Cinco novos açudes cearenses atingiram capacidade máxima e sangraram durante o período de Carnaval. Segundo o portal hidrológico do Ceará, mantido pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), reservatórios em Itapajé, Maranguape, Santana do Acaraú, Massapê e Tamboril verteram entre os dias 2 e 3 de março.
Ainda segundo o órgão, as chuvas dos últimos dias aumentaram a capacidade dos reservatórios cearenses e, além dos 13 sangrando, existem outros 17 com volume acima de 90% mas abaixo da cota de sangria.
O maior reservatório a sangrar neste feriado foi o de Acaraú Mirim, localizado na bacia do Rio Acaraú, em Massapê.
Número de açudes próximos da capacidade máxima chega a 17. Entre os reservatórios que apresentam volume um pouco abaixo do máximo está a barragem do Rio Aracoiaba, um dos reservatórios com maior capacidade da Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com a Cogerh, ele está a 91,55% da capacidade. Situação similar ocorre no Açude Pacajus, que está com 90,4%.
2025 no último dia 25/2
O sistema de monitoramento revela que, dos 157 reservatórios avaliados pela Cogerh, o volume médio ocupado é de 45,1%. O Médio Jaguaribe é a microrregião com o maior volume de água disponível nos reservatórios, mas ainda com ocupação média de 28,2% da capacidade dos açudes.
Já a microrregião com a situação mais desafiadora neste início de março é a dos Sertões de Crateús, com apenas 15,8% da capacidade ocupada. Segundo a Cogerh, 31 dos açudes monitorados estão com volume inferior a 30%.
Reservatórios cearenses que "sangraram" até agora
Sangraram no Carnaval
Itapajé, em Itapajé
Maranguapinho, em Maranguape
Acaraú Mirim, em Massapê
Riacho São Vicente, em Santana do Acaraú
Sucesso, em Tamboril
Demais açudes que já haviam sangrado
Jenipapo, em Meruoca
Rio Quandú, em Itapipoca
Arrebita, em Forquilha
Germinal, em Pacoti
Gerardo Atimbone, em Sobral
Caldeirões (Rio Jaguaribe), em Saboeiro
São Pedro Timbaúba, em Miraíma
Forquilha, em Forquilha
Fonte: Portal Hidrológico do Ceará/Cogerh
Nenhum comentário:
Postar um comentário