terça-feira, 9 de novembro de 2021

Avó e netas de 1 mês e de 11 anos morrem em acidente no Ceará
Uma mulher de 55 anos e duas netas, de um mês e 11 anos, morreram em um acidente envolvendo dois carros e um caminhão na rodovia BR-222, na cidade de Sobral, no interior do Ceará, na noite desta segunda-feira (8). As vítimas ficaram presas as ferragens e os bombeiros foram acionados ao local.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão entre os três veículos aconteceu no distrito de Aprazível. Dois passageiros foram socorridos em estado grave e outras cinco pessoas também ficaram feridas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o caminhão tentava fazer uma conversão próximo a uma curva da rodovia. Os dois veículos de passeio que trafegavam na via não visualizaram o veículo e colidiram na lateral do caminhão.
As pessoas falecidas foram identificadas como Maria da Silva Moura, e as netas Ana Sofia Soares Moura Nascimento e Nicoly Dávila Braga de Souza. Sofia completaria dois meses na quarta-feira (10).
No carro em que elas estavam havia cinco pessoas, entre elas a mãe da bebê, Núbia da Silva Soares, de 20 anos; e outra criança de sete anos. As duas foram socorridas para a Santa Casa de Sobral.
Os passageiros do outro carro envolvido no acidente também ficaram feridos e foram socorridos com ferimentos leves. Já o motorista do caminhão foi conduzido a delegacia para ser ouvido pela polícia.
Suspeito de crimes em São Paulo é preso pela Polícia Civil em Pedra Branca no Ceará
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) cumpriu um mandado de prisão, nesta segunda-feira (8), em desfavor de um homem de 47 anos. O suspeito foi capturado numa residência localizada no município de Pedra Branca. Antonio João Pereira de Barros é suspeito de uma tentativa de homicídio ocorrida em São Paulo.
Segundo informações policiais, o foragido, que é natural de Pedra Branca (CE), foi condenado pela Comarca de Leme/SP por tentativa de homicídio e possui uma pena de oito anos de reclusão. Ainda conforme a Polícia, o homem é suspeito de vários crimes na região paulista, como roubo, tráfico de drogas e homicídio.
Após um trabalho investigativo da equipe de policiais civis da Delegacia Municipal de Pedra Branca, o suspeito foi localizado, momento em que foi dado cumprimento ao mandado de prisão, expedido pela Comarca de Leme/SP. Não houve resistência. O homem foi encaminhado para uma unidade prisional, onde está à disposição da Justiça.
Subtenente da PM indiciado por matar jovem de 18 anos tem prisão preventiva decretada
Vizinhos observam a movimentação
O subtenente da Polícia Militar Reginaldo Alves da Silva teve a prisão em flagrante convertida em preventiva pelo Poder Judiciário. Reginaldo Alves é suspeito de matar o vizinho de 18 anos e balear um amigo da vítima de 26, na noite do último sábado (6), em Fortaleza.
Conforme os autos, sem nenhum motivo aparente, o policial militar atirou e matou Diogo dos Santos Lima e feriu um amigo de Diogo (identidade preservada). As vítimas estavam em uma moto quando foram atingidas.
Já o PM afirma ter efetuado disparos de arma de fogo em direção a dois homens que estavam em frente à casa dele, depois dos dois terem colocado a mão na cintura ameaçando matá-lo. O militar sustenta ter atirado em legítima defesa e em direção às pernas das vítimas.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o PM estava de folga no momento do crime. Um dos policiais que efetuou a prisão disse que o subtenente não se apresentou para a equipe e ficou trancado dentro de casa. O subtenente teria ameaçado se matar e só se entregou após negociação com policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Após receber voz de prisão, o militar foi levado ao 30º Distrito Policial (DP), autuado em flagrante por homicídio e transferido para o Presídio Militar.
O Ministério Público do Ceará (MPCE) opinou pela homologação da prisão em flagrante e conversão em prisão preventiva. Ao analisar o caso, a Justiça salientou ter sido “demonstrado que o indiciado (subtenente Reginaldo) não dá importância à vida dos semelhantes, cuja conduta é merecedora de grande reprovabilidade, sendo evidente o perigo gerado pelo estado de liberdade do autuado”.

OUTROS PROCESSOS - Na decisão, consta ainda que “a prisão preventiva se faz necessária e indispensável para a garantia da ordem pública em face da periculosidade do autuado voltada para a prática de crimes e evidenciada pelo modus operandi do delito”. Reginaldo Alves, de acordo com a Justiça, já responde a outro processo por homicídio na Comarca de Aracoiaba e também a uma ação penal por porte ilegal de arma de fogo em Limoeiro do Norte.


Fonte: Diário do Nordeste
Websérie valoriza locais importantes do Cariri a partir do olhar de mestres da cultura
Com 10 episódios, os vídeos serão lançados durante a 23ª Mostra
 Sesc Cariri de Culturas
Mestres da cultura popular, brincantes e grupos de tradição do Cariri cearense são
 os personagens principais da websérie “Mestres Guardiões
 da Memória” que será lançada durante a 23ª Mostra Sesc Cariri de Culturas.
 No total, são 10 episódios temáticos, gravados em locais históricos e importantes da região, que serão transmitidos no Youtube do Sesc Ceará de 07 a 14 de novembro, a partir das 16h30. 

De acordo com o técnico de cultura do Sesc Juazeiro do Norte, Josiel Bernardo, o
 público vai conhecer o Cariri pelos olhos dos grandes mestres da cultura a partir da perspectiva de mais de 50 grupos de tradição. “Eles serão nossos agentes de patrimônio e memória, narrando suas histórias e trazendo para a Mostra Sesc Cariri, além do seu
 colorido e da riqueza das tradições populares, locais históricos e memórias do seu povo”, explica.

Dentre as manifestações de tradição que serão retratadas na série estão: reisado,
 lapinha, guerreiro, coco, maneiro pau, bacamarte, incelenças, maculelê, quadrilha junina, maracatu, banda cabaçal, além dos grandiosos penitentes. 

Os registros marcam a importância da região do Cariri como um território plural,
 que pulsa e vibra diversas formas de arte e cultura, transmitidas de geração para geração. Pontos marcantes servirão de cenário para a websérie como a Feira Livre do Crato, a editora brasileira Lira Nordestina, o bairro João Cabral, Museu Orgânico Casa do
 Mestre Nena, o Centro de Cultura Popular Mestre Noza, a cidade de Barbalha e sua Festa do Pau da Bandeira, o Quilombo dos Souza na Chapada do Araripe e a Cachoeira de Missão Velha. 

Um dos episódios irá homenagear o Mestre Raimundo Aniceto, que faleceu em 2020,
 com a participação de Mestra Zulene Galdino, Banda Cabaçal Irmãos Aniceto, Maneiro Pau do Mestre Chico, Reisado Reis do Congo e Coco da Scan. Outro destaque é o episódio gravado no grande símbolo de religiosidade e de Fé, o Horto do Padre Cícero, que recebe
 o colorido do reisado e a tradição da lapinha para contar a história dos mestres Mosquito, Tarcisio, Tico Barbosa, Cicinho e Dona Dorinha. 

23ª Mostra Sesc Cariri de Culturas

De 07 a 14 de novembro

Programação: Site www.mostrasescdeculturas.com.br/
 e no aplicativo de celular “Mostra Cariri”, disponível para Android e iOS.




Mulher mata recém-nascido após parto - Suposto pai deixa corpo em bueiro no Ceará
Local onde corpo de um bebê foi encontrado pela polícia

Uma mulher deu à luz um bebê de oito meses e o matou, entregando o corpo ao suposto pai que deixou em um bueiro em Caucaia, segundo investigação da Polícia Civil do Ceará. A mãe e o homem, um líder religioso do qual era amante, foram autuados em flagrante e foram presos por homicídio e ocultação de cadáver nesta segunda-feira (8).
O caso começou a ser descoberto no domingo (7) quando a mulher de 20 anos procurou uma unidade hospitalar se queixando de dores. Os médicos constataram que ela havia tido um bebê e a interrogaram sobre a criança. Após ela dar informações para a equipe médica, a polícia foi acionada e iniciou a apuração do crime.
Após buscas, o corpo do bebê com pouco mais de 3 kg foi encontrado por policiais na estação de resíduos nesta segunda. O corpo foi recolhido para verificação pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce). O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Moradores revoltados - Moradores saquearam a casa do líder religioso e atearam fogo ao veículo dele após a notícia da morte do bebê se espalhar pela comunidade.

Depoimentos do casal - O homem de 36 anos, conhecido na comunidade como pastor, negou a paternidade ao prestar esclarecimento à Polícia Civil, mas a mulher afirmou que ele é o pai.
A mãe do bebê disse ainda que o homem enrolou a criança em uma sacola e o jogou no bueiro. O homem disse à polícia que sua participação foi enrolar o bebê e deixá-lo no local onde foi encontrado.


Fonte: G1 CE
Seminário debate formulação de Dossiê da Chapada do Araripe para campanha de reconhecimento da Unesco
Encontro acontece de 09 a 12/11 durante a 23ª Mostra Sesc Cariri
 de Culturas em formato híbrido


Iniciada pelo Sesc Ceará, em 2019, a campanha pelo reconhecimento da Chapada do
 Araripe como Patrimônio da Humanidade pela Unesco ganha um novo capítulo com a realização da 2ª Mesa de Debates sobre a região, de 09 a 12/11, durante a 23ª Mostra Sesc Cariri de Culturas. O encontro tem como objetivo fortalecer a Campanha junto à Unesco e
 levantar debates importantes sobre a riqueza material, imaterial, cultural e ambiental desse sítio arqueológico. 

Berço de diversas manifestações culturais do País, a região transborda arte e memória,
 sendo um lugar onde a ancestralidade se expande e se conserva. De acordo com Alemberg Quindins, gerente de cultura do Sesc Ceará, a localização geográfica tem forte influência nesse contexto, já que o Cariri cearense está localizado no entorno da bacia sedimentar
 do Araripe, fazendo divisa com os estados de Pernambuco, Piauí e Paraíba. 

“Nesse território onde a natureza se faz presente de forma diversificada e rica,
 estamos realizando mais uma ação com pesquisadores para esclarecer o processo da construção do Dossiê da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade junto à Unesco, título mais importante no sentido de salvaguarda cultural e natural”, explica Alemberg. 

Exigido pela Unesco para a candidatura de Paisagem Cultural, o documento, que irá
 mapear os patrimônios culturais, históricos e naturais da região, será formulado posteriormente em uma iniciativa conjunta entre o Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE), Fundação Casa Grande, Secretaria de Cultura do
 Estado do Ceará (Secult), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Instituto Cultural do Cariri (ICC).

Programação 

Durante o encontro, serão realizadas quatro mesas de debates voltadas para temáticas
 da Chapada do Araripe em formato híbrido, com participação presencial na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, e transmissão online pelo Youtube do Sesc Ceará. 

A abertura acontece no dia
09/11, às 15h,
 com “Chapada do Araripe - Paisagem Cultural Evolutiva
 Viva” que terá participação da Professora Dra. Conceição Lopes, de Coimbra,
 Portugal; do Professor Dr. Patrício Melo, do Crato/CE; do Professor Dr. Alemberg Quindins, do Crato/CE; do Secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; e mediação de Fabiana Barbosa, de Nova Olinda/CE. 

No dia
10/11,
às 15h,
 a mesa de debate terá como tema “Caminhos da Paisagem
 Cultural – Arqueologia e Mitologia da Chapada do Araripe” com a presença
 da Professora Me. Lucineide Marquis, de Nova Olinda/CE; e mediação de Fabiana Barbosa. No terceiro dia de encontro,
dia 11/11, às 15h,
 o debate será sobre “Caminhos das Águas - Ocupação do
 Território da Chapada do Araripe” com a Professora Dra. Simone Silva, de
 Crato/CE; Professora Dra. Sandra Nancy, de Barbalha/CE; e mediação de Lucineide Marquis, de Nova Olinda/CE. 

O encerramento acontece no
dia 12/11, às 15h,
 com o tema “Caminhos dos Tesouros Vivos da Cultura do
 Cariri”. O bate-papo conta com a presença do
Professor
 Me. Alenio Carlos, de Fortaleza/CE; e mediação de Lucineide Marquis, do Crato/CE.

 

Sobre a Campanha Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade

Encabeçada pelo Sistema Fecomércio-CE, através do Sesc Ceará, e Fundação Casa Grande,
 a campanha conta com a participação de instituições públicas, organizações não-governamentais, além de instituições internacionais. O movimento pela candidatura teve início em 2019, com a realização do I Seminário Internacional Chapada do Araripe Patrimônio
 da Humanidade, que reuniu palestrantes internacionais e nacionais, representantes de diversas instituições, agentes culturais da região e mestras e mestres da cultura popular.

No entanto, Sesc Ceará e Fundação Casa Grande já trabalham dentro desta perspectiva
 do fortalecimento da cultura da região do Cariri há mais tempo. Exemplo disso, é o projeto Museus Orgânicos, que transforma em lugares de memória e afeto as casas dos mestres de cultura da região. Além da Mostra Sesc Cariri de Culturas, evento realizado há
 mais de duas décadas, que valoriza e impulsiona as manifestações artísticas locais. 


Serviço

2ª Mesa de Debates Chapada do Araripe

De 09 a 12/11

Fundação Casa Grande – Nova Olinda-CE

Programação: Site www.mostrasescdeculturas.com.br/
 e no aplicativo de celular “Mostra Cariri”, disponível para Android e iOS.

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Nando Reis abre a Mostra Sesc Cariri de Culturas em live ‘Voz e Violão’ neste domingo (7)  

Após o sucesso de “Esse Amor Sem Preconceito”, o artista apresenta um show que resgata os maiores clássicos de sua carreira como músico e compositor

Pela segunda vez, o cantor Nando Reis participa da Mostra Sesc Cariri de Culturas.
 Desta vez, na abertura, que acontece no dia 07 de novembro, com uma live show em formato ‘Voz e Violão’, transmitido exclusivamente no Youtube do Sesc Ceará. Após realizar diversas lives e shows drive-in pelo Brasil, Nando preparou uma apresentação emocionante
 que irá incandescer os corações na abertura totalmente online da 23ª edição do evento.  

Quem assume os violões nesta apresentação é o filho do cantor, o músico Sebastião
 Reis, que leva um toque especial para as releituras das canções que se imortalizaram com Nando Reis. 

Depois de cantar o repertório que homenageava Roberto Carlos pelo Brasil, com sucesso
 de bilheteria nas maiores casas de espetáculo do país, o incansável artista paulistano percorrerá suas canções que marcaram época como “All Star”, “Relicário” e “Luz dos Olhos”, entre outras tantas especiais de seu vasto repertório.  Além disso, estará também
 presente no show o último single inédito de Nando “Espera a Primavera”, que tem se tornado sucesso absoluto nas apresentações do artista. 

No palco, a energia e magnitude do cantor permanecem as mesmas, elementos que o
 tornaram um dos maiores nomes da música brasileira de todos os tempos. Em 2019, Nando Reis fez o encerramento da Mostra Sesc com a turnê “Esse Amor sem Preconceito” que aconteceu no Largo da Matriz, em Juazeiro do Norte. 

23ª Mostra Sesc Cariri de Culturas

De 07 a 14 de novembro, acontece a 23ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas,
 evento consolidado no calendário cultural e fundamental na difusão das artes no país. Este ano, a Mostra volta o olhar para o território cultural do cariri cearense, fortalecendo a Campanha de Reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade
 pela Unesco. Com atividades presenciais abertas ao público com acesso limitado, mas com alcance ilimitado a partir das plataformas digitais, a programação é estruturada em nove linguagens: Música, Artes Cênicas, Literatura, Tradição, Audiovisual, Artes Visuais,
 Patrimônio, Biblioteca e Pensando Verde.

Serviço:

Programação Completa:
 Site www.mostrasescdeculturas.com.br
 e no aplicativo de celular “Mostra Sesc Cariri”, disponível para Android e iOS.

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Ladrão usando atadura assalta farmácia em Juazeiro do Norte  
A Polícia Civil de Juazeiro do Norte está investigando o assalto numa farmácia de Juazeiro do Norte a partir da busca de imagens de câmeras de segurança para tentar identificar o acusado. No final da manhã do último domingo, um ladrão com atadura num dos braços e usando um boné praticou assalto na Farmácia Nogueira que funciona na Rua Luciano Torres de Melo no bairro Jardim Gonzaga.

Segundo a funcionária, de 32 anos, o mesmo aparentava já uma certa idade e ali chegou como se fosse um cliente. De repente anunciou o assalto e fazendo menção de sacar uma arma de fogo da cintura quando roubou cerca de R$ 1 mil do caixa e um aparelho Smartphone. O mesmo fugiu à pé e populares ainda tentaram encontra-lo, mas foi em vão.

FURTO – Já na tarde desta terça-feira a polícia foi acionada por conta de furto noutro estabelecimento comercial. Foi na esquina das ruas Robério Almeida e Francisco Dias Ferreira no bairro Tiradentes. Segundo o proprietário de 62 anos, adentraram o estabelecimento de onde levaram uma furadeira, cinco diamantes utilizados para cortar vidros e mais um receptor de TV.


Fonte: Site miséria.com
Filho é preso ao tentar matar os pais com um facão após brigar com o namorado  
Um jovem de 24 anos foi preso após tentar matar os pais esfaqueados na casa da família na Avenida Humberto Monte, no Bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza. As vítimas foram socorridas e estão hospitalizadas. A tentativa de homicídio contra os pais foi motivada por uma briga que o filho teve com o namorado, segundo a mãe do suspeito relatou para os vizinhos.

