quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Homem ateia fogo na casa da mãe em Araripe, ameaça irmã com foice e reage à prisão

Um homem foi preso na tarde desta terça-feira no Cariri sob acusação de atear fogo na casa onde mora com a mãe. Por volta das 17 horas o agricultor Cícero Kauilhes de Souza, de 28 anos, residente no Sítio Ipueiras em Araripe, foi apresentado na Delegacia de Crato. Ele foi autuado em flagrante por crimes contra a Lei Maria da Penha e danos materiais. Sua irmã, Maria Delciana Patrício de Souza, de 36, estava em casa no Sítio Riacho Grande quando sua mãe ligou desesperada.


A genitora informava que o filho tinha ateado fogo em um dos cômodos da casa e, imediatamente, tratou de ir ao local. A mesma se deparou com Cícero contido por populares e a mãe desmaiada na calçada do imóvel. As chamas já tinham sido debeladas por vizinhos e o acusado do crime ameaçou matar a irmã e o companheiro dela com uma foice caso chamasse a polícia.

O agricultor ainda reagiu à prisão promovida pelos Sargentos Xavier e R. Costa e os Soldados Samuel e Edson Silva quando os PMs entregaram, também, uma foice ao delegado plantonista em Crato, Bruno Fonseca. Delciana disse à autoridade policial serem constantes a violência do irmão contra a mãe quando ingere bebidas alcoólicas ou usa drogas. Ela requereu medida judicial protetiva para as duas as quais foram concedidas pelo juiz plantonista do Núcleo Regional em Juazeiro, José Gilderlan Lins.

Adolescente de 15 anos morre após tomar remédio na veia em Hospital de Iguatu

A família de Ana Karolayne, uma adolescente de 15 anos, relata que faleceu após receber medicação intravenosa no Hospital Regional da cidade de Iguatu.


Johnacrís Saturnino, mãe de Ana Karolayne, em entrevista à TV Verdes Mares, informou que a filha foi admitida na emergência do hospital com dores abdominais. Após a triagem, ela recebeu medicação para aliviar a dor.

Segundo Johnacrís, após a administração do medicamento, Ana Karolayne relatou uma intensa dor no peito, desmaiou e ficou roxa. “Perguntei ao médico e ele disse que era reação da medicação, mas um mês atrás ela já havia tomado essa medicação e nunca citou essa reação”, afirmou a mãe de Ana Karolayne.

A polícia foi chamada ao hospital. Johnacrís disse que foi expulsa da unidade hospitalar e decidiu registrar um Boletim de Ocorrência (B.O). A Delegacia Regional de Iguatu está investigando o caso.

O hospital, por meio de uma nota de esclarecimento divulgada pela Prefeitura Municipal de Iguatu, lamentou a morte da adolescente. A unidade afirmou que perguntou durante o atendimento se a paciente tinha alguma alergia a medicamentos, ao que mãe e filha negaram.

“Logo após a administração do fármaco, a paciente manifestou complicações graves e foi encaminhada imediatamente à sala de estabilização, onde foi prestada toda a assistência adequada. No entanto, a paciente não apresentou melhora, vindo a óbito”, explicou o hospital em nota.

Ladrão preso numa laje em Juazeiro após assalto num ônibus e um celular foi rastreado

Um jovem foi preso após assalto no interior de um ônibus em Juazeiro e já tinha contra si dois mandados em aberto. Por volta das 9 horas desta quarta-feira a polícia soube que um homem armado com punhal tinha roubado dois celulares de passageiro do coletivo que faz a linha Juazeiro/Barbalha. O crime aconteceu quando o ônibus trafegava pela Avenida Leão Sampaio perto da Unileão e uma patrulha com os Sargentos Marcelo e Nascimento e o Cabo Rocha esteve no local.


Eles foram informados pela vítima que um dos seus celulares era rastreado e apontava como rumo a Rua Jacinto Rocha (Santa Tereza) em Juazeiro. Quando os PMs chegaram ao endereço, uma pessoa que estava no imóvel, pertencente ao seu cunhado, tentou fugir por telhados, mas foi preso na laje de um prédio próximo. Raimundo Israel Bonfim da Costa, de 30 anos, o “Galeguinho”, residente na Rua Odílio Figueiredo (João Cabral) em Juazeiro, confessou o crime.

O mesmo já responde por porte ilegal de arma de fogo e três assaltos. Um deles aconteceu no dia 5 de fevereiro de 2021 na Rua Chanceler Edson Queiroz (Triângulo) em Juazeiro. Na oportunidade roubou R$ 1,8 mil de uma mulher que saía de sua casa. Na época, “Galeguinho” já usava tornozeleira eletrônica e fugiu numa moto, mas terminou preso em flagrante momentos depois.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

PRF encerra Operação Ano Novo nas rodovias federais do Ceará

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu a Operação Ano Novo, que aconteceu de 29 de dezembro de 2023 a 1º de janeiro de 2024, até às 23h59. Durante o período, a PRF aumentou as ações de fiscalização e prevenção nas estradas federais, com o objetivo de garantir a segurança viária.


Ao todo, foram fiscalizados 1.770 veículos, e 1.916 pessoas foram abordadas. A ênfase da operação foi na fiscalização de ultrapassagens proibidas, resultando em 242 autuações, e na abordagem de 56 motociclistas por condução sem capacete, infração gravíssima.

A PRF também concentrou esforços na fiscalização da combinação de álcool e direção, realizando 1.255 testes de alcoolemia. Treze motoristas foram autuados, e uma pessoa foi presa por dirigir sob a influência de álcool.

Os resultados da operação incluem uma redução de 5% no número total de acidentes em comparação com 2022 (de 18 para 17 acidentes). Houve uma diminuição significativa de 83% no número de mortes, com uma única vítima fatal (de 6 para 1 em relação ao mesmo período anterior), e uma redução de 37% na quantidade de pessoas feridas (de 24 para 15).

A PRF destaca também a continuidade da Operação Rodovida, que se estende até 18 de fevereiro de 2024, focando no período de férias escolares e carnaval. A operação visa reforçar a fiscalização e prevenção de acidentes nas estradas federais, promovendo um trânsito mais seguro durante o período de maior movimento nas vias.

PM: Operação Réveillon 2024 não registra acidentes fatais nas estradas do Ceará

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) registrou zero acidentes fatais na Operação Réveillon 2024, nas estradas do Ceará, frente às três mortes que haviam sido registradas na mesma operação do ano anterior. A operação compreende o período de 29 de dezembro de 2023 a 1º de janeiro de 2024.


Apesar da queda no número de mortes, a quantidade de acidentes em geral aumentou 3%: de 31, no Réveillon de 2023, para 32 no deste ano.

Durante a ação, o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) deu a cabo ações preventivas e ostensivas em todo o Ceará, tendo como principal objetivo ampliar a segurança de quem trafegava nas rodovias no período.

Conforme informou a Polícia Militar, as equipes intensificaram as fiscalizações e abordagens, orientando os motoristas e combatendo comportamentos que podem causar acidentes – como consumo de álcool e direção, ultrapassagens perigosas e retornos proibidos.


A corporação informa que aumentou o número de motoristas autuados com base no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que diz respeito à direção sob o efeito de álcool ou outra substância. Se em 2023 foram 90 registros de casos do tipo, em 2024 foram 152, em um aumento de 69%.

Houve ainda autuações com base no artigo 306 do CTB, que é quando o condutor está dirigindo com capacidade psicomotora alterada, o que é determinado a partir do teste no aparelho etilômetro (bafômetro), com resultado igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de sangue. Esses casos são caracterizados como crime de trânsito. Foram sete autuações do tipo, enquanto no ano anterior foi apenas um registro.

Homem ateia fogo na casa da mãe em Araripe, ameaça irmã com foice e reage à prisão

Um homem foi preso na tarde desta terça-feira no Cariri sob acusação de atear fogo na casa onde mora com a mãe. Por volta das 17 horas o agricultor Cícero Kauilhes de Souza, de 28 anos, residente no Sítio Ipueiras em Araripe, foi apresentado na Delegacia de Crato. Ele foi autuado em flagrante por crimes contra a Lei Maria da Penha e danos materiais. Sua irmã, Maria Delciana Patrício de Souza, de 36, estava em casa no Sítio Riacho Grande quando sua mãe ligou desesperada.


A genitora informava que o filho tinha ateado fogo em um dos cômodos da casa e, imediatamente, tratou de ir ao local. A mesma se deparou com Cícero contido por populares e a mãe desmaiada na calçada do imóvel. As chamas já tinham sido debeladas por vizinhos e o acusado do crime ameaçou matar a irmã e o companheiro dela com uma foice caso chamasse a polícia.

O agricultor ainda reagiu à prisão promovida pelos Sargentos Xavier e R. Costa e os Soldados Samuel e Edson Silva quando os PMs entregaram, também, uma foice ao delegado plantonista em Crato, Bruno Fonseca. Delciana disse à autoridade policial serem constantes a violência do irmão contra a mãe quando ingere bebidas alcoólicas ou usa drogas. Ela requereu medida judicial protetiva para as duas as quais foram concedidas pelo juiz plantonista do Núcleo Regional em Juazeiro, José Gilderlan Lins.

Por: Site Miséria/Demontier Tenório

Mulher morre no HRC em Juazeiro após grave acidente um dia depois do aniversário

Uma mulher morreu na noite desta terça-feira no Hospital Regional do Cariri em Juazeiro após grave acidente de trânsito. O óbito de Márcia Gardênia de Araújo Pessoa, de 46 anos, foi confirmado por volta das 23 horas. Ela residia na Rua José Holanda Montenegro no centro de Iguatu e foi vítima de acidente registrado no último dia 18 de novembro ou um dia após o seu aniversário.


Por volta das 22 horas a mesma pilotava sua moto Honda Biz quando foi colhida violentamente por um veículo Chevrolet Onix no cruzamento da Avenida 13 de Maio com a Rua Eduardo Lavor em Iguatu. Márcia e sua moto foram arremessadas a uma certa distância na via pública, enquanto o motorista do carro abandonou o local do acidente

Pessoas que passavam no local acionaram o SAMU e a polícia, cujos militares encontraram o veículo ônix abandonado no caminho do Hotel Diocesano no bairro naquele município. Segundo as investigações feitas pela Polícia Civil de Iguatu, o carro era dirigido por Alexandre Viana de Oliveira, de 31 anos. Este se apresentou na delegacia no dia seguinte acompanhado de seu advogado.

De acordo com as investigações, ele estava num restaurante, desde o meio-dia, ingerindo bebidas alcoólicas na companhia de amigos e o acidente aconteceu à noite quando seguia para casa. Márcia foi socorrida a um hospital local e, devido à gravidade dos ferimentos, terminou transferida ao HRC em Juazeiro onde permaneceu em estado de coma e morreu cerca de um mês e duas semanas após o acidente. O seu corpo foi recolhido na manhã desta quarta-feira e necropsiado na Perícia Forense de Juazeiro.

Veja imagens do momento do acidente gravadas por câmeras de segurança:


Por: Site Miséria/Demontier Tenório

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Homicídio no Bairro Seminário em Crato

Após mais de um mês sem o registro de homicídios em Crato um homem foi assassinado esta madrugada na primeira morte violenta do ano no Cariri. Por volta das duas horas desta segunda-feira o jovem Bruno Gomes Bezerra, de 24 anos, foi morto a tiros quando trafegava em sua moto pela Rua 13 de Dezembro perto da Grendene (Bairro Seminário) em Crato.


Ele residia na Travessa Lavras da Mangabeira (Seminário), 

Este foi o primeiro homicídio do ano na cidade do Crato.

Mecânico atropelado em Juazeiro morreu no HRC

Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado na noite desta segunda-feira em Juazeiro do Norte. Por volta das 20h30min o mecânico Edmilson Santos Silva, de 54 anos, morreu num dos leitos do Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro. Ele residia na Travessa Águia (Bairro Barroso) em Fortaleza e estava no Cariri revendo familiares quando foi atropelado às 19 horas por um veículo na Avenida Padre Cícero em Juazeiro. O mesmo terminou socorrido, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos.


Foi a primeira morte em decorrência de acidente de trânsito este ano no Juazeiro. No ano passado foram 32 ou nove a menos que as 41 registradas em 2022. A última morte no trânsito em Juazeiro tinha ocorrido no dia 26 de dezembro quando Alisson Ramom Silva Alves, de 37 anos, que residia na Travessa das Acácias (São José) em Juazeiro, também morreu no HRC. Ele trabalhava como reciclador e foi vítima de acidente com moto na noite do dia 17 de dezembro no anel viário no bairro Salgadinho.

Por : Site Miséria/Demontier Tenório

Homicídio à faca na última morte violenta de 2023 no Cariri

Um homicídio à faca foi a última morte violenta do ano passado na região do Cariri. Por volta das 17 horas deste domingo o pintor José Iago do Nascimento, de 31 anos, foi assassinado a golpes de faca por dois homens que fugiram numa moto. Ele residia na Rua Nossa Senhora de Fátima no Distrito de São Félix na zona rural de Mauriti e o crime aconteceu naquela localidade. A vítima respondia dois procedimentos por lesões corporais.


Este foi o único homicídio no mês de dezembro em Mauriti e o nono do ano passado no município ou um a menos que os dez registrados em 2022. O último assassinato em Mauriti tinha acontecido no dia 12 de julho quando John da Silva Mateus, de 35 anos, que residia na Vila Hollywood, foi morto a tiros às margens da CE-397 na saída do centro de Mauriti em direção ao Distrito de Coité. Este respondia por crimes de trânsito, tráfico de drogas, porte de arma de fogo, furtos e desacato.

FONTE-MISERIA.

Mecânico atropelado em Juazeiro morreu no HRC

Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado na noite desta segunda-feira em Juazeiro do Norte. Por volta das 20h30min o mecânico Edmilson Santos Silva, de 54 anos, morreu num dos leitos do Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro. Ele residia na Travessa Águia (Bairro Barroso) em Fortaleza e estava no Cariri revendo familiares quando foi atropelado às 19 horas por um veículo na Avenida Padre Cícero em Juazeiro. O mesmo terminou socorrido, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos.


Foi a primeira morte em decorrência de acidente de trânsito este ano no Juazeiro. No ano passado foram 32 ou nove a menos que as 41 registradas em 2022. A última morte no trânsito em Juazeiro tinha ocorrido no dia 26 de dezembro quando Alisson Ramom Silva Alves, de 37 anos, que residia na Travessa das Acácias (São José) em Juazeiro, também morreu no HRC. Ele trabalhava como reciclador e foi vítima de acidente com moto na noite do dia 17 de dezembro no anel viário no bairro Salgadinho.

Por : Site Miséria/Demontier Tenório

Homem sob efeito de álcool sequestra mulher e é preso em Crato

Uma ação rápida da Polícia Rodoviária Estadual, em parceria com o FTA, terminou na prisão de um homem que estava mantendo uma mulher sob sequestro, nesta segunda-feira (1), em Crato. O suspeito também dirigia alcoolizado e carregava uma arma falsa.


A equipe, composta pelo subtenente Beserra e pelos sargentos Carvalho, Marcell, Terceiro e W. Marques, foi avisada via rádio que, na estrada entre Exu (PE) e Crato, a vítima estava sendo mantida dentro do carro pelo homem, que cometeu o ato por ciúmes.

No local informado, os policiais avistaram o veículo e deram ordem de parada, que foi desobedecida. Assim, começou uma perseguição ao carro, um Peugeot vermelho, logo interceptado e revistado pelos agentes.

Embaixo do banco do passageiro, foi encontrado um simulacro de arma de fogo, usado para intimidar a vítima. Ela confirmou a versão repassada via rádio aos policiais sobre a situação de ameaça a que foi submetida.

O suspeito foi levado para o posto da Polícia Rodoviária Estadual e, em teste de bafômetro, comprovou-se que ele estava sob efeito de álcool. Diante disto, o homem foi conduzido para a Delegacia de Polícia do Crato, onde foram adotados os devidos procedimentos.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Feliz ano novo um 2024 de muita saúde, paz alegria, felicidades e muita fé em Deus.🙏🏼💥

Abraço forte do seu amigo de sempre Marcelo Sousa. Conte comigo em 2024. Tamo junto.

Boletos do IPVA 2024 no Ceará estão disponíveis para pagamento nesta terça-feira

Os boletos para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos (IPVA) 2024 estão disponíveis a partir desta terça-feira (2), no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz). O imposto cobrado de todos os veículos automotivos, terá desconto de até 10%, podendo ser pago em cota única com redução no valor ou parcelado em cinco vezes.

Quem escolher pagar em cota única deve fazer o pagamento até 31 de janeiro e garante 5% de desconto. Os outros 5% de desconto são para os participantes do programa Sua Nota Tem Valor.
A tabela com o valor do imposto de todos os veículos está disponível no Diário Oficial do Estado para consulta.
Já quem vai pagar o IPVA parcelado deve ficar atento ao vencimento dos boletos, nas seguintes datas:

Calendário de pagamento do IPVA no Ceará em 2024

Parcela - Data de pagamento

Cota única - 31 de janeiro

1ª parcela - 8 de fevereiro

2ª parcela - 8 de março

3ª parcela - 8 de abril

4ª parcela - 8 de maio

5ª parcela - 10 de junho


Pessoas com deficiência têm direito à isenção do imposto, assim como proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano, metropolitano e intermunicipal, micro-ônibus, vans, topics, além de veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Fonte > Sefaz-CE

Primeiro dia do ano tem chuva forte e trovões em mais de 70 cidades do Ceará

As primeiras horas de 2024 foram marcadas por muita chuva, relâmpagos e trovões no Ceará. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nesta segunda-feira (1º) choveu em mais de 70 cidades. Maiores registros aconteceram em Catunda (157 milímetros), Quixelô (141 milímetros), Santa Quitéria (114 milímetros) e Acopiara (111 milímetros). Fortaleza chegou a marcar 64 milímetros.


Maiores chuvas (mm) em 24 horas no Ceará por município

Catunda – 157mm

Quixelô – 141mm

Santa Quitéria - 114,4mm

Acopiara – 111mm

Cedro – 108mm

Aurora – 105mm

Iguatu – 100mm

Iracema – 95mm

Auto Santo – 92mm

Mauriti – 91mm

Dezembro dentro da média - As chuvas do mês de dezembro no Ceará ficaram dentro da normalidade, conforme balanço parcial da Funceme.
O observado, considerando todo o estado, foi de 37,1 milímetros, o que representa um desvio positivo de cerca de 17% em relação à média, que é de 31,6 mm, porém, ainda dentro da faixa de normalidade para o período.

Previsão para os próximos dias

Segunda-feira (1º) - Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva na Ibiapaba, no Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. Nas demais macrorregiões, chuva isolada.

Terça-feira (2) - Céu variando de nublado a parcialmente nublado com alta possibilidade de chuva em todas as macrorregiões.

Quarta-feira (3) - Céu variando de nublado a parcialmente nublado com baixa possibilidade de chuva em todas as macrorregiões.

Situação dos principais açudes - O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 23% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 52%. Já o Banabuiú se encontra com 37%.

Fonte - Funceme

Mulher tenta salvar marido, e os dois morrem afogados em praia de Natal

Um casal morreu após se afogar no início da noite da última sexta-feira (29) na praia de Barreta, no município de Nísia Floresta, na Grande Natal. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mulher tentava salvar o marido, que teria sido levado pela correnteza, quando se afogou junto com ele.


As vítimas foram identificadas como

Jeruan Alcântara, de 63 anos

Shirley Ferreira, de 59 anos

Segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo do homem, que era suboficial da reserva da Marinha do Brasil, foi encontrado apenas na manhã deste sábado (30) na Praia de Camurupim, que é vizinha à praia onde ele se afogou.
Para realizar as buscas, os bombeiros utilizaram, inclusive, um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).


Helicóptero da Sesed participou das buscas pelo corpo do homem afogado

A esposa dele, Shirley Ferreira, chegou a ser retirada da água por um outro banhista ainda na noite de sexta-feira, mas também não resistiu e morreu.
Os bombeiros informaram também que o casal acompanhava três amigos turistas que tinham chegado do Maranhão nesta semana para passar um período no litoral do RN.
Os cinco estavam na praia no momento do afogamento. Um dos amigos também chegou a ser levado pela correnteza, mas conseguiu se segurar nas pedras e se salvar.

Adolescente é morta e enterrada em cova rasa no Interior do Ceará

Uma adolescente de 17 anos foi morta e enterrada em uma cova rasa no município de Santa Quitéria, na última quinta-feira (28). Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), dois suspeitos foram presos em flagrante no mesmo dia do crime. O corpo da vítima foi encontrado em uma propriedade agrícola. De acordo com informações que constam no auto de prisão, ela estava enterrada em uma cova rasa. 

Conforme pasta de segurança, José Victor da Silva Nascimento, de 23 anos, e Tales Mesquita Sampaio, de 22, foram identificados pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) após "diligências ininterruptas". Tales Mesquita tinha antecedentes por porte ilegal de arma de fogo. Índividuos foram conduzidos para a Delegacia Municipal de Santa Quitéria, onde estão à disposição da Justiça. Polícia agora segue realizando diligências "com o intuito de identificar e capturar outros envolvidos no crime".

Mulher morre após sofrer choque elétrico no Ceará

Uma mulher de 49 anos morreu, na última sexta-feira (29), após sofrer uma descarga elétrica, em Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense.

O relatório da Polícia Militar diz que Jucinete Ferreira Da Silva Lima usava tornozeleira eletrônica quando foi achada sem vida. A família da vítima suspeita que o choque elétrico aconteceu enquanto ela recarregava o aparelho.
A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado do Ceará (SAP) afirmou que a Perícia Forense (Pefoce) investiga o caso e vai liberar o laudo oficial. A SAP reforçou que a "tornozeleira existe há mais de 10 anos e nunca houve nenhum incidente ou acidente dessa natureza".
Já a Secretaria da Segurança Pública (SSPDS) informou que a Polícia Civil apura o caso. Segundo levantamentos preliminares, a mulher foi encontrada sem vida em um imóvel na região. A vítima não apresentava sinais de violência.
Equipes da Polícia Militar e da Perícia Forense estiveram no local. A pasta disse que somente após o laudo da Pefoce será possível confirmar as causas da morte.
O caso está a cargo da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, que segue apurando o fato.

Aneel mantém bandeira tarifária verde nas contas de luz no Brasil para janeiro de 2024

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, na última sexta-feira (29), que no mês de janeiro a bandeira tarifária será verde. Desta forma, os consumidores não terão custo extra nas contas de luz.

Conforme a agência, a continuação da bandeira verde no início do próximo ano é porque as condições favoráveis de geração de energia permanecem.
Há 21 meses o país adota a bandeira verde após o fim da escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022.

Com informações da Agência Brasil.

Açude Orós termina ano com melhor aporte dos últimos dez anos

O açude Orós termina 2023 com melhor aporte dos últimos dez anos, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Seu volume atual é de 52,67%. Última vez que o segundo maior açude do estado atingiu essa marca foi em 18 de julho de 2013, quando atingiu 52,60%, conforme o Portal Hidrológico.

O Ceará se encontra com 38,5% de aporte nos seus açudes. Apenas um açude sangra, no caso, é o Germinal, em Palmácia. Outros dois reservatórios estão acima de 90% neste sábado (30). A região com maior volume armazenado é a do Acaraú, que aporta 72,34% dos seus reservatórios.
Em contraste, os açudes bacias do Crateús e Meio Jaguaribe aportam até o momento 19,55% e 23,45% respectivamente. O Banabuiú, terceiro maior reservatório do Estado, está, atualmente, com apenas 34,10%.

Açude Orós - O Açude Orós tem como finalidades a perenização do Rio Jaguaribe, irrigação do Médio e Baixo Jaguaribe, piscicultura, culturas agrícolas de áreas de montante, turismo e aproveitamento hidrelétrico.
A barragem, que já ocupou o posto de maior reservatório do Ceará até 2002, ano em que o Castanhão foi construído, atingiu duas expressivas marcas este ano: o reservatório mais que dobrou em 2022 e atingiu um volume que não era alcançado desde 2014, ultrapassando o índice de 49% de volume hídrico acumulado.