O município de Salitre, no Cariri, recebeu certificado que confirma sua inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, dentro do Programa de Regionalização do Turismo. O documento é assinado pelo ministro Célio Sabino e pela secretária nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Sampaio.
Com a inclusão, Salitre passa a fazer parte oficialmente da política nacional de turismo, o que possibilita ao município ampliar a visibilidade de suas potencialidades culturais e naturais, além de se habilitar a acessar programas e investimentos da pasta para o setor.
“A conquista é fruto da Gestão O Povo é Quem Faz, através da Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo, que tem trabalhado incessantemente para valorizar as características singulares do município”, destacou a Prefeitura de Salitre, em nota.
O Programa de Regionalização é uma iniciativa estruturante do Ministério do Turismo (MPTur) que busca apoiar a gestão, a promoção e a estruturação de destinos turísticos em todo o país. Ele é desenvolvido em parceria com estados e municípios, a partir de oito eixos estratégicos.
Já o Mapa do Turismo Brasileiro define os municípios e regiões que serão trabalhados de forma prioritária pelo MPTur. A seleção é feita a partir de critérios estabelecidos junto aos órgãos estaduais de turismo e instâncias de governança regionais.
Recentemente, Salitre também instituiu cinco rotas turísticas: Rota Afroturística, Rota da Mandiocultura, Rota da Geodiversidade, Rota Turística da Fé e Rota Turística do Vaqueiro. O objetivo, de acordo com o município, é fortalecer o turismo cultural, histórico e de experiências, envolvendo comunidades locais e tradições do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário