segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

“Alemão” é transferido definitivamente do Ceará por conta de ameaças do PCC
Numa operação sigilosa, e determinada pessoalmente pelo governador Camilo Santana (PT), o Ceará transferiu definitivamente para um presídio federal de segurança máxima na região Sul do país, o assaltante e chefe de quadrilha Antônio Jussivan Alves dos Santos, o “Alemão”, bandido que comandou o furto de R$ 264,8 milhões do Banco Central, em Fortaleza, em agosto de 2005.

O bandido, que é membro da facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), vai cumprir o restante de sua pena de 36 anos de prisão longe do Ceará, definitivamente.

A operação de transferência de “Alemão” aconteceu na semana passada e foi cercada de absoluto sigilo, diante das ameaças do PCC de iniciar um novo “Salve Geral” no estado, isto é, atentados contra o sistema de transporte coletivo, prédios oficiais e mortes de agentes da Segurança Pública.

“Alemão” foi enviado com escolta da Polícia Federal para a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Catanduvas, no interior do estado do Paraná. Ao mesmo tendo, seu principal comparsa do PCC, o traficante de drogas Antônio Carlos Avelino, o “Boi”, que também lidera o PCC no Ceará, foi transferido para a Penitenciária Federal de Campo Grande, MS.


Tentativa de resgate - A remoção de “Alemão” para fora do Ceará começou a ser planejada sigilosamente pelo estado, e por ordem de Camilo Santana, após uma tentativa de resgate do criminoso ocorrida na madrugada do dia 8 de agosto, quando uma quadrilha fortemente armada atacou a Penitenciária Estadual Francisco Hélio Viana de Araújo, no Município de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Investigações feitas conjuntamente pela Polícia Civil, Núcleo de Inteligência Penal da Sejus e pela Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), apontaram que a tentativa de arrebatamento do bandido foi ordenada pelo PCC e que o traficante Antônio Carlito Avelino, o “Boi”, foi o responsável pelo planejamento da ação.

No dia 24 de agosto, a Sejus protocolou um pedido administrativo de inclusão de “Alemão” em uma penitenciária federal de segurança máxima. No dia 19 de outubro, foi admitida a transferência do criminoso. Por fim, no dia 21 do mesmo mês, o juiz federal corregedor da Penitenciária de Catanduvas (PR) acatou a inclusão cautelar do assaltante naquela unidade.

Nenhum comentário: