sexta-feira, 14 de março de 2025

PNEUMONIA BILATERAL - Papa Francisco completa um mês internado nesta sexta-feira

O boletim do Vaticano informa que o Papa Francisco teve uma “noite tranquila” na manhã desta sexta-feira (14), quando se completa um mês que ele foi internado. O Pontífice, aos 88 anos, está em tratamento desde o dia 14 de fevereiro, com uma pneumonia bilateral, que é quando a doença atinge os dois pulmões. Ele recebe tratamento no hospital Gemelli, em Roma.
Na divulgação feita na véspera, na tarde desta quinta (13), o Vaticano informou que uma equipe médica levou um bolo com velas ao quarto do Papa, para comemorar o 12º aniversário de sua eleição. Francisco completou, nesta quinta, 12 anos de papado. Também à tarde, o Papa participou dos exercícios espirituais para a Cúria Romana em conexão de vídeo com a Sala Paulo VI. Em seguida, ele retomou a terapia respiratória.
Francisco continua alternando a ventilação mecânica não invasiva à noite com oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais usadas durante o dia. A situação clínica permanece estável em um quadro complexo.
Durante a internação, Francisco tem recebido visitas dos colaboradores mais próximos e continua ativo administrativamente, lendo documentos e fazendo chamadas telefônicas. O secretário de Estado do Vaticano desmentiu rumores sobre uma possível renúncia do Papa durante esse período.
Essa é a quarta internação do Papa Francisco desde 2021 e a mais longa até o momento, aumentando as preocupações sobre sua saúde e capacidade de exercer suas funções.

Com informações do Vaticano.

Nenhum comentário: