quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Suspeito de tentativa de homicídio é preso em ação do CPRaio em Juazeiro do Norte
Uma ação rápida da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na captura de um homem suspeito de tentativa de homicídio no município de Juazeiro do Norte. A captura ocorreu, na manhã dessa terça-feira (2), logo após o crime ser registrado.

Os policiais militares lotados no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) patrulhavam pela região quando avistaram um indivíduo correndo tentando fugir de um outro homem. Após abordagem, o suspeito foi identificado como Emanuel da Silva Pereira (19).

Conforme apuração, Emanuel estaria tentando matar um adolescente de 17 anos após uma desavença entre eles. Com ele, uma faca do tipo “peixeira” foi apreendida. Diante do flagrante, Emanuel foi conduzido para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.

Na unidade policial, ele foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio. Emanuel já possuía antecedentes criminais por roubo.
Fotos de um grupo de pessoas exibindo uma onça parda como troféu circula nas redes sociais
Está circulando nas redes sociais algumas fotos de um grupo de pessoas exibindo uma onça parda como troféu. Segundo informações, os homens que aparecem nas imagens são do sítio Timbaúba, que fica no município de Tarrafas – CE.

Algumas pessoas estão divulgando as imagens em forma de denúncia e cobram posicionamento das autoridades responsáveis.


Fonte: Site Badalo
Ex-loira do Tchan assume cargo de confiança na comunicação social da PRF
A ex-dançarina faz parte da equipe de comunicação social da PRF desde fevereiro, após ter passado em concurso
A ex-dançarina do grupo É o Tchan, Silmara Miranda, conhecida como Loira do Tchan, ganhou um cargo de confiança na Polícia Rodoviária Federal (PRF), corporação da qual já fazia parte após passar em concurso.
Ela afirmou que a posição de confiança na área de comunicação social do órgão não se deu devido a privilégios, mas à formação em jornalismo.
Ela já fazia parte do departamento de comunicação social desde fevereiro e assumiu a posição de chefia há um mês. Segundo ela, apesar do pouco tempo na corporação, não há o que se falar sobre um possível desconforto de colegas que estão há mais tempo na PRF com relação à promoção.
"Não existe nenhum critério de antiguidade para assumir um cargo de confiança. É livre a nomeação e a exoneração. No meu caso, como no meu setor sou a única formada em jornalismo, surgiu essa oportunidade para mim", destaca.

Especialização técnica - A ex-loira do Tchan chama atenção que a PRF aproveita as especialidades de pessoas que têm formação superior. Ela acredita que isso, somado à sua "vontade em querer ficar e desempenhar um bom trabalho com iniciativa, proatividade e boa comunicação", colaboraram com a promoção.
O coordenador geral de comunicação da PRF, Marco Antônio Territo, reforçou que a nomeação de Silmara para o cargo se deu devido à especialização da ex-dançarina.
"Ela é formada em jornalismo, é muito competente e nos surpreendeu com o trabalho dela. Há pessoas mais antigas [na PRF], mas nem todas possuem essa disponibilidade de ir para Brasília. Além disso, ela tem capacidade de gestão, demonstra espírito de liderança e tem o respeito de todos", elogiou.
Pandemia perde força e Ceará tem queda de 85% nas mortes por Covid-19
O número de mortes por Covid-19 confirmadas em outubro deste ano é 85% menor em relação ao mesmo mês de 2020, de acordo com dados desta segunda-feira, 1º, do IntegraSUS, plataforma da Secretária de Saúde do Ceará (Sesa). Em relação a setembro deste ano, a marca de outubro de 2021 também apresentou uma queda, passando de 93 para 52 registros. Os casos mais recentes, no entanto, podem ainda não ter entrado no sistema devido ao atraso nas notificações.
Em relação ao número de casos confirmados no Ceará, também há uma redução ao longo dos últimos meses.
Os indicadores também seguem apresentando melhoras em relação à ocupação da rede hospitalar. No último domingo, 31, eram 183 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ativos, com 40,44% de ocupação, enquanto no início de setembro o número de equipamentos ativos superou 300 e a ocupação também se aproximava de 40%. Já nas enfermarias, a quantidade de leitos ativos no fim de outubro era quase a metade do registrado no início de setembro — caindo de 844 para 423.
Desde o início da pandemia, 24.497 cearenses morreram e 943.675 foram infectados em decorrência da Covid-19, conforme dados consolidados pela Secretaria de Saúde do Estado. Em relação ao avanço da vacinação, já são 4.885.843 pessoas que completaram o ciclo vacinal, com as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19 — o número representa 52% da população do Ceará, segundo projeção para 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE) - Com pelo menos uma das doses, 71% dos cearenses estão imunizados contra a doença.


Fonte: O Povo 
Quatro séries da rede municipal de Juazeiro do Norte retornam às aulas presenciais 
Na manhã desta quarta-feira (3), teve início a segunda etapa do Plano Municipal de Retorno Seguro às Aulas Presenciais de Juazeiro do Norte. Foram postas de volta ao ensino presencial as séries do ensino infantil V, 5° ano e 9° ano do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A gestão municipal estabeleceu um cronograma de escalonamento. A primeira fase incluiu a flexibilização de atividades presenciais nas unidades escolares. Após monitoramento, em 15 dias, deve ter início a terceira etapa, com o retorno das turmas da segunda fase: Infantil IV, 2° ano e 7° ano. A 4ª fase, após mais 15 dias, inclui as séries restantes, com exceção do infantil I,II e III.

A gestão municipal afirmou que foram feitas adequações de higienização, melhorias de estruturas e recebimento de kits sanitizantes nas unidades escolares de responsabilidade do município.

O cronograma completo está disponível no site da Prefeitura de Juazeiro do Norte.
Bancos realizam mutirão on-line de negociação de dívidas até 30 de novembro
Instituições financeiras realizam de 1º a 30 de novembro o mutirão de negociação de dívidas voltado para pessoas físicas com débitos em atraso. A negociação não inclui as modalidades que envolvem empréstimos com garantia de bens. O procedimento é todo realizado de forma on-line.

O mutirão é promovido pelo Banco Central, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Secretaria Nacional do Consumidor e o Senado Federal

Para iniciar a negociação de uma dívida em atraso, o devedor deve realizar o cadastro na plataforma. Após finalizar o registro, é necessário escolher a instituição com a qual deseja negociar e relatar o problema. O banco tem prazo de até 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta.

Para preparar o cidadão para a renegociação, o Banco Central disponibiliza uma página específica de informações ao cliente. Por meio dela é possível descobrir quais são as dívidas em atraso, quando vale a pena participar do mutirão e quanto do orçamento poderá ser destinado ao pagamento dessas dívidas no momento da negociação.

Nessa mesma página, o interessado em participar do programa vai encontrar, por exemplo, um link para o Registrato, por meio do qual é possível acessar a lista das dívidas em seu nome junto às instituições financeiras.

O mutirão é realizado pelo Banco Central em parceria com a Febraban, a Secretaria Nacional do Consumidor e o Senado Federal para desenvolver ações coordenadas de educação financeira, tema que faz parte da agenda estratégica da instituição.

Fonte: Agência Brasil
Câmara aprova regras para uso controlado do fogo em práticas agrícolas
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (28) projeto que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. A medida define regras para as situações nas quais será permitido o uso controlado do fogo. A proposta vai ser analisada pelo Senado.

Pelo texto, o uso do fogo será permitido em locais onde as peculiaridades o justifiquem para práticas agrícolas, silvestres e pastoris e com autorização prévia. A matéria inclui ainda possibilidade de exceção para pesquisa científica aprovada a cargo de instituição reconhecida; para a prática de prevenção e combate a incêndios; nas culturas de subsistência de povos indígenas, comunidades quilombolas ou tradicionais e agricultores familiares; e para a capacitação de brigadistas florestais.

A proposta especifica ainda que, no caso de trechos de rodovias e de ferrovias, será possível usar o fogo para reduzir material combustível vegetal e prevenir incêndios florestais, mas devem ser adotadas medidas de contenção segundo resoluções do Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo, criado pelo texto.

O texto proíbe a prática do fogo como método de supressão de vegetação nativa para uso alternativo do solo, exceto quando da queima controlada dos resíduos de vegetação.

A matéria define os tipos de queimada como controlada e prescrita. A primeira é a usada para fins agrícolas, silvestres e pastoris em áreas determinadas. Já a segunda ocorre com planejamento e controle do fogo para fins de conservação, pesquisa ou manejo dentro do plano integrado.

Segundo a proposta, outra forma de praticar a queima controlada é pedir uma autorização específica, na qual o interessado deverá adotar algumas providências, como:

– definir mão-de-obra e técnicas e equipamentos a serem utilizados;

– preparar aceiros de largura condizente com as condições ambientais, topográficas, climáticas e com o tipo de material combustível;

– comunicar aos vizinhos a intenção de realizar a queima controlada, informando data, hora do início e o local onde será realizada;

– evitar a queima em períodos de temperatura mais elevada e em respeito às condições dos ventos predominantes no momento da operação; e

– providenciar o acompanhamento de toda a operação até a extinção do fogo para adotar medidas de contenção.

O aceiro é uma faixa em que toda a vegetação é propositalmente retirada para evitar o alastramento do fogo em áreas que não se pretende atingir com a técnica.

Quilombolas e povos indígenas

O texto permite a queimada for para agricultura de subsistência exercida por povos indígenas, povos quilombolas e comunidades tradicionais, conforme seus usos, costumes e tradições. No entanto, prevê regras como a queima em épocas apropriadas a fim de evitar riscos de perda do controle; acordo prévio com a comunidade residente; comunicação aos brigadistas florestais temporários responsáveis pela área quando houver; realização de aceiros adequados; e incluir a queimada no calendário de manejo integrado do fogo se existir.

Fonte: Agência Brasil
Confira as atrações musicais confirmadas para 23ª Mostra Sesc Cariri de Culturas
Foto: Divulgação

A Mostra Sesc Cariri de Culturas, que este ano celebra sua 23ª edição, inicia a partir deste domingo (7), e segue até o próximo dia 14 de novembro, com programação das mais diversas manifestações culturais e artísticas. Tendo confirmada uma das primeiras atrações o show virtual do cantor Nando Reis, na abertura do primeiro dia do evento, e Abdoral Jamacaru para o encerramento presencial, alguns dos shows em formato presencial e híbrido já foram divulgados.

Nando Reis, como confirmado, abre a mostra no domingo (7), com apresentação exibida pelo YouTube do Sesc Ceará. Na segunda-feira (8), todas as apresentações confirmadas até o momento também serão exibidas online, tendo como atrações a banda Nomade Orquestra, às 20h; o cantor Raphael Costa, com o show “Diamante Hortelã” às 20h20; a cantora Heloá, com a apresentação “Opará” às 21h; e a banda Tuyo, com o show “Tour Pra Curar” às 21h40.

Na terça-feira (9), a programação fica por conta da orquestra Marimbanda, com a apresentação “Caminhar” às 20h; a cantora Aline Paes, com o show “Atlantnia” às 20h40; e a banda Bule, com o show “Cabe Mais Ainda” às 21h20. Já na quarta-feira (10), as apresentações começam com Silvério Pessoa, com o show “Cabeça Feita” às 20h; a banda Aindê, com o show “Cantos de Caminho” às 20h40; e o cantor Silvan Galvão, com a apresentação “Na Baila do Carimbó” às 21h20. Todas estas atrações serão transmitidas pelo YouTube do Sesc Ceará.

Na quinta-feira (11) iniciam as apresentações híbridas e presenciais. A banda Chumbo Sim Senhor apresenta o show “Cantando o Nordeste”, às 9h, na Praça Siqueira Campos, no centro do Crato, sendo apenas presencial. Apenas virtual será o show do cantor Caetano Brasil, com sua apresentação “Cartografias”, às 20h. Os Bardos tocam se show “Post Hominum” às 20h40, no Testro Sesc Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte, e às 21h20 tem o show do cantor Nonato Lima, com a apresentação “Brasiliando”, no Teatro Sesc Adalberto Vamozi, em Crato. Estas duas últimas apresentações serão híbridas, sendo exibidas presencialmente e também através do YouTube do Sesc Ceará.

Seguindo a programação híbrida, na sexta-feira (12), as apresentações começam com o cantor Epitácio Pessoa, com o show “O Meu Forró é Pé de Serra”, às 9h na Praça Siqueira Campos, em Crato. O cantor Dudé Casado apresenta seu show “Clarividência” às 20h30, no Teatro Sesc Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte. Às 21h10, a banda Dextape apresenta o show “Candomblack” no Teatro Sesc Adalberto Vamozi, em Crato. Estas duas últimas também serão transmitidas no YouTube do Sesc Ceará. Finalizando a noite, a cantora Krystal apresenta o show virtual “Não Deixe Pra Amanhã o Que Você Pode Deixar Pra Lá”, às 21h50, no YouTube do Sesc Ceará.

No sábado (13), a programação conta com os shows de Os Muringa, com a apresentação “Forró na Muringa”, às 9h na Praça Siqueira Campos, em Crato; a Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo apresenta o show “Rosa dos Ventos” na Feira do Mercado do Pirajá, em Juazeiro do Norte, às 9h, sendo que logo em seguida, no mesmo local, se apresenta o cantor Neopineo, com o show “Humorzical Cearês”, às 10h. A banda Donaleda apresenta o show “This is Reggae Music Made in Ceará”, às 20h, no Teatro Sesc Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte. Edinho Vilas Boas apresenta “Show Retumbante” às 20h40, Teatro Sesc Adalberto Vamozi, em Crato. O cantor Barro apresenta às 21h20, no Teatro Sesc Patativa do Assaré, o show “Barro Somos”.

Encerrando a programação da mostra no domingo (14), ocorrem os shows de Abidoral Jamacaru, com a apresentação “Menestrel” às 17h, na Praça Siqueira Campos, em Crato, e o cantor Ednardo terá exibido o documentário “Conectames: Canções e Caminhos” às 19h, no YouTube do Sesc Ceará. Confira a programação completa das demais manifestações culturais e apresentações artísticas e literárias no site da Mostra Sesc Cariri de Culturas.

Mostra híbrida

A mostra, que ocorre de 7 a 14 de novembro, contará com atividades presenciais abertas ao público com acesso limitado devido a situação pandêmica de Covid-19, mas com alcance ilimitado a partir das plataformas digitais. A programação é estruturada em nove linguagens: Música, Artes Cênicas, Literatura, Tradição, Audiovisual, Artes Visuais, Patrimônio, Biblioteca e Pensando Verde. Esta 23ª edição contará com 114 grupos e artistas selecionados no edital de 2020, além de 50 grupos de tradição popular.

Os grupos nacionais farão suas apresentações digitais pré-gravadas, já os grupos oriundos do Ceará e demais estados no Nordeste brasileiro, de maneira presencial, dentro do circuito da Mostra, com transmissão em tempo real. Nesse contexto, foram convidados artistas e grupos de diversas regiões do Brasil que apresentarão seus trabalhos em lugares históricos, que representem sua região, interligando assim os estados do Brasil por meio do Patrimônio Cultural. Já as apresentações e performances presenciais acontecem nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo e Nova Olinda. O Teatro Sesc de Iguatu também irá complementar o roteiro das ações do evento.

No Cariri, mestres da cultura popular, brincantes e seus grupos de tradição, irão protagonizar a websérie “Mestres Guardiões da Memória” gravada em locais históricos e importantes da região. As apresentações de reisado, lapinha, guerreiro, coco, maneiro pau, bacamarte, incelenças, maculelê, quadrilha junina, maracatu, banda cabaçal, além dos grandiosos penitentes, acontecerão em lugares como: o Horto de Padre Cícero, Festa de Santo Antônio de Barbalha, Centro de artesanato e cultura popular Mestre Noza, Lira Nordestina, Museu Casa do Mestre Nena, bairro João Cabral, Cachoeira de Missão Velha, Quilombo dos Souza, Chapada do Araripe, entre outros importantes pontos grandiosos em cultura e beleza.

Desde 2017, o Sesc realiza a ação “Pensando Verde na Mostra” fomentando as discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade. Nesta edição, o projeto acontece de 11 a 14 de novmebro, na Praça da Sé, em Crato, com trocas de mudas, exposições mediadas, oficinas e uma vivência ambiental na Chapada do Araripe.

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Polícia recupera R$ 45 mil roubados após suspeito se apresenta na Delegacia Municipal de Icó
A Polícia Civil (PC-CE) recuperou o valor de R$ 45 mil, levados durante um roubo na tarde da última terça-feira, 26. A vítima era um funcionário de um estabelecimento comercial, localizado no Centro do município de Icó. O suspeito se apresentou espontaneamente na unidade policial e realizou a devolução do valor.
Para localizar o autor do roubo e o malote de dinheiro, as imagens registradas por câmeras de segurança e o apoio do Sistema de Videomonitoramento do Estado foram primordiais. Após o levantamento dos registros, um possível suspeito foi identificado. Segundo a PC, após o roubo, o homem teria fugido para o município de Iguatu.
O suspeito, sentindo-se pressionado com o avanço dos trabalhos policiais, se apresentou espontaneamente na Delegacia Regional de Icó. Com ele, o valor em espécie também foi recuperado. A Polícia Civil continua o trabalho investigativo para descobrir possível participação de outras pessoas no crime.

Fonte: G1 CE
Policial militar do Ceará é assassinado a tiros no Rio Grande do Norte
Um soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE), identificado como Phablo Rhamon da Silva, foi assassinado a tiros no Município de Assú, no Rio Grande do Norte. O crime aconteceu na última sexta-feira (29) e foi confirmado pela Corporação neste domingo (31).
Segundo a PMCE, o policial militar era lotado no 17º Batalhão Policial Militar e se encontrava de licença para tratamento de saúde por transtorno psiquiátrico.
"A PMCE lamenta o ocorrido e se solidariza com a dor de familiares e amigos, ao tempo em que também colabora com as forças de segurança para elucidar o caso e prender os suspeitos".
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PC-RN) investiga o crime. Ninguém foi preso até o momento.
Bebê de um ano e sete meses morre afogado em tanque de água
Um bebê de apenas um ano e sete meses foi encontrado morto, dentro de um tanque de água, no município de Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará. A Polícia Civil do Ceará (PCCE) investiga o caso, ocorrido no último sábado (30).
De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a criança caiu no tanque de água e morreu afogada, em um terreno na localidade Riacho Verde.
Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também estiveram na ocorrência, onde realizaram os primeiros levantamentos sobre os fatos".
O caso foi registrado na Delegacia Regional de Quixadá e transferido para a Delegacia Municipal de Quixeramobim, que irá investigar o caso, segundo a SSPDS.
Agricultor é morto a golpes de faca e tem corpo queimado em Santana do Cariri
Um agricultor, de 39 anos, foi morto com golpes de faca e teve corpo queimado no final da noite deste domingo (31/10), na zona rural de Santana do Cariri.

A vítima, Roboaldo Henrique Lopes foi encontrado sem vida, apresentando marcas de golpes de faca pelo corpo em meio ao fogo à beira de uma estrada no distrito Araporanga, onde residia.

Segundo da Polícia, familiares afirmaram que momentos antes de ser encontrado assassinada, a vítima teria sido vista numa bebedeira com dois colegas de farra que são apontados como os principais suspeitos do homicídio.

A polícia militar empreendeu buscas no intuito de localizar e prender a dupla suspeita, mas, contudo obter êxito. O corpo de Roboaldo foi recolhido pela Perícia Forense do cariri para a sede do órgão em Juazeiro do Norte.

Fonte: Agência Caririceara
Homem morto com sete facadas em Juazeiro pelo primo em bebedeira no Horto
Um homicídio à golpes de faca foi registrado na noite do último sábado (30), na grade Juazeiro do norte. Por volta das 23 horas o auxiliar de serviços gerais Cícero Junior Secundo Pereira, de 34 anos, que residia no bairro Salgadinho, morreu no Hospital Regional do Cariri. Três horas antes, ele bebia com o primo José Carlos Pereira, na Rua Pedro Furtado de Menezes (Horto) quando houve discussão entre as partes. Em meio à discussão, Carlinhos – como é conhecido – sacou uma faca e desfechou sete golpes por várias partes do corpo.
O acusado fugiu por um matagal próximo não sendo localizado nas diligências feitas por policiais militares. Já a vítima foi socorrida ao HRC, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos. Cícero Junior tinha algumas passagens pela polícia já que respondia procedimentos por assalto, violência doméstica e crime de trânsito em Juazeiro, além de violência doméstica e crime de trânsito no município de Aurora.


Este foi o sétimo homicídio do mês de outubro em Juazeiro e o 80º do ano no município.


Fonte: miséria.com
Colisão entre motos deixa uma pessoa morta e duas feridas em Brejo Santo
Uma colisão entre duas motocicletas deixou uma pessoa morta e duas feridas na noite deste domingo (31/10), em Brejo Santo. O acidente aconteceu por vota das 19h30min, na Avenida José Amaro Neto, no bairro Renê Lucena.

O preparador de calçados, Wagner Luiz Vidal da Silva, de 20 anos de idade que residia na Rua Olindina Lacerda Cavalcante, bairro Renê Lucena guiava sua moto Honda CG 125 Fan KS, de cor vermelha, e placa NUX-4775, inscrição de Abaiara-CE, transportando na garupa a estudante Mirela Maria Vidal da Silva, de 16 anos quando se envolveu numa colisão com outra moto, esta dirigida por José Elionildo Pereira dos Santos, de 36 anos residente no bairro Araujão.

Com o impacto do choque entre os dois veículos, as vítimas caíram ao solo sofrendo vários ferimentos. A polícia militar compareceu ao local do acidente e acionou o Samu, bem como também o hospital Geral de Brejo Santo/CE. No entanto, os militares foram informados de que no momento, não haviam ambulâncias disponíveis para prestarem o socorro aos acidentados. Diante da situação, populares se revoltaram e levaram as vítimas ao hospital em veículos particulares, por conta e risco próprios. Em decorrência da gravidade das lesões sofridas, Wagner veio a óbito ao dar entrada no setor de emergência da unidade hospitalar, enquanto que José Elionildo acabou transferido para um dos Hospitais da cidade de Barbalha. Já a adolescente permanece em observações no hospital de Brejo Santo. A policia informou que a motocicleta pilotada por José Elionildo foi recolhida do local do acidente por pessoas desconhecidas, antes da chegada da PM, não sendo até o momento obtido os dados do veículo.

Fonte: Agência Caririceara
Tragédia estudante morre após perder controle da direção e moto cair em barranco na zona rural do Barro
Um estudante de 18 anos morreu em um acidente de moto neste domingo (31/10), no município do Barro, na região do cariri cearense. O fato ocorreu por volta das 08 horas, no KM 440 da BR 116, próximo à entrada da localidade denominada de Queimadas, distrito de Iara.

O jovem, David Mendes Veloso, que residia na Rua do Pau, distrito de Monte Alegre, no Barro dirigia sua motocicleta Honda/CG150 Titan KS preta, 2005 , de placa DJZ-9C68, inscrição de Cerquilho/SP pela rodovia federal, quando por motivos ainda não esclarecidos perdeu o controle da direção do veiculo e desceu o “barranco”, um declive acentuado de aproximadamente 5 metros.

Ele foi socorrido ao hospital local, mas não resistiu aos graves ferimentos sofridos e faleceu minutos após dar entrada no setor de emergência da unidade hospitalar. O corpo de David Mendes foi encaminhado ao Núcleo de Ciências Forense (Antigo Instituto Médico Legal-IML) regional do cariri, em Juazeiro do Norte. A motocicleta envolvida no acidente foi entregue pela polícia aos familiares da vitima.

Fonte: Agência Caririceara
Conta de luz das famílias de baixa renda terá bandeira amarela em novembro
Boa notícia para milhares de famílias cearenses de baixa renda: a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz das pessoas incluídas na Tarifa Social de Energia Elétrica terá a bandeira tarifária amarela em novembro. A bandeira amarela representa R$ 1,87 adicional na conta de luz para cada 100 kWh consumidos no mês.
Com isso, a agência reduziu a cobrança adicional aplicada às contas de luz quando o custo de produção de energia aumenta. Até outubro, estava sendo cobrado dos consumidores da tarifa social a bandeira vermelha patamar 2, que adiciona R$ 9,49 às contas para cada 100 kWh.
Era a bandeira mais alta que podia ser aplicada a esses consumidores, já que eles são isentos de pagar a bandeira escassez hídrica, que adiciona R$ 14,20 por 100 kWh consumidos às contas de luz. O sistema de bandeiras tarifárias é uma cobrança aplicada às contas de luz quando o custo de produção de energia aumenta. É o que aconteceu neste ano, devido à crise energética.
O país tem acionado as usinas termelétricas (mais caras e poluentes) e importado energia da Argentina e do Uruguai para garantir o fornecimento de eletricidade aos consumidores.
Além disso, diante das chuvas verificadas em outubro e esperadas para novembro, a Aneel decidiu reduzir a bandeira dos consumidores de baixa renda. Para os demais consumidores, continua valendo a bandeira escassez hídrica, a mais cara do sistema.


Fonte: Diário do Nordeste
Governo prevê inflação maior, e salário mínimo pode ir a R$ 1.200
O secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Esteves Colnago, informou que a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) deste ano subiu de 8,4% para 9,1%.
O INPC é a base da correção anual do salário mínimo pelo governo. Se esse aumento previsto se confirmar e não houver mudança no cálculo, o reajuste do salário mínimo em 2022 também será maior que o estimado anteriormente.
Atualmente, o salário mínimo está em R$ 1.100. Com a nova previsão para o INPC no acumulado de 2021, o valor subiria para R$ 1.200,1 no ano que vem. Esse valor está R$ 31,1 acima da última proposta oficial do governo para o salário mínimo em 2022, divulgada em agosto, de R$ 1.169.
De acordo com informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário mínimo serve de referência para 50 milhões de pessoas no Brasil, das quais 24 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Correção - A Constituição determina que o salário mínimo tem de ser corrigido, ao menos, pela variação do INPC do ano anterior.
Em 2021, porém, o salário mínimo de R$ 1.100 não repôs a inflação do ano passado. A correção aplicada pelo governo foi de 5,26%, mas a inflação medida pelo INPC somou 5,45% no ano passado.
Para que não houvesse perda de poder de compra, o valor do salário mínimo deveria ter sido reajustado para R$ 1.101,95 neste ano.

Sem aumento real - Na proposta de orçamento de 2022 enviada pelo governo ao Congresso, está prevista a correção do salário mínimo apenas pela inflação, com base na estimativa do INPC.
Se isso for cumprido, não haverá "ganho real", ou seja, o poder de compra de quem recebe salário mínimo permanecerá inalterado.
A política de reajustes pela inflação e variação do Produto Interno Bruto (PIB) vigorou de 2011 a 2019, mas nem sempre o salário mínimo subiu acima da inflação.
Em 2017 e 2018, por exemplo, foi concedido o reajuste somente com base na inflação porque o PIB dos anos anteriores (2015 e 2016) teve retração. Por isso, para cumprir a fórmula proposta, somente a inflação serviu de base para o aumento.

Fonte: Dieese e Proposta de Orçamento 2022
Justiça eleitoral cassa mandato de prefeito e vice de Orós por abuso de poder político e econômico
O juiz eleitoral da 15ª Zona Eleitoral da Comarca de Icó, Bruno Gomes Benigno Sobral, decidiu, na última sexta-feira (29), pela cassação dos diplomas do prefeito de Orós, José Rubens Lima Verde (PSD), e da vice, Geane Oliveira de Lima, pela prática de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2020. Os dois, entretanto, não são afastados dos cargos de imediato.
O magistrado também cassou o diploma do vereador eleito Francisco Samuel do Nascimento, também beneficiado pelas supostas irregularidades. Da decisão ainda cabe recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE).
Além da aplicação de multa, a decisão tornou inelegível por oito anos o prefeito, o vereador, como também o ex-prefeito do município, Simão Pedro (PSD).

Em tempo - A Justiça Eleitoral do Ceará tem sido implacável contra casos de corrupção eleitoral praticados nas eleições do ano passado, principalmente nos casos de abuso de poder político e econômico.

Fonte: CN7.com
PESQUISA - Vantagem de Lula sobre Bolsonaro no 2º turno cai 10 pontos em 2 meses
Pesquisa realizada entre os dias 25 e 27 de outubro mostra que o presidente Jair Bolsonaro diminuiu a diferença e hoje perderia para o ex-presidente Lula (PT) por 37% a 52% em um eventual 2º¿ turno, uma diferença de 15 pontos percentuais.
Na última rodada, em setembro, a diferença era de 56% a 33% em favor de Lula. Há dois meses, o ex-presidente estava com 25 pontos A frente, com 55% a 30% contra Bolsonaro.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 2.500 entrevistas em 420 municípios nas 27 unidades da Federação de 25 a 27 de outubro de 2021.
Taxista recebe pix de R$ 4 mil por engano e procura a polícia para devolver a dona 
O taxista Valdemir Mota, de 49 anos, recebeu um pix de R$ 4 mil por engano, na noite da última quinta-feira (28), e devolveu o dinheiro à dona. Segundo a Polícia Civil do Ceará, a mulher de 58 anos utilizaria o dinheiro para comprar medicamentos e ajudar no tratamento de um câncer que lhe acometeu.

Valdemir contou que recebeu a notificação da transferência em torno de 18h da quinta-feira (28), mas como não tinha nenhum contato da mulher, esperou que ela o procurasse. No outro dia pela manhã, ela ligou para o taxista que, prontamente, fez a transferência e registrou um boletim de ocorrência no 2º DP (Aldeota), em Fortaleza.

“Aí deu tudo certo, fui muito bem atendido na delegacia e tô muito feliz com tudo isso que aconteceu. A gente tem que fazer a coisa certa. É muito gratificante para mim e é muito bom para dar exemplo para as pessoas fazerem o certo”, disse Valdemir.

‘Virou minha cliente’, diz taxista

Segundo o taxista, a mulher, que trabalha fazendo bolos, ainda o recompensou dando um de seus produtos a ele. “Ela virou minha cliente e eu virei cliente dela agora”, garantiu o taxista.

A mulher, segundo a Polícia Civil, disse que está em tratamento contra um câncer. O dinheiro deveria ter sido transferido para pagar os custos dos medicamentos e procedimentos do tratamento.

“Essa senhora poderia ter perdido um dinheiro tão importante para a sua saúde, mas teve um final feliz. Ela nos agradeceu muito e ficamos muito felizes em saber que ela poderá dar continuidade ao seu tratamento”, afirmou o inspetor do 2º DP John Herbeth Aguiar.

Em nota, a Polícia Civil ressaltou que “apropriar-se alguém de coisa alheia, vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza, é crime previsto no artigo 169 do Código Penal, resultando em multa e detenção de um mês a um ano”.

Fonte: G1 CE