terça-feira, 26 de novembro de 2024

Hora de Plantar: beneficiados pelo projeto devem receber sementes em dezembro

Agricultores de 182 municípios cearenses poderão iniciar o plantio de sementes antes do início da quadra chuvosa, que chega ao Estado entre os meses de fevereiro e março. A semeadura ocorre por meio do projeto “Hora de Plantar”, iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Os beneficiados receberão os insumos na segunda quinzena de dezembro, informou a pasta.
O Hora de Plantar foi criado há mais de 24 anos e resulta de uma parceria entre o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Ematerce).

Em solenidade realizada nesta segunda-feira, 25, o chefe do Executivo estadual, Elmano de Freitas (PT), assinou o termo que autoriza o investimento de R$ 35 milhões para aquisição das sementes. A entrega desses insumos começa pela região do Cariri, que é a primeira a ser beneficiada pela quadra chuvosa.
O aporte destinado aos agricultores é proveniente do Tesouro do Estado e dentre as sementes adquiridas pelo projeto estão as de milho, palma forrageira, algodão, sorgo forrageiro, mudas de cajueiro anão, aroeira e sabiá, além de maniva.
Durante a solenidade, o governador pontuou que o titular da SDA, Moisés Braz, já havia destacado em conversas passadas a necessidade de enviar as sementes antes da quadra chuvosa, isso porque há um “momento adequado para o plantio”.
“Se você quer ver um agricultor ‘agoniado’ é a chuva começar e a semente não ter chegado. Nós sabemos que na agricultura o tempo não é tudo, mas é decisivo para o sucesso ou insucesso. Uma semana a mais ou a menos do plantio é a causa da mudança de renda”, reforçou Elmano.

De acordo com o secretário Moisés Braz, o projeto tem a expectativa de beneficiar 182 mil agricultores dos 182 municípios contemplados. Eusébio e Fortaleza não se enquadram no programa porque “não têm área rural e produção agrícola”.
Beckman Martins, sócio da produtora Beckman Sementes, explica que o “Hora de Plantar” é importante para incentivar e impulsionar a agricultura local. Ele destaca que a iniciativa viabiliza a criação de “vários produtores de sementes no Ceará”.
“O sistema do Estado do Ceará é o mais completo. A qualidade da semente é fiscalizada desde a hora do plantio e depois vai para a entrega nos armazéns contratados pela empresa, tudo fiscalizado pelo Ministério da Agricultura. O Estado compra por qualidade, se você tem 95% de qualidade na semente de germinação, você tem o preço agregado”, compartilha.
A execução e assistência técnica do projeto ficam sob a responsabilidade da Ematerce em parceria com as secretarias e sindicatos municipais de Agricultura.
Para ser beneficiado pelo projeto “Hora de Plantar", o interessado deve ir à sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e informar que deseja receber as sementes.
O interessado deve estar dentro dos critérios estabelecidos pelo sistema: ser agricultor familiar e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CADúnico).

“A partir da quantidade de sementes, a gente distribui naquele determinado município. Na maioria das vezes a gente atende todos os nossos agricultores. Existem casos que não dá certo porque temos uma cota que não é possível atender 100%, mas a meta é atender todos. Isso é feito antecipadamente, agora vamos fazer a distribuição”, complementa o titular da SDA.
Beckman Martins, sócio da produtora Beckman Sementes, destaca a necessidade de qualificação do interessado como produtor de sementes junto ao Ministério da Agricultura.
“É preciso ter um licenciamento junto à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e buscar conhecimento para ter uma semente de qualidade”, frisa Beckman.
Secretário prevê quadra chuvosa positiva em 2025
“A expectativa é muito positiva, ainda não nos reunimos com o pessoal da Funceme publicamente, mas a previsão que eles estão dando é que a gente deva ter um inverno aqui no Ceará acima da média para o ano de 2025. Este ano já tivemos um bom volume de chuva”, presumiu o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz.
O mesmo cenário também é esperado pelo governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), que destaca a importância das análises que estão sendo desenvolvidas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os estudos subsidiarão as previsões meteorológicas para 2025.
“Os agricultores estão pedindo a Deus para que possamos ter um inverno muito bom, com muita chuva, para ter fartura na mesa do nosso povo”, prossegue. “A Funceme continua fazendo os estudos buscando o máximo de parcerias, seja com instituições nacionais ou internacionais, para emitir a previsão mais adequada com o que a Ciência tem de mais moderno”, esclareceu Elmano.
A Funceme, por sua vez, reiterou que o prognóstico oficial para a quadra chuvosa de 2025 será divulgado em janeiro, como habitualmente. O órgão destaca que a decisão de apresentar os estudos no início está alinhada à metodologia científica adotada pela instituição, que considera uma gama de fatores atmosféricos e oceânicos. 
"Entre os elementos observados, por exemplo, estão as variações nas temperaturas dos oceanos Atlântico e Pacífico, que exercem influência direta no comportamento das chuvas na região Nordeste. Este trabalho minucioso é essencial para garantir a qualidade do prognóstico, que orienta decisões importantes em diversos setores, como agricultura, recursos hídricos e defesa civil", informou a Funceme.
A entidade esclarece que, enquanto o prognóstico não é divulgado, mantém a rotina de divulgar as condições diárias do tempo e as previsões sazonais, que estão disponíveis para consulta por meio do site oficial e do aplicativo Funceme Tempo. 
Nos primeiros seis meses de 2024, o Ceará ultrapassou a média de chuvas registrada em todo o ano de 2023. De acordo com dados da Funceme, entre 1° de fevereiro a 31 de maio, choveu 754.4 milímetros (mm) no Estado, resultando na melhor quadra chuvosa em 15 anos no Ceará.
O acumulado deste ano fica atrás somente do ano de 2009, quando a região registrou 966.7 mm no período.

Jovem assassinada a golpes de faca em Crateús

Uma mulher foi morta com perfuração de arma branca na manhã desta terça-feira (26) na cidade de Crateús. O fato ocorreu na Rua Benedito Barroso, bairro Frei Damião e a vítima Alana Martins da Silva, 18 anos, residente no local do fato. A vítima morava com as 2 crianças e foi assassinada dentro da própria residência com perfurações por arma branca.

A polícia já tem nome do suspeito que seria o namorado da vítima. Diligências estão sendo realizadas para tentar localizar o acusado. 

O corpo da vítima foi encontrado próximo ao portão de entrada da residência e será encaminhado para o Núcleo da Perícia Forense. 

Repórter Tony Sales

Outubro teve 21 homicídios no Cariri e o ano é 31% mais violento na região

No décimo mês do ano 21 pessoas foram assassinadas em seis municípios da região do Cariri representando 7,8% do total de 268 homicídios no mês de outubro em todo o Ceará. Em nível de Cariri foi 0,67 pessoa morta por dia, enquanto a média cearense se situou na faixa de 8,6 a cada dia. No Ceará, a quantidade de assassinatos subiu de 231 em setembro para 268 no mês passado.

Em nossa região foi a mesma quantidade de 21 ficando sem alterações enntre os últimos dois meses no Cariri. Em outubro de 2023 tivemos 17 assassinatos contra 21 do mês passado ou quatro a mais (acréscimo de 23,5%) quanto ao décimo mês deste ano que foi o quarto mais tranquilo de 2024 superado por janeiro e julho (16 cada) e fevereiro (17). Na relação entre 2023 (174) e este ano (228) a diferença é de 54 homicídios ou 31% a mais. Em todo o Ceará foram 2.713 assassinatos este ano com participação de 8,4% do Cariri.

Dos 29 municípios caririenses em seis ocorreram homicídios em outubro, sendo que, dos 21 assassinatos do mês passado, Juazeiro e Crato responderam por sete ou participação de 33% de cada um na matança regional. Os outros foram em Barbalha (03), Assaré (02) e os demais em Barro e Mauriti. Ou seja, de um total de 228 homicídios nos primeiros dez meses no Cariri, Juazeiro participou com 36% em virtude dos 82 homicídios no mesmo período.

Eis abaixo o comportamento mês a mês:

JANEIRO – 284 homicídios no Ceará (16 no Cariri ou 5,63%)
FEVEREIRO – 257 homicídios no Ceará (17 no Cariri ou 6,61%)
MARÇO – 278 homicídios no Ceará (34 no Cariri ou 12,2%)
ABRIL – 320 homicídios no Ceará (26 no Cariri ou 8,1%)
MAIO – 316 homicídios no Ceará (29 no Cariri ou 9%)
JUNHO – 259 homicídios no Ceará (26 no Cariri ou 10%)
JULHO – 246 homicídios no Ceará (16 no Cariri ou 6,5%)
AGOSTO – 254 homicídios no Ceará (22 no Cariri ou 8,6%)
SETEMBRO – 231 homicídios no Ceará (21 no Cariri ou 9%)
OUTUBRO – 268 homicídios no Ceará (21 no Cariri ou 7,83%)

Com informações do site Miséria.

Polícia Civil prende homem no Crato com pistola, caminhão roubado e já sem a carga

Um homem foi preso em flagrante no Crato e vai responder por porte ilegal de arma de fogo, receptação e adulteração de veículo. A prisão aconteceu às 10 horas desta segunda-feira tendo como acusado Jefferson José Barbosa, de 51 anos, natural de Santa Catarina e residente em São Luiz do Curú (CE). A ação foi promovida por investigadores do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) da Delegacia Regional de Juazeiro e da Regional de Crato.

Agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) informaram que um caminhão tipo baú de cor branca e placas de São Paulo, roubado na BR 407 no Piauí, estava na direção do Ceará. Um BO (Boletim de Ocorrência) já tinha sido feito na Delegacia de Paulistana (PI) dando conta que, na tarde de domingo, o veículo dirigido por um caminhoneiro de 38 anos, residente em Itatiba (SP), tinha sido tomado de assalto. Foi entre Picos e Patos com uma carga de produtos eletrônicos e cosméticos.

A abordagem no Cariri aconteceu no Posto Fiscal da Sefaz próximo à divisa entre Crato e Exu (PE). Os investigadores notaram adulterações nas placas do caminhão e do baú o qual já estava sem as mercadorias, na maioria notebooks, celulares, tablets e televisores. Já nas buscas, a polícia encontrou uma pistola calibre 635 com o motorista. Ele disse que estava levando o caminhão para Farias Brito onde entregaria a “Felipe” por determinação de “Fernando” de quem recebeu em Salgueiro (PE). Já perante o delegado plantonista em Crato, Levi Gonçalves Leal, ficou em silencio.

Seis mortes em acidentes no Cariri, além de três homicídios e queda de árvore no fim de semana

Subiu de cinco para dez o número de mortes violentas na comparação entre os dois últimos finais de semana na região do Cariri. Neste, foram seis em decorrência de acidentes de trânsito, três homicídios e a queda de uma árvore com corpos de Lavras da Mangabeira, Jardim, Juazeiro, Barbalha, Campos Sales, Brejo Santo, Crato, Porteiras, Nova Olinda e Assaré. Duas mortes aconteceram ainda na noite de sexta-feira, mais duas no sábado e seis no domingo.

Por volta das 18 horas de sexta-feira o vendedor Raimundo Cândido de Lima, de 35 anos, o “Maleta”, pilotava sua moto quando foi colhido por uma Topic da Prefeitura de Lavras da Mangabeira que procedia de Juazeiro. Ele morava no Sítio Oitis e invadiu a Rodovia Padre Cícero no Sítio Flores (Distrito de Quitaiús) naquele município. Ainda foi socorrido ao hospital local, mas faleceu pouco tempo depois.

Uma hora e meia depois, ainda na sexta-feira, aconteceu outro acidente com vítima fatal dessa vez na zona rural de Jardim. O jovem agricultor Milton dos Santos Soares, de 18 anos, morreu ao cair de sua moto na estrada de acesso ao Sítio Cotovelo naquele município. Ele residia na Rua Almir Leite da Vila Santa Terezinha em Jardim e não resistiu a gravidade dos ferimentos falecendo no local.

Às duas horas da madrugada de sábado um industriário que trabalhava na produção de calçados em Juazeiro morreu noutro acidente. Renan Duarte Vicente, de 24 anos, seguia para sua casa na Rua José Paracampos (Romeirão) quando bateu sua moto numa árvore na Avenida Ailton Gomes (João Cabral) e morreu no local. Foi a segunda morte em decorrência de acidente no mês de novembro em Juazeiro e a 32ª do ano ou a mesma quantidade em relação ao ano passado.

Cerca de uma hora depois, ainda no sábado, o comerciante Marcos Saraiva dos Santos, de 36 anos, foi morto a tiros no seu bar no Bairro Malvinas em Barbalha. Ele residia na Avenida Santo Expedito (Vila Santa Terezinha) e o bar foi invadido por dois homens que chegaram a pé se passando por clientes e atiraram. O mesmo respondia por tráfico de drogas quando foi preso, no dia 17 de setembro de 2011 em Crato, com 96 gramas de crack e dinheiro junto com o mecânico Magno Joaquim de Souza.

Já às cinco horas da madrugada de domingo Dogival Jesus da Silva, de 38 anos, pilotava sua moto pela CE-187 ou Estrada da Confiança quando perdeu o equilíbrio. Ele sobrou numa curva da rotatória e caiu do veículo morrendo no local mais precisamente no bairro Campo Alegre naquele município. O mesmo residia naquela rodovia e estava bem perto de sua casa quando ocorreu o acidente causando sua morte.

Por volta das 8 horas morreu numa casa na Avenida Duque de Caxias em Crato Aurina Dionísio Ramos Alcântara, de 40 anos, que residia na Rua Zefa do Cajueiro (Bairro Vila Lobo). Na manhã do dia 1º se envolveu em acidente ao trafegar numa moto, derrapar em óleo na pista e cair ferindo o abdômen. A mesma buscou atendimento, tomou a medicação e retornou para casa. Neste domingo passou mal e foi socorrida ao Hospital São Camilo, mas já chegou sem vida.

Duas horas depois o agricultor José Francisco Araújo, de 66 anos, que residia na Rua Campos Santos (Bairro Alto do Cemitério) no município de Porteiras morreu no HRC em Juazeiro. Por volta das 10 horas de sábado se envolveu num acidente quando trafegava na sua moto pela estrada do Sítio Santo Antonio na zona rural de Porteiras. Terminou socorrido, mas morreu cerca de 24 horas após o acidente.

Às 11h30min o estudante Cícero Luiz de Oliveira, de 35 anos, morreu na Avenida João Inácio de Lucena em frente à clínica de Doutor Maurício no centro de Brejo Santo. Ele residia na Rua Santo Antonio (Bairro Trajano Nogueira) no município de Barro e tirava mangas de uma árvore. Num determinando momento se desequilibrou e caiu de uma certa altura da mangueira batendo a cabeça no solo quando sofreu traumatismo craniano e morreu no local.

Já às 16 horas, no Sítio Tocalha em Nova Olinda, Ana Jaqueline Pires da Silva, de 25 anos, foi morta a tiros no quintal de uma casa por dois homens que fugiram numa moto. O crime tem relações com as agressões contra a mãe dela Alzenir Jacinto, de 50 anos, espancada em casa, no Bairro Terreiro Duro, por dois homens e trazida ao HRC com fraturas na perna e braço. Uma filha reconheceu um agressor menor e o denunciou, sendo apreendido e conduzido à Delegacia de Crato. Na tarde do domingo mataram Jaqueline que não tinha sido a denunciante.

No mesmo horário, ainda no domingo, o mototaxista José Alves Rodrigues, o “Zezinho”, que faria 58 anos no próximo sábado (30), foi morto a facadas nas costas e no pescoço ao lado de sua moto. Ele residia na Rua 104 das Casas Populares em Assaré e o crime aconteceu na praça em frente à Igreja Matriz de Assaré, cujo autor dos golpes fugiu. A polícia diligencia para prender o autor e descobrir a motivação do assassinato de “Zezinho Mototaxista”.

Fonte: Miséria.

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Tragédia no interior do Ceará - Pai tira a vida do próprio filho e comete suicídio

No final da tarde deste último domingo (24), o município de Cariús, no centro sul do Ceará, foi palco de uma tragédia que abalou profundamente a comunidade local. Um homem identificado por TAILSON, conhecido pela alcunha de FORMIGA, matou o próprio filho de nome PAULINHO, de apenas 5 anos e, em seguida, tirou a própria vida. O crime ocorreu no sítio Gadelha, zona rural do município.
Segundo informações, o pai da criança havia discutido com a ex-esposa momentos antes da tragédia. Durante a discussão, ele teria ameaçado matar toda a família, incluindo outro filho mais novo. Ele chegou a tentar concretizar a ameaça, mas o avô das crianças e pai do assassino conseguiu intervir e salvar o bebê das mãos do homem, evitando um desfecho ainda mais trágico.
De acordo com relatos de vizinhos e conhecidos da família, o relacionamento entre o casal era bastante conturbado. Em ocasião anterior, o homem já havia esfaqueado a ex-companheira, motivo pelo qual chegou a ser preso.
Ele também era conhecido por problemas relacionados ao consumo excessivo de álcool e drogas, além de supostamente ter envolvimento na venda do próprio filho em trocas para sustentar o vício.
Os corpos do pai e do menino foram encontrados pelo avô, que imediatamente acionou as autoridades. O rabecão do Instituto Médico Legal (IML) de Iguatu foi chamado para realizar a remoção e necropsia dos corpos.
A comunidade de Cariús está em choque com a brutalidade dos acontecimentos. Muitas pessoas expressaram sua indignação e tristeza pela tragédia. A polícia segue investigando os detalhes do caso para compreender as circunstâncias que levaram a esse ato extremo.
Este caso levanta novamente a necessidade de um olhar mais atento às dinâmicas familiares e ao apoio às vítimas de violência doméstica, que muitas vezes culminam em tragédias como esta.

Mototaxista é morto com 13 facadas no interior do Ceará

Um mototaxista de 59 anos foi morto com 13 facadas no Centro da cidade de Assaré, no interior do Ceará, na tarde du último domingo (24). Uma câmera de segurança flagrou o crime.
A vítima estava em via pública, próximo a moto, quando foi atacada pelas costas por outro homem. Ao receber o primeiro golpe, o mototaxista caiu, enquanto o suspeito continuou atingindo-o. Em seguida, o criminoso fugiu.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Militar foi acionada e fez os primeiros levantamentos sobre o caso. O caso está a cargo da Delegacia Municipal de Assaré, que procura o suspeito.

Fernando Santana aceitou convite para ser secretário de Governo da gestão Evandro e por isso desistiu da Alece

O deputado Fernando Santana (PT) aceitou o convite do prefeito eleito Evandro Leitão (PT) para assumir a Secretaria de Governo da Prefeitura de Fortaleza. Ele será o principal assessor da gestão municipal. O convite foi feito antes de Santana desistir da disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e vazou após uma conversa entre o prefeito eleito e deputados estaduais.

Sobre o nome escolhido para substituir Fernando Santana na chapa para nova mesa diretora da Alece, o prefeito eleito foi claro: “O deputado Romeu Aldigueri foi o escolhido em reunião, pois é o atende a todos do grupo”. A reunião citada por Evandro contou com participação das principais lideranças do grupo político do qual faz parte, o governador Elmano, o ministro Camilo e o senador Cid Gomes (PSB).

Fernando Santana desiste da candidatura à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará

O deputado estadual Fernando Santana (PT) anunciou na noite da última sexta-feira (22), que não irá concorrer à presidência Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
A indicação de seu nome para representar a base teria sido o "estopim" para o estremecimento da relação entre o senador Cid Gomes (PSB) e o governador Elmano de Freitas (PT).
Em longo texto publicado nas redes sociais, Fernando ressalta que faz parte de um projeto. Ele cita o ministro Camilo Santana, Elmano e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e menciona também a "parceria com grandes aliados". A fala do deputado ressalta ainda que o projeto seria forte por ser "construído na base do diálogo e do respeito, e sempre buscando o melhor para nossa população".
Fernando explica que ficou "feliz e honrado" por ter o nome colocado para a presidência da Alece. "A lembrança e, principalmente, com a acolhida dos companheiros deputados". No entanto, o deputado pondera que "também houve discussões, impasses, o que é natural numa democracia".
"Diante de algumas ponderações, e do atual contexto, para a importância da manutenção dessa aliança coesa e forte, anuncio que abro mão de minha candidatura. Faço isso com a tranquilidade da alma, porque não faço política como projeto pessoal, mas coletivo. Continuarei firme, ao lado dos nossos aliados, na luta por um Ceará cada vez mais forte".
Com a desistência de Fernando Santana, o líder do governo na Alece Romeu Aldigueri foi apontado por aliados como favorito para entrar na disputa. O nome de Guilherme Landim também é citado como alguém mais próximo a Cid. Os dois deputados são filiados ao PDT, mas há a expectativa de saírem da sigla.

Cariri segue 100% coberto por seca, e situação se agrava em 5 municípios, diz Monitor de Secas Cariri

O mais recente relatório da Plataforma Monitor de Secas, divulgado nesta semana, aponta um agravamento na severidade da seca no Cariri em outubro de 2024. Todos os 29 municípios da região estão classificados como afetados por seca, com situações variando entre seca fraca e seca moderada, conforme a escala de gravidade do Monitor, que vai de seca fraca a seca excepcional.

Em setembro, a região apresentava apenas seca fraca em sua extensão. No entanto, o cenário mudou em outubro, quando cerca de 50% do território passou a ser atingido por seca moderada. Entre os municípios mais afetados estão Campos Sales, Salitre, Potengi, Araripe e Penaforte, que possuem 100% de seus territórios abrangidos por seca moderada.

Outras cidades apresentam um quadro misto, com parte do território em seca fraca e parte em seca moderada, como Crato, Barbalha, Assaré e Antonina do Norte, enquanto algumas permanecem apenas com seca fraca, é o caso de Juazeiro do Norte, Barro, Milagres e Aurora, por exemplo.


No Ceará, devido à piora nos indicadores dos últimos meses, o Monitor indicou um avanço da seca fraca (S0) no norte do estado e esse agravamento no Cariri. “Os impactos permanecem de curto prazo (C)”, diz o relatório.

Defesa de Braga Netto ressalta lealdade do general a Bolsonaro

A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro, divulgou nota neste sábado (23) dizendo que o general mantém lealdade ao ex-presidente da República. “Durante o governo passado foi um dos poucos, entre civis e militares, que manteve a lealdade ao presidente Bolsonaro até o final do governo, em dezembro de 2022 e a mantém até os dias atuais, por crença nos mesmos valores e princípios inegociáveis.”

Os advogados Luís Henrique César Prata, Gabriella Leonel Venâncio e Francisco Eslei de Lima, do escritório Prata Advocacia (sediado em Brasília), assinam a nota de Braga Netto, que foi candidato a vice-presidente da chapa de Bolsonaro, derrotada nas eleições de outubro de 2022.

Braga Netto é um dos 37 indiciados na última quinta-feira (21) pela Polícia Federal no inquérito sobre “associação criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito e golpe de Estado”. A PF apurou que uma das reuniões para tratar de suposto plano golpista para impedir a posse e matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, e o ministro Alexandre de Moraes (STF) teria sido realizada na casa de Braga Netto em novembro de 2022.

Ao postar a nota em perfil na rede social X, Braga Netto afirma que “nunca se tratou de golpe, e muito menos de plano de assinar alguém. Agora parte da imprensa surge com essa tese fantasiosa e absurda de ‘golpe dentro do golpe’. Haja criatividade…”

No dia do indiciamento, a defesa de Braga Netto reclamou da falta de acesso ao relatório entregue pela Polícia Federal ao ministro Alexandre de Moraes e criticou o vazamento de informações do documento pela imprensa.

Leia a seguir a íntegra da nota:

A Defesa técnica do General Walter Souza Braga Netto repudia veementemente a criação de uma tese fantasiosa e absurda em parte da imprensa de que haveria “um golpe dentro do golpe”.

Apesar do silêncio de muitos setores institucionais da nossa sociedade, o General Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, General de Exército que comandou tropas do Comando Militar do Leste no RJ, a inédita Intervenção Federal na área de Segurança Pública no Estado do RJ e foi Chefe do Estado-Maior do Exército destaca que ao longo de sua trajetória, sempre primou pela correção ética e moral na busca de soluções legais e constitucionais.

Lembra, ainda que, durante o governo passado foi um dos poucos, entre civis e militares, que manteve a lealdade ao Presidente Bolsonaro até o final do governo, em dezembro de 2022 e a mantém até os dias atuais, por crença nos mesmos valores e princípios inegociáveis.

A defesa do General Braga Netto acredita que a observância dos ritos do devido processo legal elucidarão a verdade dos fatos e as responsabilidades de cada ente envolvido nos referidos inquéritos, por suas ações e omissões.

Por fim, é vital levantar a questão a quem interessa este tipo de ilação e suposição fora do contexto do inquérito legal, que ainda não foi disponibilizado oficialmente para as defesas dos interessados.

Bebeto Queiroz, prefeito eleito de Choró, se entrega à polícia

Após operação do Ministério público do Ceará (MP-CE), o prefeito eleito de Choró, cidade do Sertão Central cearense, Bebeto Queiroz (PSB), se entregou à Polícia Civil no último sábado (23). Ele compareceu à Delegacia de Capturas (Decap), em Fortaleza.
Foi expedido um mandado de prisão contra ele pela operação Ad Manus, deflagrada na última sexta-feira (22), pelo MP, por meio da Procuradoria de Justiça de Crimes contra a Administração Pública (Procap), com o apoio das polícias Civil e Federal.
A operação investiga atos ilícitos de contratos de prestação de serviço de abastecimento de veículos da Prefeitura de Choró. Mesmo tendo sido considerado foragido no dia da operação, o prefeito eleito de Choró se entregou no dia seguinte.
O atual prefeito da cidade é Marcondes Jucá (PT), que foi também alvo da operação, ele foi afastado do cargo e preso na sexta-feira (22) por suspeita de fraude em contratos envolvendo o abastecimento de veículos da prefeitura.
Marcondes Jucá também teria montado um esquema de fornecimento ilegal de vantagens de serviço e bens públicos para vereadores da cidade, que recebiam dinheiro, combustíveis, conseguiam marcar exames em hospitais, entre outros benefícios irregulares.
Foram cumpridos ainda 35 mandados de busca e apreensão nas cidades de Canindé, Choró, Quixadá e Madalena contra os investigados.

Governador Elmano assina projeto que aumenta em 25% os cargos nas universidades estaduais

O governador Elmano de Freitas assinou, nesta segunda-feira (25), e enviou para a Assembleia Legislativa projeto de lei que aumenta em 25% o quantitativo de cargos nas instituições de ensino superior do Estado. O texto prevê a criação de 582 cargos, sendo 283 para a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), 156 para a Universidade Regional do Cariri (Urca) e 143 para a Universidade Estadual do Vale do Acaraú (Uva). 

De acordo com Elmano de Freitas, a apresentação do projeto cumpre um compromisso firmado com os professores das universidades estaduais. "A medida viabilizará a convocação de aprovados nos últimos concursos, além de possibilitar a promoção e a ascensão funcional de professores do quadro efetivo das instituições. O nosso compromisso é garantir que todos os cursos tenham professores para oferecer aos estudantes a melhor formação. A mensagem segue para a Assembleia Legislativa. Conto com o apoio dos deputados para aprovar essa importante conquista para esses profissionais", ressaltou o governador.

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Dono de pizzaria é executado a tiros no interior do Ceará

Um homem identificado por Márcio Sales de Oliveira, de 37 anos, proprietário de uma pizzaria, foi executado à bala na noite da última quarta-feira (20), na cidade de Cedro, na região Centro Sul do Estado.
De acordo com informações, o comércio onde a vítima foi morta, com pelo menos 25 disparos, fica em uma área central da cidade, nas proximidades da Delegacia de Polícia Civil.
De acordo com a Polícia Militar, ao chegar ao local, os agentes encontraram a vítima caída ao solo com várias perfurações causadas por disparos de arma de fogo. Márcio era natural de Guarulhos, São Paulo, e tinha antecedentes criminais por crimes relacionados à dignidade sexual, posse de arma, ameaça, violência doméstica e infrações de trânsito.
O corpo foi recolhido pela Perícia Forense da cidade de Iguatu. Até o momento, nenhum suspeito foi preso. A Polícia Civil segue investigando o caso e realizando diligências na tentativa de identificar e localizar os responsáveis pelo homicídio.

Mulher morre vítima de choque elétrico no interior do Ceará

Uma senhora identificada como Francisca Martins de Almeida, conhecida popularmente como Cilda Martins, 45 anos, mãe de seis filhos, foi encontrada morta no início da noite da última quarta-feira (20), na localidade de Chaparral na zona rural do município de Aiuaba. Cilda foi encontrada às margens de um açude com parte do corpo dentro d'água.
Populares informaram que ela cuidava de uma casa e teria ido fazer limpeza no imóvel. Quando chegou na residência estava faltando energia elétrica e ela teria ido até o local onde fica instalada uma bomba de puxar água e no momento em que manuseava o equipamento a energia voltou e Cilda foi eletrocutada.
Tudo leva a crer que o fato aconteceu ainda no período da manhã, mas só foi percebido no início da noite quando um morador da região que passava próximo ao açude se deparou com o corpo da vítima.
A Polícia Militar e a Perícia Forense compareceram no local e o corpo de Cilda foi removido para ser necropsiado no IML de Tauá.

Jovem de 21 anos assassinada a tiros namorava suspeito de participar de grupo criminoso no Ceará

O namorado da mulher de 21 anos assassinada com vários tiros na tarde da última quarta-feira (20) na cidade de Forquilha, na região Norte do Ceará, foi morto recentemente também a tiros durante uma ação policial. O homem participava de um grupo criminoso.
Ramila Lima estava em uma rua do Bairro Cidade de Deus quando foi atingida pelos disparos. A Secretaria da Segurança Pública informou que Polícia Civil investiga o caso. Até a tarde desta quinta-feira (21), o motivo do crime não foi oficialmente divulgado. Há a suspeita de que ela também participava de um grupo criminoso.
Testemunhas ouviram os tiros que mataram Ramila Lima, mas ela estava morta quando chegaram ao local, e os criminosos haviam fugido. Ninguém foi preso até este momento.
Equipes da Polícia Militar e da Perícia Forense foram até o local e realizaram os primeiros levantamentos que ajudarão nos trabalhos policiais. As investigações são feitas pela Delegacia Municipal de Forquilha, que realiza buscas para esclarecer o caso.

Dois generais cearenses estão entre indiciados pela PF em inquérito sobre tentativa de golpe

A Polícia Federal indiciou, nesta quinta-feira (21), dois generais cearenses a partir do inquérito sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022. As investigações apontaram Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira e Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira como envolvidos na trama conspiracionista da transição entre o Governo Bolsonaro e o Governo Lula. O próprio ex-presidente também virou alvo com outros 36 nomes. Estevam Theophilo foi comandante de Operações Terrestres (COTER) do Exército Brasileiro durante a gestão de Bolsonaro e Paulo Sérgio foi ministro da Defesa no último ano de mandato de Jair Bolsonaro.
Ambos foram alvo da operação Tempus Veritatis (Hora da Verdade, em latim), da PF, em fevereiro deste ano no âmbito desse inquérito. O primeiro comandava o COTER, apontado como a unidade do Exército com maior contingente de tropas sob sua administração e, por isso, seria "fundamental" para a tentativa de golpe.
Já o segundo seria um dos integrantes da "alta cúpula" do Governo que articulavam um golpe muito antes do resultado da última eleição presidencial — vencida por Lula (PT).
O relatório da PF, agora, está no Supremo Tribunal Federal (STF) sob análise do ministro relator Alexandre de Moraes. O material deve ser enviado para apreciação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que pode oferecer denúncia contra os indiciados à Justiça se verificar a existência de elementos suficientes para tal. Se o STF acolher a denúncia, eles viram réus no processo.

Quem são os cearenses - Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira é natural de Fortaleza. Ao longo da sua trajetória no Exército, chegou a comandar a 10ª Região Militar (10ª RM), instalada no Centro da capital cearense. Ele também comandou a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Cuiabá (MT), e a 12ª Região Militar, em Manaus (AM), e foi diretor de Educação Técnica Militar, no Rio.
Oliveira ascendeu ao comando do COTER em novembro de 2019, quando seu irmão, general Guilherme Theophilo - que disputou o cargo de governador do Ceará em 2018 -, era secretário da Segurança Pública de Bolsonaro. Estevam Theophilo ficou no cargo até o fim de novembro de 2023, ou seja, prosseguindo no comando durante parte do terceiro Governo de Lula. 

Nascido em Iguatu, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira também tem longo currículo no Exército, ao qual se alistou em 4 de março de 1974, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Em 1977, ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras, tornando-se aspirante a Oficial da Arma de Infantaria três anos depois.
Já como coronel, com 30 anos de carreira militar, foi designado para o cargo de Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil no México, onde permaneceu por dois anos. Também desempenhou as funções de Chefe da 1ª Seção e Subdiretor na Diretoria de Avaliação e Promoções.

Como atuaram - Os dois estariam envolvidos numa execução mais direta da trama golpista, que contava com outros quatro eixos de atuação, segundo a PF.
O Núcleo de Oficiais de Alta Patente, do qual ambos faziam parte, tinha como missão influenciar e incitar apoio às ações dos demais núcleos para consumação do suposto golpe, utilizando, inclusive, do poder atribuído a eles pela alta patente militar que detinham - fosse para proteger colegas ou intimidá-los, aponta, ainda, a PF.

Polícia Civil apreende grande quantidade de maconha dentro de casa abandonada no interior do Ceará


Nova ação da Polícia Civil no combate ao tráfico de drogas resultou na apreensão de 10 Kg de maconha na zona rural de Barbalha. Os investigadores do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) da Delegacia Regional de Juazeiro já monitoravam um casebre no Sítio Santa Tereza e desfecharam a operação com o recolhimento de 19 tabletes da “erva”. As diligências foram motivadas por denúncias repassadas para o WhatsApp (2157-8021) em que a fonte ficou resguardada pelo sigilo.
As denúncias apontavam o uso de uma propriedade para fins de armazenar substâncias entorpecentes e sua posterior distribuição garantindo o abastecimento de “bocas de fumo” na região do Cariri. Durante a investida policial, os ocupantes do imóvel notaram a aproximação das viaturas e “deram no pé”. O delegado de Polícia Civil, Felipe Marinho, acolheu a droga e instaurou inquérito com o objetivo de descobrir quem são os donos.

Crediarista preso após raptar e estuprar criança no Crato foi reconhecido pela vítima

Um crime de estupro de vulnerável contra uma menina de apenas 6 anos causou revolta nesta última quinta-feira no Cariri. O acusado do rapto e estupro é o crediarista Lucas Henrique de Aguiar Santana, de 27 anos, residente em Acopiara. Ele foi preso no final da tarde de ontem por militares do RAIO, Força Tática e POG na Avenida Padre Cícero em Juazeiro. Por volta das 11 horas trafegava no seu Fiat Siena de cor cinza no Bairro Muriti em Crato quando atraiu a menina e a colocou no carro.
Horas depois, a vítima foi abandonada e encontrada por moradores do Sítio Popôs na zona rural de Juazeiro. A partir de imagens de câmeras de segurança instaladas na área, a polícia conseguiu identificar a placa do veículo e colocou no sistema de videomonitoramento da PM sendo possível traçar o roteiro do carro. Logo após foi localizado na Avenida Padre Cícero dirigido por Lucas que, desde o primeiro momento, nega envolvimento no crime apesar das evidências.
Entretanto, confirmou o tráfego pelas áreas nas cercanias do rapto e nem tinha emprestado o Fiat a alguém. Ele disse que está no Cariri desde segunda-feira e hospedado numa pousada no bairro Muriti, onde foi visto após o crime chegando a trocar de roupas. Falou ainda ser crediarista e vende roupas nas áreas de Iguatu e Acopiara até o Cariri.
Lucas foi conduzido pelos policiais à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Juazeiro a exemplo do Fiat Siena que está sendo periciado. Naquela especializada, o clima era de revolta e protestos promovidos por familiares e amigos da criança além de populares. Principalmente após a informação da positividade do exame sexual feito na Perícia Forense de Juazeiro. Outros exames no acusado e vítima foram e ainda estão sendo feitos na Pefoce.
Além disso, uma foto do acusado foi apresentada à menina e esta o reconheceu como tal. Por se tratar de uma criança, o procedimento criminal já tramita em segredo de justiça e as investigações serão promovidas pelas DDMs de Juazeiro e Crato. Policiais militares chegaram a considerar Lucas como um homem bastante frio mesmo diante dos protestos ocorridos no local da prisão, delegacia e Perícia Forense.

FONTE - miséria

Ceará recebe R$ 60 milhões para Ciência e Tecnologia

O Ceará contará com R$ 60 milhões em investimentos voltados à inovação tecnológica em Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) do Estado. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21) durante a 8ª Feira do Conhecimento, em Fortaleza, pelo secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda.

Além disso, R$ 10,8 milhões serão aplicados nos programas Mais Ciência na Escola e Pop Ciência. O primeiro será conduzido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), contemplando 75 escolas no Estado. Já o Pop Ciência será executado em parceria com o MCTI e instituições federais, focando na popularização científica e no desenvolvimento de novos produtos.

Inácio destacou que os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e integram um esforço maior do Governo Federal, que prevê R$ 10 bilhões em ciência e tecnologia em todo o Brasil. Novos aportes, como R$ 100 milhões para o setor de energia e R$ 500 milhões para empresas de alimentos, também estão previstos.

A titular da Secitece, Sandra Monteiro, afirmou que as iniciativas reforçam a formação integral dos estudantes, incluindo cursos técnicos e artísticos.