sexta-feira, 25 de junho de 2021

Novo decreto autoriza volta das aulas presenciais para o ensino superior; Cariri avança
O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou na tarde desta sexta-feira (25), por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais, a renovação do decreto estadual com medidas de combate à Covid-19. Entre as novidades, o Cariri passa praticar as mesmas condutas sanitárias das outras macrorregiões, além da autorização das feiras livres e aulas presenciais também no ensino superior. Ao lado do governador estava o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

Antes de passar a palavra ao Dr. Cabeto, Camilo resumiu que o cenário geral melhorou em todas os números, inclusive o Cariri, que era motivo de preocupação até a semana passada. “Com a estabilização dos números, controle melhor da pandemia e avanço na vacinação, a partir de agora os decretos estaduais valerão por duas semanas, mas as reuniões do comitê continuam a acontecer semanalmente”, informou o governador, que listou assim as principais mudanças nesse novo decreto, de acordo com o comitê:

• Todas as cinco macrorregiões cearenses passam a ter as mesmas condutas sanitárias, com horários de comércios não essenciais de rua, de shopping e alimentação fora do lar seguindo os horários estabelecidos;
• Estão autorizadas a realização das feiras livres, seguindo todos os protocolos sanitários que serão publicados no decreto;
• Autorização das aulas presenciais para o ensino superior, dando a opção ao aluno se quer ter aulas remotas, com sistema híbrido ou apenas presencial;
• Toque de recolher a partir das 23 horas está mantido, para todos os dias.

O novo decreto estadual será publicado neste sábado (26) no Diário Oficial do Estado (DOE), e terá validade até o dia 14 de julho.

Números da pandemia
Dr. Cabeto mostrou em sua fala, os principais números da pandemia no Ceará, avaliando comparativos entre a primeira e a segunda onda, assim como o acompanhamento das semanas epidemiológicas no Estado, e celebrou os números em queda, mas alertou que os cuidados devem continuar.

“Em relação aos exames para detectar o Covid-19, o Ceará, como um todo, tem caído semana a semana, e hoje estamos na casa dos 20% na taxa de positividade. Além disso, nas cinco macrorregiões temos uma queda na taxa de transmissão, que está abaixo de 1. No atendimento nas UPAs, chegamos ao final do mês com cerca de metade dos atendimentos de maio, e em cerca de 80% deles são de casos mais leves. Seguindo com números em queda também em números de internação em leitos de UTI e em enfermarias, assim como na redução do número de óbitos, com valores abaixo de 10 por dia no Ceará”, listou o titular da pasta da Saúde no Estado.

Nenhum comentário: