segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Ceará supera média histórica de chuvas em dezembro antes do mês acabar
Dezembro ainda nem terminou mas já acumula volume de chuvas acima da média histórica, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Com as precipitações registradas na última semana, a média pluviométrica do mês chega a 45,6 mm neste domingo, 25, superando em 44,3% a normal climatológica mensal, que é de 31,6 mm.
Restando cinco dias para o fim do mês, esse é o terceiro dezembro mais chuvoso dos últimos dez anos. O acumulado parcial de 2022 só fica atrás das médias de 2018 e 2021, com 86,8 mm e 47,7 mm, respectivamente. Os volumes mais baixos foram observados em 2012 (4 mm), 2014 (5,9 mm) e 2020 (8,1 mm). O cenário ainda pode sofrer alterações caso a última semana do ano seja chuvosa no Ceará.
Entre este sábado, 24, e domingo, 25, véspera e dia de Natal, choveu em 55 municípios cearenses de acordo com o painel das chuvas da Funceme. A cidade de Forquilha, teve o maior nível de precipitações, registrando 39 mm, seguida de Santa Quitéria, no Sertão Central e Inhamuns, com 38 mm. No Litoral de Fortaleza, a maior chuva foi em Maranguape (32 mm).
A previsão do tempo da Funceme para os próximos dois dias indica que as chuvas devem perder força no Estado. Na segunda, 26, embora haja possibilidade de céu variando entre nublado e parcialmente nublado, são baixas as chances de precipitações em todas as macrorregiões. O prognóstico é praticamente o mesmo para a terça-feira, 27, quando o clima ensolarado deve voltar a predominar.
Na quinta-feira, 29, a Funceme deve disponibilizar a previsão completa para o réveillon no Ceará. A instituição sempre divulga cenários meteorológicos com projeções para ciclos de três dias.
Pelo calendário climatológico do Ceará, dezembro é o primeiro mês da chamada pré-estação, que segue até o fim de janeiro. O período antecede a quadra chuvosa, entre fevereiro e maio.


FONTE: O Povo

Nenhum comentário: