segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Dupla é presa em motel após efetuar disparos de arma de fogo em via pública em Barro
A Polícia Militar efetuou no início da madrugada deste sábado (23), a prisão de dois homens e a apreensão de duas armas de fogo, após o registrado de disparos em via pública na cidade do Barro.

O policiamento realizava patrulhamento de rotina quando ouviu dois estampidos de arma de fogo, nas proximidades da churrascaria do motor. A equipe PM composta pelo Cabo Linhares, Soldados Junior e Davi se dirigiu em direção para local onde ao chegar, um popular informou que instantes antes, teria passado um automóvel Toyota modelo Corolla, de placa NLV-9510 com dois homens e duas mulheres, tendo os rapazes efetuado disparos de arma de fogo e na sequencia tomado o rumo sentido ao distrito de lara.

A patrulha policial se dirigiu a localidade informada até o posto fiscal de Monte Alegre, mas sem êxito em localizar o citado veículo. No entanto, ao retornar passou a suspeitar que os infratores estivessem adentrado no motel que funciona as margens da BR 116, distante cerca de 3 KM do local de onde foram efetuados os disparos.

Os policiais se deslocaram até ao motel, onde a recepcionista relatou ter dado entrada naquele estabelecimento um automóvel modelo Corolla. A atendente mostrou no sistema de videomonitoramento o apartamento em que os ocupantes de carro teria se hospedado. Os militares se dirigiram ao referido apartamento onde após se identificaram como policiais, solicitaram que os dois casais saíssem com as mãos na cabeça e procederam busca pessoal, e em seguida no veículo onde encontraram um revolver calibre 38, com cinco munições intactas e uma munição deflagrada.

De principio, nenhum dos suspeitos assumiu a propriedade do armamento. Em ato continuo umas das mulheres, acabou falando sobre outra arma. Os PM’S após conduzirem o veiculo para um local mais iluminado, onde durante uma busca mais minuciosa, encontraram outro revólver de calibre 38, com cinco munições intactas e uma deflagrada.

Ao serem indagados a quem pertencia cada arma, o suspeito identificado como Cícero Rafael Alessandro Silva, de 30 anos, residente na Rua São Geraldo, bairro Franciscano, Juazeiro do Norte afirmou ser o dono de um dos revolveres e que o outro, pertencia a seu colega, Bruno de Souza Saraiva, de 24 anos, residente no sitio Vila Tuica, zona rural de Aurora. Os jovens ao serem perguntado se possuíam registros das armas e permissão para portá-las, responderam que não.

De acordo com os policiais, durante a abordagem Cicero Rafael disse já tinha sido preso outrora por crime de porte ilegal de arma e uma lesão corporal. Enquanto Bruno conversou já responder criminalmente pelos crimes de porte ilegal, receptação e embriaguez ao volante, informações essas, confirmadas nos sistemas policiais. Em razão das duas acompanhantes dos dois homens serem menores de idade, o conselho tutelar do Barro foi acionado para acompanhar a equipe policial juntamente com os envolvidos até a delegacia de polícia civil de Brejo Santo. Na 21ª DRPC, Bruno de Souza e Cicero Rafael foram presos por infração, em tese, ao artigo 15, do estatuto do desarmamento (LEI 10826).
Jovem morre no HRC em Juazeiro após acidente e outros dois empinando motos saem feridos 
Três acidentes de trânsito num curto intervalo de quatro horas entre a tarde e noite deste domingo nos municípios de Penaforte, Várzea Alegre e Nova Olinda deixaram uma pessoa morta e outras três feridas. Por volta das 23h30min de domingo o jovem Damião Silva Ferreira, que completou 23 anos na última quarta-feira (20), morreu no Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro. Ele residia na Rua Antonio Ferreira Sobrinho (Bairro Frei Damião) em Penaforte e, às 17 horas de ontem, se envolveu num acidente com moto na estrada do Sítio Bom Aver naquele município.

Já às 19 horas o motorista de um carro abalroou três motos estacionadas em frente à Padaria Marques Soares na Avenida Neném Marinheiro (Bairro Riachinho) em Várzea Alegre, atropelou um pedestre e fugiu. A vítima foi socorrida pelo SAMU ao hospital local com suspeita de fratura no nariz e o veículo Ford Pampa de placas HUN-7973 terminou encontrado perto da Igreja do bairro. O acusado foi localizado próximo ao Parque de Vaquejadas já detido por populares e entregue a uma equipe do Demutran que o deixou em poder da Polícia Militar, sendo conduzido à delegacia.

Por volta das 21 horas uma patrulha da PM de Nova Olinda com o Subtenente Canuto e os Soldados Nonato Teles e Araújo esteve na CE-292 em virtude de acidente no bairro Terreiro Duro. No local se depararam com uma moto Honda Bros de cor vermelha e placa KGZ-9486, a qual tinha saído da rodovia com dois ocupantes e caído numa ribanceira dentro de um matagal após bater numa cerca de arame farpado.

Os dois estavam inconscientes e foram socorridos ao hospital de Nova Olinda no caso Mateus Gonçalves da Silva, de 16, que terminou transferido ao São Camilo de Crato, e Luiz Eduardo Alves da Silva, de 18 anos, o qual foi transferido ao São Raimundo igualmente de Crato apresentando fraturas expostas no braço e pé esquerdo. Populares disseram à polícia terem visto o piloto empinando a moto na rodovia quando perdeu o equilíbrio e os dois caíram.

Fonte: Miséria.com
Grave acidente deixa duas mulheres mortas e dois homens feridos na CE 292, em Barbalha  
O fato aconteceu por volta das 20 horas, na CE 292, que liga os municípios de Barbalha e Missão Velha, nas proximidades da Vila Santa Terezinha. Conforme apurado pela reportagem, um dos sobreviventes identificado apenas por Rodrigo dirigia uma moto Honda de placa CJN-5673 transportando na garupa as duas mulheres quando colidiu com a bicicleta conduzida por José Pereira Sales, de 60 anos. Com o impacto entre os dois veículos, o ciclista foi jogado para o acostamento da rodovia enquanto que os ocupantes da motocicleta caíram na pista de rolamento, e Márcia Clarindo e Clara Maria acabaram colhidas pelo veículo Toyota Corolla, guiado por Valter Alves de Moura Neto, residente em Juazeiro do Norte

Em decorrência dos ferimentos, as duas jovens não resistiram e faleceram no local. O condutor da motocicleta sofreu fratura exposta na perna esquerda e foi socorrido para o Hospital Regional do Cariri em Juazeiro do Norte juntamente com o ciclista, que apresentava dores na região abdominal. A Polícia Militar esteve no local do acidente e fez a condução do motorista do carro atropelador juntamente com veiculo para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte.

*Com informações da Agência Cariri Ceará
Adolescente é apreendido após ameaçar diretora de escola com canivete em Milagres
Um adolescente de 14 anos foi apreendido após ameaçar com um canivete a diretora da escola onde estuda, na cidade de Milagres na região do cariri cearense. O fato ocorreu na tarde dessa sexta-feira (22) na Escola José Leite Sampaio, localizada na Rua Joviniano Lins Dantas, Bairro Das Missionárias.

De acordo com o registro policial, o caso chegou ao conhecimento do destacamento PM do município por volta das 16h00min, através de um professor do estabelecimento de ensino. O denunciante relatou que o aluno de iniciais, J.P.A .F de 14 anos residente no Bairro Casa Própria, estava com um canivete ameaçando a diretora do colégio, a professora Maria Alves Agostinho, de 38 anos além de está danificando a mobília da secretaria da escola.

A guarnição militar composta pelo Sargento Rolim Soldados Mário e L. Neto foi acionada para atender a ocorrência. No local a professora disse aos militares, ter conversado com o aluno para que ele entregasse o canivete, o que ocorreu depois de muita conversa, mas que tempo depois, o garoto retornou para pegar a arma, e a mesma se negou a entrega o objeto. Diante a recusa da diretora não entregar o instrumento, o adolescente se alterou e começou a falar em voz alta, empurrando mesa, cadeira, abrindo armário e jogando documento e pasta no piso, além xingar os funcionários da escola.

A guarnição policial tentou conversar com o adolescente e convencê-lo que cessasse de danificar os objetos da escola, no entanto o rapaz passou a ofender os militares com palavras de baixo calão e ainda afirmando que a polícia não era de nada. Para evitar que o jovem com sua euforia, praticasse algo prejudicial aos demais alunos ou funcionários da escola, os PM’S o contiveram retirando-o da sala de aula.

Logo depois, os militares entraram em contato com o conselho tutelar para acompanhar toda a situação. Na sequencia, a diretora da escola apresentou a equipe policial um canivete que segundo ela, pertencia ao adolescente que estava fazendo uso do instrumento para ameaçá-la, mencionando ainda, que ela teria conseguido tomar do jovem.

Uma equipe do conselho tutelar acompanhou o adolescente e a mãe, que foram apresentados pelos militares na Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo, a delegada plantonista, Dra. Ana Ursulina Tavares Rodrigues que determinou a lavratura do Ato Infracional, análogo ao crime previsto no art.147 e 163 Código penal- Decreto Lei n° 2848/40, desfavor do menor suspeito.

Fonte: Agência Caririceara
Agricultor de 51 anos é preso suspeito de abusar sexualmente de criança de 4 anos em Porteiras
Um trabalhador rural de 51 anos foi preso neste domingo (24) suspeito de abusar sexualmente de uma criança de quatro anos em Porteiras, na região do cariri cearense. O crime ocorreu no final da tarde deste domingo (24), na zona rural do município.

O caso chegou ao conhecimento do destacamento PM de Porteiras por volta das 17h30min, através de ligação via 190 em que a mãe da vitima denunciou que estava em um bar de sua propriedade que funciona casa onde mora com sua duas filhas menores de idade de iniciais, D.V.C.S. de 07 anos e M.M.A.S de 04 e em dado momento que se deslocou até o interior do estabelecimento para pegar uma bebida no freezer momento em que o agricultor, Cicero Pereira dos Santos, 51 anos, mais conhecido por “Fera”, residente no Sitio Muquém dos Reinados, teria pego a criança mais nova colocando-a no colo e depois acariciado as partes intimas da menina, fato presenciada pela a irmã mais velha da vitima que correu para avisar o abuso sexual contra a criança.

A mulher acrescentou quando retornou, ainda visualizou “Fera” com a sua filha no colo. Diante da denuncia a equipe policial militar, Sargento Josimar, Cabo Evilácio e Soldado Marco Antonio se deslocou até o Sitio Muquem, onde a mãe da garota confirmou a denuncia, mas no entanto o suspeito não mais se encontrava no local.

Os policiais empreenderam diligencias e encontraram o denunciado nos arredores do respectivo Sitio. Os PM’S ao realizarem a abordagem, perceberam, que o suspeito apresentava está sob o efeito de bebidas alcoólicas. “Fera” recebeu voz de prisão e na sequência foi conduzido para Delegacia de Policia Civil de Brejo Santo-CE para que fossem tomadas as medidas cabíveis. O conselho tutelar acompanhou a criança juntamente com a mãe ate a Delegacia. Na DP, o homem foi autuado por crime de estupro de vulnerável.

Fonte: Caririceara
Dupla em moto mata homem a tiros no bairro Santa Teresa em Juazeiro do Norte
Dois homens em uma motocicleta são suspeitos de executar com vários tiros um homem de 37 anos no Bairro Santa Teresa, em Juazeiro do Norte. O caso aconteceu no final da tarde deste domingo (24).

De acordo com testemunhas, Leilson Soares Barbosa estava nas proximidades da casa onde morava na Rua José Marrocos quando foi abordado pelos criminosos, que fugiram após atacarem a vítima que morreu no local.

A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência e realizou diligências na região em busca dos suspeitos, mas sem, contudo obter êxito. O homicídio será investigado pelo Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP), da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.

Fonte: Agência Caririceara

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

23ª Mostra Sesc Cariri de Culturas celebra riquezas culturais
 e naturais da região
Palco de difusão da tradição e das artes, a 23ª edição da Mostra
 Sesc Cariri de Culturas acontece de 07 a 14 de novembro em cinco municípios cearenses 


Consolidada como um dos maiores encontros culturais do País, a 23ª edição da Mostra
 Sesc Cariri de Culturas volta o olhar para os territórios culturais cearenses. Preservando o legado artístico, natural e histórico da região, o evento vem ainda mais vibrante em conjunto com a campanha de reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio
 da Humanidade, iniciada pelo Sesc Ceará em 2019.

De 07 a 14 de novembro, o evento que estimula a difusão de saberes, tradições e
 arte irá fortalecer também o patrimônio natural do cariri cearense, reunindo pesquisadores, artistas e público em torno de apresentações, ações formativas e mesas de debates que incentivam as manifestações artístico-culturais desses territórios criativos. 

Um dos destaques desta edição, é a inauguração do
Museu Orgânico Casa de Telma Saraiva,
 no dia 13/11. Este será o 8º museu orgânico de uma rede de fomento à tradição, eternizando a importância da artista, foto-pintora e fotógrafa Telma Saraiva, precursora na arte da fotografia pintada à mão desde a década de 40, influenciada pelos anúncios antigos
 e por revistas de cinema. O projeto do Sesc Ceará, em parceria com a Fundação Casa Grande, valoriza o saber popular, transformando a casa dos mestres da cultura em lugar de memória.

Com o atual cenário de transição pós-isolamento social e as aberturas graduais dos
 decretos governamentais possibilitando ações presenciais, desenha-se uma Mostra em formato híbrido, com programação tanto presencial como online, transmitida no Youtube e no Instagram do Sesc Ceará, assim como na Fecoplay, plataforma de streaming da Fecomércio
 Ceará. As atividades presenciais serão realizadas de acordo com os decretos municipais e estaduais, seguindo todos os protocolos sanitários. 

“Esse ano vamos retomar o desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo
 da região do Cariri a partir da realização da Mostra Sesc Cariri de Culturas, que movimenta não só a parte artística, mas também toda uma rede de negócios locais. É um momento de preencher um espaço que as pessoas esperam aproveitar todos os anos, mesmo que
 de forma parcial, mantendo a grande manifestação que é a Mostra Cariri”, afirma Luiz Gastão Bittencourt, presidente do Sistema Fecomércio Ceará. 

Faz parte da nossa natureza

Não é à toa que o Cariri é uma grande vitrine de tradições para o Mundo, reconhecido
 também por ser um caldeirão cultural vivo e pulsante, de acordo com o gerente de cultura do Sesc Ceará, Alemberg Quindins. Neste cenário, em 2019, o Sesc iniciou a campanha de reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, de lá para cá,
 vêm sendo desenvolvidas diversas ações que farão parte de um dossiê a ser entregue à UNESCO para concretização deste projeto. 

Nesse sentido, durante a programação da Mostra Cariri, será realizada a 2ª edição
 das mesas de debate sobre a região, com a finalidade de reconhecer
a Chapada do Araripe como
Patrimônio da Humanidade. Os encontros acontecem de 09 a 12 de novembro,
 na Fundação Casa Grande, no município de Nova Olinda, e são transmitidos pelo Youtube do Sesc Ceará. Entre os participantes, estão os professores e pesquisadores Dra. Conceição Lopes, Dr. Patrício Melo, Dr. Alemberg Quindins, Me. Lucineide Marquis, Dra. Simone
 Silva, Dra. Sandra Nancy, Me. Alenio Carlos. 

“Reconhecida no Brasil como o 'Imã da cultura do Nordeste’, a região do Cariri está
 localizada no entorno da bacia sedimentar do Araripe, que impacta geologicamente e antropologicamente quatro estados brasileiros, onde a natureza se faz presente de forma diversificada e rica, para as mais diversas manifestações culturais”, aponta Alemberg
 Quindins. 

Efervescência cultural 

Com atividades presenciais abertas ao público com acesso limitado, mas com alcance
 ilimitado a partir das plataformas digitais, a programação é estruturada em nove linguagens: Música, Artes Cênicas, Literatura, Tradição, Audiovisual, Artes Visuais, Patrimônio, Biblioteca e Pensando Verde. A 23ª edição da Mostra conta com
114 grupos e artistas selecionados no edital de 2020,
 além de 50 grupos de tradição popular. 

O show de abertura fica a cargo do cantor
Nando Reis,
 na noite do dia 07/11, que será transmitido exclusivamente no Youtube do Sesc Ceará. Já o encerramento, no dia 14/11, leva ao palco da Praça Siqueira Campos, no Crato, o cantor, compositor e poeta,
Abidoral Jamacaru,
 um dos mais reconhecidos representantes da música popular produzida na região do Cariri, com 50 anos de trajetória. 

Os grupos nacionais farão suas apresentações digitais pré-gravadas, já os grupos
 oriundos do Ceará e demais estados no Nordeste brasileiro, de maneira presencial, dentro do circuito da Mostra, com transmissão em tempo real. Nesse contexto, a Mostra convidou os artistas e grupos de diversas regiões do Brasil a apresentarem seus trabalhos
 em lugares históricos, que representem sua região, interligando assim os estados do Brasil por meio do Patrimônio Cultural. 

Já as apresentações e performances presenciais acontecem nos municípios de Juazeiro
 do Norte, Crato, Brejo Santo e Nova Olinda. O Teatro Sesc de Iguatu também irá complementar o roteiro das ações do evento.

No Cariri, mestres da cultura popular, brincantes e seus grupos de tradição, irão
 protagonizar a websérie “Mestres Guardiões da Memória”
 gravada em locais históricos e importantes da região. As apresentações de reisado, lapinha, guerreiro, coco, maneiro pau, bacamarte, incelenças, maculelê, quadrilha junina, maracatu, banda cabaçal, além dos grandiosos penitentes, acontecerão em lugares como:
 o Horto de Padre Cícero, Festa de Santo Antônio de Barbalha, Centro de artesanato e cultura popular Mestre Noza, Lira Nordestina, Museu Casa do Mestre Nena, bairro João Cabral, Cachoeira de Missão Velha, Quilombo dos Souza, Chapada do Araripe, entre outros
 importantes pontos grandiosos em cultura e beleza. 

Desde 2017, o Sesc realiza a ação
“Pensando Verde na Mostra”
 fomentando as discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade. Nesta edição, o projeto acontece de 11 a 14/11, na Praça da Sé, na cidade do Crato, com trocas de mudas, exposições mediadas, oficinas e uma vivência ambiental na Chapada do Araripe. 

Entrada Solidária

Além de fomentar a cultura, a Mostra Sesc também tem como proposta contribuir para
 a redução da insegurança alimentar, arrecadando alimentos para quem precisa por meio da solidariedade. Por isso, para ter acesso a apresentações em espaços fechados, o público deverá adquirir o ingresso mediante entrega de dois quilos de alimentos não perecíveis.
 A troca deverá ser feita um dia antes nos teatros, sendo permitido no máximo dois ingressos por pessoa. Além disso, é necessário apresentar o cartão de vacinação com as duas doses ou resultado negativo do exame antígeno ou RT-PCR nas 48h anteriores. Devido
 às restrições dos decretos municipais e estaduais, o acesso será limitado e deverá cumprir os protocolos sanitários como uso obrigatório de máscaras, distanciamento e evitar aglomerações. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Programa Mesa Brasil do
 Sesc.

*Programação sujeita a alteração.

23ª Mostra Sesc Cariri de Culturas

De 7 a 14 de novembro de 2021

Programação híbrida, com transmissão pelo YouTube do Sesc Ceará


Governo do Ceará cria grupo de trabalho para discutir festas de fim de ano
O governador Camilo Santana (PT) criou um grupo para discutir não somente o Réveillon da prefeitura de Fortaleza, como também as festas de fim de ano. O prefeito da capital cearense, José Sarto (PDT), afirma que a prefeitura vem trabalhando internamente sobre o assunto, e na sexta-feira passada (15) essa demanda foi enviada para discussão no comitê de gestão da crise sanitária do Estado.

“O governador fez um comitê de gestão da crise sanitária e eu coloquei para ele os dados que a gente já havia tendo na prefeitura, e com o avançar da vacinação condicionamos todas as nossas ações às recomendações sanitárias.” O prefeito pontua, ainda, que caso o evento aconteça, as pessoas terão que estar vacinadas.

“O passaporte de vacina já existe, agora só estamos integrando qual ferramenta vai uniformizar o sistema, que será para todos os tipos de festas”, complementa Camilo Santana.

As recentes liberações de aumento de público no setor de eventos animam o mercado e geram expectativa de que sejam liberadas festas de fim de ano, o anúncio é feito quando o Estado celebra mais de 70% da população vacinada contra Covid-19.

Fonte: O Povo Online
Bolsonaro anuncia ajuda a caminhoneiros, mas não diz origem dos recursos
Sem dar detalhes, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), divulgou nesta quinta-feira (21) a criação de um benefício a caminhoneiros. Ele repetiu a postura do dia anterior, quando foi confirmado o Auxílio Brasil de R$ 400, sem que o governo tenha definido a fonte de custeio.

“Números serão apresentados nos próximos dias, vamos atender aos caminhoneiros autônomos. Em torno de 750 mil caminhoneiros receberão ajuda para compensar aumento do diesel”, afirmou o presidente durante evento no município de Sertânia, em Pernambuco.

A novidade vem em um momento de preocupação entre economistas e agentes do mercado com a situação fiscal brasileira e de alta no preço dos combustíveis, um dos vilões da inflação.

O problema tem grande impacto sobre os caminhoneiros, uma das bases de apoio de Bolsonaro. O presidente tem enfrentando dificuldades em baixar o valor dos derivados de petróleo e jogado o problema no colo do ICMS cobrado por governadores e prefeitos.

Auxílio Brasil
Durante o evento desta quinta-feira (21), Bolsonaro repetiu que o Auxílio Brasil será de R$ 400 “para todo mundo, sem exceção”.

O Executivo decidiu mudar o teto de gastos para abrir espaço fiscal e bancar o Bolsa Família repaginado em ano eleitoral.

A declaração de Bolsonaro foi dada em evento de inauguração do Ramal do Agreste. A obra deve levar água do Rio São Francisco a cidades de Pernambuco e Paraíba.

Fonte: Diário do Nordeste
Juazeiro realiza recadastramento de camelôs para Romaria de Finados
A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) de Juazeiro do Norte realizará, a partir desta sexta-feira (22), o recadastramento dos camelôs que irão atuar na Romaria de Finados, entre 29 de outubro a 2 de novembro. O recadastramento se estenderá até a próxima terça-feira (26), das 8h às 12h e abrangerá todos os profissionais que trabalham nas proximidades da Praça José Geraldo da Cruz e Praça da Estação, no bairro Franciscanos. 

A Semasp informa que os profissionais que fizeram o recadastramento para a romaria de Nossa Senhora das Dores não precisam repetir o procedimento. A pasta, ainda, alerta que durante a romaria não serão permitidos camelôs vindos de outros municípios e, caso sejam identificados, serão convidados a desmontar suas barracas.
Ônibus tomba e deixa quatro mortos e mais de 30 feridos em Tianguá  
Um ônibus tombou na descida da serra de Tianguá por volta das 3 horas da madrugada desta sexta-feira, 22, no quilômetro 301 da BR-222. Informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicam que duas pessoas morreram ainda no local. Outras duas chegaram a ser socorridas, mas não resistiram.

O ônibus havia sido fretado por passageiros que se dirigiam a Fortaleza para realizar prova de concurso público da Fundsaúde durante o final de semana  e vinham do estado do Maranhão.

No momento do acidente, outro ônibus que transportava profissionais de saúde passava pelo local e seus passageiros iniciaram os atendimentos emergenciais às vítimas do acidente.

O Hospital e Maternidade Madalena Nunes, em Tianguá, recebeu 34 vítimas do acidente. Três em estado grave foram transferidos para a Santa Casa de Misericórdia, em Sobral. Os demais, com escoriações, estão em atendimento na unidade de saúde.

Ainda segundo a PRF, o motorista do ônibus tombado fugiu do local.

No início desta manhã, a pista encontra-se bloqueada parcialmente e o fluxo de veículos está sendo orientado por equipe a PRF no sistema pare e siga.


Fonte: G1 CE
Ônibus tomba e deixa quatro mortos e mais de 30 feridos em Tianguá  
Um ônibus tombou na descida da serra de Tianguá por volta das 3 horas da madrugada desta sexta-feira, 22, no quilômetro 301 da BR-222. Informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicam que duas pessoas morreram ainda no local. Outras duas chegaram a ser socorridas, mas não resistiram.

O ônibus havia sido fretado por passageiros que se dirigiam a Fortaleza para realizar prova de concurso público da Fundsaúde durante o final de semana  e vinham do estado do Maranhão.

No momento do acidente, outro ônibus que transportava profissionais de saúde passava pelo local e seus passageiros iniciaram os atendimentos emergenciais às vítimas do acidente.

O Hospital e Maternidade Madalena Nunes, em Tianguá, recebeu 34 vítimas do acidente. Três em estado grave foram transferidos para a Santa Casa de Misericórdia, em Sobral. Os demais, com escoriações, estão em atendimento na unidade de saúde.

Ainda segundo a PRF, o motorista do ônibus tombado fugiu do local.

No início desta manhã, a pista encontra-se bloqueada parcialmente e o fluxo de veículos está sendo orientado por equipe a PRF no sistema pare e siga.
Polícia investiga caso de estupro coletivo cometido por grupo de adolescentes contra menina de 12 anos no Ceará
Polícia investiga crime de estupro coletivo contra menina de 12 anos no Ceará
A Polícia Civil do Ceará investiga o caso de um estupro coletivo cometido por um adulto e por, pelo menos, seis adolescentes contra uma menina de 12 anos, no distrito de Jordão, em Sobral, região Norte do estado.
O Conselho Tutelar do município tomou conhecimento do caso após o pai da adolescente ter procurado um posto de saúde para que a vítima fizesse um teste de gravidez. Os profissionais da unidade de saúde questionaram o motivo do teste para a menina e ela disse para a equipe médica que foi violentada pelos adolescentes que são vizinhos dela.
A adolescente foi submetida a um exame de corpo de delito que comprovou a violência sexual. Por causa da gravidade dos abusos, ela ficou internada de 11 a 18 de outubro em um hospital de Sobral. Ela recebeu alta e está se recuperando na casa de uma irmã.
O caso foi enviado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDF) para onde o adulto foi levado para prestar depoimento. Ele foi ouvido, mas como não se tratava mais de um flagrante, acabou sendo liberado. Não foram divulgadas informações sobre os adolescentes suspeitos do crime.

Abusos gravados - Em depoimento à polícia, a vítima relatou aos agentes que foi amarrada, vendada e abusada sexualmente pelo grupo em uma quadra durante uma festa.
Os abusos contra a adolescente foram filmados e vídeos da violência sexual foram compartilhados nas redes sociais.
Conforme o Boletim de Ocorrência registrado na DDF de Sobral, também há suspeita da jovem sofrer abusos por parte do padrasto, que morava com ela e a mãe.
Homem morto asfixiado sob sua cama durante assalto em Farias Brito
Um caso de latrocínio foi registrado no município de Farias Brito na região do Cariri. Na tarde desta quinta-feira foi encontrado o corpo de Raimundo Bezerra da Silva, de 33 anos, debaixo da sua cama na casa onde morava sozinho no bairro Boa Vista. O mesmo foi morto por asfixia visto que existia um fio amarrado no seu pescoço.
Raimundo já tinha trabalhado um tempo como comerciário, não respondia procedimentos criminais e, após a separação ficou morando sozinho
Tão logo foi informada sobre o achado do corpo, policiais militares do Destacamento de Farias Brito estiveram no local e passaram a diligenciar. Eles prenderam uma pessoa apelidada por “Paulistinha” após tomarem conhecimento que ele e outro identificado apenas por “Oseas” estiveram no conhecido Bar do Major tentando vender um ventilador, um celular e uma TV que pertenciam à vítima.
Este foi o segundo homicídio do mês de outubro em Farias Brito e o sexto do ano no município.


Fonte: Site Caririceara
Grávida de cinco meses é morta a tiros em Mauriti; esposo da vítima saiu baleado
Uma grávida, de 27 anos, foi morta a tiros e o esposo dela baleado, na noite desta quinta-feira (21), em Mauriti. Os crimes aconteceram num bar de propriedade do casal que funciona na Rua 07, Alto da Bela Vista.

As ações criminosas chegaram ao conhecimento do Destacamento policial militar por volta das 21h30min, através de funcionários do hospital do município, dando conta de que um casal havia dado entrada naquela unidade hospitalar alvejado por disparos de arma de fogo, e que a vítima do sexo feminino, identificada como Débora Iris Fernandes da Silva, havia sido atingida no tórax, não resistindo aos ferimentos. Uma guarnição militar compareceu ao hospital vindo a ser informada pelo médico plantonista de que a mulher estava gestante de 05 meses e que a criança também veio a óbito.

No hospital, em conversa com o esposo de Débora, João Vitor Higino Ferreira de Menezes, de 22 anos os militares apuraram que as vítimas estavam no bar de propriedade do casal, onde também se encontravam funcionários, quando chegaram dois homens em uma motocicleta, de características não anotadas, os quais efetuaram vários disparos de arma de fogo para depois fugirem tomando destino ignorado.

Durante o tiroteio, João Vitor foi atingido nas penas, todavia, conseguiu correr e ser socorrido por um popular que passava em um veículo. Ao chegar no hospital o homem solicitou uma ambulância, para ir socorrer sua esposa que também havia sido alvejada pelos disparos. Os socorristas ao chegaram ao local do crime, encontraram Débora caída ao solo e levaram a mesma para unidade de saúde, onde a jovem deu entrada sem vida.

De acordo com a Polícia de Mauriti, João Vitor já possui passagens policiais por lesão corporal e violência doméstica. Ele disse aos militares que atenderam a ocorrência, ter reconhecido um dos suspeitos, a pessoa Erasmo Júnior de Sousa, de 19 anos, este que possuiu antecedentes criminais por furto e uso de entorpecentes. O segundo suspeito, era um rapaz forte, estatura alta, moreno, o qual estava de capacete. A polícia fez diligências em torno do ocorrido, mas sem, contudo, lograr êxito em prender a dupla suspeita.

Fonte: Caririceara
Homem morre afogado em Barro quando bebia e tomava banho numa barragem 
Oito dias depois e um novo caso de morte por afogamento foi registrado na região do Cariri. Por volta das 16 horas desta quinta-feira o corpo de Jonas da Cruz, de 28 anos, boiou nas águas de uma barragem no Sítio Serrota na zona rural de Barro, sendo localizado e retirado por militares do Corpo de Bombeiros de Juazeiro. Ele era natural de Barbalha e se afogou na tarde de quarta-feira quando tomava banho e ingeria bebidas alcoólicas com dois homens e mais uma mulher.

A última morte por afogamento no Cariri tinha acontecido no dia 13 de outubro quando o corpo de Antonio Marcos de Lima, de 33 anos, foi encontrado perto das margens de um barreiro no Sítio Bomboró na zona rural de Campos Sales. Ele residia na Travessa Doutor Clóves (Bairro Guarani) naquele município, tinha ingerido bebidas alcoólicas e saiu no dia anterior para dar água ao gado não mais retornando.


Fonte: Caririceara
Militares do RAIO encontram moto ‘depenada’ em matagal em Crato
Uma motocicleta Honda, modelo Fan 125, de cor vermelha, ano 2010 de placas NUS-2144 foi encontrada por volta das 08 horas desta quinta-feira (21), por populares que avisaram ao policiamento do RAIO, depenada num matagal próximo ao Conjunto Minha Casa Minha Vida II, no Bairro Nossa Senhora de Bairro (Barro Branco), em Crato.

A equipe RAIO 01 Fiscal foi deslocada para o local e após apreender o veiculo, fez a condução do mesmo para Delegacia Regional de Policia Civil do Crato. De acordo com os militares que atenderam a ocorrência, a moto possui queixa de furto/roubo. Nenhum suspeito foi preso.

Fonte: Site Caririceara
Militares do RAIO encontram moto ‘depenada’ em matagal em Crato
Uma motocicleta Honda, modelo Fan 125, de cor vermelha, ano 2010 de placas NUS-2144 foi encontrada por volta das 08 horas desta quinta-feira (21), por populares que avisaram ao policiamento do RAIO, depenada num matagal próximo ao Conjunto Minha Casa Minha Vida II, no Bairro Nossa Senhora de Bairro (Barro Branco), em Crato.

A equipe RAIO 01 Fiscal foi deslocada para o local e após apreender o veiculo, fez a condução do mesmo para Delegacia Regional de Policia Civil do Crato. De acordo com os militares que atenderam a ocorrência, a moto possui queixa de furto/roubo. Nenhum suspeito foi preso.

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Auxílio emergencial será prorrogado? Bolsonaro se pronuncia 
O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou nesta segunda-feira (18) na cidade de São Roque de Minas (MG) que a prorrogação do Auxílio Emergencial será definida essa semana. Bolsonaro também mencionou a redução no preço do Diesel.


O presidente também voltou a justificar o que leva o país a alta no preço dos combustíveis. De acordo com Bolsonaro, a alta é um sintoma global e está afetando não somente o Brasil, como diversos países do mundo inteiro.

Prorrogação do Auxílio Emergencial
Ainda em anúncio na cidade de São Roque de Minas, Bolsonaro informou que se reuniu no último sábado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para determinar uma nova prorrogação do auxílio emergencial, em um valor que possa garantir “a dignidade” dos mais necessitados.

O auxílio emergencial 2021 foi liberado inicialmente em quatro parcelas, contudo, após atrasos na vacinação e como justificativa de garantir amparo até que todo cidadão estivesse vacinado com pelo menos a primeira dose do imunizante da Covid-19, o benefício ganhou mais três parcelas.

Assim, caso uma nova prorrogação aconteça o governo deve se decidir o mais rápido possível, pois nesta semana a Caixa Econômica Federal, começa a liberar os pagamentos da sétima parcela e até então a última rodada do benefício.


Fonte: Agência Brasil
BOLETIM ATUALIZADO
(20/10, 16h22)

A Secretaria de Saúde do Crato apresenta seu boletim diário e informa que até esta quarta, 20, o município notificou 48411 pacientes, sendo 16471 confirmados, 31861 descartados, e 79 aguardam o resultado dos exames. 

Entre casos suspeitos e confirmados, seguem internados 07 pacientes em enfermaria clínica, e 01 em UTI.

Entre os casos confirmados, 16235 já estão recuperados. Os outros 04 estão em tratamento domiciliar. Foram confirmados 230 óbitos por COVID-19 no município.