quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Ações de acolhimento aos refugiados venezuelanos são feitas em Juazeiro
Com a chegada de refugiados venezuelanos em Juazeiro do Norte, ações de acolhimento a esse público vêm sendo feitas no município. Na manhã desta segunda-feira (04), colaboradores de uma escola de curso técnico juazeirense promoveram uma ação em prol destes refugiados. O Centro de Referência Especial em Assistência Social (Creas), juntamente com a prefeitura de Juazeiro também tem acompanhado a chegada e permanência dos venezuelanos no município.

A ação desenvolvida pelos colaboradores da escola Grau Técnico foi pensada diante da vulnerabilidade social dos imigrantes na cidade. A iniciativa ocorreu por meio de mobilização interna para arrecadação de utensílios, sendo feita a distribuição de cestas básicas, kits de consumo rápido, produtos de higiene pessoal e brinquedos. De acordo com um dos voluntários da ação, os refugiados se encontram em situação lamentável. “Ao chegar para realizarmos a entrega dos produtos, onde os refugiados moram, na Pousada São Pedro, próximo a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, nos deparamos com uma situação extremamente precária, onde vivem homens, mulheres e crianças, em locais insalubres e ainda pagam aluguel, mesmos sem qualquer condição digna”, contou.

O Centro de Referência Especial em Assistência Social (Creas) e a prefeitura de Juazeiro do Norte têm trabalhado na coleta de informações sobre os grupos de refugiados, visando uma melhor tomada de decisão e garantindo a integridade física e moral deles enquanto estiverem na cidade. Segundo a coordenadora do Creas, Regina Elias, toda a rede socioassistencial do Município foi acionada. As Cozinhas Comunitárias garantem as refeições, o Centro Pop possibilita que os refugiados façam sua higiene pessoal e o fornecimento de um lanche mais reforçado no final do dia.

Por: Juliana Sátiro

Nenhum comentário: