sexta-feira, 31 de maio de 2024

Tarrafas : Partido dos Trabalhadores fará no próximo dia (1) de Junho, o lançamento da Pré candidatura a Prefeito do Professor Palácio Leite e do Pré candidato a Vice Romerito Alcântara.

O município de Tarrafas se prepara para um momento político de grande relevância, com o lançamento da pré-candidatura do Professor Palácio Leite a Prefeito e da Pré candidatura de Romerito Alcânatara a Vice Prefeito ambos pelo partido dos Trabalhadores (PT) O evento, marcado para o próximo dia (1), de junho ás 16 hs no clube do Landio , promete reunir importantes figuras políticas locais, estadual e nacional em apoio à candidatura de Palácio. 



Entre os apoios destacados está o do Deputado Federal José Nobre Guimarães, lider do Governo Federal no Congresso Nacional, Deputado Federal Yuri do Paredão, Deputado Estadual Nizo Costa, presidente estadual do (PT), Antônio Filho (Conin), prefeito Taiano Martins, além de outras lideranças regional, estadual e nacional. Rodrigo Modesto. Além disso, o pré-candidato recebe o respaldo do governador Elmano de Freitas, e do ministro Camilo Santana, consolidando uma frente política poderosa em torno de sua candidatura.



A expectativa é que o evento seja um marco no cenário político de Tarrafas, consolidando a pré-candidatura de Palácio Leite como uma das principais forças na corrida eleitoral municipal.

XXIV Festejo Ceará Junino é lançado no Cariri neste sábado (1) com apresentações de quadrilhas juninas e da cantora Karynna, a Braba

Com o tema “De Caiçara a Sobral: São João de Tradição e Inovação na Cidade do Futuro”, o encontro ocorre às 17h, no Centro Cultural do Cariri.
Realizado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), a vigésima quarta edição do Festejo Ceará Junino chega em 2024 com o tema “De Caiçara a Sobral: São João de Tradição e Inovação na Cidade do Futuro”. No próximo sábado (01/06), o público é convidado para participar do lançamento do projeto junino às 17h, no Centro Cultural do Cariri, espaço cultural da rede pública de equipamentos da Secult Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Arte e Cultura.

O evento marca a abertura das celebrações de São João no Ceará e conta com as apresentações da Quadrilha Nação Nordestina, de Juazeiro do Norte, vencedora do último campeonato; da Quadrilha Junina Guaraci, do Crato; e da Quadrilha Santo Antônio, de Barbalha; além da apresentação da cantora Karynna, a Braba. O evento é gratuito e aberto ao público mediante a doação de 1kg de alimento não perecível para a campanha Ceará Sem Fome.

No lançamento, serão divulgados os 21 festejos que ocorrem a partir de 14 de junho em todas as macrorregiões do Ceará. Mais de 200 quadrilhas se apresentam e são julgadas até chegarem nas finalistas que participam do campeonato estadual, entre os dias 25 e 28 de julho, na cidade de Sobral.
O XXIV Ceará Junino é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), com parceria da Prefeitura Municipal de Sobral e conta com produção da Assum Preto Produções. O evento conta com apoio institucional do Centro Cultural Cariri, integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, gerido pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte.


Apresentações do lançamento


Quadrilha Nação Nordestina (Juazeiro do Norte)

Com o intuito de homenagear os Profetas da Chuva e divulgar ainda mais essa cultura ancestral para que ela não se perca ao longo do tempo, a Nação Nordestina apresenta: Profético. Um espetáculo ambientado no sertão nordestino em um período de seca profunda, tendo o êxodo rural como um fantasma frequente do dia a dia. Entretanto, tudo muda a partir das previsões de um Profeta da Chuva, pois uma nova esperança surge, fazendo o povo acreditar de novo em um período de chuva abundante.

Quadrilha Junina Guaraci (Crato

Em 2024, a Junina Guaraci traz aos arraiás o espetáculo “Os Causos do Capitão”. Com um enredo inovador e impactante, busca evidenciar a história do rei do cangaço Virgulino Ferreira, o famoso Lampião. A história se desenrola por meio de causos da literatura de cordel e narrativas populares, que une os costumes do povo e o prazer de contar história, com expressões humorísticas da realidade brasileira, transformando em bem-humorado desvario ficcional o destino pós-morte do mítico e controverso personagem.


Quadrilha Santo Antônio (Barbalha)

Em 2024, a Quadrilha Santo Antônio te convida a embarcar numa viagem repleta de magia, encanto, colheita e muita festança. No terreiro da fazenda tem a Quadrilha Santo Antônio, que retrata de modo singelo e cômico a vida dos moradores de uma típica fazenda fictícia de cultura camponesa de São Miguel. A perseverança como a figura central vai traduzir a força e a sua essência, para assim, mostrar que o amor pode desafiar até mesmo o mais duro coração.


Karynna, a Braba

Dona de uma voz potente e de um timbre marcante, Karynna chega como promessa de ascensão no mercado feminino do forró. Cantora, compositora e instrumentista, Karynna é natural de Juazeiro do Norte. 


SERVIÇO

Lançamento do XXIV Festejo Ceará Junino
Data: 1º de junho (sábado)
Horário: 17h
Local: no Terreiro das Artes do Centro Cultural do Cariri

Gratuito e aberto ao público mediante 1kg de alimento não perecível.

Mais dois casos de violência contra a mulher em Juazeiro e Caririaçu e outro de ameaça

Mais duas mulheres recorreram à polícia para intervir em crimes contra a Lei Maria da Penha no Cariri. Em Caririaçu, militares do destacamento local estiveram na Rua Afonso Borges perto do cemitério da cidade. Maria Sabino de Matos, de 35 anos, disse que seu ex-companheiro ameaçava quebrar a porta e ao sair fora foi ameaçada e agredida verbalmente. No local estava o acusado apresentando sinais de ter ingerido bebidas alcoólicas e pretendia agredir o filho do casal.


Francisco Rafael Pedro dos Santos, de 33 anos, mora no Sítio Barrado na zona rural de Caririaçu. Ele disse aos PMs ter ido lá buscar o seu filho quando surgiu uma discussão com a ex-esposa e a troca de insultos. O mesmo já responde por violência doméstica, ameaça, crime de trânsito e foi levado à Delegacia de Polícia Civil de Caririaçu para os devidos procedimentos quando a delegada Wannini Galiza arbitrou fiança no valor de R$ 2.824,00

Já na Rua Presidente Vargas (Salesianos) em Juazeiro uma menor de 17 anos disse ter sido agredida por seu companheiro e recorreu ao apoio da PM para sair de casa com seus pertences. Ela seguiu para a casa da avó e não quis representar contra Cícero Felipe da Cruz Pereira, de 24 anos, que usa tornozeleira eletrônica. Ele responde por roubo, lesão corporal e corrupção de menor. Em maio, ela já tinha sido agredida e pediu medida protetiva. Dias depois mandou revogar dizendo que “estava tudo bem”.

Dias antes, na Rua Epitácio Pessoa (Franciscanos) em Juazeiro, a PM esteve para averiguar um conflito no local. Os policiais se depararam com a cabeleireira Geisa, nome social de Junior Oliveira Felipe dos Santos, de 28 anos, ameaçando João Pinheiro Filho, de 55 anos, que mora na Rua São Benedito naquele bairro. Na delegacia, a vítima desistiu de representar contra a acusada. A travesti Geisa já travou briga de faca com uma transexual e responde por injúria, desacato, resistência e crime de trânsito.

Irmão tenta matar a irmã a facadas no Ceará por conflitos sobre herança

Um homem, de 40 anos, tentou matar a própria irmã, de 42 anos, a facadas na cidade de Cruz, no Ceará, por conta de desavença na partilha do patrimônio da família. O homem foi preso na quarta-feira (29), por tentativa de feminicídio.


Câmeras de segurança registraram o momento que policiais civis capturaram o suspeito, que estava com um mandado de prisão preventiva em aberto.

Segundo a Delegacia Municipal de Cruz, o crime aconteceu no dia 21 de maio deste ano. A vítima embarcou em uma topique na Praia do Preá, onde mora, em direção a sede de Cruz, quando o irmão dela entrou no veículo durante o trajeto e a atacou com vários golpes de faca.

Durante a ação, outros passageiros conseguiram retirar o homem do transporte coletivo e socorreram a mulher. Já o suspeito, fugiu em uma moto e passou oito dias foragidos, até ser preso.

Mais três presos por violência doméstica em Juazeiro e outro fugiu em Aurora

Policiais civis da DDM de Juazeiro prenderam dois homens por desobedecerem à justiça e a PM recolheu outro e um fugiu em Caririaçu. Os dois primeiros foram o supervisor de serviços Thalysonn Wesley Cipriano da Silva, de 39, residente no bairro Monsenhor Murilo e Francisco Joelmerlanio de Sousa Moreno, de 38 anos, que mora no bairro Frei Damião. Ambos descumpriram medidas judiciais protetivas e foram recolhidos por policiais civis da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Juazeiro


Antes, militares do destacamento de Aurora estiveram na Rua Nova no bairro Araçá, onde uma mulher de 38 anos informou que seu companheiro José Borges Duarte, de 43 anos, agrediu a mesma no rosto com um chicote e fugiu. Já na tarde desta quinta-feira (30) em Juazeiro policiais militares estiveram na Rua São Miguel (Pio XII), onde Ricardo Pereira Batista estava embriagando, agrediu a companheira e terminou levado à Delegacia de Defesa da Mulher.

Por: Miséria

Pastor evangélico preso em Juazeiro do Norte responde por latrocínios e sequestros

Um pastor evangélico foi preso em Juazeiro no interior de uma Igreja no centro da cidade e antes do culto começar. Contra Aloizio dos Santos do Nascimento, de 36 anos, foram cumpridos três mandados de prisões preventivas por policiais civis de Alagoas. Segundo a polícia ele costumava agir de forma violenta perante suas vítimas e ainda aliciava menores para participar dos crimes. A operação foi coordenada pelo Núcleo de Investigação Especial da Delegacia Geral de Polícia Civil (NIESP) de Alagoas.


O mesmo era considerado foragido há 16 anos e procurado por uma série de crimes cometidos nos municípios de São Miguel dos Campos, Maribondo e Anadia. Um dos mandados judiciais está relacionado a um latrocínio no dia 6 de junho de 2008, no Sítio Oiteiro na zona rural de Maribondo (AL). O mototaxista Jailton Correia da Silva, de 29 anos, foi morto a tiros na nuca e teve sua moto roubada por Aloizio e um comparsa. Outro mandado se refere a um assalto a mão armada e formação de quadrilha em São Miguel dos Campos (AL).

Já o terceiro mandado é por um crime ainda mais complexo, ocorrido em agosto de 2008, em Anadia (AL), quando Aloizio e dois adolescentes sequestraram o empresário José Reinaldo da Silva, de 41 anos, que foi morto a tiros e teve o seu veículo roubado. Ele ainda esteve preso em Alagoas, mas conseguiu fugir do cárcere quando veio se refugiar no Ceará. Em Alagoas é tido como de alta periculosidade e, em Juazeiro, pastor evangélico. Agora, retorna ao seu estado nos braços da polícia.

Por: Miséria

Acusado de crimes no Cariri morre num confronto com a PM e homem após acidente em Milagres

Duas mortes violentas num intervalo médio de cinco horas na noite desta quinta-feira no Cariri. Por volta das 19 horas, no Conjunto Minha Casa Minha Vida no bairro Barro Branco em Crato, Murilo Massaranduba Januário, de 26 anos, morreu num confronto com militares do BEPI. Ele é acusado de vários crimes no Cariri e os PMs tentaram prendê-lo quando ocorreu o confronto resultando na morte do mesmo que residia no Sítio Apanha Peixe em Mauriti e ainda foi socorrido ao hospital.


Ele morreu exatamente na data da missa de trigésimo dia pela morte do advogado Bruno Yarlley dos Santos Duarte, de 33 anos, que ele matou a tiros no dia 30 de abril. O crime aconteceu perto da sua casa no Distrito de Belmonte e a escopeta calibre 12 usada no crime chegou a ser apreendida. Murilo usava tornozeleira eletrônica e rompeu a mesma para fugir por um matagal próximo sem ser monitorado após matar o advogado que vinha sendo ameaçado

Murilo respondia vários procedimentos por assaltos, danos, homicídios, rebelião no cárcere, porte de drogas, perturbação à ordem pública e era membro de organização criminosa de origem paulista. Dia 12 de maio de 2022 ele matou a golpes de pau e pedradas o Soldado PM José Samuel Bezerra Janoca, de 35 anos. O militar trabalhava em Barro, mas o crime aconteceu em Mauriti. Murilo e o coautor foram presos em flagrante em Caririaçu. Outro crime atribuído a ele foi em setembro de 2021, em Brejo Santo, quando roubou a moto de uma garota.

ACIDENTE – Já por volta das 23h30min, ainda desta quinta-feira, morreu Francisco Francinilton Menezes dos Santos, de 48 anos. Ele residia na Vila Sol Nascente na zona rural de Milagres e se envolveu num acidente mais precisamente a colisão de veículos na BR-116. O mesmo pilotava uma moto e, após a batida, faleceu no local sem tempo para atendimento médico hospitalar.

Por: Miséria

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Casal de mulheres assassinado a tiros em Campos Sales na tarde desta quarta-feira

Duas mulheres foram assassinadas na tarde desta quarta-feira em Campos Sales chegando a três homicídios em maio naquele município e um total de cinco em 2024 ou a mesma quantidade em relação ao ano passado. Por volta das 14h30min Jakeline Galdino da Silva, de 30 anos, que residia na Rua dos Guararapes (Bairro Guarani) e Gilmara de Almeida Lopes, de 38 anos, que morava no município de Simões (PI), foram as vítimas.


As duas caminhavam de mãos dadas pela Avenida Padre Nobre daquele bairro quando foram surpreendidas pelos disparos de pistola efetuados por dois homens que trafegavam numa moto Honda Titan e passaram atirando. Gilmara vinha constantemente ao município de Campos Sales, onde mantinha um relacionamento amoroso com Jakeline. Ela era suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas.

Com elas duas chega a 13 o número de mulheres assassinadas este ano no Cariri. A última mulher morta em Campos Sales tinha sido Viviane da Silva Lima, de 23 anos, que residia no Conjunto Lindalva (Bairro Poço). O crime foi no dia 28 de janeiro de 2022 na Avenida Francisco das Chagas Arrais no bairro Aparecida praticado por dois homens que fugiram numa moto os quais balearam ainda uma menor de 16 anos que estava com ela. Viviane respondia por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Por: Miséria

Sanfoneiro morre em Jardim numa colisão de carros que deixou mais três pessoas feridas

Mais um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado nesta quarta-feira no Cariri. Por volta das 14h30min houve uma colisão de carros na CE-060 que liga Barbalha e Jardim mais precisamente no Sítio Serra Gravatá. Um veículo Fiat Pálio de cor verde subia na direção de Barbalha quando colidiu num Fiat Uno prata que viajava em sentido contrário. No local, morreu o motorista do primeiro carro Francisco André Miguel, de 77 anos, o conhecido sanfoneiro Edilzo.


Ele era agricultor, residia no Sítio Serra Gravatá e ficou preso às ferragens. Já no Fiat Uno estavam dois homens e uma mulher também residentes na zona rural de Jardim. Os três foram socorridos pelo SAMU a hospitais de Jardim e Barbalha. Os veículos ficaram bem estragados e a ocorrência foi atendida por militares do RAIO de Jardim. Foi a quarta morte em acidente de trânsito esta semana no Cariri. As outras foram em Santana do Cariri, Lavras da Mangabeira e Farias Brito.

Por: Miséria

Mais dois casos de violência contra a mulher em Juazeiro e Caririaçu e outro de ameaça

Mais duas mulheres recorreram à polícia para intervir em crimes contra a Lei Maria da Penha no Cariri. Em Caririaçu, militares do destacamento local estiveram na Rua Afonso Borges perto do cemitério da cidade. Maria Sabino de Matos, de 35 anos, disse que seu ex-companheiro ameaçava quebrar a porta e ao sair fora foi ameaçada e agredida verbalmente. No local estava o acusado apresentando sinais de ter ingerido bebidas alcoólicas e pretendia agredir o filho do casal.


Francisco Rafael Pedro dos Santos, de 33 anos, mora no Sítio Barrado na zona rural de Caririaçu. Ele disse aos PMs ter ido lá buscar o seu filho quando surgiu uma discussão com a ex-esposa e a troca de insultos. O mesmo já responde por violência doméstica, ameaça, crime de trânsito e foi levado à Delegacia de Polícia Civil de Caririaçu para os devidos procedimentos quando a delegada Wannini Galiza arbitrou fiança no valor de R$ 2.824,00

Já na Rua Presidente Vargas (Salesianos) em Juazeiro uma menor de 17 anos disse ter sido agredida por seu companheiro e recorreu ao apoio da PM para sair de casa com seus pertences. Ela seguiu para a casa da avó e não quis representar contra Cícero Felipe da Cruz Pereira, de 24 anos, que usa tornozeleira eletrônica. Ele responde por roubo, lesão corporal e corrupção de menor. Em maio, ela já tinha sido agredida e pediu medida protetiva. Dias depois mandou revogar dizendo que “estava tudo bem”.

Dias antes, na Rua Epitácio Pessoa (Franciscanos) em Juazeiro, a PM esteve para averiguar um conflito no local. Os policiais se depararam com a cabeleireira Geisa, nome social de Junior Oliveira Felipe dos Santos, de 28 anos, ameaçando João Pinheiro Filho, de 55 anos, que mora na Rua São Benedito naquele bairro. Na delegacia, a vítima desistiu de representar contra a acusada. A travesti Geisa já travou briga de faca com uma transexual e responde por injúria, desacato, resistência e crime de trânsito.

Por: Miséria

Mulher se joga do viaduto em Crato

Uma mulher se jogou na tarde desta Quinta feira de cima do viaduto em Crato que fica próximo ao Bairro Muriti em Crato

 
O samu esteve no local onde levou a mesma para o Hospital

Ela não foi Indentificada

Polícia Militar do Ceará inicia, hoje, Operação Corpus Christi

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), realiza, a partir de 6 horas da tarde de hoje, a “Operação Corpus Christi”, seguindo até as seis da tarde do próximo domingo (2). 


A operação Corpus Christi conta com a parceria da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Ministério Público do Ceará (MPCE), Poder Judiciário, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) de Fortaleza e Departamentos Municipais de Trânsito.

O efetivo é de 348 policiais militares, sendo 92 militares a mais que em 2023.

O objetivo é fortalecer a prevenção de acidentes e garantir a ordem pública durante o período. Os trabalhos acontecem em pontos de fiscalização nas rodovias estaduais.

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Preso suspeito de matar acusado de crimes na sua loja em Missão Velha

A Polícia Civil de Missão Velha conseguiu elucidar um suposto crime de pistolagem e um dos envolvidos já está preso. Na tarde desta segunda-feira policiais civis de Missão Velha, Penaforte e PM do Pernambuco recolheram o jovem David Moreira Alves, de 23 anos, apelidado por “Deivinho”. Ele reside em Araripina, mas foi localizado no município de Salgueiro. Os agentes cumpriram Mandado de Prisão Temporária expedido pela Comarca de Missão Velha.


Ele é um dos envolvidos na execução do comerciante acusado de crimes Fabrício Guedes da Silva, de 41 anos, no último dia 18 de julho. Após investigações, o delegado de Missão Velha, José Ronaldo Leite, requereu a prisão no que foi atendido pela justiça. A vítima foi assassinada com 16 tiros no interior da sua Bombonière que funciona na Rua Padre Félix no centro de Missão Velha. Dois homens chegaram numa moto e foram na direção de Fabrício já empunhando suas pistolas quando efetuaram os disparos.

Fabrício integrava organização criminosa no Sertão Central com base em Acopiara e respondia por homicídios e tráfico internacional de drogas tendo sido condenado a 17 anos de prisão no ano de 2014. No dia 18 de outubro de 2017, na Rua Emídio Alves de Almeida (Bairro Nova Acopiara), Maria Socorro Alves de Lima, a “Novinha”, foi morta a tiros por Fabrício e mais três comparsas. Ela vendia drogas para o grupo de Fabrício e os clientes começaram a reclamar a qualidade da cocaína deixando de comprar.

Eles descobriram que “Novinha” adicionava bastante goma na cocaína quando passaram ameaçar de morte a mesma em virtude da perda de clientes a exemplo do que já tinham feito com outra mulher. Além disso, “Novinha” chegou a trocar um celular novo dos traficantes por um de qualidade bem inferior e já arrumava suas coisas para ir embora de Acopiara. Inclusive, já tinha vendido a maioria dos bens quando foi executada dentro de sua casa com quatro tiros.

Operação Corpus Christi inicia nesta quarta-feira com reforço de 348 policiais militares no Ceará

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) inicia, nesta quarta-feira (29), às 18h, a “Operação Corpus Christi” em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE). A operação, que se estenderá até as 18h de domingo (2), conta com a participação de 348 policiais militares, representando um aumento de 35,9% em relação ao ano passado, quando 256 PMs integraram a ofensiva.

O principal objetivo da operação é intensificar a prevenção de acidentes e manter a ordem pública durante o feriado prolongado. As atividades serão realizadas em diversos pontos de fiscalização nas rodovias estaduais de Fortaleza e do interior do estado.
A operação contará com uma estrutura robusta, composta por 28 viaturas, 62 motocicletas e 10 guinchos, distribuídos em 27 postos fixos de fiscalização. A ação será realizada em colaboração com diversos órgãos, incluindo a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Federal (PF), o Ministério Público do Ceará (MPCE), o Poder Judiciário, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) de Fortaleza e os Departamentos Municipais de Trânsito.
A operação visa não apenas a redução de acidentes, mas também a garantia de um ambiente seguro e ordenado para todos os que transitarão pelas rodovias estaduais durante o feriado de Corpus Christi.

Mulher encontrada morta em clínica no Juazeiro e homem morre num acidente em Farias Brito

Mais duas mortes violentas registradas em Juazeiro do Norte e Farias Brito. Por volta das 18 horas desta terça-feira foi encontrado o corpo da agricultora Elza Terezinha Leal de Lima, de 49 anos. O achado se deu no Centro de Reabilitação e Atenção Integrada que funciona na Rua Doutor João Tavares (Aeroporto) em Juazeiro. O corpo foi recolhido pelo rabecão a fim de ser necropsiado na Pefoce do Cariri com vestígios que tenha tirado a sua própria vida com o vestido.


Já por volta das 8 horas desta quarta-feira houve um acidente com vítima fatal em Farias Brito mais precisamente uma colisão entre moto e carro. Na rotatória existente na saída para Várzea Alegre morreu um motoqueiro até o momento não identificado já que estava sem documentos. O motorista do carro era um médico que seguia para o plantão no hospital de Farias Brito e permaneceu no local. Ele disse aos policiais militares que motoqueiro trafegava em alta velocidade e invadiu a contramão causando o acidente.

terça-feira, 28 de maio de 2024

Idoso de 76 anos morre após ser atacado por abelhas em Assaré

Quase um ano depois e mais uma morte em decorrência de ataque por abelhas na região do Cariri. Por volta das 20 horas desta segunda-feira (27) o agricultor Antonio Domingos Salvador Filho, de 76 anos, deu entrada no Hospital Euclides Nogueira de Altaneira, mas já sem vida. Ele residia no Sítio Cajazeiras dos Semeões na zona rural de Assaré, onde, momentos antes, foi picado pro abelhas italianas, mas não resistiu ao ataque. O corpo foi recolhido pelo rabecão a fim de ser necropsiado na Pefoce do Cariri.


A última morte nestas circunstâncias no Cariri tinha ocorrido em Juazeiro. No dia 9 de junho de 2023 foi encontrado o corpo do reciclador Ernandes Chaves de Freitas, de 42 anos, que residia na Rua José Paracampos (Romeirão), desaparecido há dois dias. Estava num matagal por trás do Verdes Vales Lazer Hotel (Planalto) apresentando lesões no rosto e nos braços em decorrência de ataque por abelhas. Por conta da grande quantidade dos insetos no local, o corpo foi retirado por Bombeiros Militares.

Por : Miséria

Menor morre no HRC em Juazeiro ao sair baleado num confronto com a PM após roubo de moto

Mais uma morte no Juazeiro em decorrência de intervenção policial. Por volta das duas horas da madrugada desta segunda-feira o menor Yan Kairon de Oliveira Vieira Santos, de 17 anos, morreu no Hospital Regional do Cariri. Ele residia no Conjunto Monsenhor Montenegro em Crato e, hora e meia antes, saiu baleado num confronto com o RAIO na Rua Edgar Coelho de Alencar (São José) em Juazeiro, quando terminou socorrido ao hospital pelos próprios policiais e o outro conseguiu fugir.


Segundo a polícia, dois homens armados roubaram a moto Honda Fan Vermelha de placa POB-7B27 de um homem de 38 anos nas imediações do Memorial Padre Cícero (Bairro do Socorro) e fugiram. O dono do veículo estava rastreando e informou aos PMs onde a moto estava apontando para um matagal no bairro São José para onde os “raianos” seguiram.

Ainda de acordo com a polícia, foram recebidos à bala e houve revide quando o adolescente saiu atingido e socorrido ao HRC, mas não resistiu. A moto foi recuperada e um revólver calibre 32 com cinco munições deflagradas foi apreendido, além de R$ 62,00 e o celular da vítima. Todo o procedimento foi feito pelo delegado plantonista Victor Timbó na 20ª Regional de Polícia Civil de Juazeiro.

Por: Miséria

Polícia Federal em ação na região do Cariri deflagra operação contra pornografia infantil

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (28) a Operação na região do Cariri cearense, para combater o comércio de pornografia infantil. Com isso, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Barbalha, expedido pela 16ª Vara da Justiça Federal de Juazeiro do Norte.

A investigação iniciou a partir de uma denúncia enviada por uma Organização Não Governamental (ONG) internacional que combate a exploração sexual infantil e localiza crianças desaparecidas, em parceria com o governo norte-americano. Ao detectar na internet a movimentação de imagens contendo sexo explícito infantil, identificou-se que o usuário era de origem brasileira, acionando então a Polícia Federal para identificar e localizar o suspeito.
Segundo a PF, a operação tem como objetivo “proteger vítimas de abuso sexual infantil e interromper crimes de armazenamento, difusão e venda de arquivos digitais com conteúdo sexual infantojuvenil pela internet”.
O mandado de busca e apreensão foi cumprido na intenção de identificar outros envolvidos nos crimes e ainda obter indícios de crimes diferentes. Até o momento, o suspeito em questão pode responder por crime hediondo de posse, armazenamento e disponibilização de material pornográfico envolvendo criança ou adolescente, com pena prevista de até 10 anos de prisão – sem desconsiderar a possibilidade de outros crimes mais graves serem descobertos a partir da análise do material digital apreendido. A PF indica que as investigações continuam, a partir da análise do material.
O nome da operação faz alusão a uma das atribuições da Polícia Federal, que é reprimir crimes praticados pela internet, “protegendo o direito das crianças e adolescentes de se desenvolverem livres de abusos e explorações sexuais”, como destaca a corporação.

Cinco homicídios no Cariri e sete mortes em acidentes de trânsito no fim de semana

Subiu de três para 12 o número de mortes violentas na comparação entre os dois fins de semana na região do Cariri. Neste foram sete em acidentes de trânsito, quatro homicídios e um caso de intervenção policial com quatro corpos de Juazeiro, dois de Crato, outros dois de Mauriti e os demais de Missão Velha, Santana do Cariri, Lavras da Mangabeira e Porteiras. A primeira morte foi ainda na noite de sexta-feira, com cinco no sábado, mais cinco no domingo e uma nesta segunda-feira.


Por volta das 23h30min de sexta-feira pessoas que trafegavam pela estrada que liga a sede de Missão Velha ao Distrito de Jamacaru, encontraram o corpo de um homem. Era do motoboy Jackson Gomes da Silva, de 33 anos, apelidado por “Jaque” que residia na Rua Projetada 1 do Minha Casa Minha Vida (Betolandia) em Juazeiro. O cadáver estava ao lado de sua moto da qual, supostamente, deve ter perdido o equilíbrio e caído quando faleceu no local.

Às 05h30min de sábado Jefersson de Lima Rodrigues, de 28 anos, foi morto a tiros. Ele morava na Rua 13 de Dezembro nas Cacimbas (Bairro Seminário) em Crato e teve a casa invadida pelos assassinos que o executaram. O mesmo respondia por crime de violência doméstica e, no último dia 9 de julho, Jefersson e o pai Edmilson Oliveira Rodrigues praticaram crimes de lesões contra três pessoas e saíram lesionados numa briga de rua. Foi o 15º homicídio do ano em Crato.

Já às 11 horas o agricultor Ramiro Soares de Sousa, de 38 anos, que residia na Rua 4 do bairro Bela Vista em Mauriti, morreu no HRC. No dia 13 de abril ele foi deixar um amigo numa festa e retornava para casa quando, no Sítio Extrema, um carro bateu na traseira da sua moto. O motorista jamais foi identificado e Ramiro até já tinha amputado uma das pernas, mas faleceu 42 dias após o acidente.

Três horas depois morreu no Hospital Regional do Cariri (HRC) o funileiro Joaquim Tomaz da Silva, de 63 anos, que residia na Avenida Maceió (Romeirão). Ele seguia para casa quando se envolveu numa colisão de bicicletas tendo caído batendo a cabeça no solo. O mesmo foi socorrido com suspeita de traumatismo craniano e não resistiu, sendo a terceira morte em acidente no mês de maio no Juazeiro e a 13ª do ano.

Por volta das 18h30min, na CE-386 na altura do Sítio Quebra (Distrito de Ponta da Serra) na zona rural de Crato, houve uma colisão moto/carro. No local, morreu o pedreiro Giovanni de Oliveira Leite, de 28 anos, que residia naquela localidade para onde estava indo. Os dois veículos ficaram bem estragados e Giovanni não resistiu a gravidade dos ferimentos tendo os profissionais de saúde do SAMU apenas constatado o óbito.

Já às 19 horas, ainda no sábado, novo acidente de trânsito com vítima fatal dessa vez em Mauriti no caso uma colisão de motocicletas. Foi na CE-152 entre os distritos de Buritizinho e São Félix. Francisco Erivaldo dos Santos Lima, de 27 anos, residia no Sítio Olho (Distrito de São Felix) e ainda foi socorrido ao hospital local, onde morreu ao dar entrada. O condutor da outra moto segue internado.

Na primeira hora da madrugada de domingo, foi morto a tiros o reciclador Francenildo Silva dos Santos, de 40 anos, o “Lagartixa”, que residia na Rua Vaqueiro Raimundo Jacó (Bairro Leandro Bezerra) em Juazeiro. O crime aconteceu no cruzamento da Rua Fausto Guimarães com a Avenida Castelo Branco (Pirajá) e ele ainda correu para tentar fugir da linha de tiros, mas não conseguiu. Era usuário de drogas e respondia por crimes de ameaça e arrombamento.

Por volta de 01h30min mais um acidente com vítima fatal dessa vez na CE-292 entre Nova Olinda e o Distrito de Aratama em Assaré. Todavia, na área do Sítio Latão em Santana do Cariri onde colidiram e incendiaram um Ford KA e um Fiat Punto. O idoso Francisco Rodrigues da Silva, de 74 anos, residia no Sítio Latão e morreu sendo retirado a tempo do seu Fiat para não ter o corpo carbonizado. O mesmo ocorreu com os dois ocupantes do outro carro que foram socorridos com quadros clínicos estáveis

Cerca de cinco horas depois o vigilante Luciano do Nascimento Catarina, de 35 anos, pilotava sua moto quando houve a colisão num carro. O acidente aconteceu na BR-230 perto da localidade conhecida como Ribeirão na zona rural de Lavras da Mangabeira e o condutor da moto faleceu no local. Luciano residia no Sitio Canauna na zona rural de Ipaumirim e era muito conhecido e querido naquele município.

Às 08h30min o Sargento PM da Reserva João Genival Martins, de 54 anos, foi morto a tiros num bar na esquina das ruas Sargento Cícero Dantas e Princesa Isabel em Porteiras. Ele residia na Rua Orismídio Francelino da Costa (Bairro Francisco Irapuã Tavares) naquele município e o crime foi praticado por dois homens que fugiram numa moto. O Sargento J. Martins usava tornozeleira, estava armado e respondia por disparos em via pública, porte de arma e crime de pistolagem em Porteiras.

Por volta das 20 horas foi encontrado num matagal na Rua Francisco Pereira da Silva (Horto) o corpo de Antonio Iranildo Prudêncio do Nascimento, de 39 anos, o “Pereira”, que residia na Rua Expedito Belarmino de Sousa naquele bairro. Ele apresentava lesões a golpes de facão na nuca. No dia 24 de junho de 2015, o mesmo matou a golpes de facão quase degolando o sobrinho Francisco Ermesson do Nascimento Cruz, de 17 anos, o “Buiu” e lesionou a mãe da vítima na mão a qual tentava tomar o facão do seu irmão.

No início da madrugada desta segunda-feira o menor Yan Kairon de Oliveira Vieira Santos, de 17 anos, morreu no Hospital Regional do Cariri após sair baleado num confronto com a PM. Ele residia no Conjunto Monsenhor Montenegro em Crato e, hora e meia antes, foi localizado pelo RAIO num matagal na Rua Edgar Coelho de Alencar (São José) em Juazeiro, com uma moto roubada momentos antes. O dono do veículo rastreou e acionou a PM que foi recebida à bala e houve revide quando o adolescente saiu atingido e socorrido ao HRC, mas não resistiu. A moto foi recuperada e um revólver calibre 32 com cinco munições deflagradas foi apreendido.

Por: Miséria

Escrivão da polícia encontrado morto na sua casa em Crato e homicídio à bala em Barbalha

Mais dois corpos recolhidos pelo rabecão a fim de serem necropsiados na Pefoce de Juazeiro. Por volta das 20 horas desta segunda-feira o corpo do Escrivão da Polícia Civil Emanuel Belchior Vilar, de 55 anos, que residia na Rua Cícero Araripe (Bairro Pimenta) em Crato, foi encontrado na sua casa. Ele trabalhava na Ciops em Juazeiro e existem indícios que tenha tirado a própria vida, mas tudo será esclarecido com o exame na Pefoce. O velório será na AFAGU na Rua Nelson Alencar, 748 no centro de Crato com sepultamento às 17 horas no Cemitério Nossa Senhora da Piedade.


Já por volta das 7 horas desta terça-feira o agricultor Francisco Erasmo Barbosa Cardoso, de 35 anos, que residia no Sítio Taquari (Distrito de Arajara) na zona rural de Barbalha, foi morto a tiros. Ele foi atocaiado quando pilotava sua moto Honda Fan de cor azul e placa de Minas Gerais pela estrada do Sítio Barro Vermelho naquele município. Populares ouviram estampidos de arma de fogo e, depois, se depararam com o corpo ao lado da moto perto do Loteamento Canaã em Barbalha. O mesmo respondia por violência doméstica, desde maio de 2023, quando agrediu a irmã com pedradas e ela requereu medida judicial protetiva

Este foi o terceiro homicídio do mês de maio em Barbalha e o oitavo de 2024 no município ou 53% em relação aos 15 assassinatos registrados ano passado. O último deste ano tinha acontecido no dia 18 de maio num caso de intervenção policial na Rua Natanael Pereira de Sousa (Bairro Alto do Rosário) quando Mateus Inácio Garcia, de 24 anos, morreu no hospital. Ele tinha contra si mandado em aberto e respondia por assaltos, danos, ameaça e motim na cadeia de Juazeiro.

Por: Miséria

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Filho mata o próprio pai com facada no interior do Ceará

Um homem foi preso em flagrante no último sábado (25), suspeito de matar o próprio pai com uma facada. O caso aconteceu na localidade de Capitão Mor, em Boa Viagem, no interior do Ceará.


De acordo com testemunhas, os dois estavam tomando bebidas alcoólicas em uma fazenda, quando houve uma discussão entre eles. O pai ameaçou o suspeito com um pedaço de madeira. Em seguida, o filho pegou uma faca e atingiu o homem no abdome.

A Polícia Militar confirmou a prisão do suspeito.

Homem morto a tiros na sua casa em Crato e motoboy juazeirense encontrado sem vida ao lado da moto em Missão Velha

Duas mortes violentas registradas num intervalo médio de cinco horas entre a noite desta sexta-feira e madrugada de hoje no Cariri. Por volta das 05h30min deste sábado o jovem Jefersson de Lima Rodrigues, de 28 anos, foi morto a tiros. Ele morava na Rua 13 de Dezembro na localidade denominada Cacimbas (Bairro Seminário) em Crato e teve a casa invadida pelos assassinos que o executaram. O mesmo respondia crime de violência doméstica e, no último dia 9 de julho, Jefersson e o pai Edmilson Oliveira Rodrigues praticaram crimes de lesões contra três pessoas durante briga de rua e, também, foram agredidos.


Este foi o quarto homicídio do mês de maio em Crato e o 15º do ano no município ou 39% em relação aos 38 assassinatos registrados no decorrer do ano passado. O último deste ano tinha acontecido quarta-feira (22) quando o vendedor Pedro Fernando Souza Oliveira Leite, de 24 anos, que residia no Sítio Baixio dos Robertos, morreu num confronto com a polícia. Ele estava sendo procurado como um dos suspeitos de ter, na noite anterior, atirado no Subtenente Marinilson em Juazeiro num atentado latrocida.

ACIDENTE – Antes, por volta das 23h30min desta sexta-feira, pessoas que trafegavam pela estrada que liga a sede de Missão Velha ao Distrito de Jamacaru, encontraram o corpo de um homem. Era do motoboy Jackson Gomes da Silva, de 33 anos, apelidado por “Jaque” que residia na Rua Projetada 1 do Minha Casa Minha Vida (Betolandia) em Juazeiro. O cadáver estava ao lado de uma motocicleta e, provavelmente, o mesmo deve ter perdido o equilíbrio, caído do veículo e faleceu no local.

Por: Miséria

Acidentes deixaram seis mortos no Cariri desde colisão de bicicletas à colisão de carros com incêndios dos dois veículos

Seis pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito entre a tarde deste sábado e manhã de ontem no Cariri. Por volta das 11 horas de sábado o agricultor Ramiro Soares de Sousa, de 38 anos, que residia na Rua 4 do bairro Bela Vista em Mauriti, morreu no HRC. No dia 13 de abril ele foi deixar um amigo numa festa e retornava para casa quando, no Sítio Extrema, um carro bateu na traseira da sua moto. O motorista jamais foi identificado e Ramiro até já tinha amputado uma das pernas, mas faleceu 42 dias após o acidente.


Já às 14 horas morreu no Hospital Regional do Cariri (HRC) o funileiro Joaquim Tomaz da Silva, de 63 anos. Ele residia na Avenida Maceió (Romeirão) e seguia para casa. A caminho de sua residência, se envolveu numa colisão de bicicletas quando caiu batendo com a cabeça no solo. O mesmo foi socorrido ao HRC com suspeita de traumatismo craniano e não resistiu, sendo a terceira morte em acidente no mês de maio em Juazeiro e a 13ª do ano.

Por volta das 18h30min, na CE-386 na altura do Sítio Quebra (Distrito de Ponta da Serra) na zona rural de Crato, houve uma colisão moto/carro. No local, morreu o pedreiro Giovanni de Oliveira Leite, de 28 anos, que residia naquela localidade para onde estava indo. Os dois veículos ficaram bem estragados e Giovanni não resistiu a gravidade dos ferimentos tendo os profissionais de saúde do SAMU apenas constatado o óbito.

Meia hora depois, novo acidente de trânsito com vítima fatal dessa vez em Mauriti no caso uma colisão de motocicletas. Foi na CE-152 entre os distritos de Buritizinho e São Félix. Francisco Erivaldo dos Santos Lima, de 27 anos, residia no Sítio Olho (Distrito de São Felix) e ainda foi socorrido ao hospital local, onde morreu ao dar entrada. O condutor da outra moto segue internado.

Por volta de 01h30min da madrugada deste domingo novo acidente dessa vez na CE-292 entre Nova Olinda e o Distrito de Aratama em Assaré. Todavia o acidente foi na área do Sítio Latão em Santana do Cariri onde colidiram e incendiaram um Ford KA e um Fiat Punto. O idoso Francisco Rodrigues da Silva, de 74 anos, residia no Sítio Latão e morreu sendo retirado a tempo do seu Fiat para não ter o corpo carbonizado. O mesmo ocorreu com os dois ocupantes do outro carro que foram socorridos.

Já às 6 horas da manhã deste domingo houve um acidente com vítima fatal no município de Lavras da Mangabeira. Foi na BR-230 naquele município onde uma pessoa faleceu, mas a reportagem do Site Miséria ainda não conseguiu a identificação.

Por; Miséria

Operação captura 108 pessoas suspeitas de crimes sexuais contra crianças e adolescentes no Ceará


As Forças de Segurança do Ceará realizaram, em todo o Estado, 108 capturas relacionadas aos crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. As ações aconteceram de 2 a 20 de maio deste ano. As informações foram repassadas em coletiva de imprensa na sexta-feira (24).


A ofensiva é coordenada, em âmbito nacional, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). No Ceará, as Polícias Civil e Militar, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizaram prisões em flagrante, cumpriram mandados de prisão e registraram atos infracionais contra adolescentes.

Entre as prisões divulgadas está a de um homem, de 32 anos, ocorrida na manhã da sexta-feira (24), em Choró. O homem estava sendo investigado por crimes sexuais contra alunas de uma instituição de ensino localizado, em Quixadá. Ele segue sendo investigado.

As ações realizaram, ainda, fiscalizações a 2289 estabelecimentos. Durante os trabalhos integrados, abordagens a pessoas e veículos em conduta suspeita também foram realizadas.

Sargento da Reserva morto a tiros num bar em Porteiras era envolvido com um crime de pistolagem

Um Sargento da Reserva da Polícia Militar foi morto a tiros na manhã deste domingo na região do Cariri. João Genival Martins, de 54 anos, o Sargento Jão Martins, que residia na Rua Orismídio Francelino da Costa (Bairro Francisco Irapuã Tavares) em Porteiras, foi morto a tiros. O crime aconteceu por volta das 08h30min em um bar no cruzamento das ruas Sargento Cícero Dantas e Princesa Isabel naquele município. Segundo testemunhas, dois homens ali chegaram numa moto e fugiram após a execução do militar o qual usava tornozeleira eletrônica e estava armado com um revólver.


Ele respondia procedimentos por disparo em via pública, crime de pistolagem em Porteiras no dia 14 de outubro de 2019 e porte de arma de fogo. Após a descoberta do seu envolvimento no crime de pistolagem, Sargento J. Martins desapareceu e se apresentou na Delegacia de Juazeiro somente no dia 26 de agosto de 2020. Naquela data, completava uma semana que o Tribunal de Justiça do Ceará tinha negado um habeas corpus mantendo a prisão preventiva contra o PM.

O mesmo se apresentou com o seu advogado no Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa da 20ª DRPC quando se manteve em silêncio, assinou o Mandado de Prisão e foi recambiado para uma cela na sede do 2º BPM em Juazeiro. Antes de ser transferido ao Presídio Militar em Fortaleza, o Sargento J. Martins participou da primeira audiência de instrução criminal no Fórum de Porteiras. É que o Inquérito Policial já tinha sido enviado à justiça pelo delegado de Brejo Santo, Robeilton Amorim.

O CRIME – Ele era acusado de matar a tiros Arlindo Belo da Silva Júnior, de 30 anos, perto do estádio Teixeirão no bairro Aristaco Cardoso em Porteiras. O crime foi arquitetado pela esposa da vítima Iraci Soares de Oliveira, de 48 anos, presa no dia 17 de março de 2020 com o seu genro, Mardey Aparecido Bernardino Medeiros, de 30 anos, que a ajudou no planejamento.

A vítima tinha recebido herança de R$ 90 mil, cujo dinheiro estava na conta da mulher. Depois, Iraci soube de um relacionamento extraconjugal de Arlindo que chegou a propor separação e, desse dinheiro, ela queria a metade. Provavelmente, o ciúme e a recusa em dividir o dinheiro motivaram o crime. O genro teria contratado o Sargento para a execução no que se acompanhou do ex-soldado excluído da PM pernambucana, Cícero Ramiro Araújo Targino, de 36 anos, preso no dia 7 de abril de 2020.

O assassinato do Sargento da Reserva J. Martins se constitui no primeiro homicídio deste ano em Porteiras e não houve assassinatos em 2023 naquele município. O último tinha acontecido dia 26 de setembro de 2022 quando Cícero Ivanildo Araújo Penha, de 46 anos, o “Nana Penha”, foi morto a tiros no Sítio Muquem. Ele residia no Sítio Lagoa Nova e já tinha tentado matar uma pessoa.

Por: Miséria

Homem morto a golpes de facão em Juazeiro 9 anos após matar o sobrinho também com facão

Mais um homicídio registrado em Juazeiro, sendo o segundo deste domingo. Por volta das 20 horas foi encontrado num matagal na Rua Francisco Pereira da Silva (Horto) o corpo de Antonio Iranildo Prudêncio do Nascimento, de 39 anos, que era conhecido por Pereira. Ele morava na Rua Expedito Belarmino de Sousa naquele bairro e apresentava marcas de espancamentos

e lesões a golpes de facão na nuca. Ele teria se envolvido num entrevero no sábado e se refugiado num matagal para não morrer o que não foi o suficiente.

O mesmo respondia procedimentos por crimes de homicídio e violência doméstica. Na madrugada do dia 24 de junho de 2015, “Pereira” matou a golpes de facão quase degolando o seu próprio sobrinho Francisco Ermesson do Nascimento Cruz, de 17 anos, que era apelidado por “Buiu” e fugiu. O crime aconteceu na casa da vítima na Rua Manoel José da Silva (Horto) e a mãe de “Buiu”, Francineide Prudêncio, saiu ferida na mão ao tentar tomar o facão do irmão no que passou a responder, também, por violência doméstica.

Este foi o sétimo homicídio do mês de maio em Juazeiro e o 44º do ano no município ou 54% em relação aos 81 registrados ano passado. O outro deste domingo tinha ocorrido pela madrugada quando o reciclador Francenildo Silva dos Santos, de 40 anos, o “Lagartixa”, que residia no bairro Leandro Bezerra, foi morto a tiros no cruzamento da Rua Fausto Guimarães com a Avenida Castelo Branco no bairro Pirajá. Ele era usuário de drogas e respondia por ameaça e arrombamento.

Por: Miséria

Lagartixa morto a tiros em Juazeiro e vigilante morreu após acidente em Lavras da Mangabeira

Um homicídio à bala foi registrado na madrugada deste domingo em Juazeiro, sendo o sexto do mês de maio em Juazeiro e o 43º do ano no município ou 53% em relação aos 81 registrados ano passado. Por volta de uma hora da madrugada, foi morto a tiros o reciclador Francenildo Silva dos Santos, de 40 anos, o “Lagartixa”, que residia na Rua Vaqueiro Raimundo Jacó (Bairro Leandro Bezerra) em Juazeiro. O crime aconteceu no cruzamento da Rua Fausto Guimarães com a Avenida Castelo Branco no bairro Pirajá.


Ele ainda correu para tentar fugir da linha de tiros, mas não conseguiu sendo alvejado com disparos na cabeça. Ele era usuário de drogas, respondia por ameaça e, na madrugada do dia 5 de março de 2019, ele e mais três comparsas arrombaram a chamada Chácara da Cajuína na Avenida Industrial José Amâncio de Sousa (Bairro Leandro Bezerra). Do imóvel, levaram geladeira, cadeiras, pratos, quadros, talheres, copos, ventilador e outros.

ACIDENTE – Por volta das 6 horas o vigilante Luciano do Nascimento Catarina, de 35 anos, pilotava sua moto quando houve a colisão num carro. O acidente aconteceu na BR-230 perto da localidade conhecida como Ribeirão na zona rural de Lavras da Mangabeira e o condutor da moto faleceu no local. Luciano residia no Sitio Canauna na zona rural de Ipaumirim e era muito conhecido e querido naquele município.

Por: Miséria

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Abril teve 26 assassinatos no Cariri e o ano é 9,6% mais violento na região

No quarto mês do ano 26 pessoas foram assassinadas em 11 municípios da região do Cariri representando 8,1% do total de 320 homicídios no mês de abril em todo o Ceará. Em nível de Cariri foi 0,86 pessoa morta por dia, enquanto a média cearense se situou na faixa de 10,66 a cada dia. No Ceará, a quantidade de assassinatos subiu de 278 em março para 320 no mês passado.


Em nossa região foram oito a menos ao cair de 34 para 26 ou 23,5% de decréscimo na comparação entre os últimos dois meses no Cariri. Em abril de 2023 tivemos 18 assassinatos e, neste, 26 ou oito a mais (+-31%) no comparativo com o quarto mês deste ano que foi o segundo mais violento do ano. Na relação entre 2023 (84) e este ano (93) a diferença é de nove homicídios ou 9,6% a mais. Em todo o Ceará foram 1.139 assassinatos este ano com uma participação de 8,1% do Cariri.

Dos 29 municípios caririenses em 11 ocorreram homicídios em abril, sendo que, dos 26 assassinatos do mês passado, Juazeiro respondeu por nove ou participação de 34,6% na matança regional. Os outros foram em Crato (06), Altaneira e Nova Olinda (02 cada) e os demais em Barbalha, Brejo Santo, Caririaçu, Milagres, Missão Velha, Penaforte e Salitre. Ou seja, de um total de 93 homicídios no primeiro quadrimestre no Cariri, Juazeiro participou com 39,7% em virtude dos 37 homicídios no mesmo período.

Eis abaixo o comportamento mês a mês:

JANEIRO – 284 homicídios no Ceará (16 no Cariri ou 5,63%)
FEVEREIRO – 257 homicídios no Ceará (17 no Cariri ou 6,61%)
MARÇO – 278 homicídios no Ceará (34 no Cariri ou 12,2%)
ABRIL – 320 homicídios no Ceará (26 no Cariri ou 8,1%)

Por: Miséria

Homem morto com tiros na cabeça em Juazeiro quando chegava em casa na sua moto

Exatamente uma semana depois e novo homicídio foi registrado em Juazeiro do Norte. Por volta das 19 horas desta quinta-feira (23) Fábio Ednardo da Silva Altaídes, de 38 anos, chegava em sua casa na Rua São Salvador perto da Escola José MOnteiro de Macedo (Juvêncio Santana) quando foi executado a tiros. Segundo testemunhas, dois homens se aproximaram num Fiat Mobi de cor branca e já foram atirando na cabeça da vítima que morreu enganchado entre a parede de casa e sua moto.


Em Fortaleza, onde nasceu, Fábio foi preso em diversas oportunidades. Muitas delas em decorrência de assaltos a mão armada, mas respondia, também, por crimes de porte de arma de fogo e contravenção penal. Em Juazeiro, uma das prisões aconteceu no dia 8 de maio de 2006 no cruzamento das avenidas Paraíba e Aracaju (Romeirão). A polícia soube que um homem estava armado no local e os militares foram lá prendendo o mesmo com um revólver calibre 32 municiado quando terminou condenado a 2 anos e oito meses.

Este foi o quinto homicídio do mês de maio em Juazeiro e o 42º do ano no município ou 52% em relação aos 81 registrados ano passado. O último tinha ocorrido na tarde de quinta-feira (16) quando José Everton Mulato da Silva, de 17 anos, o “Vertim”, foi baleado e morreu no HRC. A casa dele na Rua José Andrade de Lavor (João Cabral), foi invadida por um homem que atirou e fugiu a pé.

Por; Miséria

Diácono morre em Juazeiro após sofrer queda e agricultor ao ser atropelado em Araripe

Duas mortes violentas registradas nas últimas horas no Cariri, sendo uma em acidente e outra queda da própria altura. Por volta das 7 horas desta quinta-feira o professor e diácono permanente Fernando Antonio Batista Cavalcante, de 64 anos, morreu num dos leitos do Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro. Ele residia na Rua Padre Cícero Coutinho (Limoeiro) e estava internado desde a noite de domingo (19) quando passou mal e sofreu uma queda na Rua Madre Maria Vilac naquele bairro.


O mesmo foi socorrido pelo SAMU com suspeita de traumatismo craniano e não resistiu evoluindo para óbito quatro dias depois. O corpo vai ser velado na Rua São Mamede (Bairro Pio XII), com sepultamento nesta sexta-feira no Cemitério Parque Anjo da Guarda em Juazeiro. Na tarde de hoje a Diocese de Crato emitiu nota lamentando a morte do diácono que exercia sua missão na Paróquia São José do Limoeiro em Juazeiro.

“Comprometido com o serviço ao povo de Deus, sua vocação ao diaconato permanente foi uma expressão de seu profundo compromisso com a Igreja”, destacou a nota assinada pelo bispo diocesano de Crato, Dom Magnus Lopes. Anos antes, na Arquidiocese de Fortaleza, Fernando contribuiu para a formação de inúmeros agentes pastorais, especialmente nas áreas de catequese e bíblia, atuando como professor na Escola Pastoral Catequética (Espac).

ACIDENTE – Antes, por volta das 16 horas desta quarta-feira, o agricultor Helton Júnior dos Santos Alencar, de 41 anos, que residia no Sítio Teixeira na zona rural de Araripe, foi vítima de acidente fatal. Ele foi atropelado por um veículo com na CE-292 não tão distante de sua casa. O mesmo morreu no local e a ocorrência foi atendida por militares da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Por: Miséria

Criminoso aciona reboque para furtar Hilux no Interior do Ceará

Uma Hilux foi furtada de um estacionamento após o criminoso se passar pelo dono do veículo e acionar um reboque, no Crato, no Interior do Ceará. O carro foi recuperado por meio de uma ação do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), na última quarta-feira (22), após denúncias de furto mediante fraude.

O homem que trabalhava no guincho desconfiou da ação do suspeito e acionou os militares. O condutor do equipamento informou que havia recebido um telefonema do falso proprietário pedindo para rebocar a picape, pois ele estava longe e havia perdido a chave.

VEÍCULO RECUPERADO - O automóvel estava dentro do estacionamento do aeroporto do Crato e deveria ser levado para um outro estacionamento na mesma cidade. Após o proprietário do guincho acionar os policiais no destino, foi checado que o carro estava com uma queixa de furto.
O dono da Hilux esclareceu que percebeu o furto do seu carro logo que chegou de viagem no aeroporto. A partir das diligências, o veículo foi apresentado na Delegacia Regional do Crato, para fins de registros devidos e restituição ao proprietário.

Criança morre após moto em que estava com a mãe bater na traseira de carro no Ceará

Uma criança de quatro anos morreu na noite da última quarta-feira (22), em um acidente de trânsito na rodovia CE-364, em Moraújo, na Região Norte do Ceará. Antônio Davi Fernandes estava na moto com a mãe, Joaquina Fernandes Neta Araújo, quando bateu na traseira de um automóvel.

Com o impacto, a criança foi arremessada e bateu a cabeça na pista. Por conta do forte impacto, a criança não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A mulher ficou ferida e levada para um hospital.
Segundo relatório policial, o motorista do carro afirmou que dirigia na rodovia quando sentiu o impacto. Após o acidente, o motorista prestou socorro e acionou a polícia e ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Motorista realizou o teste do bafômetro, que deu negativo para o consumo de álcool.
A Secretaria da Segurança Pública confirmou o caso e disse que a criança morreu no local. A mãe e condutora da motocicleta foi socorrida para uma unidade hospitalar. Não há informações sobre o estado de saúde da mulher. A Delegacia Municipal de Coreaú investiga o caso.

Final da quadra chuvosa - Funceme prevê tempo firme para os próximos dias

Se aproximando do encerramento da quadra chuvosa 2024, o Ceará observa o volume de precipitações diminuir gradativamente. Para os próximos dias, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a projeção é de tempo estável e com chuvas isoladas e abrangendo especialmente a faixa litorânea do estado.

Segundo o órgão, essa situação deverá seguir no mínimo até o próximo sábado (25).
A quadra chuvosa se encerra no final de maio. Destaca-se que o período entre fevereiro e maio concentra o maior contingente de chuvas do Ceará em todos os anos, sendo responsável por ao menos 70% das precipitações que se abatem sobre o estado ao longo do ano.
Cabe ponderar que o nível dos reservatórios cearenses em 2024 alcançou o melhor resultado dos últimos doze anos. Dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) apontam que 56,9% da capacidade do Ceará está preenchida.

Três prefeitos do Ceará foram afastados em investigações do MP somente neste maio

Os municípios cearenses Amontada, Caridade e Crateús tiveram os prefeitos afastados em investigações deflagradas pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Os três casos ocorreram somente neste mês de maio. Entre as acusações que culminaram nos afastamentos estão suspeitas de crimes contra a administração pública, tais como peculato, fraude em licitações e irregularidades em contratos de serviços.

A turbulência na administração dessas cidades ocorre em meio à proximidade das eleições, marcada para o próximo outubro. A cinco meses do pleito que elegerá prefeitos e respectivos vices, além de vereadores, o órgão ministerial atua em prefeituras em que há suspeita de corrupção.

Amontada - O chefe do Executivo municipal, Flávio Filho, foi afastado do cargo nesta quarta-feira, 22, juntamente com o pai, Flávio César Teixeira, que é secretário de Infraestrutura.

Caridade - Simone Tavares (PSB) foi afastada do comando do Executivo municipal no último dia 10 de maio.

Crateús – O prefeito Marcelo Machado (Solidariedade) foi afastado devido a supostas irregularidades na contratação de serviços de publicidade e locação de máquinas pesadas pelo Executivo municipal.

quinta-feira, 23 de maio de 2024

MP recomenda que prefeitura afaste coordenador pedagógico suspeito de praticar violência sexual em escola

O Ministério Público do Ceará (MPCE) cobrou, nesta terça-feira (21), que Prefeitura e Secretaria de Educação do Crato afastem preventivamente um coordenador pedagógico suspeito de atentar contra a dignidade sexual de um aluno da rede pública municipal de ensino.


Na recomendação, o promotor de Justiça David Moraes da Costa, da 4ª Promotoria de Justiça de Crato também pede o afastamento preventivo da diretora da escola por não ter comunicado o fato à Secretaria de Educação. Segundo o documento, ela ainda teria orientado os responsáveis legais da criança que não levassem a denúncia à pasta.

O promotor também cobrou a instauração de um procedimento administrativo disciplinar contra os dois servidores, que deverá ser realizado independentemente de investigação criminal em curso.

O MP estadual deu 10 dias úteis para que Prefeitura e Secretaria da Educação informem se vão acatar a recomendação, sob pena de adoção de outras providências administrativas e judiciais cabíveis.

Duas mulheres tiveram casas invadidas e mortas a tiros em Nova Olinda no intervalo de um mês

Um mês e uma semana depois e outra mulher foi morta a tiros em Nova Olinda após ter a sua casa invadida. A primeira tinha sido no dia 15 de abril na Rua São Francisco (Bairro Vila Alta). Naquela data, Ana Helen Alencar Silva, de 32 anos, foi executada a tiros dentro de sua casa por dois homens que já entraram no imóvel atirando num caso de execução sumária. Ela não respondia procedimentos criminais.


Já por volta das 19 horas desta quarta-feira (22) a vítima foi Nayara Maria Vieira da Silva, de 36 anos, que, da mesma forma, teve a casa invadida por dois homens que chegaram numa moto, arrombaram a porta e mataram a tiros. Ela residia no bairro Nossa Senhora de Fátima ou Mussambê e, também, não respondia procedimentos criminais. Todavia, já tinha sido duas vezes vítima de violência doméstica e, segundo a família, havia sido ameaça por conta de débito com vendedores de joias.

No dia 19 de abril de 2012 Nayara foi vítima de ameaça, injúria e agressão praticada por seu ex-companheiro Francismário Lopes Moura, de 36 anos, o “Marin”. Ele estava insatisfeito com o fim do relacionamento segundo apurou o Inquérito Policial instaurado pelo delegado Flávio Santos da Silva. No seu depoimento, a mesma o denunciou como “vendedor de drogas”.

Já no dia 18 de junho de 2022, num terreno perto da casa dela, o seu ex-companheiro Antonio Wellington Souza, de 37 anos, a agrediu descumprindo medida protetiva após oferecer dinheiro em troca da retirada da medida judicial, conforme a denúncia feita pelo promotor de justiça, Ariel Alves de Freitas, com base no inquérito presidido pelo delegado Bruno Fonseca. Este foi o primeiro homicídio de maio em Nova Olinda e o quinto do ano ou a mesma quantidade em relação ao ano passado.

Por: Miséria

“Operação Rigore” da Polícia Civil cumpriu 45 mandados de prisões no Ceará e mais oito estados

A “Operação Rigore” da Polícia Civil cumpriu 45 mandados de prisões no Ceará e mais oito estados. Ela foi promovida nesta quarta-feira com o objetivo de prender integrantes de grupo criminoso com atuação no Cariri, Sertão dos Inhamuns, outras regiões do Ceará e mais oito estados. Homes e mulheres foram presos preventivamente, sendo que nove já estavam recolhidos em unidades prisionais e os agentes apenas mandaram assinar a decisão judicial.


Além disso, os policiais civis apreenderam armas, drogas, dinheiro e celulares durante a operação. Coordenada pelo Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas da 20ª DRPC de Juazeiro, a operação reuniu cerca de 240 policiais. Eles percorreram cidades como Juazeiro, Barbalha, Caririaçu, Assaré, Várzea Alegre, Tauá, Horizonte, Pacatuba, Maranguape, Maracanaú e Fortaleza. Também foram cumpridos mandados no Paraná, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

Ao todo, foram 130 mandados, sendo 62 de prisão preventiva e 68 de busca e apreensão. Os alvos são investigados em crimes de tráfico de drogas, homicídios e outros no Cariri. Dentre os suspeitos, um homem, de 23 anos, que havia sido preso após roubar mulheres numa barraca na Praia do Futuro, em Fortaleza, e solto na Audiência de Custódia. Este integra o grupo que age na região do Cariri cearense.

Carro usado para matar ex-vereador de Crato com 47 tiros foi incendiado

Supostamente com o objetivo de apagar provas, o Fiat Strada de cor branca foi encontrado carbonizado na zona rural de Crato. O veículo foi usado pelos acusados de matarem o ex-vereador e ex-policial militar José Erasmo Gomes de Morais, de 53 anos, com 47 tiros de fuzil e pistola. O carro foi encontrado na madrugada desta quinta-feira na estrada que dá acesso ao Sítio Baixio do Muquem naquele município. No local, estiveram policiais civis e militares o Fiat terminou rebocado ao pátio da delegacia.


Na manhã do último dia 15 de maio policiais civis estiveram num galpão na Rua Diva de Carvalho (Jardim Gonzaga) em Juazeiro à procura do carro. Todavia, não foi encontrado, mas a polícia desconfia que o mesmo passou por lá. O imóvel pertence ao empresário José Brasil Feitosa, de 43 anos, que é citado no procedimento que investiga o assassinato da sua ex-mulher Severina de Brito Silva, de 36 anos, a “Ana do Crato”, no dia 29 de novembro de 2017 em frente antiga Singer no Juazeiro.

O ex-vereador Erasmo Morais foi morto no final da manhã do último dia 7 de maio quando chegava em sua casa no bairro Mirandão. Ele era pre-candidato a vereador nas eleições deste ano em Crato e até já teve a oportunidade de assumir o cargo na condição de suplente na vaga de Dárcio Luiz. Por meio das suas redes sociais, ele vinha fazendo severas críticas e denunciando a gestão do prefeito cratense, José Ailton Brasil, o qual chegou a emitir nota cobrando celeridade e rigor nas investigações desse crime.

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Policial militar em Juazeiro foi vítima de atentado latrocida quando chegava em casa

Um suposto atentado latrocida aconteceu na noite de ontem terça-feira em Juazeiro do Norte. Por volta das 23 horas o Subtenente Marinilson Pereira dos Santos, de 51 anos, chegava em sua casa na Vila São Francisco (Aeroporto) em Juazeiro quando foi abordado por três homens e um deles anunciou assalto. O militar estava de folga, chegava em sua moto e teria esboçado reação quando o acusado efetuou um disparo em que os estilhaços o atingiram no rosto.


O trio fugiu num veículo Sandero de cor prata, enquanto o próprio Marinilson acionou a polícia e foi levado numa viatura à UPA Limoeiro. O PM recebeu atendimento ambulatorial e retornou à sua residência. Trata-se de um policial com grandes serviços prestados em prol da segurança pública no Cariri. Por vezes e registrado como Sargento Marinilson, já disputou o cargo de vereador em Juazeiro tendo sido a última em 2020 pelo PSB. A polícia investiga o crime, mas, até o momento ninguém foi preso.

Por: Miséria

Operação prende 25 membros de grupo criminoso com atuação no interior do Ceará

Uma operação da Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (22), 25 pessoas suspeitas de integrar um grupo criminoso com atuação na Região do Cariri e Sertão dos Inhamuns. Ao todo, são cumpridos 62 mandados de prisão preventiva e 68 mandados de busca e apreensão.


Além no Ceará, a Operação Rigore também cumpre mandados nos estados de Pernambuco, Maranhão, Piauí, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

As investigações no estado ocorre nos municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Assaré, Várzea Alegre, Tauá, Horizonte, Pacatuba, Maranguape, Maracanaú e Fortaleza.

Segundo o diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul, Pedro Viana, os integrantes são atuantes no tráfico de drogas na região e homicídios. O que a investigação descobriu é que os principais chefes cometeram os crimes no estado e fugiram para outros estados.

"Investigação já ocorre em alguns meses com objetivo de prender esse grupo criminoso atuante no sul do nosso estado. Esse grupo participa do tráfico de drogas e também planejam homicídios. Com o passar das horas outras pessoas devem ser presas, já que boa parte foi identificada. As investigações ocorrem em outro estado. Eles cometem crime aqui no Ceará e fogem para outros locais, mas foram localizados", afirmou.

Ao todo foram presas nas primeiras horas desta quarta-feira, 20 pessoas envolvidas em vários crimes.