Segundo uma testemunha, Flávio Carvalho Cardoso Júnior estava na residência com outros familiares quando atacou o pai e depois a mãe com um facão. Os vizinhos ouviram os gritos das vítimas e correram em direção à casa.

Duas ambulâncias foram acionadas para socorrer as vítimas, que foram levadas ao Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro da capital. O estado de saúde dos pais do suspeito não foi informado.

Prisão do filho

Flávio foi preso pela Polícia Militar, com a arma do crime, ao voltar para a casa após os pais serem socorridos.

Conforme policiais militares que atenderam a ocorrência, o jovem relatou que brigou com o namorado porque a família não aceitava a relação.

A população da região ficou revoltada com o ocorrido e tentou linchar o suspeito, que foi levado ao 10º Distrito Policial, no Bairro Antônio Bezerra.

Fonte: G1 CE
Homem tenta matar irmão com canivete, em Campos Sales; suspeito acabou preso em flagrante pela Polícia Militar
Mais violência famíliar desta vez o caso foi resistrado na região do Cariri Oeste um homem de 18 anos foi preso pela Polícia Militar nesta quarta-feira (3) em Campos Sales-CE, após ferir com um golpe de canivete o irmão, durante uma discussão familiar. O crime aconteceu por volta das 17 horas na Rua da Olaria, Bairro Aparecida onde residem vitima e suspeito.

Segundo a Polícia, Antônio Rodrigues, lesionou o próprio irmão Gleidson Rodrigues de Sousa, de 27 anos. A vítima e foi socorrida para o Hospital Municipal de Campos Sales-CE e, em seguida, transferida para um dos hospitais da Região do Cariri.

A Polícia Militar ao tomar conhecimento do caso, fez diligencias e minutos depois prendeu o acusado e apreendeu a arma utilizada no crime. Antônio foi encaminhado para a Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato-CE, juntamente com o canivete apreendido, a fim de serem adotadas as providência cabíveis. Os militares que atenderam a ocorrência apuraram que uma discussão banal, entre os dois irmão foi a motivação para o ato criminoso.


Fonte: Site Caririceara
Funceme - Ceará apresenta condições favoráveis à chuva até sexta-feira
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou as previsões de tempo para os próximos dias no Ceará. A previsão da Fundação aponta que nos próximos dias, quinta, 4, e sexta-feira, 5, todo o Estado tende a apresentar condições favoráveis à ocorrência de chuva fraca ou moderada e passageira. "Isso ocorre devido à formação de áreas de instabilidade sobre o oceano Atlântico, formação de brisa terrestre, bem como efeitos locais, tais como relevo, umidade e temperatura".
De acordo com a Funceme, uma frente fria estacionária no sul da Bahia deve favorecer a ocorrência de chuvas no Ceará. Isso deve acontecer por causa da formação de áreas de instabilidade sobre o oceano e também a influência do sistema da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), uma frente fria estacionária no sul da Bahia.

Previsão - Para quinta-feira, 4, a previsão é de céu variando parcialmente nublado sem nuvens em todo o Ceará, com alta possibilidade de chuva na região de Ibiapaba. Nas demais regiões há baixa possibilidade de chuva. Já para sexta-feira, 5, a expectativa é de céu variando de parcialmente nublado sem nuvens, com baixa possibilidade de chuva em todo o Estado.
Sobre a umidade relativa até sexta-feira, 5, durante à tarde, os valores devem ficar entre 20% e 30% no Centro-Sul do Estado, já ao decorrer da noite tende a subir para além de 40%. Já em relação ao vento, até sexta, 5, os valores de rajadas podem variar entre 50 km/h e 55 km/h em todo o Centro-Norte do Ceará no período da tarde.



Pesquisa Ipespe - Se eleições fossem hoje, Lula venceria em todos os cenários do segundo turno
Uma nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira (3), realizada pelo Instituto Ipespe, a pedido da XP, o ex presidente Lula (PT), candidato à presidente do Brasil nas eleições de 2022, venceria todos os outros candidatos em um segundo turno.
De acordo com o levantamento, Lula venceria em todos os cenários de segundo turno — contra Jair Bolsonaro (sem partido), Ciro Gomes (PDT), Sergio Moro (sem partido, mas com filiação ao Podemos anunciada), João Doria (PSDB) e Eduardo Leite (PSDB).
Já num possível segundo turno entre Ciro Gomes (PDT) e o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), o pedetista levaria a disputa. Contra os candidatos do PSDB, Bolsonaro empataria, dentro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais. O PSDB decide, no final deste mês, quem disputará a cadeira da presidência pela sigla.
No levantamento do primeiro turno foram considerados também Rodrigo Pacheco (PSD), Simone Tebet (MDB), Alessandro Vieira (Cidadania), Luís Henrique Mandetta (DEM) e o apresentador José Luís Datena, que atualmente está no PSL, mas que anunciou que vai para o PSD e disputará uma vaga para o Senado.

Percentagens no segundo turno

Lula vence em todas as opções de segundo turno

• Lula – 50%

• Jair Bolsonaro – 32%

• Lula – 52%

• Sergio Moro – 34%

• Lula – 49%

• Ciro Gomes – 29%

• Lula – 51%

• João Doria – 23%

• Lula – 50%

• Eduardo Leite – 22%

Bolsonaro perde para Ciro

• Jair Bolsonaro – 34%

• Ciro Gomes – 44%

• Jair Bolsonaro – 35%

• João Doria – 40%

• Jair Bolsonaro – 34%

• Eduardo Leite – 37%

Já na pesquisa estimulada, ou seja, quando as possibilidades de candidatos são apresentadas para o entrevistado, Lula teve 42% e 41% nos dois cenários apresentados. 

Primeiro cenário

• Lula – 42%

• Jair Bolsonaro – 28%

• Ciro Gomes – 11%

• João Doria – 4%

• Luis Henrique Mandetta – 3%

• Rodrigo Pacheco – 2%

• Brancos, nulos e abstenções – 8%

• Não sabem/não opinaram – 2%

Segundo cenário

• Lula – 41%

• Jair Bolsonaro – 25%

• Ciro Gomes – 9%

• Sergio Moro – 8%

• Luis Henrique Mandetta – 3%

• Datena – 3%

• Eduardo Leite – 3%

• Rodrigo Pacheco – 2%

• Simone Tebet – 1%

• Alessandro Vieira – 0

• Brancos, nulos e abstenções – 3%

• Não sabem/não opinaram – 2%

A entrevista foi realizada por telefone, com mil pessoas, entre os dias 25 e 28 de outubro. Segundo o instituto, a amostra é representativa do eleitorado brasileiro, de 16 anos ou mais, de todas as regiões do país, com cotas de sexo, idade e localidade, além de controle de instrução, renda e recall do voto presidencial de 2018. A margem de erro é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.


Fonte: Gazeta do Povo
Variante delta tem 298 casos de Covid-19 e cinco mortes confirmadas no Ceará  
O Ceará tem 298 casos da variante delta do coronavírus confirmados, sendo 154 homens e 144 mulheres, com maioria entre 20 e 49 anos. Cinco pessoas morreram infectadas pela cepa. As ocorrências foram registradas em 43 municípios do estado, conforme a Secretaria da Saúde (Sesa). Em relação à vacina, do total, 203 (68%) são vacinados e, destes, 109 (54%) receberam as duas doses.

Entre as centenas de casos, cinco pacientes morreram em decorrência de complicações da infecção por Covid-19. Todos homens com idades próximas a 60 anos. Quatro eram residentes de Fortaleza, três deles sem histórico recente de viagem (caracterizando a transmissão comunitária da variante) e um sob investigação pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). O quinto óbito foi de um filipino tripulante de navio do país asiático (caso importado).

Com isto, a Sesa reforça que segue atenta ao aumento de casos de infecção pela variante nos residentes e viajantes do Ceará. Os sequenciamentos genômicos, para identificação da cepa indiana, são realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

O Ceará já tem 43 municípios com casos confirmados de pacientes com variante Delta. São eles: Acaraú, Alto Santo, Aquiraz, Aracati, Ararendá, Beberibe, Camocim, Cascavel, Caucaia, Choró, Crateús, Eusébio, Farias Brito, Fortaleza, Hidrolândia, Ibiapina, Icó, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Iracema, Irauçuba, Itapipoca, Jaguaretama, Jaguaruana, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Paraipaba, Pentecoste, Poranga, Quixadá, Quixeramobim, Redenção, Russas, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tauá, Tianguá e Umirim.

Variantes delta, alfa e mu no Ceará

Entre os casos confirmados, 94 são de residentes sem histórico de viagem. Outros 54 eram passageiros ou tripulantes da embarcação filipina e os demais relataram viagens recentes ou estão sendo rastreados. As procedências que mais tiveram relatos de passageiros infectados são Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Em agosto, foi identificada no Ceará a variante de preocupação Alfa (oriunda do Reino Unido) em um homem de 64 anos, residente e procedente do município de Governador Valadares (MG). À época, ele estava vacinado com duas doses.

A variante de interesse Mu (que surgiu na Colômbia) foi detectada em duas mulheres com idades de 45 e 47 anos, residentes da capital cearense e com histórico de viagem ao país vizinho no mês de julho. Ambas haviam tomado uma dose da vacina.

Fonte: G1 CE
Crato atende solicitações e Estádio Mirandão está liberado para as competições estaduais
O Estádio Governador Virgílio Távora – Mirandão, está liberado para as competições estaduais. A liberação foi anunciada na última segunda-feira, 1, à Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv) do Crato, pela Federação Cearense de Futebol (FCF).

Os primeiros jogos vão acontecer nos próximos dias 5 e 6 de novembro. A visita da equipe de vistoria da Federação Cearense de Futebol ao Estádio Mirandão, onde foram constatados os atendimentos das solicitações feitas na visita anterior, aconteceu recentemente. Com isso, houve a reintegração do Estádio às competições de 2021.

A Federação ainda destacou a parceria do Município do Crato em atender às solicitações e agradeceu, em ofício assinado pelo diretor de estádios, Josimar de Carvalho, e o Coordenador de Operações, Elmo Mariano.

O Secretário de Esporte e Juventude, Henrily Renner, destacou a alegria de, em mais um ano, o Crato poder receber as grandes equipes do Estado, com a liberação para as competições.

*ASCOM
Ciro Gomes anuncia suspensão da pré-candidatura à Presidência da República
Nesta quinta-feira (04), Ciro Gomes anunciou em suas redes sociais que deixará sua pré-candidatura à Presidência da República suspensa até que a bancada do PDT reverta apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que trata da renegociação do pagamento de precatórios.

A PEC prevê a limitação anual de gastos com precatórios, que são dívidas do governo com condenação judicial definitiva, além de promover a correção das quantias com base na taxa Selic, permitindo que se altere o formato de cálculo do teto de gastos. Na madrugada quinta-feira (04), o texto foi aprovado pela Câmera dos Deputados, com 312 votos a favor e 144 contra.

O anúncio foi feito pelo político no Twitter. No aplicativo, Ciro escreveu que o partido não pode “compactuar com a farsa e os erros bolsonaristas”. “Justiça social e defesa dos mais pobres não podem ser confundidas com corrupção, clientelismo grosseiro, erros administrativos graves, desvios de verbas, calotes, quebra de contratos e com abalos ao arcabouço constitucional”, comento

Opositores à PEC acreditam que a medida é uma forma de “calote” do governo em credores, uma vez que posterga o pagamento das requisições que são asseguradas pela Justiça.

Fonte: Istoé

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Criança morre com tiro nas costas enquanto brincava com amigos em quadra esportiva no Ceará
Uma criança de 12 anos morreu atingida por um tiro nas costas enquanto brincava de esconde-esconde com amigos na noite da última segunda-feira (1º), em uma quadra esportiva do Bairro Dom Expedito, no município de Sobral, no Ceará. Um homem e um adolescente de 16 anos suspeitos do crime foram capturados pela Polícia Militar.
De acordo com uma tia da criança, dois homens em uma motocicleta passaram pelo local e dispararam com arma de fogo contra os meninos. O garoto identificado como Rafael Maia foi atingido nas costas. Ele chegou a ser socorrido para a Santa Casa de Sobral, mas não resistiu aos ferimentos.
"Ele era um menino estudioso, que tinha sonhos, mas infelizmente os sonhos dele foram barrados com apenas 12 anos. Hoje é raro a gente ver crianças brincando na rua, pois elas têm que viver escondidas em casa devido à violência". Rafael faria 13 anos no próximo mês de dezembro.
A Secretaria da Segurança Pública informou que os suspeitos foram capturados minutos depois do crime com dois revólveres, munição e uma motocicleta que havia sido tomada por eles em um assalto.
Ambos foram levados para a Delegacia Regional de Sobral onde o adulto foi autuado por homicídio qualificado consumado, tentativa de homicídio e corrupção de menores; e o adolescente detido por ato infracional semelhante aos crimes de homicídio qualificado consumado e roubo majorado.
O Núcleo de Homicídios de Sobral investiga o caso para entender a motivação do crime.


Fonte: G1 CE
Polícia procura adolescente suspeito de matar o próprio irmão a tiros no interior do Ceará
A Polícia Civil procura um adolescente A. F, de 17 anos suspeito de matar a tiros o próprio irmão na manhã da última segunda-feira (1º) de Novembro, no distrito de Santarém, na zona rural do município de Orós, interior do Ceará.
A Secretaria da Segurança Pública informou que a vítima, de 26 anos, Ederson Freitas Bezerra, foi atingida por disparos de arma de fogo após um discussão com o irmão. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas o homem não resistiu aos ferimentos.
As polícias Civil e Militar realizam buscas para tentar localizar o adolescente. O caso é apurado pela Delegacia Municipal de Orós.


Fonte: G1 CE
Polícia identifica suspeitos de matar irmão do prefeito de Tabuleiro
Um dos pistoleiros suspeitos de executar Ricardo Vasconcelos, irmão do prefeito de Tabuleiro do Norte, Dr. Rildson, foi identificado pela Polícia: seria Régis Lima de Martins, de Jaguaribara. O segundo pistoleiro seria um homem chamado Leonardo, também de Jaguaribara.
O crime do suspeito Regis foi desvendado com a colaboração de imagens do posto de combustíveis onde houve o assassinato. Numa moto, é possível ver o braço de Regis Lima de Martins com sua tatuagem. Testemunhas reconheceram o executor.

Em tempo - Já há informações a serem confirmadas pela Polícia do Ceará que os dois assassinos não conseguiram fugir de Tabuleiro após matarem Ricardo Vasconcelos. Esperaram amanhecer, e então fugiram para a terra deles, Jaguaribara. Não havia barreiras nas saídas da cidade, o que facilitou a fuga.
Agora, a Polícia deve concluir investigações sobre causas do assassinato.


Fonte: CN7.com
Acidente entre ambulâncias e carro particular deixa dois mortos no interior do Ceará
Duas pessoas morreram em um acidente envolvendo duas ambulâncias e um carro particular, na tarde desta terça-feira (2), na CE-138, zona rural de Tamboril, no interior do Ceará. As ambulâncias vinham de Juazeiro do Norte e iam ser entregues em Barroquinha, informou o Corpo de Bombeiros.
Conforme a Polícia Militar, o veículo de passeio, que vinha em sentido contrário às ambulâncias, derrapou em uma curva, colidiu contra elas e caiu em um barranco.
Na ocasião, segundo a instituição, não havia pacientes sendo transportado. Um dos motoristas das ambulâncias, no entanto, teve fratura exposta no braço e foi levado para uma unidade de saúde, e o outro não teve ferimentos graves.

VÍTIMA ARREMESSADA - De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma das vítimas que estavam no carro particular, com placas de Nova Russas, foi arremessada para fora do automóvel, enquanto a outra ficou presa às ferragens.
Foi preciso realizar a retirada da porta do motorista para que os agentes pudessem retirar o corpo preso às ferragens.

Fonte: G1 CE
Garota deficiente mental é vítima de estupro por aposentado em Araripe
Um homem de 64 anos foi preso no início da tarde da última segunda-feira (1), por estupro de vulnerável em Araripe, na região do cariri cearense. A prisão ocorreu após denuncia do pai vítima ao destacamento da Polícia Militar.

De acordo com o registro da ocorrência, por volta das 12h30min um agricultor de 43 anos residente na zona rural de Araripe denunciou ao destacamento PM que a sua filha, uma deficiente mental de 22 anos, estava sendo alvo de violência sexual (estupro) pelo aposentando Francisco Pereira dos Santos, de 64 anos, apelidado por “Cicir” , residente no Distrito Riacho Grande naquele município.

Durante a denúncia, o pai da vítima apresentou um atestado de insanidade mental da filha. Uma guarnição militar foi acionada para o endereço do denunciado, encontrando as portas da residência fechadas. Após o devido chamamento, “Cicir” abriu a porta do imóvel ao tempo que o mesmo vestia uma camisa.

Na ocasião, os policiais verificaram também no interior da casa, a presença da vítima no local. O suspeito acabou preso pelos militares e levado para a Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato.

Segundo a polícia, a materialidade e autoria da violência sexual foi comprovada após a realização de exame pericial. Diante dos fatos, foi lavrado auto de prisão em flagrante em desfavor do conduzido por delito tipificado no art. 217-A, §1º CPB – estupro de vulnerável. Após os procedimentos, “Cicir” foi encaminhado à cadeia pública de Juazeiro do Norte fixando a disposição do poder judiciário.