quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

SEJU e Gestão discutem regulamentação do Conselho Municipal de Juventude

Os gestores da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEJU), Lamar Lima e Henrily Rener, juntamente com o vereador Amadeu de Freitas, estiveram reunidos com o prefeito Zé Ailton Brasil, em seu gabinete, na tarde da quarta-feira, 23, para discutir alterações na Lei do Conselho Municipal de Juventude e na pasta da juventude, no município.

Segundo Zé Ailton, a proposta visa democratizar as políticas voltadas para a juventude. Com a reforma administrativa, a pasta de esporte ficou também responsável pela juventude, havendo necessidade de ajustar as atribuições da pasta.

O gestor destaca ainda que a proposta de alteração da lei será encaminhada para a Câmara Municipal no início do período legislativo. Após a aprovação da lei, será realizada a Conferência Municipal de Juventude, onde serão discutidas as prioridades para esse segmento. O objetivo, segundo o gestor. “É que a gente possa ter um planejamento e possamos buscar recursos para aplicação”, afirmou.

Para o Secretário de Esporte e Juventude, Lamar Lima, a alteração será importante para ajustar as competências da pasta no segmento de juventude. O gestor lembra que depois acontecerão debates que inclui também audiência pública com o segmento.

O vereador Amadeu de Freitas, por sua vez, explica que depois de analisar a lei existente, houve a necessidade de reformulação, a fim de ampliar a participação da população jovem na discussão das políticas públicas. A nova proposta amplia para 14 o número de cadeiras no Conselho Municipal de Juventude e a Conferência Municipal de Juventude estabelecerá um plano municipal de juventude. A proposta garante ainda que o município busque parceria junto ao Estado e União para desenvolver políticas públicas para a categoria.

Nenhum comentário: