quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Acusado de esfaquear a companheira até a morte por ciúme é condenado a 12 anos de prisão

O homem acusado de esfaquear a companheira até a morte na zona rural de Alcântaras, no interior do Ceará, foi condenado nesta quarta-feira (28) a 12 anos e seis meses de prisão.


De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual (MPCE), em outubro de 2022 o casal havia reatado o relacionamento e foi a uma festa. No local, o réu ouviu que a esposa havia se envolvido com uma pessoa enquanto estiveram separados e, por isso, ao chegarem perto de casa, iniciou uma discussão com a mulher, esfaqueando-a diversas vezes na região do pescoço.

Após o crime, o homem tentou tirar a própria vida com outra faca. Quando a polícia chegou ao local, encontrou o réu com a arma branca alojada no peito, porém, ainda com vida. Ele foi encaminhado para atendimento hospitalar.

Após a condenação, o juiz Hugo Gutparakis de Miranda calculou a pena a ser cumprida considerando o fato de o crime ter sido cometido por ciúmes, com extrema violência e contra a própria companheira, com quem tem uma filha.

No cálculo da pena também foi levado em consideração que o réu é menor de 21 anos e confessou o crime. A pena deverá ser cumprida inicialmente em regime fechado, e o homem não poderá apelar da decisão em liberdade.

Jovem é morta a facadas em Alcântaras; companheiro é suspeito do crime e foi preso

O homem, de 20 anos, convivia maritalmente com a vítima, de 18 anos, há três anos. O casal tem uma filha de dois anos à época da morte da mãe.

Em depoimento para polícia, o acusado disse que ele e a companheira haviam ingerido muita bebida alcoólica na festa e ele a viu conversando com outros homens, provocando ciúmes.

Ainda conforme o homem, eles voltaram do evento de carona com amigos, com quem a vítima ficou conversando após chegarem perto de casa.

Na ocasião, o acusado empurrou a esposa para voltar para casa, fazendo ela cair no chão desacordada. Em seguida, ele carregou a mulher desmaiada para próximo da residência e desferiu diversas facadas.

O laudo pericial indicou a presença de uma lesão profunda e outras menores na região cervical, bem como a existência de feridas cortantes no antebraço, no tórax e na bochecha da vítima.

Homem que estava desaparecido é encontrado morto em açude no interior do Ceará

O corpo de um homem que estava desaparecido foi encontrado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) à beira de um açude no município de Crateús, no interior do Ceará. O cadáver estava a cerca de 100 metros da margem do açude, na localidade de Maia, na zona rural do município.

Pedro de Barros saiu de casa na manhã da última terça-feira (27), para pescar, e não deu mais notícias à família desde então. A esposa dele chegou a registrar um boletim de ocorrência (BO) sobre o caso. Familiares disseram que o homem não consumia bebidas alcoólicas.
Conforme a polícia, e agentes do Corpo de Bombeiros, foram feitas duas buscas até a equipe conseguir encontrar o corpo. Após ele ser encontrado, as autoridades foram acionadas, com a perícia forense e a polícia tendo se direcionado ao local em seguida.
Pedro iria completar 62 anos nesta sexta-feira. As circunstâncias da morte do idoso vão ser investigadas pelas forças policiais.

Operação da PF - Funcionário da Caixa é suspeito de sacar dinheiro de mais de 200 clientes

Um funcionário da Caixa Econômica Federal de uma agência de Itapipoca, um prestador de serviços e outros suspeitos foram alvos de uma operação da Polícia Federal, realizada nesta quinta-feira (29), por suspeita de sacarem dinheiro de mais de 200 clientes em todo o Ceará.

Os agentes cumpriram três mandados de busca e apreensão contra os investigados, que teriam se apropriado de cerca de R$ 300 mil com saques fraudulentos autorizados manualmente no sistema interno da instituição.
Segundo a PF, nos meses de abril, maio e junho deste ano mais de 300 saques ilícitos foram realizados pelos suspeitos, lesando pessoas de várias cidades, até mesmo clientes já falecidos.
A operação é resultado de uma investigação que começou após a análise de relatos encaminhados pela Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude da Caixa Econômica Federal. Imagens de videomonitoramento e atividades de campo permitiram identificar os principais suspeitos de executar as transações.
Como medida cautelar, o funcionário cuja credencial foi utilizada nos saques fraudulentos foi suspenso de suas funções públicas por determinação judicial, enquanto as investigações continuam a fim de esclarecer todos os detalhes do esquema criminoso e identificar outros possíveis envolvidos.
Os crimes em investigação incluem associação criminosa, peculato e inserção de dados falsos em sistema de informações, com penas máximas que somadas podem ultrapassar 25 anos de reclusão.

Dupla menor de 16 anos apreendida pela GCM praticando assaltos com revólver

Dois menores de 16 anos apreendidos na noite desta quarta-feira em Juazeiro praticando assaltos a mão armada. A ação começou com agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Juazeiro e teve desfecho com a participação de militares do RAIO. Eles recuperaram um celular roubado e, também, uma motocicleta. Por volta das 21 horas equipe do GAM (Grupamento Ambiental Metropolitano) patrulhava por ruas do bairro São José quando soube da ação da dupla armada promovendo “arrastão”.


Os Guardas Municipais partiram em diligências já encontrando o Subinspetor Jackson da GCM com um deles detido o que fez ajudado por populares. Em poder deste foi aprendido um revólver calibre 32 com duas munições intactas, sendo solicitado o reforço do GTM (Grupo Tático Motorizado) que apreendeu o outro. Os agentes recuperaram um dos celulares roubados, enquanto policiais do RAIO recuperaram uma moto roubadas pelos adolescentes após ingressarem na operação.

O Secretário da Segurança Pública em Juazeiro, Cláudio Luz, elogiou a ação dos GCMs e aproveitou para reforçar a sua defesa em favor do porte funcional da guarda. Citou a necessidade em virtude do risco que eles correm ao abordarem criminosos armados como neste caso. Falou ainda que o prefeito Gledson Bezerra já assinou o Acordo de Cooperação Técnica estando na fase final a emissão do porte. Agora, depende apenas da assinatura do Diretor Geral da Polícia Federal em Brasília.

Por: Miséria

Mais um atentado à bala em Crato o sétimo em cinco dias, além de dois homicídios

Um homem foi vítima de tentativa de homicídio no início da tarde desta quarta-feira em Crato. O crime aconteceu por volta das 12h30min na Rua do Livreiro perto do Liceu Prefeito Raimundo Bezerra no Conjunto Novo Crato. José Cláudio Fernandes Vitorino tem 31 anos, é apelidado por “Zé de Jânio” e foi lesionado com três tiros nas costas e na perna por dois homens que fugiram numa moto. Ele foi socorrido pelo SAMU ao São Camilo e policiais estão diligenciando à procura dos autores.


A violência em Crato teima em não cessar. Na madrugada e manhã de sábado (24) Egmon Henrique Oliveira de Souza, de 27, e Araton Ferreira de Andrade, de 33 anos, foram mortos a tiros. À noite, no bairro Seminário, foram baleados Edwyn Francisco Ferreira Gomes, de 22, e os irmãos Lucenildo do Nascimento Sousa, de 49, e Luceilton do Nascimento Sousa, de 40 anos. Já na segunda-feira, no mesmo bairro, dois homens e uma mulher foram lesionados a tiros.

Por: Miséria

Pefoce do Cariri em Juazeiro do Norte participa da mobilização por busca de desaparecidos

O Núcleo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) no Cariri participa da Mobilização de Identificação de Pessoas Desaparecidas promovida pelo Ministério da Justiça. Ele funciona na Avenida Tenente Raimundo Rocha (Planalto) em Juazeiro e está colhendo material genético no horário das 8 às 17 horas. A supervisora da Pefoce no Cariri, Germana Brito, até disponibilizou o telefone do núcleo (3571.7018) para fornecer maiores explicações.


Ela lembrou que, no mês de agosto, ocorre o enfrentamento e buscas por pessoas desaparecidas em todo o Brasil e a Campanha Nacional de Desaparecidos termina neste sábado. O esforço é no sentido de mobilizar parentes de pessoas desaparecidas a fazerem cadastro genético a partir da coleta de material para exame de DNA e o Cariri é parte desse movimento. Basta comparecer à Pefoce levando um BO (Boletim de Ocorrência) sobre o desaparecimento e documentos de quem vai coletar.

A mesma explica que, de preferência, deve ser parente em primeiro grau do desaparecido independente do tempo de desaparecimento com coletas até essa sexta-feira, dia 30, mas terá continuidade. Quando ao desaparecido, pode ser feita por meio de barbeador que foi seu, cordão umbilical, escova dental, dente de leite e cabelo. De acordo com Germana, o material é processado e comparado com o de pessoas vivas ou falecidas.

Se houver compatibilidade nesse cruzamento feito no banco, a própria direção da Pefoce se encarrega de entrar em contato com a família. Do contrário, os perfis genéticos seguem no banco para comparações futuras. Segundo Germana, cerca de 500 familiares de pessoas desaparecidas no Ceará já fazem parte do cadastrado e o nosso estado é o quarto colocado em número de cruzamentos já tendo, desde 2001, localizado 47 pessoas desaparecidas.

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Greve: servidores do INSS realizam ato na Praça Padre Cícero

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão em greve desde o último dia 16 de julho, e prometem continuar por tempo indeterminado. Nesta terça-feira (27), servidores se reuniram em protesto, na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, para reivindicar melhorias na categoria, passando pela recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.


Segundo a Diretora do Sindicato dos Trabalhadores Federais em saúde, trabalho e previdência do estado do Ceará, Cícera Nascimento, entre as reivindicações da categoria estão recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.


“Vamos continuar em greve até conseguirmos um desfecho dessa situação, até o governo resolva sentar, conversar e negociar com os servidores“. De acordo com Cícera, durante a greve realizada em 2022, foi firmado um acordo com o Governo Federal que contemplou grande parte das pautas requeridas pelos servidores. Porém, segundo a Diretora do Sindicato, o governo não está querendo negociar essas e outras pautas da categoria.

A paralisação foi aprovada em plenária nacional pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps). Entre as principais pautas da Fenasps estão a recomposição das perdas salariais, reestruturação das carreiras, cumprimento do acordo de greve de 2022 e reconhecimento da carreira do Seguro Social como típica de Estado.

18 cidades do Cariri estão sob alerta laranja para baixa umidade do ar

18 dos 29 municípios do Cariri estão sob alerta de perigo para baixa umidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o grau de severidade é classificado pela cor laranja, nível mais preocupante que o alerta amarelo, de perigo potencial.


O alerta é direcionado aos municípios de Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Lavras da Mangabeira, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre.

Nessas cidades, a umidade relativa do ar variar entre 20% e 12%. Em Campos Sales, por exemplo, a temperatura deve atingir máxima de 34º à tarde, com 20% de umidade do ar. O Inmet alerta para risco de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz nessas localidades.

Dos municípios que compõem o triângulo Crajubar, apenas Crato integra a lista. Juazeiro do Norte e Barbalha também estão sob alerta de baixa umidade relativa do ar, mas o grau de severidade é amarelo, de perigo potencial.

Deputado Davi de Raimundão elogia decisões do governador Elmano de Freitas em nome da segurança

O conjunto de medidas anunciado pelo governador Elmano de Freitas para combater a criminalidade no Ceará foi ressaltado pelo deputado estadual Davi de Raimundão. Ele citou, por exemplo, novos concursos com quase três mil vagas para a área de segurança pública no que reforça ações contra a violência e gera empregos. Como disse, são novos policiais militares, civis e penais, além de bombeiros atuando para garantir tranquilidade ao povo cearense.


De acordo com Davi de Raimundão, o programa Ceará contra o Crime está avançando e o estado vai comprar mais 1.515 viaturas e cerca de 52 mil novos equipamentos entre armamento, drones, motos aquáticas e câmeras termográficas. Citou ainda 17 novas bases do RAIO no Ceará, 12 novas delegacias e a modernização de 77 unidades de segurança no estado, incluindo várias no Cariri. Além disso e usando a inteligência artificial, câmeras vão ajudar a encontrar foragidos da justiça.

Câmara de Juazeiro do Norte aprova PL que obriga supermercados a possuírem cadeiras de rodas acopladas a carrinhos

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou, nesta terça-feira (27), o projeto de lei (PL) que obriga supermercados instalados no município a possuir cadeiras de rodas acopladas a carrinhos de compras, ou carrinhos de compras adaptados para cadeirantes. A proposta, de autoria da vereadora Rosane Macedo (PT), foi aprovada com 15 votos favoráveis.


De acordo com a matéria, os supermercados e similares deverão oferecer pelo menos 5% dos seus carrinhos nesse formato. Eles serão de uso exclusivo para portadores de deficiência física, enfermos e idosos. Em caso de descumprimento, o empreendimento infrator estará sujeito a aplicação de multa, no valor equivalente ao que consta na Lei Orgânica do Município (LOA).

Na justificativa, a autora da proposição defende que a medida deverá garantir mais acessibilidade e a inclusão nos supermercados de Juazeiro do Norte. Aprovado na Câmara, o projeto segue para sanção ou veto do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos).

“Muitos indivíduos com deficiência física, enfermidades ou idosos enfrentam obstáculos significativos ao realizar atividades cotidianas, como fazer compras em supermercados. A falta de dispositivos adequados pode tornar essa tarefa extremamente desafiadora, expondo-os a situações de constrangimento e limitando sua independência”, justifica a autora.

350 pessoas vivem em situação de rua nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte

Um levantamento feito pela Secretaria da Proteção Social do Ceará (SPS), apontou que cerca de 350 pessoas estão vivendo em situação de rua nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte na região do Cariri. O estudo é do Plano Estadual para a População de Rua que é feito pela pasta. A secretária executiva de Cidadania e Política sobre Drogas do Estado, Lidiane Rebouças, disse em entrevista dada na Rádio O POVO CBN Cariri, na última segunda-feira, que o documento está em sua fase final, “A gente pretende neste próximo mês, em setembro, já finalizar toda essa proposta e lançar o plano”, explicou. 


Este plano é realizado por meio de uma parceria com o Conselho Estadual dos Direitos para a População em Situação de Rua e Superação da Situação de Rua (Cepop). Para que a criação do plano acontecesse foi necessário a realização de reuniões nas macrorregiões em todo o Estado do Ceará para que se obtivessem os respectivos dados a respeito da população de rua de cada local, inclusive, o Cariri. A documentação teve como referência o Plano Nacional das Ruas Visíveis que é encabeçado pelo Governo Federal. 

Fonte: Rádio O POVO CBN Cariri

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Ceará chega a 171 casos de febre oropouche

Subiu para 171 o número de casos confirmados de febre oropouche no Ceará, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa-CE), na última sexta-feira (23). Todos os casos estão distribuídos em sete municípios da região do Maciço do Baturité.


O município de Aratuba lidera o número de casos confirmados, com 40, seguido por Capistrano (38), Pacoti (31), Mulungu (27), Redenção (21), Baturité (11) e Palmácia (3).

Não há registros de óbitos decorrentes da doença no Ceará. A Sesa identificou um aumento de 28 casos entre este e o último boletim, quando foram registradas 143 infecções. O primeiro caso no estado foi confirmado há pouco mais de dois meses, no dia 21 de junho.

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão do Oropouche é feita principalmente pelo inseto conhecido como maruim. Depois de picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece no inseto por alguns dias. Quando o inseto pica uma pessoa saudável, pode transmitir o vírus.

RELIGIOSIDADE - Estátua de Jesus Cristo que busca ser a maior do mundo é obra de cearense em Alagoas

A cidade de Pilar, em Alagoas, vai receber uma estátua de Jesus Cristo que pode se tornar a maior do mundo a representar a figura do messias – além disso, a obra de arte, que está em construção, é tocada por um cearense. Markus Moura está a cargo da execução da obra, no município que fica a 34 quilômetros da capital Maceió.

O monumento terá 70 metros de altura, que equivale a um prédio de 23 andares, ultrapassando, por exemplo, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Hoje em dia, a maior estátua de Cristo está localizada na Polônia, com um total de 52 metros. A nova estátua, ainda em construção, fica no Complexo Cultural e Religioso Dilma Canuto, na cidade alagoana.
A obra é tocada há cerca de dois anos e, atualmente, está 60% concluída. No momento atual, a etapa sendo trabalhada é a de construir a estrutura de concreto que dará sustentação à estátua.
O custo total da obra deverá ser de R$ 12,2 milhões, desembolsados pela Prefeitura de Pilar. Serão cerca de 3 toneladas, com ainda um elevador dentro da estrutura da estátua, que poderá ser usado para levar visitantes a um mirante, na altura do coração da imagem.

Dinheiro do Bolsa Família some da conta de vários beneficiários Polícia cívil investiga o golpe

Beneficiários do Bolsa Família disseram ter sido vítimas de um golpe, ao tentarem sacar a parcela do mês de agosto do programa em agências da Caixa Econômica Federal no interior do Ceará e na Grande Fortaleza. Segundo a denúncia, os usuários sofreram saques fraudulentos logo depois que o dinheiro entrou na conta deles.

O motivo do sumiço do dinheiro ainda é desconhecido, mas o caso é investigado pela Polícia Federal.
Várias pessoas que ficaram sem o valor do benefício na conta, dizem que tiveram parte ou mesmo todo o valor das suas contas retirados nos últimos dias. São relatos, por exemplo, em Fortaleza e municípios como Itaitinga e Caucaia e também outras cidades no interior do estado, como Santa Quitéria.

Transferências via PIX - Maior parte das pessoas que perderam o benefício relata que o dinheiro sumia das contas por meio de transferências via Pix. Em grande parte, essas transferências eram feitas, inclusive, para outros estados e, evidentemente, o titular da conta não tinha noção de que tinha sido o seu dinheiro transferido. Não tinha autorizado a transferência via Pix e, quando via o nome da conta onde esse dinheiro tinha caído, também não conhecia a pessoa.

Investigação - A Polícia Civil afirmou que recebeu as denúncias dos golpes envolvendo furtos de benefícios sociais, mas por envolver uma verba que vem do Governo Federal, no caso do pagamento dos Bolsa Famílias, a investigação é feita pela Polícia Federal.
A Caixa Econômica Federal diz que colabora com todos os órgãos de segurança, em especial a Polícia Federal, no repasse de informações que possam ajudar na resolução desses conflitos e desses problemas indicando suspeitas de fraudes no banco.
A Caixa também diz que monitora qualquer tipo de transação que seja suspeita e que possa conter algum tipo de irregularidade. A Caixa indica que o beneficiário vá presencialmente a uma agência com documento de identidade e com CPF para fazer um pedido de contestação. Caso alguma irregularidade seja constatada, esse valor pode ser ressarcido.

Número de focos de queimadas cresce no Ceará e é o maior desde 2018

O Ceará registrou neste ano, até ontem segunda-feira (26), 611 focos de queimadas em vegetação, o maior número desde 2018 para este período do ano. Se comparado a 2022, quando o número foi de 502, houve um crescimento de 21%. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O Ceará é 19º no ranking com 611 focos em todo o ano. Na região Nordeste, o estado perde para o Maranhão (6.558 focos); Bahia (3.212 focos) e Piauí (2.294 focos).
Nesta segunda-feira (26), o Ceará registra 60 focos de incêndio na vegetação. Os municípios com maiores registros são Icó, Sobral, Jaguaribe, Ubajara e Monsenhor Tabosa com pelo menos 5 focos. Na Grande Fortaleza os focos concentram-se em Maracanaú, Maranguape e Itaitinga.

Condições favoráveis aos incêndios - Conforme o Corpo de Bombeiros, é comum o aumento no número de incêndios no segundo semestre do ano, já que as chuvas diminuem e os ventos contribuem para a propagação dos focos.

Como as queimadas são combatidas - Existem formas de evitar que o fogo se espalhe sem controle, além das políticas de fiscalização dos órgãos ambientais, missão ligada principalmente ao Ibama. Existem pelo menos três técnicas para incêndios legais:

Aceiros > Abrir espaços sem vegetação ao redor da área a ser queimada. Uma estrada, por exemplo, impede que o fogo se alastre além dos limites.

Contrafogo > Colocar fogo em outra área, para desviar o direcionamento do incêndio. Além disso, é possível botar o fogo em direção contrária ao vento, por exemplo.

Brigadista > Estruturas do Corpo de Bombeiros e de comunidades locais nas quais brigadistas são treinados para combater o fogo.

Programa “moto segura” realizará rastreamento de motos roubadas no Ceará

Em anúncios de medidas para o projeto “Ceará sem crime”, o Governador do Estado, Elmano de Freitas anunciou a implantação do “Moto Segura”. O objetivo é o de rastreamento de motocicletas roubadas ou furtadas por meio da comunicação instantânea com a Polícia.


A ideia surgiu a partir de outro projeto semelhante, o “Meu Celular”, que recuperou em cinco meses mais de 2.700 celulares roubados ou furtados no Ceará. Segundo Elmano, os entregadores e mototaxistas serão os primeiros a fazer uso da medida.

“Vamos disponibilizar gratuitamente o equipamento que permite, assim que a moto for furtada ou roubada, ele acionar a Polícia, que vai rastrear a moto, localizar, e prender a pessoa que tenha praticado o furto ou roubo”, detalhou Elmano de Freitas.

O Ceará contra o Crime também contempla 6.730 novos agentes das Forças de Segurança do Estado, incluindo a realização de concursos para 2.600 novos profissionais. Além disso, as Forças de Segurança têm o incremento de 1.515 viaturas, 52.281 equipamentos, incluindo pistolas, submetralhadoras, câmeras termográficas , coletes, motos aquáticas, entre outros.

Rondilson Ribeiro, candidato da oposição em Salitre, é multado em R$ 5 mil por propaganda eleitoral antecipada

O candidato a prefeito de Salitre, Rondilson Ribeiro (PT), foi condenado a pagar R$ 5 mil em multa por propaganda eleitoral antecipada. A condenação foi publicada nesse domingo (25), pelo desembargador eleitoral Rogério Feitosa Carvalho Mota, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).


O petista foi denunciado após utilizar um carro de som, que percorreu a cidade anunciando o evento de lançamento de sua pré-candidatura. A legislação eleitoral estipula que tal forma de propaganda é permitida exclusivamente em carreatas, passeatas, reuniões e comícios durante o período legalmente autorizado.

A defesa apresentada pelo candidato não foi aceita, e o TRE-CE decidiu condenar o ex-prefeito, reforçando a importância de se respeitar as normas de propaganda eleitoral.

“Ao convocar o comparecimento do público geral à sua convenção partidária, por meio de carro de som, o partido desobedeceu a legislação eleitoral, pois utilizou, em período vedado, meio permitido somente durante período de campanha e em circunstâncias específicas”, diz a decisão.

Tarrafas: candidato a prefeito é denunciado por compra de voto após publicar vídeo em rede social

O candidato a prefeito de Tarrafas, Eronildes Santos (PSB), foi denunciado no Ministério Público Eleitoral (MPE) por suposta compra de voto. Um vídeo publicado por ele mesmo numa rede social motivou a denúncia, protocolada pela chapa encabeçada por Professor Palácio (PT).


As imagens mostram a visita do candidato do PSB a uma residência. Ele aparece cumprimentando um eleitor e, mais ao fundo, percebe-se a presença de um cabo eleitoral, que coloca no bolso algo que para os denunciantes são cédulas de real. Para a coligação de Palácio, a visita teve o objetivo de obter o voto de modo ilícito.

“A visita feita pelo candidato a uma família foi com objetivo de obter o voto, contudo, de modo ilícito através da oferta e entrega de valor tanto é que se visualiza a doação de dinheiro, nitidamente, e de forma descarada postando tal situação em redes sociais para todos presenciarem a prática do delito”, diz a denúncia.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Eronildes se defendeu e disse que o homem que aparece nas imagens não está manuseando cédulas, mas santinhos de um candidato a vereador. A visita, segundo Eronildes, seria na casa do sogro de um candidato a vereador aliado dele.

“Ele está colocando uns santinhos no bolso e na casa do sogro dele. Quem compra votos todo mundo sabe quem é. Minha campanha é limpa, com honestidade e respeito às famílias”, esclarece o candidato.

Juazeiro do Norte se prepara para Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores

Entre os dias 31 de agosto a 15 de setembro,a cidade de Juazeiro do Norte celebra a Festa e Romaria à Nossa Senhora das Dores, padroeira do munícipio.

Durante o período, a cidade que recebe milhares de romeiros, vivenciará o tema "Maria: mãe e modelo de oração". Ao longo dos 16 dias de festa, além da programação
religiosa, momentos culturais e artísticos compõem a programação: no dia 31 de agosto, acontece a tradicional carreata de abertura; no dia 01 de setembro, os grupos de tradição popular da região do Cariri realizam o cortejo com a bandeira da festa num percurso que vai da Rua do Horto até a Basílica de Nossa Senhora das Dores.
Entre os momentos mais aguardados está a procissão dos transportes, popularmente conhecida como a "procissão dos bombons" e celebrada anualmente em 14
de setembro. O quinzenário conta ainda com o Show do Chapéu, Encontro com os Romeiros ea Tarde Cultural, que será novidade na programação, e outros momentos de convivência fraterna.

O Município do Crato vence mais uma importante etapa com a desativação do lixão.


O trabalho foi realizado pelo Município, no intuito de garantir melhores condições à população do entorno, possibilitando através de um planejamento financeiro, encaminhar o resíduos sólidos para um aterro sanitário. O Crato tem buscado soluções para cumprir com legalidade e possibilitar mais tranquilidade à população. Para isso, faz parte de um consórcio, onde todas as despesas relacionadas à destinação do lixo são divididas com os municípios que fazem parte

*Importante destacar que não haverá cobrança na taxa do lixo.*

Com muito planejamento e dentro do cumprimento legal, a taxa será subsidiada pelo Município. Portanto, o que for divulgado contrário a essa informação, não corresponde a verdade. Estamos trabalhando por um meio ambiente mais saudável, equilibrado e melhor para todos.

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Quedas de motos em Lavras da Mangabeira e Jardim deixaram dois mortos neste sábado

Mais duas mortes em decorrência de acidentes de trânsito foram registradas no Cariri. Por volta das 14 horas deste sábado foi encontrado o corpo do jovem Victor Emanuel P. Lima, de 21 anos, que residia na Rua Coronel José Leite (Bairro Araçá) em Aurora. Ele retornava para casa após participar de festa em Lavras da Mangabeira quando caiu com sua moto numa barragem ao tentar atravessar no Distrito de Iborepi naquele município.


Supostamente, o acidente ocorreu pela madrugada e o corpo encontrado horas depois. O velório acontecerá na sua residência com sepultamento neste domingo no Cemitério de Aurora. Inclusive, o prefeito Marcone Tavares emitiu nota de pesar almejando o conforto divino aos corações de familiares e amigos. “Sua morte deixa uma grande lacuna para os que lhe conheciam”, acrescentou.

OUTRO – Já por volta das 17h30min, ainda no sábado, o jovem Damião de Moura Santos, de 25 anos, morreu pouco tempo após dar entrada no Hospital Santo Antonio de Jardim. Ele residia no Sítio Minas na zona rural daquele município e, momentos antes, sofreu queda de moto quando trafegava pela CE-060 na altura do Sítio Areias em Jardim. O corpo vai ser velado em sua casa com sepultamento agendado para esta segunda-feira no Cemitério de Jardim Mirim.

Por: Miséria

Homem ateia fogo e queima corpo de ex-mulher no interior do Ceará; filha da vítima também sofreu queimaduras

O crime aconteceu depois que a vítima foi surpreendida em casa pela chegada do ex-marido. Por volta das 21 horas, ela fazia o jantar e viu o homem, identificado como José Alberto de Lima Júnior, entrar usando um capacete e despejar gasolina em cima da mesa. Em seguida, ele proferiu xingamentos contra ela e jogou o líquido nela.


Quando o homem ateou fogo, Jamile foi atingida pelas chamas no tórax, nos braços e parcialmente no rosto. Uma criança de 11 anos tentou abraçar a mãe e acabou sofrendo queimaduras na região do peito e no braço. A vítima foi até o banheiro e ficou debaixo do chuveiro para conter as chamas.

Jamile foi casada com José por seis anos e estava há cinco meses separada dele. Ela tem quatro filhos, com idades entre 4 e 14 anos. Os três mais velhos são de um relacionamento anterior. José trabalha como caminhoneiro e é pai do filho mais novo de Jamile, um menino de 4 anos.

Minutos antes de aparecer na casa, o ex-marido tinha telefonado para dizer que passaria por lá no dia seguinte para sair com o filho. Na ligação, ele pedia para a ex-mulher arrumar os pertences da criança, conforme disse Jamile em entrevista.

“Foi uma coisa muito inesperada. Eu tinha acabado de falar com ele. Ele falou que tava vindo da Bahia (...). Falou que tava passando em Russas pra pegar nosso filho e que eu já deixasse as coisas prontas. Nisso eu me levantei, tomei banho. Em torno de 20 minutos, eu estava no fogão fazendo a janta do meu filho. Ele entrou, tava de capacete, eu nem reconheci que era ele, eu fiquei só assustada”, partilhou a vítima.
Conforme Jamile, quando o homem jogou um líquido sobre a mesa da cozinha, ela ficou observando perto do fogão e pensou que ele estivesse jogando água. Em seguida, José puxou o braço dela e despejou o líquido sobre ela enquanto proferia xingamentos.

“Eu saí dentro de casa desesperada querendo apagar o fogo, gritando ‘o que é que você fez comigo?’. Até a bichinha [a filha de 11 anos] ficou desesperada também tentando apagar o fogo em mim, queimou também o corpinho dela. Aí eu me lembrei do chuveiro. Saí correndo pro banheiro e liguei o chuveiro”, relembra.
Ela conta ter ficado surpresa porque diz que o ex-marido nunca tinha sido agressivo nem durante nem após o fim do relacionamento.

“Eu nunca imaginei ele nem me dando um tapa, quanto mais tacar fogo. Foi uma coisa que me surpreendeu bastante”, contou a mulher.

Segundo Jamile, eles já tiveram discussões, mas nunca houve agressões físicas. Ela conta que, após se separarem, eles mantiveram uma convivência amistosa. Por não ter onde ficar na cidade, José até dormia na casa dela entre as viagens de trabalho.

“Depois eu vi que ele se arrependeu. Ele ficou ‘bora pro hospital, bora pro hospital, bora pro hospital’. E ele até foi comigo no carro até a UPA. Aí depois eu não vi mais”, afirma.
A mãe e a filha foram internadas na Unidade de Pronto Atendimento de Russas. Enquanto a criança continua na unidade, com ferimentos mais leves, Jamile foi transferida de helicóptero para o Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará informou que atuou nesta transferência.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública, a equipe especializada da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) prestou atendimento imediato com apoio da aeronave Fênix 09.

Sem familiares no Ceará
Em Russas, moradores partilharam o caso nas redes sociais e organizaram uma campanha para arrecadar dinheiro e ajudar a comprar uma passagem para que a mãe de Jamile, que atualmente mora em Goiás, venha para o Ceará.

Isso porque Jamile, que é natural de Vitória, no Espírito Santo, não tem outros familiares que possam ajudar a cuidar dos quatro filhos enquanto ela se recupera. Atualmente, amigos estão se revezando como acompanhantes dela no hospital. Os três filhos mais velhos estão sob os cuidados de vizinhos.

Até agora, a mobilização foi suficiente para arrecadar o valor de uma passagem aérea. Segundo a vítima, a mãe dela está no processo de comprar a passagem neste domingo (25).

“Muita gente ajudou e ainda está ajudando. Eu quero só agradecer a quem ajudou. Eu não sei quando eu posso sair daqui [do hospital], e eu não tenho ninguém pra ficar comigo. Tem os meus filhos, minha casa também, que pegou fogo, eu não sei como é que tá”, partilha.
Atualmente desempregada, Jamile recebe uma pensão deixada após o falecimento do pai dos três filhos mais velhos. Nas redes sociais, os amigos continuam fazendo campanha de arrecadação para quem quiser ajudar com doações por meio da chave Pix (88) 99319-8144.

Emendas parlamentares pioram execução das políticas, diz especialista

O aumento da execução do orçamento pelo Legislativo – iniciado em 2015 por meio das emendas impositivas – piora a capacidade de planejamento de políticas públicas e sua execução, reduzindo a eficiência na prestação de serviços à população.


A avaliação é da assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Cléo Manhas, que trabalha nas áreas de orçamento, direitos e justiça fiscal.

A especialista destacou que o dinheiro para emendas impositivas não está previsto no Plano Plurianual (PPA), enfraquecendo o planejamento do Executivo para executar políticas públicas uma vez que o recurso na mão dos parlamentares é significativo – R$ 49,2 bilhões em 2024, cerca de um quarto do total dos gastos não obrigatórios, que é o que a União tem para investimentos.

“No PPA, o governo coloca suas promessas de campanha. Nele, você tem quais são as prioridades, quais as metas e indicadores que você tem que cumprir ano a ano. Aí vem os parlamentares que têm um recurso enorme e mandam a seu bel prazer para onde eles quiserem. Com isso, a lógica da programação e do planejamento fica em segundo plano”, explicou.

“Ao mesmo tempo que o Congresso aprova o PPA, ele contribui para a retirada de recursos para que esse plano seja atendido”, completou.

Um estudo produzido pelo doutor em economia e pesquisador do Insper Marcos Mendes, publicado em 2022, concluiu que a parte do orçamento sob controle do Legislativo no Brasil é 20 vezes maior que na média dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Cléo Manhas defendeu que a execução dos recursos a partir do parlamento não tem a mesma qualidade da produzida pelo Executivo.

“O Poder Legislativo não tem estrutura e não foi feito para executar. Os órgãos de pesquisa são todos ligados ao Executivo. É nos ministérios que está a capacidade de planejamento e a estrutura de execução das políticas públicas”, destacou.

Por outro lado, os parlamentares argumentam que eles estão nos estados e municípios e conhecem melhor as necessidades reais da população.

Entenda
As emendas impositivas individuais, de Comissão ou de bancadas, são os recursos do orçamento que o Executivo tem a obrigação de executar a partir da indicação dos parlamentares.

A suspensão das emendas impositivas dos parlamentares pelo Supremo Tribunal Federal (STF) reacendeu o debate sobre a execução do orçamento no Brasil. Após o STF suspender o pagamento das emendas, um acordo foi firmado entre os Poderes para ajustar a execução desses recursos respeitando a transparência, rastreabilidade e eficácia desses gastos.

A ação do PSOL que deu origem à decisão afirma que a impositividade das emendas capturou o orçamento e bloqueou o planejamento e a coordenação das políticas públicas de forma eficiente, criando no Brasil, na prática, um regime semipresidencialista.

Comparação OCDE
O estudo do pesquisador Marcos Mendes feito a pedido do Instituto Millenium comparando o Brasil à OCDE mostra a diferença entre a execução do orçamento em diferentes países.

“Em outros 14 países, o legislativo não emendou o orçamento ou o fez em montantes negligíveis, abaixo de 0,01% da despesa primária discricionária. Há dez países em que essa mudança fica abaixo dos 2%. Somente Estados Unidos, Eslováquia e Estônia aparecem acima dessa marca de 2%. Porém, mesmo esses países estão longe do que ocorre no Brasil, onde nada menos que 24% da despesa primária discricionária é alterada pelo parlamento”, afirma.

Emendas Pix
Além da eficiência, a transparência e rastreabilidade dos recursos também estão sendo abordados pelo STF. Em dezembro de 2022, o Supremo definiu que as emendas de relator – conhecidas como orçamento secreto – eram inconstitucionais.

Porém, uma ação da Procuradoria-Geral da República (PGR) argumenta que o Legislativo continua descumprindo a decisão, dessa vez por meio das emendas especiais – ou emendas Pix – que permite a transferência direita de dinheiro, sem necessidade de convênio ou projeto prévio.

A assessora política do Inesc Cléo Manhas destacou que o recurso “entra no caixa único da prefeitura e a gente não sabe mais o que foi feito desse recurso”.

Nesta semana, o ministro Flávio Dino enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) lista de possíveis irregularidades no pagamento das emendas parlamentares.

Legislativo
Os parlamentares reagiram contra as liminares do Supremo apresentando um recurso assinado pela Câmara e Senado e mais 11 partidos. Porém, por unanimidade, o STF manteve a suspensão das emendas.

Os partidos argumentam que “as decisões causam danos irreparáveis à economia pública, à saúde, à segurança e à própria ordem jurídica, além de violar patentemente a separação de poderes”.

O presidente da Câmara defendeu o modelo de execução vigente no Brasil. “É sempre bom lembrar que o Orçamento não é do Executivo. O Orçamento é votado pelo Congresso, por isso é lei. Sem o aval do Parlamento não tem validade constitucional”, afirmou Arthur Lira.

Já o senador Rodrigo Pacheco justificou que desvio de recursos ou mal uso de dinheiro público ocorrem em todos os formatos de execução de políticas:

“Há uma série de possibilidades de que isso aconteça e isso tem que ser coibido e reconhecido como exceções que precisam ser combatidas pelos órgãos de controle. Mas não inviabilizar a execução orçamentária partindo do pressuposto de que tudo está errado.”

Para Pacheco, as emendas individuais, de bancada e de comissão são instrumentos legais e legítimos de participação orçamentária pelo poder Legislativo, mas devem sofrer ajustes “para se buscar o máximo possível de transparência, rastreabilidade e eficiência no gasto público”.

Olimpíada entre escolas leva educação financeira para a sala de aula

Na Escola Municipal Jornalista Carlos Castelo Branco, no bairro Paciência, a cerca de 60 quilômetros do centro do Rio de Janeiro, além da preparação para as provas do ano letivo, alguns alunos têm mais um foco de estudo: como lidar com finanças pessoais. São estudantes que participarão da 1ª edição da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef).


Giulliano de Alcântara, aluno do 7º ano, é um dos que se preparam para a olimpíada de conhecimento. “Desde novo eu gosto muito de competir. Competições são sempre o meu foco e a olimpíada acaba sendo uma competição por premiação e medalhas, então acaba me interessando muito”, confessa.

Além do interesse pela questão competitiva, ele aponta problemas causados, ao menos em parte, pela falta de educação financeira. “Você pode acabar se endividando sem perceber. No final, você vai ficar com uma dívida tão grande que não consegue mais pagar”, avalia.

Outro candidato, Leandro Bezerra de Souza, do 9º ano, conta que o interesse pela educação financeira começou desde pequeno. “Não tenho muito dinheiro e sempre tenho que ter uma economia para, às vezes, comprar algo. Então, sempre tenho que economizar um pouco e gerir esse dinheiro”, explica.

Como é a Olimpíada
A Olimpíada de Educação Financeira é uma parceria entre o Ministério da Educação, o Tesouro Nacional – responsável pelo Tesouro Direto, programa de venda de títulos públicos para pessoas físicas – e a B3, empresa que opera a bolsa de valores. A organização é da empresa UpMat Educacional.

A competição escolar visa promover e estimular o conhecimento financeiro entre estudantes da educação básica. Podem participar alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio.

As inscrições de alunos e de escolas públicas e particulares são gratuitas e podem ser feitas até 9 de setembro pelo site da Olimpíada. De acordo com a UpMat, mais de 2 mil escolas de todos os estados e do Distrito federal confirmaram participação.

Após as inscrições, candidatos e professores ganham acesso a materiais de apoio com tópicos como gestão de dinheiro, conceitos de orçamento, investimentos, empréstimos, prevenção ao endividamento, matemática financeira básica e noções de economia.

As provas serão no dia 17 de setembro e serão aplicadas nas próprias escolas. As questões abordarão, sempre que possível, situações reais e do cotidiano dos estudantes.

Premiação
Os estudantes que ficarem entre os 10 melhores participantes serão premiados com medalhas. Os demais receberão certificados.

A competição distribuirá R$ 7,56 milhões em prêmios. Serão sorteadas 54 escolas (duas em cada unidade da federação). Cada uma delas receberá R$ 100 mil em kits melhorias, que podem ser biblioteca e livros; laboratórios de informática; de robótica; de ciência; itens esportivos e matérias de construção.

Para que possa participar do sorteio, a escola precisará ter, ao menos, um aluno medalhista. As unidades escolhidas também vão receber jogos com a temática educação financeira.

Em cada escola sorteada, o diretor e quatro professores – também sorteados – receberão individualmente R$ 8 mil em títulos do Tesouro Direto. Só poderão se inscrever professores que realizarem a capacitação oferecida pela Olitef.

De acordo com a diretora-executiva da UpMat Educacional, Cristina Diaz, a olimpíada coloca o planejamento financeiro e a educação financeira no dia a dia dos alunos, capacitando-os para melhores decisões. “Indo além de ser somente uma olimpíada, a ação pretende criar uma jornada de conhecimento de educação financeira para escola, professores e alunos”, disse ela.

Acrescentou que, independentemente de premiação, há benefícios diretos para estudantes e professores. “Será oferecida uma plataforma que capacita professores com recursos didáticos especializados, ao mesmo tempo que prepara os alunos para gerenciar seus ganhos e gastos, economizar seu dinheiro e da família de forma eficaz e entender sobre as diferentes alternativas de investimentos”, disse à Agência Brasil.

O diretor da escola do Giulliano e do Leandro, Davidson de Mattos, diz que o jornalista Carlos Castelo Branco tem histórico de participar de competições de conhecimento, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e celebra a chegada da educação financeira nas escolas.

“Em um país com alto índice de endividamento das famílias, a educação financeira é primordial, deve ser ensinada. Lamento muito que a minha geração, por exemplo, não tenha tido acesso a isso”, diz.

Para o diretor, além de promover o conhecimento, a Olitef causará um efeito multiplicador na escola.

“Impacta não apenas os alunos que participam diretamente e, principalmente, os que são premiados, mas também toda a escola, porque abre um leque”, assegura. Ele contextualiza com o exemplo da organização não governamental Meninas Competem, que tem uma associação com a Escola Jornalista Carlos Castelo Branco.

“Foi criada por uma ex-aluna e colegas, que agora são universitárias, e visa instrumentalizar e abrir espaço para as meninas competirem nas diversas olimpíadas de conhecimento que existem no Brasil”.

O diretor acredita que, de todas as disciplinas que contam com olimpíada de conhecimento, “a educação financeira é a que vai mais ser usada no cotidiano dessas crianças e jovens”.

Tesouro Direto
O Tesouro Direto, além de ser uma forma de o cidadão comprar títulos públicos, isto é, emprestar dinheiro para o governo, é uma ferramenta de educação financeira que incentiva o investimento e formação de poupança no país.

Por ser modalidade de renda fixa e garantida pelo Tesouro Nacional, é considerada a forma mais segura de investimento pessoal. É também uma das mais acessíveis, com aportes a partir de R$ 30. Toda a negociação – compra, venda e resgate – é feita de forma 100% online.

NOVA OLINDA Após indeferimento de candidatura, Gerlânio Sampaio indica esposa como candidata a prefeita.

Após o indeferimento de sua candidatura à prefeitura de Nova Olinda-CE, Gerlânio Sampaio surpreendeu ao indicar sua esposa, Diógena Hermógenes, como candidata a prefeita. A decisão foi anunciada mesmo com a possibilidade de Sampaio recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Nosso blog já havia antecipado essa decisão há duas semanas, sinalizando a possibilidade de Sampaio não prosseguir com o recurso e, em vez disso, lançar a candidatura de sua esposa. O cenário político em Nova Olinda ganha novos contornos com essa estratégia, que pode mudar o rumo das eleições municipais.

A escolha de Diógena Hermógenes sugere uma tentativa de manter a influência política de Sampaio no município, mesmo diante dos desafios legais enfrentados. Resta agora acompanhar o desenrolar dos acontecimentos e as reações dos demais candidatos e eleitores.

Continuaremos acompanhando de perto essa situação e traremos todas as atualizações sobre o pleito em Nova Olinda-CE.

Justiça Eleitoral Defere Candidatura de Ângela Germano para Vice-Prefeita em Araripe

Araripe, CE – Em uma decisão que marcou o cenário político local, a Justiça Eleitoral de Araripe, Ceará, indeferiu o pedido de impugnação da candidatura de Ângela Germano, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), para o cargo de vice-prefeita. A sentença foi proferida pelo Juiz da 68ª Zona Eleitoral, que julgou favorável o registro da candidatura, permitindo que a chapa liderada por Rodrigo Modesto, também do PSB, siga adiante na disputa eleitoral.

O pedido de impugnação foi feito pela coligação "Pra Fazer Ainda Mais", que tem como candiato a prefeito Cicero de Deus, composta pelos partidos Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Partido Democrático Trabalhista (PDT). A coligação alegava supostas irregularidades na candidatura de Ângela Germano, mas a Justiça Eleitoral, após análise, decidiu pela manutenção de sua elegibilidade.

VEJA A DECISÃO JUDICIAL


Ângela Germano, que possui um histórico de participação ativa na política local, destacou que a decisão é uma vitória não apenas para a chapa, mas para todos os eleitores que desejam ver uma campanha justa e democrática. Ela reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento de Araripe e prometeu continuar trabalhando para apresentar propostas que atendam às necessidades da população.

Fumaça que cobre céu de cidades do Ceará causa riscos à saúde?

Queimadas na região Amazônica e no Pantanal deixam céu de Fortaleza "cinza"; entenda

Queimadas na região Amazônica e no Pantanal deixam céu de Fortaleza "cinza"; entenda

Os céus de cidades cearenses e de outros estados estão cinzas nos últimos dias, como efeito das queimadas ocorridas na Amazônia e no Pantanal. Um dos efeitos do acúmulo de cinzas é o risco à saúde.

A baixa umidade relativa do ar, característica desta época do ano, também ajuda nessa coloração cinza. Ela facilita o transporte da poluição da superfície para a atmosfera, como poeira e material particulado diverso.

Céu cinza no Ceará pode ser consequência de queimadas
Céu cinza no Ceará pode ser consequência de queimadas

Conforme o médico otorrino Sérgio Tadeu explica as consequências e como prevenir doenças respiratórias. Confira:

Quais os riscos à saúde com a presença dessa fumaça?

"Tem gases tóxicos na fumaça, tem partículas pequenas que, ao entrar em contato com nossos olhos e a via aérea, que inclui nariz, garganta, bronquitos e pulmão, danifica a pele dessas regiões e pode causar processo de inflamação, predispor a infecção, baixar a imunidade, piorar condições que já existem, como asma, alergias, doenças pulmonares", explica.

É preciso usar máscara?

O médico Sérgio Tadeu recomenda sim o uso do equipamento de proteção.

"Um dos motivos é exatamente porque a máscara minimiza o contato desses poluentes, dessas partículas com a via respiratória. Então você vai tentar minimizar exatamente essa agressão à pele da via respiratória, que a gente chama de mucosa. Então é uma recomendação sempre válida, mesmo com um nível de poluição um pouquinho menor do que na região mais atingida."

Crianças e idosos requerem cuidados especiais

"Os extremos de idade, tanto os idosos como as crianças, são mais suscetíveis ao dano causado pela poluição. Existem até alguns estudos que crianças que são expostas à poluição podem ter um dano na parte respiratória para o resto da vida, além de aumentar a chance de desenvolver doenças alérgicas, piorar o sistema imunológico, facilitar infecções e piorar o quadro clínico no geral, inclusive de doenças cardiovasculares."

Pessoas com problemas alérgicos respiratórios

"Quem tem rinite alérgica, piora da rinite, predispõe a resfriar da gripe. Na parte pulmonar, danifica a pele dos broncos e dos pulmões, então facilita as pessoas que têm asma, piorar do quadro asmático e tem que procurar uma assistência médica."

Quais recomendações para evitar problema de saúde devido à fumaça?

Usar máscara;
manter-se sempre hidratado;
lavar o nariz.

Fósseis da Chapada do Araripe eram vendidos em site dos EUA por quase R$ 22 mil

Fósseis de insetos da Chapada do Araripe estavam em comercialização em uma loja virtual dos Estados Unidos. Com valores que chegavam até R$ 21,6 mil, na cotação atual, a prática é considerada ilegal de acordo com a “Lei da usurpação”.

O acontecimento já chegou ao conhecimento das autoridades, que iniciaram a investigação sobre o caso. Após a página remover os anúncios, a empresa também afirmou que deve guardar os exemplares para contribuir com a repatriação.

A denúncia da venda ilegal feita em janeiro de 2023 pelo doutor em Geociências e professor do curso de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Juan Carlos Cisneros, ao canal on-line do Ministério Público Federal (MPF).

Sobre o caso atribuído à Procuradoria da República no Ceará, o paleontólogo constatou que os fósseis foram anunciados pela loja Indiana 9 Fossils & Prehistoric Fossils.

Os registros são do Período Cretáceo e foram encontrados na Chapada do Araripe. A região que também é comum ao dinossauro ancestral das aves Ubirajara jubatus, contrabandeado para a Alemanha em 1995 e que voltou para o lar de origem em junho de 2023.

Desde 1942 a exportação de todos os fósseis, considerados como patrimônios nacionais, se tornou ilegal para fora do País. A Lei 8.176 prevê que a negociação das peças é crime, a menos que tenham sido retirados legalmente antes de 1942 e estejam acompanhados da documentação da época.

Juazeiro do Norte deverá ganhar rota aérea para Maceió

Uma linha aérea, que liga Juazeiro do Norte a Maceió, capital de Alagoas, deve ser ofertada na região em breve. Uma reunião será realizada na próxima sexta-feira, 30 de agosto de 2024, em Maceió, para pleitear a rota.

O momento terá a participação do Conselho para o Desenvolvimento do Turismo da Região do Cariri (Condetur), das secretarias de Turismo do Ceará e de Alagoas, e da Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV).

O anúncio foi feito pelo coordenador do Condetur, Júnior Feitosa. A intenção é criar uma conexão em Juazeiro do Norte na linha Maceió-Fortaleza, com o intuito de ampliar o turismo da região. “Nós estamos pleiteando este voo para que faça uma escala em Juazeiro do Norte”, explicou o coordenador.

O voo Maceió-Fortaleza é operado pela empresa LATAM, que possui rotas em funcionamento no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte.

O coordenador afirmou que a demanda surgiu após uma pesquisa realizada pelo Condetur, que identificou o grande fluxo de alagoanos para o Cariri, visando principalmente o turismo religioso. Feitosa reforça que esse turismo para romarias também amplia a oportunidade de exploração de passeios culturais e ecológicos na região.

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Colisão de motos deixa um morto no Juazeiro, além de homicídio à bala em Crato o 30º do ano

Duas mortes violentas foram registradas entre a noite desta quinta-feira e madrugada de hoje no Cariri. No caso de Juazeiro, foi a segunda morte em decorrência de acidente de trânsito no mês de agosto e a 26ª do ano no município ou 81% em relação às 32 registradas no decorrer do ano passado. Em relação ao Crato, foi o segundo homicídio em agosto e o trigésimo do ano no município ou 79% em relação aos 38 registrados no decorrer do ano passado.


Por volta das 19 horas de ontem houve a colisão entre uma moto Honda Bros de cor vermelha e uma Biz na cor preta na Rua Paizinho Sabiá ao lado do Parque de Eventos Padre Cícero em Juazeiro. O auxiliar de serviços gerais Antonio Henrique Gomes Lopes, de 20 anos, ainda foi socorrido pelo SAMU ao Hospital Regional do Cariri (HRC), mas morreu cerca de uma hora depois. Ele residia na Rua Marechal Rondom (Tiradentes) e foi vítima de traumatismo craniano grave. Duas pessoas saíram feridas.

Já às duas horas da madrugada desta sexta-feira houve um homicídio à bala em Crato. O entregador Jackson Joel de Sousa Santana, de 22 anos, foi morto a tiros em frente à sua casa na Rua Diógenes Frazão perto da Areninha do bairro Seminário. Quando adolescente, ele foi acusado de praticar o furto de uma bicicleta no dia 1º de março de 2019 na Rua Vicente Leite (Bairro Vila Alta) a qual trocou por um tablet junto a outro menor. Joel disse ao delegado Manuel Inácio ter comprado na Feirinha da Troca.

Por: Miséria

Duas mulheres presas no Juazeiro por envolvimento em tráfico, roubo e até homicídio

Mais duas mulheres acusadas de crimes foram presas na tarde desta quinta-feira em Juazeiro. Policiais civis do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) da Delegacia Regional de Juazeiro cumpriram três mandados de prisões expedidos por varas criminais da nossa comarca. Eles recolheram Francisca Cicélia Lopes Mariano, de 45, no bairro João Cabral, e Poliana Sousa da Silva, de 32 anos, no Romeirão.

Contra Cicélia foram dois, sendo uma condenação por homicídio e outro preventivo por tráfico de drogas e posse de armas de fogo, cujas penas contra ela já somam 40 anos. No dia 15 de fevereiro de 2011 ela foi flagrada em sua casa e presa com um homem conhecido por “Marcinho”. Na época, policiais civis encontraram no imóvel 1,4 Kg de maconha.

A mesma foi condenada pelo Tribunal do Júri de Juazeiro a 21 anos de prisão por homicídio. No dia 30 de agosto de 2001, no interior de uma pousada na Rua do Cruzeiro no centro de Juazeiro, Cícero Soares Leite Filho matou Sebastião Bento Sobrinho com um tiro enquanto este dormia. A polícia descobriu que Cicélia e Maria de Lourdes Leite Moreira seriam as autoras intelectuais quando contrataram Cícero para a execução. Maria de Lourdes já faleceu e Cícero foi condenado a 18 anos de prisão.

MAIS UMA – Já Poliana tinha contra si uma decisão judicial relacionada à regressão de regime com sentença por sua condenação por tráfico de drogas e roubo. Ela tinha sido flagrada no dia 21 de março de 2019 com 10 Kg de maconha na sua casa à época no bairro Frei Damião. A polícia obteve denúncias apontando que a mesma tinha recebido muita droga e guardado no imóvel. Para acolher denúncias sobre tais crimes o NCTD volta a disponibilizar o número do seu WhatsApp (2157-8021) mediante garantia de sigilo quanto à fonte.

Por: Miséria

Mulher acusada de homicídio em Crato é presa e seu companheiro escapuliu

Uma mulher foi presa e o seu companheiro conseguiu fugir de policiais civis na tarde desta quarta-feira (21) em Crato. Os agentes do Núcleo de Homicídios da Delegacia Regional cumpriam mandados de prisões preventivas expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Crato. Vanessa da Silva Teles, de 26 anos, foi presa em sua casa no bairro Vila Lobo em Crato de onde Jefferson Carlos Nascimento dos Santos, de 24 anos, o “Peta” fugiu pulando muros de residências próximas não sendo localizado.


O casal responde por crimes de homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado motivados por vingança. No dia 24 de agosto de 2020 o parente de Vanessa no caso Wermesson Elpídio Ferreira, de 35 anos, foi morto a golpes de faca dentro de sua casa na Rua Orlando Ribeiro do Conjunto Novo Horizonte na Vila Lobo. O crime foi praticado por José Cristiano da Silva Freitas, de 32, o “Galeguinho”, e o seu comparsa Cícero Ronaldo Vital da Silva, de 29 anos.

De acordo com os autos do processo e movidos pela vingança, o casal decidiu matar os dois. No dia 10 de junho de 2023 se aproximaram de “Galeguinho” numa moto e o mataram a tiros na calçada de uma casa na Rua Edite Araújo Teles (Vila Lobo) em Crato. Ele residia no bairro João Cabral em Juazeiro, era usuário de drogas e respondia procedimentos por furtos e roubos.

Após isso tentaram matar Cícero Ronaldo que foi baleado por “Peta” nas costas e na mão, enquanto sua companheira Vanessa o esfaqueava. Mesmo assim, escapou no hospital após cirurgia. Vanessa já foi recolhida ao presídio feminino de Crato, enquanto a Polícia Civil segue à procura de “Peta”. Qualquer informação sobre o seu paradeiro pode ser dada para o telefone 3102.1285 da Delegacia Regional de Polícia Civil de Crato.

Brasil tem 214 cidades com candidaturas únicas

Um total de 214 municípios tem apenas um candidato a prefeito nas eleições deste ano. O número é 50,47% maior no comparativo com as eleições de 2020, quando 108 cidades tiveram apenas um candidato na disputa.


No Ceará, dois municípios têm somente uma chapa majoritária registrada: Mucambo e São João do Jaguaribe. Nessas cidades, os candidatos precisam de apenas um voto para que sejam eleitos prefeitos.

Por outro lado, o número de municípios com até dois candidatos a prefeito cresceu, passando de 38% para 53% dos municípios brasileiros, conforme levantamento do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).

Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, acredita que os desafios de candidaturas em pequenas cidades desestimulam as pessoas a disputar essas prefeituras. “Não falo apenas da falta de recursos financeiros e de apoio técnico. As dificuldades incluem questões burocráticas e entraves jurídicos”, destacou.

Hospital São Vicente de Paula promove workshop sobre Hotelaria Hospitalar

Será promovido pelo Hospital e Maternidade São Vicente de Paula (HMSVP) no próximo dia 6 de setembro um workshop em Hotelaria Hospitalar. Segundo informado pela assessoria de imprensa da unidade médica, o tema do evento será “facilities, controle de infecções e hotelaria hospitalar”. O workshop será realizado entre 8h e 17h, e acontecerá no auditório do HMSVP.


O Portal Miséria esteve no HMSVP na manhã de hoje (21), e conversou com Natana Kelly, gerente responsável pelo setor de hotelaria da unidade médica. Ela frisou que o evento de 6 de setembro terá a presença de palestrantes renomados, incluindo profissionais que atuam no Hospital Albert Einstein, uma referência nacional.

Natana pontua que será um momento com apresentação de aulas práticas, se convertendo em uma oportunidade de aprimoramento para quem atua na área. “O foco do workshop será a melhoria contínua dos serviços de facilities, controle de infecções e hotelaria hospitalar, essenciais para a segurança e satisfação dos pacientes”, detalhou o HMSVP em nota.

As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de setembro.

Justiça Eleitoral aceita pedido de Wagner e ordena que Evandro Leitão retire postagem das redes sociais

Atendendo a um pedido protocolado pela campanha de Capitão Wagner (União Brasil), que disputa a prefeitura de Fortaleza, a Justiça Eleitoral concedeu liminar que obriga Evandro Leitão (PT) a remover uma publicação de suas redes sociais. A postagem em destaque diz respeito ao resultado de uma pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Real Time Big Data.


Wagner lidera, segundo os dados do instituto, porém, argumentou perante a Justiça Eleitoral que a maneira como a campanha de Leitão divulgou os dados levaria a uma interpretação de que o petista é quem está na dianteira. A sustentação jurídica da equipe do candidato do União Brasil foi embasada no Código Eleitoral Brasileiro, e aceita pelo juiz Ernani Pires Paula Júnior, titular da 116° Zona.

“É vedado o emprego de meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais e passionais com o uso de ferramentas tecnológicas para adulterar ou fabricar imagens destinadas a difundir fato falso ou gravemente descontextualizado sobre candidatas, candidatos ou sobre o processo eleitoral”, pontua o juiz em um dos trechos da decisão.

A postagem já não consta das redes sociais de Evandro Leitão. Na decisão liminar o juiz também fixava uma multa diária de R$10 mil em caso de descumprimento na decisão.

Datafolha: Capitão Wagner tem 29%, Sarto tem 23% e André Fernandes registra 16% na disputa por Fortaleza

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22) pelo jornal "Folha de S. Paulo" e pelo jornal "O Povo" com as intenções de voto para prefeito de Fortaleza mostra Capitão Wagner (União Brasil) e o atual prefeito José Sarto (PDT) empatados tecnicamente, com 29% e 23%, respectivamente.


Em seguida, aparecem André Fernandes (PL), com 16%; Evandro Leitão (PT), com 10%; e Eduardo Girão, com 5%.

A pesquisa foi realizada nos dias 20 e 21 de agosto de 2024. Foram realizadas 644 entrevistas em toda a cidade de Fortaleza. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pelo jornal O Povo e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo CE-08395/2024.

Veja os números abaixo:

Capitão Wagner (União Brasil): 29%
José Sarto (PDT): 23%
André Fernandes (PL): 16%
Evandro Leitão (PT): 10%
Eduardo Girão (Novo): 5%
Chico Malta (PCB): 1%
Técio Nunes (Psol): 1%
Zé Batista (PSTU): 1%
George Lima (Solidariedade) não atingiu 1%
Branco/nulo/nenhum: 9%
Não sabe: 6%
A pesquisa foi estimulada. Aos eleitores, foi feita a seguinte pergunta: "Se a eleição para prefeito de Fortaleza fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?". A pesquisa foi contratada pelo jornal "O Povo" e está registrada no TSE com número CE-08395/2024.

Rejeição
A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os percentuais foram os seguintes:

José Sarto (PDT): 33%
Capitão Wagner (União): 31%
André Fernandes (PL): 23%
Evandro Leitão (PT): 22%
Zé Batista (PSTU): 16%
Chico Malta (PCB): 15%
Eduardo Girão (Novo): 14%
Técio Nunes (Psol): 12%
George Lima (Solidariedade): 10%
Rejeita todos: 3%
Votaria em qualquer um: 2%
Não opinou: 5%

Justiça Eleitoral aceita pedido de Wagner e ordena que Evandro Leitão retire postagem das redes sociais

Atendendo a um pedido protocolado pela campanha de Capitão Wagner (União Brasil), que disputa a prefeitura de Fortaleza, a Justiça Eleitoral concedeu liminar que obriga Evandro Leitão (PT) a remover uma publicação de suas redes sociais. A postagem em destaque diz respeito ao resultado de uma pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Real Time Big Data.


Wagner lidera, segundo os dados do instituto, porém, argumentou perante a Justiça Eleitoral que a maneira como a campanha de Leitão divulgou os dados levaria a uma interpretação de que o petista é quem está na dianteira. A sustentação jurídica da equipe do candidato do União Brasil foi embasada no Código Eleitoral Brasileiro, e aceita pelo juiz Ernani Pires Paula Júnior, titular da 116° Zona.

“É vedado o emprego de meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais e passionais com o uso de ferramentas tecnológicas para adulterar ou fabricar imagens destinadas a difundir fato falso ou gravemente descontextualizado sobre candidatas, candidatos ou sobre o processo eleitoral”, pontua o juiz em um dos trechos da decisão.

A postagem já não consta das redes sociais de Evandro Leitão. Na decisão liminar o juiz também fixava uma multa diária de R$10 mil em caso de descumprimento na decisão.

Juazeiro do Norte: vereadores cobram que Viametro ligue ar-condicionado dos coletivos

Durante a sessão plenária de quinta-feira (22), vereadores de Juazeiro do Norte cobraram que a empresa Viametro, responsável pelo transporte público municipal e metropolitano, ligue o ar-condicionado dos ônibus. Este período do ano é caracterizado por altas temperaturas no Cariri.

De acordo com parlamentares, os usuários têm se queixado do calor intenso dentro dos coletivos. Segundo relatos, a situação dentro dos ônibus tem se tornado insuportável, principalmente nos horários de pico, quando os veículos estão lotados.

Na Câmara, o vereador William Bazilio – Bilinha (PMN) endereçou um requerimento à Via Metro, solicitando que a empresa deixe os aparelhos funcionando.

“São muitas reclamações nós estamos. Pessoas que são usuárias pedindo que a gente fizesse alguma coisa para resolver essa problemática, tendo em vista que os ares-condicionados estão todos desligados”, afirmou Bilinha.

“Nós solicitamos que fosse enviado ofício à secretaria competente e também à empresa. Esperamos uma resposta e nas próximas semanas, com certeza, iremos receber alguma resposta e iremos falar aqui na Câmara Municipal”, acrescentou.

Contrato da Cagece, infraestrutura e até discussão sobre gramática marcam 2º debate entre Glêdson e Fernando Santana

Os candidatos à Prefeitura de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), atual prefeito e candidato à reeleição, e Fernando Santana (PT), participaram do debate promovido pelo Grupo O POVO de Comunicação, na noite dessa quarta-feira (21). O evento foi marcado por discussões intensas de temas como saneamento básico, infraestrutura urbana e até sobre gramática.


A responsabilidade sobre os problemas de esgoto a céu aberto na cidade foi um dos pontos altos do debate. Fernando criticou a atual gestão, afirmando que o prefeito precisa ter mais coragem para cobrar ações efetivas da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O candidato da aposição ainda prometeu ‘tirar a Cacege’ de Juazeiro caso a estatal “não trabalhe direito”.

Glêdson, por sua vez, argumentou que o município já tem feito sua parte ao multar a Cagece, destacando que já foram aplicados mais de R$ 13 milhões em multas contra a companhia. “Quando você encontrar um esgoto passando na frente da sua casa, aquilo ali é de responsabilidade da Cagece”, rebateu Glêdson.

Sobre a infraestrutura, Fernando criticou a atual administração pela falta de pavimentação em diversas áreas de Juazeiro do Norte. Ele prometeu que, se eleito, irá pavimentar a cidade de ponta a ponta. Em contrapartida, Glêdson classificou a proposta como fantasiosa e afirmou que a execução desse projeto demandaria um investimento de aproximadamente R$ 1,3 bilhão.

O debate também foi marcado por um momento inusitado durante as considerações finais. Glêdson afirmou “ter pagado R$ 80 milhões em dívidas”, o que levou Fernando Santana a corrigi-lo: “Não é ter pagado, é ter pago”. Após o debate, Glêdson rebateu a correção de Fernando, sugerindo que o petista precisa estudar gramática.

“Deixa eu dar uma aulinha de português para o candidato [Fernando]: Os verbos ter e haver exigem o particípio longo. Então é pagado. O verbo ser e estar exigem o particípio curto. Então ele corrigiu uma coisa que ele nem sabia. Ele nem conhece a cidade e nem conhece das regras de gramática”, alfinetou.

Os bastidores do evento também foram acompanhados de perto pela TV Miséria, que entrevistou os candidatos após o encontro. Ambos fizeram suas avaliações sobre o debate.