que marcou gerações com sua voz inconfundível e presença carismática, faleceu após uma queda em seu apartamento nessa madrugada. Agnaldo Rayol deixa um legado inestimável para a música brasileira, com uma carreira que atravessou décadas e tocou os corações de milhões de fãs. A família agradece as manifestações de carinho e apoio.

Agnaldo Rayol após deixar hospital


Carreira longa na música - Em mais de 70 anos de carreira, Agnaldo Rayol ficou conhecido em todo Brasil pela voz de barítono característica dele, além de ter apresentado várias atrações na televisão.
As músicas 'Mia Gioconda' e 'Tormento D’Amore' estão entre as mais famosas do trabalho do artista, que também esteve na trilha sonora de novelas como 'Terra Nostra' e 'Rei do Gado'.
Em 2023, o cantor ficou internado por 11 dias para tratar uma pneumonia leve. Os cuidados foram reforçados por conta do histórico de asma de Rayol. Após a saída do hospital, ele agradeceu o carinho de amigos e fãs, disse ter sido muito bem tratado e que estava saudável.