sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Políticos e empresários são alvos de operação contra Jogo do Bicho no Ceará
Políticos, empresários e servidores públicos da Capital e do Interior Sul do Estado foram alvos de uma megaoperação da Polícia Civil do Ceará (PCCE) nesta quinta-feira, 18, que investiga um esquema criminoso de exploração do jogo do bicho em diversas cidades cearenses. Denominada de (Públio Varínio), a ofensiva cumpriu 97 mandados de busca e apreensão e prendeu cinco suspeitos. Os 213 policiais envolvidos na força-tarefa ainda apreenderam mais de R$ 700 mil em espécie, duas barras de ouro, celulares, jóias e 39 carros de luxo.
Entre os investigados estão o presidente e o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte, Darlan Lobo (PTB) e Capitão Vieira (PTB), respectivamente, além do também vereador Beto Primo (PSDB). A Justiça determinou, a pedido da PC-CE, o afastamento dos três parlamentares por 180 dias, prazo que pode ser renovado por igual período, a depender do andamento do inquérito policial. Eles também tiveram bens móveis e imóveis sequestrados, contas bancárias bloqueadas e estão proibidos de movimentar valores em fundos de investimento.
Além dos vereadores, também foram afastados de seus cargos dois servidores da Prefeitura de Juazeiro do Norte e um da Universidade Regional do Cariri (Urca). Eles são suspeitos de terem praticado diversos crimes contra a administração pública, como peculato, corrupção passiva, ativa e fraude em licitações. As investigações indicam que os agentes públicos teriam ligação direta com os empresários apontados como chefes da organização criminosa. A Polícia Civil não divulgou o nome deles.
Segundo o titular da Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato (DRPC), Giuliano Sena, a quadrilha movimentou cerca de R$ 400 milhões entre os anos de 2016 e 2020. A investigação iniciou em 2019. “Inicialmente os alvos eram os exploradores do jogo do bicho aqui no Cariri e Centro-Sul, mas no trilhar da investigação, descobriu-se que alguns bicheiros eram vereadores ou tinham parentes na Câmara de Juazeiro do Norte".
Depois, a Polícia descobriu que esses mesmos vereadores e alguns ex-vereadores mantinham relações ilícitas com o serviço público municipal. "Havia tráfico de influência, liberação de veículos, prevaricação, corrupção ativa e passiva, peculato… e aí a investigação tomou outro rumo”, detalhou o delegado durante coletiva de imprensa nesta quinta, 18, na sede da DRPC.
Ainda de acordo com o delegado, além de envolvimento no jogo do bicho, dois dos parlamentares investigados também teriam se beneficiado com processos licitatórios fraudulentos durante a gestão do ex-prefeito Arnon Bezerra (PTB).
De acordo com o delegado, havia direcionamentos para que a Prefeitura comprasse material de construção destinado a obras públicas nas empresas registradas em nome de “laranjas”, que repassavam as quantias ilícitas aos vereadores.


Prisões - De acordo com as investigações, o esquema de exploração do jogo do bicho seria comandado por cinco empresários do Cariri e Centro-Sul. A PC-CE solicitou a prisão de todos eles, mas não teve o pedido atendido pelo Judiciário. Contudo, foram determinadas medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica. Os investigados têm até 48 horas para se apresentarem à Célula Regional de Monitoração Eletrônica, em Juazeiro do Norte, onde o equipamento deve ser instalado. Caso descumpram a determinação, estarão sujeitos à prisão preventiva.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, nesta quinta, 18, cinco pessoas foram presas, sendo duas por porte ilegal de arma de fogo e três por exploração de jogos de azar. O local específico das prisões não foi divulgado. A operação foi realizada em Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Santana do Cariri, Várzea Alegre e Fortaleza.

Novo presidente - Como o afastamento do presidente e do 1º vice-presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, o 2º vice-presidente da casa, William Bazilio (PMN), foi alçado ao posto máximo do legislativo. Ele ficará na presidência de forma interina até que haja eventual determinação judicial que determine o contrário.
Com a suspensão dos mandatos dos vereadores, três suplentes devem ser convocados nos próximos dias para assumir as cadeiras que ficaram vagas: Auricélia Bezerra (PTB), Romão França (PTB) e Jesualdo Duarte (PSDB). Pelo regimento interno da casa, mesmo com o afastamento, Darlan Lobo, Capitão Vieira e Beto Primo continuarão recebendo remuneração referente ao cargo. Os pagamentos só são cancelados em caso de cassação dos mandatos.

Fonte: Diário do Nordeste


Nenhum comentário: