quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Secretaria de Desenvolvimento Rural do Crato tem primeira agricultora à frente da pasta

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos do Crato tem um novo comando, focado na experiência de quem conhece a terra de perto. A dirigente sindical e trabalhadora rural, Celiane David Bispo, é a nova secretária da pasta. Na tarde desta quarta-feira, 4, a gestora foi recepcionada na secretaria pelos servidores, o vice-prefeito, Francisco Leitão, e dirigentes sindicais e de entidades como a Associação Cristã de Base (ACB). Ela terá como foco das ações o fortalecimento da Agricultura Familiar.

Celiane Bispo, que foi eleita presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato e conta com uma trajetória de 23 anos no movimento, destaca a importância da representatividade feminina e a missão de fixar o jovem no campo através de políticas públicas de permanência.

A nova secretária assumiu o cargo reafirmando seu compromisso com as raízes do campo e com a continuidade das políticas de valorização do setor.

*Representatividade e Continuidade*

Celiane ressaltou o simbolismo de ocupar a pasta. "Este momento é muito importante como trabalhadora rural que veio do campo. É um reconhecimento também para o sindicato, onde atuo há mais de duas décadas", afirmou.
Ela é a segunda mulher a gerir a pasta, sucedendo Julliana Bezerra, e garantiu empenho total para superar os desafios:. "Vou dar o meu melhor e, junto com toda a equipe, faremos um grande trabalho", disse.

*Metas: Água, terra e sucessão rural*

O plano de gestão da nova secretária é claro: fortalecer a agricultura familiar para que homens, mulheres e, especialmente, a juventude rural tenham condições dignas de permanência em suas propriedades.

"Hoje a realidade de permanecer no campo é bem diferente de antigamente. É fundamental termos políticas públicas voltadas para essa permanência", destacou Celiane.

Para atingir esse objetivo, a secretária elencou prioridades estruturais básicas como acesso à água para garantir segurança hídrica para produção e consumo; regularização e apoio à terra, para fortalecer a base da agricultura familiar e infraestrutura, como manutenção de boas estradas para o escoamento da produção.

*Parcerias Estratégicas*

Celiane Bispo ressaltou que a secretaria não trabalhará isolada. O foco será a busca ativa por recursos e convênios com as esferas estadual e federal. "Vamos trabalhar junto aos governos porque temos muitos projetos. A parceria é o caminho para buscarmos mais investimentos e garantir que o homem e a mulher do campo tenham futuro na sua terra", concluiu.

Nenhum comentário: