O início da semana foi marcado por fortes chuvas no sul do Ceará, especialmente na região do Cariri, entre a noite de segunda (20) e a madrugada desta terça-feira (21). Segundo dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) — que ainda estão sendo atualizados —, o município de Potengi registrou os maiores volumes de chuva de todo o estado, com 128 milímetros na Vila Alecrim e 115 milímetros no posto central.
Além de Potengi, outros municípios caririenses também apresentaram acumulados expressivos nas últimas 24 horas:
Caririaçu (Vila Feitosa) – 89mm
Araripe (Brejinho) – 76mm
Jati (Sítio Macapá) – 72mm
Porteiras (Sítio Saco) – 51mm
Ipaumirim – 49,4mm
Caririaçu (sede) – 49mm
Nova Olinda – 44mm
Farias Brito – 36,2mm
Barro – 36mm
Aurora (Ingazeira) – 28mm
Missão Velha (Gameleiro de São Sebastião) – 24mm
Juazeiro do Norte (Vila São Gonçalo - Marrocos) – 24mm
As chuvas também se espalharam para cidades vizinhas, como Várzea Alegre (31mm), Cariús (30mm), Lavras da Mangabeira (17mm) e Umari (2mm).
Enquanto o Cariri concentrou as precipitações mais fortes, nas regiões Litoral, Ibiapaba e Jaguaribana os acumulados foram baixos. Em Fortaleza, por exemplo, o posto Caça e Pesca registrou apenas 0,6mm, e o da Defesa Civil, 0,4mm.
De acordo com a Funceme, as chuvas foram ocasionadas por áreas de instabilidade atmosférica que avançaram pelo interior do estado e devem continuar influenciando o tempo em parte do Ceará nas próximas horas.
Embora o período chuvoso tradicional ocorra entre fevereiro e maio, os meteorologistas ressaltam que essas precipitações fora de época são benéficas para o reabastecimento de pequenos reservatórios, manutenção da umidade do solo e início do plantio em algumas localidades rurais.
Fonte: Funceme
Nenhum comentário:
Postar um comentário