terça-feira, 27 de novembro de 2018

DE FORMA ANTECIPADA - Empate entre São Paulo e Sport garante Ceará na Série A em 2019


A uma rodada do fim da Série A do Brasileiro, o Ceará garantiu permanência na elite em 2019. A confirmação veio com o empate sem gols entre São Paulo e Sport, na noite desta segunda-feira, 26. Com os confrontos diretos da 38ª rodada, o Vovô, que atualmente é o 13º colocado, não pode ser ultrapassado por quatro adversários ao mesmo tempo.
Dessa forma, diante do Vasco da Gama, no domingo, 2, o alvinegro cearense brigará para confirmar vaga na Copa Sul-Americana de 2019. A última vaga direta para o torneio continental pertence exatamente ao 13º colocado da Série A, posição que o Vovô ocupa hoje, mas o 14º será beneficiado se o título da atual edição da competição ficar com Fluminense ou Atlético-PR (os dois se enfrentam na semifinal e o campeão vai para a Libertadores).
O Ceará garantiu permanência com 43 pontos, um a menos que a média geral da Série A. O técnico Lisca assumiu o time na 10ª rodada, quando a equipe tinha apenas 3 pontos, e foi sob o comando dele que os demais 40 pontos foram conquistados.

CAMPEONATO BRASILEIRO

Brasileirão terá Clássico-Rei pela primeira vez na era dos pontos corridos

Ceará e Fortaleza representarão o futebol cearense na Série A em 2019


O acesso do Fortaleza e a permanência do Ceará na elite do Brasileirão em 2019 - esta confirmada na noite desta segunda-feira (26) com o empate em 0 a 0 entre São Paulo e Sport - colocará os dois principais clubes do futebol cearense juntos pela 1ª vez na Série A no ano que vem. Essa será a primeira vez que isso acontece desde que o Campeonato passou a ser disputado em sistema de pontos corridos, em 2003.
Até este ano, Ceará e Fortaleza acumulam três participações na principal divisão do País no atual formato da competição. Além de 2018, o Ceará figurou na Série A em 2010 e 2011. Já o Tricolor, que voltará a disputar o Brasileirão após 13 anos, já esteve no grupo de elite em 2003, 2005 e 2006.

MAIORIA NO NORDESTE - Com Ceará e Fortaleza na Série A, o futebol cearense terá o maior número de representantes entre os estados do Nordeste. Até agora, quatro nordestinos estão garantidos no Brasileirão 2019: Fortaleza, CSA-AL (que subiram da Série B para a Série A), Bahia e Ceará (times que já figuram na Série A e garantiram permanência para o próximo ano). O Sport ainda luta para manter Pernambuco na Série A. Já a Bahia perdeu o Vitória, que foi rebaixado e caiu para a 2ª Divisão.
Em termos nacionais, o Ceará já figura entre os estados com maior representatividade no Brasileirão 2019, ao lado de São Paulo (com 4 representantes), Rio de Janeiro (3 ou 4), Minas Gerais (2 ou 3), Rio Grande do Sul (2) e Santa Catarina (1 ou 2).
Ao todo, 17 das 20 vagas na Série A já estão definidas. Cinco times lutam para ficar com as últimas três vagas: Sport, Fluminense, Chapecoense, Vasco e América-MG.

Confira os times garantidos na Série A 2019

- Ceará
- Fortaleza
- CSA-AL
- Bahia-BA
- Avaí
- Goiás
- Palmeiras
- Flamengo
- Internacional
- Grêmio
- São Paulo
- Atlético-MG
- Atlético-PR
- Cruzeiro
- Botafogo
- Santos
- Corinthians

Ainda lutam para jogar a Série A em 2019

- Sport
- Fluminense
- Vasco
- Chapecoense
- América-MG

Fonte/Diário do Nordeste.

Nenhum comentário: