sexta-feira, 26 de julho de 2019

Santana do Cariri | Agricultores do Sítio Serra da Guritiba realizam II Feira da Agricultura Familiar e economia Solidária 

Os Agricultores Familiares da comunidade de Serra da Guritiba, zona rural de Santana do Cariri, vão realizar no próximo sábado (27), a segunda edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Associação dos moradores da localidade.

A feira é uma iniciativa do Projeto Paulo Freire, através do Instituto Flor do Piqui , Grupo de Mulheres da Associação, agricultores e agricultoras familiares da comunidade, com apoio da prefeitura de Santana do Cariri, Ematerce, Fetraece e  Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O objetivo é divulgar os produtos e hábitos para uma vida mais saudável e durante o evento serão comercializados hortaliças e frutas agroecológicas além de artesanatos e comidas típicas. A feira contará com apresentações culturais, sociais e educativas.     

A comunidade possui cerca de 80 famílias, destas 38 foram contempladas, em março desse ano com o Projeto Paulo Freire que investirá na comunidade aproximadamente 178 mil para o desenvolvimento das cadeias produtivas da Avicultura Caipira, Apicultura e Artesanato

De acordo com o Assessor Técnico, Júnior Petrole, o Projeto Paulo Freire tem esse objetivo de estimular a mudança da realidade socioeconômica destas comunidades, estimular a geração de renda e desenvolver hábitos alimentares saudáveis.

Projeto Paulo Freire

O Projeto Paulo Freire (PPF) é uma execução da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Acordo de Empréstimo do Governo do Estado do Ceará celebrado com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). O objetivo é reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores familiares de em condições de extrema pobreza e pobreza de 31 municípios cearenses, em 600 comunidades rurais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, através do desenvolvimento do capital social e humano e da produção sustentável para aumento da renda a partir de fontes agrícolas e não agrícolas com foco prioritário nos jovens, mulheres e povos tradicionais.



Fonte: ( Site Papo Reto Cariri)

Nenhum comentário: