terça-feira, 29 de outubro de 2024

Fenômeno raro, 'arco-íris de fogo' é visto no céu do Piauí

Um "arco-íris de fogo" foi visto no céu do município de Picos, no Piauí, e chamou atenção de moradores pelo visual no último sábado (26), que deram esse nome ao evento.
No fenômeno, ocorre a refração dos raios solares em cristais de gelo de uma nuvem finas chamadas "cirros".
O acontecimento é chamado "nuvem iridescente". Para acontecer, o sol precisa estar em um ângulo para dar um efeito prismático, e estar a uma altitude de, pelo menos, 58 graus acima do horizonte.
As nuvens necessárias para o evento são formadas na alta troposfera, a 10 mil metros de altitude e em uma temperatura ambiente inferior a 0°C.

Vereador Inspetor Alberto é denunciado e tem pedido de cassação após vídeo maltratando porco

                                  Inspetor Alberto é vereador de Fortaleza
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV-CE) denunciou formalmente o vereador Inspetor Alberto (PL) nesta segunda-feira (28) e pediu a cassação do mandato do parlamentar após a repercussão de um vídeo em que ele aparece maltratando um porco. O caso viralizou no último fim de semana, às vésperas do segundo turno das eleições municipais - em que André Fernandes (PL), o candidato apoiado pelo vereador para a Prefeitura de Fortaleza, foi derrotado nas urnas por Evandro Leitão (PT).
Em comunicado enviado pelo órgão, a autarquia detalha que a denúncia foi apresentada pelo presidente do Conselho, Daniel Viana, e que foram acionados o Ministério Público do Ceará (MPCE), a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE).

Inspetor Alberto arrastando e puxando porco pelas orelhas

No vídeo, o vereador arrasta e puxa um porco pelas orelhas para provocar e ameaçar o então candidato petista. O CRMV-CE entende que as imagens representam "clara demonstração de brutalidade e desrespeito pelo bem-estar animal" e que o ato, "além de inaceitável do ponto de vista ético, ocorre em um momento em que a sociedade clama por respeito e proteção aos direitos dos animais".
Após vídeo com porco, Inspetor Alberto diz que não teve 'nenhum intuito de causar dor' ao animal

CRIMES PREVISTOS EM LEI - De acordo com a denúncia apresentada, a conduta do vereador infringe ao menos três leis:
O artigo 225 da Constituição Federal, que estabelece que o dever do Estado é proteger a fauna e a flora, prevenindo práticas que coloquem em risco a função ecológica e provoquem a extinção de espécies.
O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, que tipifica como atos de abuso maus-tratos, ferimentos ou mutilações contra animais.
O artigo 79 do Código Eleitoral, que entende como causa de inelegibilidade a prática de atos que configurem falta de ética, desrespeito ou violação das normas que regem a função pública.

INVESTIGAÇÃO - A investigação do crime de maus-tratos está a cargo da DPMA e do Ministério Público. Já o TRE-CE fará a análise da denúncia e a investigação da conduta do vereador.

LEMBRE O CASO - Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, o vereador de Fortaleza, Inspetor Alberto, aparece arrastando e puxando um porco pelas orelhas, em referência ao deputado estadual Evandro Leitão, que conquistou o cargo de prefeito da Capital neste domingo (27).
"Você vai para a panela. Leitão, seu desgraçado, você vai para a panela dia 27. Me aguarde", diz o parlamentar nas imagens.
Além de sugerir crime, declaração de vereador do PL contra Evandro pode ser quebra de decoro

Prazo para pagar taxa de inscrição dos Correios finaliza nesta terça-feira, 29

O prazo para pagamento da taxa de inscrição no Concurso dos Correios encerra nesta terça-feira (29). Para o cargo de carteiro (nível médio), o valor é de R$ 39,80, enquanto para as vagas de nível superior é de R$ 42. Os candidatos podem pagar via PIX ou por boleto bancário, através do site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela seleção.

As inscrições foram finalizadas na última segunda-feira (28). Segundo a IBFC, cerca de 160 mil pedidos de isenção foram aceitos. Os candidatos com pedido negado devem pagar a taxa até o prazo final.

O concurso oferece 3.468 vagas para Agente de Correios, com salário inicial de R$ 2.429,26, e Analista de Correios, que exige nível superior, com salário de R$ 6.872,48. Além das vagas efetivas, há 5.344 vagas para cadastro reserva, com 30% das oportunidades destinadas a pessoas pretas, pardas e indígenas.

Outros prazos

Na quarta-feira (30), a partir das 10h, o Instituto abrirá o período de correção dos dados cadastrais, que segue até sexta-feira (1) às 17h;
No dia 26 de novembro, o IBFC publicará a lista de inscrições confirmadas;
Entre 27 e 28 de novembro, estará aberto o prazo de recurso;
Em 6 de dezembro, sairá o edital de convocação para as provas;
No dia 15 de dezembro ocorrerá a aplicação das provas.

André Fernandes não poderá ser candidato a governador e a senador em 2026; entenda

Deputado federal só poderá trabalhar o nome para os próximos 4 anos na eleição municipal.

Saindo das eleições municipais com um alto capital político, o deputado federal André Fernandes (PL) não poderá usar dessa bagagem em Fortaleza para tentar alçar o cargo de governador ou senador na próxima eleição. Por ter apenas 26 anos de idade, a legislação brasileira impede a candidatura do parlamentar em 2026 para esses cargos.

De acordo com as regras da elegibilidade, André só poderá tentar ser governador em 2030 e senador apenas nas eleições de 2034, tendo em vista que a idade mínima para ser governador é de 30 anos e senador é de 35 anos.

*Regras para a elegibilidade no Brasil:*
• Nacionalidade brasileira;
• Pleno exercício dos direitos políticos;
• Alistamento eleitoral; 
• Domicílio eleitoral na circunscrição; 
• Filiação partidária; Idade mínima de: 
trinta e cinco anos para presidente e vice-presidente da República e senador; trinta anos para governador e vice-governador de estado e do Distrito Federal; vinte e um anos para deputado federal, deputado estadual ou distrital, prefeito, vice-prefeito e juiz de paz; dezoito anos para vereador. 

Capital político André, com o fortalecimento da imagem na capital cearense, poderá usar a sua influência para liderar o grupo de oposição no Ceará e apoiar outros nomes para os cargos majoritários, já que, além do cargo de governador, serão duas vagas de Senado nas próximas eleições.

A depender do movimento político que será feito por Roberto Cláudio, poderemos ver nascer uma disputa entre o ex-prefeito e Capitão Wagner (União) para essa candidatura de sucessão ao Palácio da Abolição. 

Em declaração ao PontoPoder, na última segunda-feira (28), o prefeito eleito Evandro Leitão (PT) declarou que os adversários se juntaram à candidatura de André Fernandes no segundo turno para derrotar o grupo liderado pelo ministro Camilo Santana (PT) já pensando em 2026. "Na realidade, todos se juntaram para derrubar não o Evandro, mas derrubar o Camilo. Todos se juntaram, todas essas lideranças que vocês sabem e Fortaleza sabe, se juntaram para derrubar o Camilo, já pensando em 2026. Essa é a grande realidade, derrubar o Camilo porque sabem que o Camilo é a maior liderança desse estado", disse.

Confira a lista completa do número de prefeitos eleitos por partido.

PSD, MDB e PP tiveram o melhor desempenho em prefeituras nas Eleições 2024

Os partidos de centro são os que mais elegeram prefeitos nas eleições municipais de 2024. Ao todo, 3.500 prefeituras serão comandadas por candidatos em siglas desse espectro político, o equivalente a 62% das cidades brasileiras. O PSD foi o partido que mais elegeu prefeitos, sendo 887 ao todo.

Entre as capitais que o partido irá governar estão Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA). O segundo partido com mais prefeituras foi o MDB, com 854, entre elas as capitais Belém (PA), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

Depois aparece o PP, com 747 prefeituras, e o União, com 584. O PL do ex-presidente Bolsonaro aparece na sequência, com 516 prefeitos eleitos. Já o PT, do presidente Lula, teve 252 eleitos.

Confira a lista completa do número de prefeitos eleitos por partido.

PSD         887
MDB        854
PP           747
UNIÃO    584
PL           516
REP        435
PSB        309
PSDB     274
PT          252
PDT         151
AVANTE  136
PODE      127
PRD         77
SD           62
CID         33
MOB       21
PcdoB    19
NOVO     19
PV           14 
REDE       4
AGIR        3 
PMB        2
DC           2 
PRTB       1

Ainda que o PSD esteja definido como o partido que estará a frente de mais prefeituras nos próximos quatro anos, o MDB deve administrar um maior número de habitantes, incluindo a cidade de São Paulo, que elegeu Ricardo Nunes (MDB) e tem 11,4 milhões de habitantes.

Já a capital de Santa Catarina, Florianópolis, estará novamente sob o comando de Topázio Neto (PSD), definido já em primeiro turno. Nas 26 capitais brasileiras, serão cinco prefeitos do PSD e cinco do MDB. Entre esses, cada partido reelegeu quatro candidatos.

*Na sequência, PL e União Brasil terão quatro prefeitos em capitais cada. Dos 29 partidos que existem no Brasil, dez estarão à frente de uma capital, sendo eles:*

MDB: 5 capitais (14,9 milhões de habitantes)
PSD: 5 capitais (11,8 milhões de habitantes)
União: 4 (5,4 milhões de habitantes)
PL: 4 capitais (2,6 milhões de habitantes)
PP: 2 capitais (1,7 milhão de habitantes)
Podemos: 2 capitais (763 mil habitantes)
Republicanos: 1 capital (322 mil habitantes)
PSB: 1 capital (1,4 milhão de habitantes)
PT: 1 capital (2,4 milhões de habitantes)
Avante: 1 capital (2,06 milhões de habitantes)

Lula vai a hospital e retira pontos de corte após queda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na unidade do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na tarde desta segunda-feira (28), para retirar os cinco pontos do corte sofrido na região da nuca, após um acidente doméstico ocorrido no último dia 19, quando sofreu uma queda enquanto usava o banheiro, no Palácio do Alvorada, residência oficial. O procedimento, considerado simples, foi confirmado pela assessoria da Presidência da República e durou poucos minutos.

Exames de imagem realizados logo após a queda mostraram uma pequena hemorragia no cérebro do presidente, e a equipe médica recomendou, por precaução, que ele evitasse viagens de longa distância.

Na ocasião, Lula cancelou a viagem que faria para participar da Cúpula de Líderes do Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, em Kazan, na Rússia. O presidente também teve de cancelar sua ida à Conferência da Biodiversidade (COP160, em Cali, na Colômbia, que seria nesta semana.

Na última avaliação médica, feita na sexta-feira (25), o quadro de saúde mostrou-se estável, com a indicação de que o presidente continua apto a exercer sua rotina de trabalho em Brasília. Novas avaliações devem ocorrer nos próximos dias.

domingo, 27 de outubro de 2024

Eleições 2024 em Fortaleza: Evandro Leitão é eleito novo prefeito

Deputado Estadual Evandro Leitão, do Partido dos Trabalhadores (PT), venceu o 2º turno das eleições de 2024 para a Prefeitura de Fortaleza, com 50,37% dos votos válidos. O candidato superou o adversário André Fernandes (PL), que obteve 49,63% na votação.  


Estreante em disputas majoritárias, Evandro é o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e tem 57 anos. O parlamentar formou chapa com a deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD), de 34 anos, como candidata a vice-prefeita. 

O prefeito eleito chegou à segunda fase da disputa após conquistar a segunda colocação no 1º turno, em 6 de outubro, quando atingiu a marca de 34,33% dos votos válidos (480.174 eleitores).  

Além de André, o petista venceu a concorrência de candidatos que disputaram o 2º turno da eleição de 2020: o atual prefeito José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (União), quarto e quinto colocados na primeira etapa do pleito deste ano, respectivamente. 

Em todo o Brasil, 158.869.197 eleitores estiveram aptos a votar em 2024. Em Fortaleza, esse número é de 1.769.681 eleitores, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em um total de 5,4 mil seções eleitorais. 

QUEM É EVANDRO LEITÃO? 

Evandro Sá Barreto Leitão é natural de Fortaleza. É filho do defensor público Wellington Rocha Leitão e de Silvia Barreto Leitão. O político é deputado estadual pelo terceiro mandato consecutivo e, além de presidir a Alece, atuou como líder do Governo Camilo Santana na Casa. 

O petista também é servidor público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz). Tem, ainda, bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). É pós-graduado em Gestão Pública pela Secretaria da Administração do Ceará, e em Marketing pela Bolsa de Valores Regional. 

Antes de se tornar deputado, Leitão atuou como Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, entre 2011 e 2013, durante o segundo mandato do ex-governador Cid Ferreira Gomes.  

O prefeito eleito também foi presidente do Conselho Consultivo do Fundo de Financiamento às Micro, Pequenas e Médias Empresas do Estado do Ceará (FCE); do Conselho de Administração do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho do Estado do Ceará (IDT); do Conselho Cearense do Artesanato e da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (CAISAN). Fora da política, ele passou pela presidência do Ceará Sporting Club. 

Evandro está filiado ao PT desde dezembro de 2023, após passagem pelo Partido Democrático Trabalhista. Seu patrimônio declarado ao TSE é de R$ 1.662.352,84.

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Monumento Nossa Senhora de Fátima será reinaugurado em dezembro

O monumento de Nossa Senhora de Fátima será reinaugurado no dia 13 de dezembro, na cidade do Crato. A estátua, que tem 51 metros de altura, começará a ser montada em novembro. A estrutura antiga foi inaugurada em 2014, durante a comemoração dos 250 anos do município. Em fevereiro de 2024, sua reconstrução foi anunciada.


De acordo com a Prefeitura do Crato, as primeiras peças começaram a chegar no início de outubro. As partes da obra estão sendo confeccionadas na cidade de Petrolina, em Pernambuco, pelo escultor Ranilson Viana. A expectativa é que o desmonte do monumento atual inicie quando a maior parte das peças da nova imagem estiver no Cariri. No novo projeto, a estátua ganhará mais seis metros em relação à atual.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, o município tem desenvolvido ações de recepção no local. Com a reinauguração, a perspectiva da pasta é que o número de visitantes aumente.

André Barreto realiza articulações junto ao Estado para projetos no Esporte e Saúde; reforma do Mirandão na pauta

Articulações para a construção de projetos importantes voltados ao Crato. Com essa finalidade, o vice-prefeito do Crato e prefeito eleito para o mandato dos próximos quatro anos no Município, André Barreto, está participando de reuniões na capital cearense, Fortaleza, com integrantes do Governo do Estado.


Nesta quinta-feira, ele esteve reunido com o secretário estadual do Esporte, Rogério Nogueira Pinho, para dialogar sobre projetos na área para a cidade do Crato, além de tratar de uma das importantes propostas de governo, que é a reforma do Estádio Mirandão. 

O prefeito eleito também esteve com a Secretária de Saúde do Estado, Dra. Tânia Mara. Na ocasião, ele levou demandas importantes com a finalidade de promover avanços, como a ampliação da oferta de exames e consultas especializadas, medicamentos e avanços para a redução das filas de cirurgias eletivas no Município.

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Casal de idosos morre em incêndio na própria casa no interior do Ceará

Um casal de idosos morreu na tarde desta quinta-feira (24), em Tauá, no interior do Ceará, em um incêndio na própria residência.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada por volta das 13h25min, chegando ao local cerca de dez minutos depois.
Ainda conforme informações preliminares dos Bombeiros, as vítimas tinham 87 e 82 anos de idade e moravam na rua Odilon Aguiar, no centro da Cidade.

Iguatu está entre as cidades do Brasil com menor umidade do ar

Os municípios de Jaguaribe (Vale do Jaguaribe), Iguatu (Centro-Sul), Morada Nova (Centro-Sul) e Crateús (Sertão dos Inhamuns) estão entre as cidades brasileiras com os menores índices de umidade relativa do ar.

Na tarde desta última quarta-feira (23), a umidade variou entre 12% e 20%, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Jaguaribe registrou o menor índice, com 12%.
Sem previsão de chuva, as temperaturas nessas cidades cearenses devem oscilar entre 23 °C (mínima) e 40 °C (máxima).

Municípios com menor umidade relativa do ar

Jaguaribe – Ceará: 12.0%

Oeiras – Piauí: 14.0%

Alvorada do Gurguéia – Piauí: 14.0%

São João do Piauí – Piauí: 16.0%

Caicó – Rio Grande do Norte: 17.0%

Picos – Piauí: 18.0%

Uruçui – Piauí: 18.0%

Canto do Buriti – Piauí: 19.0%

Irecê – Bahia: 19.0%

Santa Rita de Cássia – Bahia: 20.0%

Castelo do Piauí – Piauí: 20.0%

Gilbués – Piauí: 20.0%

Iguatu – Ceará: 20.0%

Ouricuri – Pernambuco: 20.0%

Paulistana – Piauí: 20.0%

São Gonçalo – Paraíba: 20.0%

Guanambi – Bahia: 21.0%

Ibotirama – Bahia: 21.0%

Itaporanga – Paraíba: 21.0%

Morada Nova – Ceará: 21.0%

Alto Parnaíba – Maranhão: 22.0%

Campo Maior – Piauí: 22.0%

Crateús – Ceará: 22.0%

Cuidados - Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, além de beber muita água para manter a hidratação, principalmente para idosos e crianças. A OMS alerta que índices de umidade abaixo de 30% não são adequados para a saúde humana, podendo causar desidratação.

Recomendações

Beber bastante líquidos

Evitar atividades físicas nas horas mais secas do dia (principalmente à tarde)

Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes

LUTO NO BOXE - Morre aos 66 anos o campeão brasileiro e ex-pugilista Maguila

Morreu, na tarde desta quinta-feira (24), aos 66 anos, o campeão brasileiro e ex-pugilista Maguila. José Adilson Rodrigues dos Santos se tornou conhecido pela carreira como boxeador. O ex-atleta vinha convivendo com a Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), doença também conhecida como demência pugilística, condição neurodegenerativa evolutiva e incurável, adquirida pelos golpes em sua cabeça sofridos ao logo da carreira como lutador.

Maguila lutou profissionalmente por 17 anos, entre 1983 e 2000, com 85 lutas oficiais, sendo 77 vitórias, sete derrotas e um empate técnico. Depois de se aposentar dos ringues, ele também foi diagnosticado com Mal de Alzheimer, a Encefalopatia estava atribuída a esta doença, mas, desde 2015, o ex-lutador fazia tratamento a base de Canibidiol.

Morre Maguila aos 66 anos - Nascido em 12 de junho de 1958, em Aracaju, capital do Sergipe, Maguila deixou a terra natal para se dedicar ao boxe em São Paulo, aos 17 anos de idade. Após deixar os ringues, trabalhou como professor de escolinha da modalidade mantida pela prefeitura de São Paulo, localizada na região da rodovia Raposo Tavares.
O ex-atleta se tornou uma figura proeminente no boxe mundial, especialmente na categoria peso-pesado, onde competiu profissionalmente entre 1983 e 2000. Maguila conquistou diversos títulos ao longo de sua trajetória no boxe:

Campeão Brasileiro e Sul-Americano > Repetidamente reconhecido como campeão nas competições nacionais e sul-americanas.

Campeão das Américas > Ganhou o título pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB).

Campeão Mundial > Tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar um título mundial dos pesos-pesados em 22 de agosto de 1995, ao derrotar o inglês Johnny Nelson pela Federação Mundial de Boxe (WBO) em Osasco.


Ele é lembrado por suas lutas memoráveis contra grandes nomes do boxe, como Evander Holyfield e George Foreman. Sua luta contra Holyfield em 1989 resultou em uma derrota por nocaute no segundo round, enquanto sua luta contra Foreman em 1990 também terminou em nocaute no segundo round.

Mulher acusada do tráfico no Juazeiro é presa refugiada em Petrolina

Uma jovem acusada do tráfico de drogas no Cariri foi presa pela Polícia Civil. Cícera Maria de Oliveira, de 31 anos, residente no bairro João Cabral, estava foragida desde 2020 e se refugiou em Petrolina (PE). Após a descoberta do seu paradeiro, os investigadores caririenses avisaram à Delegacia de Narcóticos do Pernambuco, que foram até um imóvel naquele município pernambucano e cumpriram o Mandado de Prisão.


Ela é condenada a 16 anos de prisão e a sentença remete à prisão da mesma no dia 5 de junho de 2013 por tráfico de drogas. Cícera Maria estava em casa na Rua Virgínia de Mendonça e foi presa em flagrante com sua mãe Francisca Maria de Oliveira e Cícero Daniel de Sousa e Silva. No imóvel, os policiais encontraram 302 gramas de maconha, mais 21 cigarros da “erva”, 20 pedras de crack, sacos para embalar drogas e vários celulares.

Por: Miséria

4 cidades cearenses estão na lista de municípios com menor umidade do ar

Os municípios cearenses de Jaguaribe, Iguatu, Morada Nova e Crateús figuram na lista de cidades brasileiras com o menor índice de umidade relativa do ar. Conforme dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade nessas cidades era de 12 e 20% na tarde da quarta-feira (23).


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices inferiores a 30% de umidade relativa são considerados inadequados para a saúde humana. Dentre essas cidades, o menor índice foi registrado em Jaguaribe, com 12%. Esse cenário é resultado das altas temperaturas. Neste próximo fim de semana, elas podem atingir 40 °C.

A OMS recomenda que a população evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e 15h, e deve-se beber muita água, para a adequada hidratação corporal, principalmente idosos e crianças.

UFCA conquista primeira residência federal em psiquiatria do sertão nordestino

O Ministério da Educação (MEC) aprovou a criação da primeira residência federal em psiquiatria no sertão nordestino, sediada na Universidade Federal do Cariri (UFCA). A conquista, de acordo com os preceptores do projeto, promete transformar os cuidados com a saúde mental em toda a região, com a formação de especialistas na área. Com a psiquiatria, a UFCA passa ter oito programas de residência médica. 


O processo passou por quatro instâncias, sendo elas a aprovação local dentro da UFCA, em seguida a Comissão Estadual de Residência Médica, e por fim, foi para a Câmara Técnica, em Brasília, sendo aprovado no plenário da Comissão Nacional de Residência Médica. Segundo Sávio Samuel Feitosa, coordenador da Comissão de Residência Médica da Faculdade de Medicina da instituição, o programa está credenciado. “São duas vagas por ano, nós vamos tentar incluir as duas vagas no concurso que está em andamento, que é o Enare, o Exame Nacional das Residências. Quem desejar fazer a prova para psiquiatria vai poder escolher a UFCA como uma das suas opções. É um sistema semelhante ao do Enem, você faz a prova, e depois vai colocar a sua pontuação naquela instituição que você tiver mais chance”, explica.

Caso a Universidade consiga incluir as vagas na seleção que está acontecendo no Enare 2024, os dois primeiros residentes começarão as aulas em março de 2025. Para Sávio, a mudança será um avanço para que os futuros profissionais permaneçam atuando na região. “Atualmente nós temos três faculdades de medicina na região, mas os médicos que querem fazer a especialização em psiquiatra estavam precisando procurar outras regiões para poder fazer essa sua especialização. Então o psiquiatra formado aqui ele vai com certeza ser bem formado porque vai estar sob a supervisão da Universidade Federal com os nossos serviços de saúde locais da região“, pontua.

A residência contará com parceiros, como o Hospital Regional do Cariri, os Centros de Atenção Psicossocial e as Redes de Atenção Psicossocial dos municípios de Crato, Juazeiro e Barbalha.

Estudantes comemoram
Em entrevista ao Portal Miséria, Antonia Paulino, aluna de Medicina da UFCA, compartilhou sua visão sobre a importância da nova residência. “Na minha opinião, essa residência representa um marco para os estudantes, pois permitirá que eles permaneçam no Cariri para cursar Psiquiatria, evitando a necessidade de deslocamento para cidades distantes. Além disso, é uma grande conquista para o SUS, que visa suprir a carência de profissionais especializados em saúde mental na região“, afirmou a estudante.

Segundo Antônia, a participação estudantil foi vital nesse processo. “Solicitamos atenção especial para essa necessidade tanto ao diretor do núcleo quanto aos representantes da residência. Em reuniões, discutimos como a criação dessa residência de Psiquiatria contribuirá para o crescimento da UFCA e para a assistência à comunidade“, acrescentou.

A perspectiva é que, com a residência, o Cariri se torne um polo formador de médicos especializados. “Minha expectativa enquanto futura médica é de profunda satisfação ao ver o Cariri se desenvolver, principalmente por pensar nas populações mais vulneráveis e nas demandas urgentes da região, como a assistência em saúde mental“, concluiu a estudante.

Fernando Santana é condenado pela Justiça e deve pagar multa por derramar santinhos na véspera da eleição

Os candidatos à Prefeitura de Juazeiro do Norte, Fernando Santana e Maricele Macedo, devem pagar individualmente, a multa no valor de R$3.500,00, por derramamento de santinhos na véspera das eleições 2024.


A conduta é classificada como propaganda eleitoral irregular, e resultou na condenação dos candidatos pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). De acordo com informações do MPE, os candidatos não orientaram seus apoiadores a não derramarem santinhos nas proximidades de locais de votação de Juazeiro do Norte, mesmo após recomendação expressa da Promotoria Eleitoral à coligação.

A fiscalização feita pela Promotoria Eleitoral, reuniu fotos mostrando que grande quantidade de material gráfico dos representados estavam jogados sobre as ruas da cidade, evidenciando que a derrama teria sido feita por apoiadores com acesso a material de campanha.

Multa

O pagamento de multa está previsto no artigo 19 da resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 23.610/19, que descreve o derrame ou o consentimento do derrame de material de propaganda no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição, como propaganda irregular.

A justiça entende que além de influenciar os eleitores, a conduta polui o meio ambiente e ainda pode causar acidentes e dificultar o translado de pessoas com deficiências e idosos. E o infrator fica sujeito ao pagamento de multa no valor a ser determinado pela justiça.

Concurso dos Correios segue com inscrições abertas até próxima segunda-feira, 28

As inscrições para o concurso público dos Correios se encerram na próxima segunda-feira (28), no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). O certame oferece 3.511 vagas, sendo 3.099 para nível médio e 412 para nível superior, com 30% das vagas reservadas para pessoas negras e indígenas, e 10% para pessoas com deficiência.


Os cargos de nível médio são para Agente de Correios (Carteiro), com remuneração total de cerca de R$ 4 mil, e os de nível superior incluem advogados, engenheiros e assistentes sociais, com salários entre R$ 6,8 mil e R$ 10,3 mil. Para confirmar a inscrição é necessário pagar a taxa no valor de R$ 39,80 para candidatos de nível médio e R$ 42,00 para as vagas de nível superior. As provas estão previstas para 15 de dezembro de 2024.

Para a agência Brasil, o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos afirmou que o concurso busca fortalecer ainda mais os correios que teve o último concurso público nacional para nível médio e superior há 13 anos, em 2011. “Estamos cumprindo mais um compromisso assumido com as empregadas e os empregados dos Correios, investindo em pessoas e renovando nosso corpo funcional de forma a impulsionar a inovação para nos tornarmos os Correios do Futuro, cumprindo a diretriz do presidente Lula para fortalecer e modernizar a estatal”, afirma o presidente Fabiano Silva.

Monumento Nossa Senhora de Fátima será reinaugurado em dezembro

O monumento de Nossa Senhora de Fátima será reinaugurado no dia 13 de dezembro, na cidade do Crato. A estátua, que tem 51 metros de altura, começará a ser montada em novembro. A estrutura antiga foi inaugurada em 2014, durante a comemoração dos 250 anos do município. Em fevereiro de 2024, sua reconstrução foi anunciada.


De acordo com a Prefeitura do Crato, as primeiras peças começaram a chegar no início de outubro. As partes da obra estão sendo confeccionadas na cidade de Petrolina, em Pernambuco, pelo escultor Ranilson Viana. A expectativa é que o desmonte do monumento atual inicie quando a maior parte das peças da nova imagem estiver no Cariri. No novo projeto, a estátua ganhará mais seis metros em relação à atual.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, o município tem desenvolvido ações de recepção no local. Com a reinauguração, a perspectiva da pasta é que o número de visitantes aumente.

Detran faz estudo para diminuir casos de acidentes no Anel Viário, em Juazeiro do Norte

O trecho do Anel Viário, entre as avenidas Maria Letícia Leite Pereira e Tenente Raimundo Tenório Rocha, é alvo de preocupação dos motoristas pela recorrência de acidentes no local. O Anel Viário liga o município de Crato ao Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, e está na rota de algumas universidades, com grande fluxo de veículos.


Na noite dessa terça-feira, 22/10/2024, foi registrado um novo acidente no cruzamento. A colisão aconteceu entre um carro e uma moto, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) prestou atendimento aos envolvidos.

Em entrevista à rádio CBN Cariri, o superintendente do Detran Ceará, Michel Mourão, explicou que já estão sendo feitos estudos para solucionar a questão, em razão da quantidade de casos de acidentes no local.

“Já existem estudos para a gente verificar o que é que a gente pode melhorar, tentar atenuar e zerar efetivamente essas ocorrências na localidade”, declarou o superintendente.

As informações são da Rádio O Povo CBN Cariri

Comemoração dos 7 anos do Parque das Timbaúbas oferece atividades neste sábado (26)

Neste sábado, 26/10/2024, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP) realizará, no Parque Ecológico das Timbaúbas, um evento de comemoração aos sete anos do parque como unidade de conservação em Juazeiro do Norte. O evento acontecerá às 8h, com encerramento às 12h. A programação contará com a presença da Banda de Música do município na solenidade de abertura, seguida pela apresentação dos grupos de Reisados.


Ainda em clima de comemoração do Dia das Crianças, haverá atividades como trilha ecológica, jogos nas quadras e brincadeiras infantis. É importante lembrar que, no local, existe o projeto de troca de rações por mudas de plantas. Ao levar 1 kg de ração, você poderá trocar por uma muda de planta, contribuindo assim para os cuidados com os animais de rua e com a preservação da flora regional. Sua principal tarefa é preservar os materiais físicos e biológicos de grande relevância da região, garantindo a restauração e recuperação da fauna e flora.