sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Hoje o futebol amador cratense amanheceu de luto, não seria exagero dizer que órfão. Se há um jargão do povo que diz que pai é o que cria, então este seria o nosso Francisco de Assis alves para o futebol amador cratense, militante ferrenho por esporte que é paixão naxional. Tico da Liga como era conhecido fazia sua militância desde os anos 70 ainda. Seja no antigo DAFE, com os estudantes, passando pela LCDA, depois nos anos 80 até inicio deste século, chegando até a atual liga que coordena o futebol amador. 
Se é verdade que há rumores de que ele era enrolado e desorganizado na promoção dos eventos futebolisticos, muito mais verdade é a sua paixão por esta atividade. Quem faz futebol amador sabe da realidade. 
Tico da liga, o bola murcha, boêmio, bonachão, bem humorado, às vezes razinza, foi o maior agente na promoção do futebol amador cratense. Encontraremos quem fale com ar de critica que do esporte ela tirava o seu sistento, não é nem um pecado. Certo é que nosso amigo nunca teve nenhuma vida de tranquilidade e qualidade, tinha que matar um leão por dia. Onque fica deste grande desportista é o exemplo de que a paixão faz com que você abra mão de muita coisa pelo que ama. Se Tico da liga tinha seus defeitos, todo mundo tem, não deve ser por estes lembrado. Mas sim como o grande desportista que foi, um verdadeiro discípulo de Jules Rimet e como tal deve ser sempre lembrado por todos que conviveram com ele. 

Vai o homem, fica a fama, TICO DA LIGA, Francisco de Assis Alves,  está marcado na história da região do Cariri. 

Francinaldo Silva Dias (Difá Dias) Professor, boleiro amador há 30 anos, quando Tico já tinha 20 anos dedicados ao futebol.

Nenhum comentário: