Dezembro Verde combate maus tratos aos animais
Entidades de proteção aos animais de todo o Ceará se uniram em prol da causa e realizam ações de combate aos maus tratos nos municípios cearenses. A União Cearense das Entidades de Proteção Animal (Unicepa) é resultado do movimento que desenvolve,neste mês, a Campanha Dezembro Verde – Não ao Abandono de Animais. A intenção é barrar a quantidade de abandonos, que, em períodos de férias, aumentam ema té 70%. Como apresentou a vereadora Jaqueline Gouveia(PRB), a União, além de fortalecer o movimento da causa animal, busca lutar por políticas públicas do bem estar animal em todo o Ceará.
Por meio de parcerias com prefeituras e conscientização dos prefeitos sobre a importância das políticas públicas,as entidades buscam discutir e alertar sobre o tema, que vai além da saúde pública. “Estudos apontam que, para cada humano que nasce, nascem 16 cachorros e 45 gatos. E, para cada dez animais abandonados,apenas um vai conseguir um lar. Só no Brasil foram constatados mais de 30 milhões de animais nas ruas”,citou Jaqueline. Ela é a fundadora da Associação Protetorados Animais Carentes (APAC) no Cariri, que atua dando assistência a animais em situações de maus tratos, e também cuida do Abrigo Lar Brilho Animal, que possui, atualmente, mais de 60 cachorros.
“Quanto mais animais soltos,mais hospedeiros para o mosquito. Mas não é matando o animal que vai resolver.Um estudo da Organização Mundial de Saúde provou que, além de cruel, esse método é ineficaz. Para resolver esse problema só com campanhas efetivas de castração,que, além de prevenção, é a solução para resolver, em alguns anos, esse problema”, enfatiza Jaqueline. Em Juazeiro, um projeto de castração, de autoria da vereadora, já foi aprovado e aguarda sanção do prefeito.O Município também deve receber, em 2018, um programa de castração itinerante de animais, também apresentado por ela e já aprovado pelos representantes do poder legislativo.
Entre os equipamentos existentes voltados à causa animal, cita o Centro de Zoonoses de Juazeiro, que conta com profissionais da área atuando de forma humanizada. Para os próximos meses,estão previstos a criação do Conselho Municipal de Defesa e Direitos dos Animais e a distribuição de cartazes, com informações dos órgãos competentes,para que as pessoas se informem sobre como realizar denúncias em casos de maus tratos aos animais. “É complicado, mas a gente faz por amor, por vontade de cumprir essa missão”, finaliza. As denúncias podem ser feita sem locais como o Centro de Zoonoses, Polícia Ambiental e Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju).
Nenhum comentário:
Postar um comentário