quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Michelle Bolsonaro vence queda de braço e PL suspende negociações para apoiar Ciro Gomes no Ceará

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro venceu a disputa interna no Partido Liberal. A Executiva Nacional do PL decidiu, nesta terça-feira dia 02 de dezembro 2025, suspender as negociações para apoiar uma possível candidatura do ex-presidenciável Ciro Gomes ao Governo do Estado.

A informação foi antecipada, no início da noite, pelo O Estado de S. Paulo e confirma o impacto político das declarações feitas por Michelle no último domingo dia 30 de novembro 2025, em Fortaleza-CE.

ORIGEM DA CRISE

Durante o lançamento da pré-candidatura do senador Eduardo Girão (NOVO) ao Palácio da Abolição, Michelle criticou abertamente o deputado André Fernandes (PL-CE) e rejeitou a aliança com Ciro, desencadeando uma crise que rapidamente ganhou dimensões locais e nacionais dentro do partido.

A reação foi imediata: os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro Flávio, Carlos e Eduardo saíram publicamente em defesa de André e classificaram a postura de Michelle como autoritária.

IMPACTO NACIONAL

O atrito levou a direção nacional do PL a convocar uma reunião de emergência em Brasília nesta terça-feira. No encontro, prevaleceu a posição de Michelle, e a cúpula do partido decidiu interromper qualquer conversa sobre apoio a Ciro Gomes, deixando a articulação política no Ceará em compasso de espera.

De acordo com a reportagem do Jornal O Estado de São Paulo, as negociações continuarão suspensas até que o partido encontre uma saída para a crise interna e redefina sua estratégia eleitoral no Ceara, que envolve disputas de poder, interesses regionais e, agora, um racha público entre as principais lideranças bolsonaristas.

As duras críticas de Ciro contra o então presidente Bolsonaro, reprisadas nos vídeos que circulam na internet, contribuíram para a decisão do comando nacional do PL. A decisão fortalece Michele e impacta a aliança que o PL estava construída com o PSDB e União Brasil.

Nenhum comentário: