quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Pais suspeitos de torturar jovem por razões religiosas são presos no interior do Ceará
Uma adolescente de 15 anos foi resgatada pela Polícia Civil na zona rural de Aurora, no Ceará. De acordo com os policiais, a suspeita é de que ela estava sendo torturada pelos pais. A denúncia chegou até a delegacia por meio do Conselho Tutelar do município.
A jovem estaria sofrendo agressões com chicote, sendo colocada de castigo ajoelhada em grãos de feijão e exposta ao sol. Um vídeo gravado com uma amiga para redes sociais teria motivado um dos castigos. Ela passou por exames periciais que confirmaram as lesões sofridas.
Os pais foram detidos e conduzidos para a Delegacia Municipal de Aurora, onde foram indiciados pelo crime de tortura. Eles teriam alegado que a garota estava rebelde e que ela não estava seguindo as orientações religiosas da família.
O delegado Paulo Hernesto Pereira Tavares afirma que a ação dos pais enquadra-se na conduta que está descrita no crime de tortura, que é submeter alguém a intenso sofrimento físico como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo. A pena é de reclusão de dois a oito anos.
O inquérito policial foi concluído e remetido ao Poder Judiciário. Indiciados, os pais estão em liberdade. A adolescente está aos cuidados de familiares.
Suspeito de matar dona de casa com 21 facadas em Assaré é preso pela Polícia Militar
Dando continuidade às diligências em torno do crime de morte que vitimou a dona casa, Cícera Gonçalves Silva, de 34 anos, que era mais conhecida como “Aline”, assassinada com vinte e uma facadas na noite da última terça-feira (18), a Polícia Militar de Assaré efetuou na madrugada de hoje (20), a prisão do suspeito, Cícero Duarte, de 45 anos, apelidado por “Neguinho de Joaquina”. Ele foi apresentado na Delegacia Regional de Policia Civil do Crato onde está sendo ouvido pelo delegado plantonista.

O crime ocorreu na Travessa Andresa, no Distrito de Amaro nas proximidades da residência onde Aline morava. No momento que foi morta, ela estava acompanhada de duas crianças filhos dela, que saíram correndo assustados. A mesma ainda chegou a ser socorrida pelo marido e levada ao hospital de Assaré, mas já chegou em óbito.

Após cometer a ação criminosa, o suspeito fugiu em uma motocicleta Honda/CG 125 Titan de cor azul, ano/modelo 1997/1998, placa HVY-9731, inscrição de Farias Brito-CE, tomando destino ignorado. O veículo posteriormente foi encontrado pela Polícia Militar, abandonado às margens de uma estrada vicinal próximo a casa “Neguinho de Joaquina”. no Sítio Palmeira, Distrito de Amaro de Assaré-CE. Segundo a polícia, consulta ao Sistema de Informações policiais consta que a motocicleta tem cadastrado com ocorrência de roubo/furto.

SAIBA MAIS

A família disse a PM, que o suspeito foi criado por uma tia do esposo da vítima com quem ele mora no Sítio Palmeira, Distrito de Amaro de Assaré-CE. A motivação do crime de acordo com familiares, até o momento é desconhecida.

 Fonte:AGÊNCIA CARIRICEARA
Equipes do Raio prendem em Caririaçu homem suspeito de homicídio, e outro em Barbalha em posse moto com queixa de furto
Militares do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas – CPRAIO efetuaram no cariri, a prisão de um homem investigado por um crime de homicídio ocorrido no município baiano de Vitória da Conquista, e a condução de outro a delegacia por suspeita de receptação de veiculo em Barbalha.


A primeira situação ocorreu por volta das 08h30min, em Caririaçu. A equipe RAIO 01 da base de Aurora recebeu a informação de que no Sítio Limoeiro, zona rural de Caririaçu uma mulher identificada como, Maria Vilani Borges da Costa, teria desaparecido. Chegando ao local, os policiais foram informados por populares de que o principal suspeito pelo desaparecimento da vítima seria um homem de nome, Cicero Roberto Rodrigues Inácio, de 53 anos, residente no Sitio Limoeiro.

Diante das informações, os militares diligenciaram para tentar localizar o referido suspeito, vindo a encontrá-lo na Vila Feitosa, distrito de Caririaçu. Indagado sobre o desaparecimento da mulher, o homem negou a autoria. Na ocasião, os PMs verificaram o nome dele junto a CIOPS Juazeiro do Norte que em pesquisa no Sistema de Informações Policiais constatou existir um mandado de prisão em aberto em desfavor do mesmo, decorrente de um crime de homicídio, oriundo da comarca de Vitória da Conquista-BA.

O suspeito ao ser perguntado pelos raianos se possuía alguma arma de fogo em casa, respondeu que sim, levando a composição militar até o local, no instante em que foram encontradas duas armas de fogo artesanais e um facão com marcas de sangue. Em ato contínuo, Cícero juntamente os itens apreendidos foi conduzido à Delegacia Regional de Polícia de Juazeiro do Norte.

Ainda de acordo com a Polícia, até o fechamento dessa matéria, a vítima do desaparecimento não tinha sido localizada, e buscas estão sendo realizadas pelos órgãos de segurança no sentido de encontrá-la. Hoje completa 4 dias dos desaparecimento da Dona Vilanir.

Já por volta das 15h30min em Barbalha, após denúncia anônima chegada ao policiamento do Raio local, dando conta de uma moto com queixa de furto estava estacionada na Rua P5, no Bairro Malvinas, a patrulha RAIO 01 foi acionada para o endereço onde localizou o veículo, uma motocicleta Honda Fan 150 KS, cor vermelha, sem placa que juntamente com o condutor Pedro Silva do Nascimento Júnior, de 24 anos residente naquele bairro, foi apresentado na delegacia municipal de Policia Civil de Barbalha para tomada das medidas cabíveis.

Fonte: Agência Caririceara
Polícia Civil prende dois piauienses em posse de 45 kg de drogas em Crato
Em mais uma ação de combate ao tráfico de drogas na região do Cariri, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD), realizou as prisões em flagrante de dois homens de 22 e 28 anos, em posse de 45 kg de entorpecentes que estavam escondidos dentro do carro. A ação ocorreu na madrugada desta quinta-feira (20), no bairro Vila Alta, no município de Crato – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado.

Após uma troca de informações com a Polícia Civil de Piauí (PCPI), os policiais civis do Ceará iniciaram diligências que culminaram na abordagem de um veículo onde a dupla estava. O carro foi abordado na Avenida Thomaz Osterne de Alencar, no Crato/CE. Durante as vistorias no veículo foi encontrado dentro do porta-malas do carro 72 tabletes de maconha, resultando no peso total de 45 quilos da droga.

Ainda segundo informações policiais, a droga oriunda de Piauí tinham como destino final a região do Cariri. Os suspeitos foram identificados como Emerson Vieira de Carvalho (28) e Victor Emanuel do Nascimento Lima (22), ambos piauienses e até então sem antecedentes criminais no Ceará.

Diante do flagrante, os alvos foram conduzidos para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde foram autuados por tráfico interestadual e associação para o tráfico de drogas. Os entorpecentes, veículo e um aparelho celular foram apreendidos. 

*Cerca de 175 quilos de drogas apreendidos em 10 dias*

As ações desenvolvidas pelo NCTD na região do Cariri, apenas nos últimos 10 dias, já resultaram na apreensão de 173 quilos de drogas e nas prisões de sete pessoas. O resultado é fruto do trabalho investigativo da PC-CE na região. 

Na última segunda-feira (17), o NCTD do Cariri prendeu em flagrante quatro pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas em Juazeiro do Norte (AIS 19) do Estado. Na ação, mais de 28 quilos de maconha foram encontrados escondidos em um porta-malas de um carro. 

A apreensão da última segunda feira é desdobramento de uma ação anterior, também desenvolvida pelo NCTD, realizada no último dia 10. Na ocasião, uma mulher foi localizada em posse de 100 quilos de maconha, na Rodovia CE-060, no município de Barbalha.  De posse das informações, o núcleo especializado deu sequência às investigações e identificou Francisco Anderson de Lima (23), que já possui passagens por integrar organização criminosa, tentativa de homicídio, desacato e porte ilegal de arma de fogo.
 
*Denúncias*

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o (88) 3102-1116, o número da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.

Denúncias também podem ser repassadas para o número (88) 2157-8021, que é o WhatsApp do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) do Cariri, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem de áudio, de texto ou vídeo, ou para o 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Beatificação de Benigna: Taxa para vendedores ambulantes comercializarem seus produtos será apenas 1kg de alimento
A Prefeitura de Santana do Cariri, em parceria com a CDL, e a comissão central do parque de exposição Pedro Felício Cavalcante, anunciaram que os vendedores ambulantes que desejam comercializar seus produtos durante a Beatificação de Benigna, a taxa será de apenas 1kg de alimento não perecível. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 18, pelo vice-prefeito de Santana do Cariri, João Cabral. O credenciamento teve início no último dia 18 e segue até o dia 24. 
Para se credenciar, o interessado deve se dirigir até ao Parque de Exposição Pedro Felicio Cavalcante, no Pavilhão 8, com RG.
A arrecadação será destinada às famílias de Santana do Cariri e do Crato, onde será realizada a Beatificação, na próxima segunda-feira, dia 24. 
Para o Vice Prefeito de Santana do Cariri, João Cabral, a data tão esperada se aproxima. “Estamos organizados para acolher da melhor forma possível as pessoas que vem de fora, os visitantes. Essa ação de cobrar apenas um quilo de alimento também visa incentivar e gerar a economia dos nossos vendedores”, destaca.

Fonte: O Tempo
Justiça decide levar 10 acusados de matar prefeito de Granjeiro a julgamento e absolve 3 réus
A Justiça Estadual decidiu levar a julgamento dez acusados de matar, em dezembro de 2019, o então prefeito de Granjeiro, João Gregório Neto, o ‘João do Povo’. Quatro réus foram impronunciados e outros três, absolvidos sumariamente. O julgamento ainda não tem data para ocorrer.

A sentença de pronúncia foi proferida pela Vara Única da Comarca de Caririaçu, na última segunda-feira (17). “Já se declarou alhures que se confirmada a versão acusatória, o que se tem é um crime vil, hediondo, motivado por divergências políticas e pelo desejo de locupletação às custas dos cofres públicos, resultando na morte do prefeito eleito do município de Granjeiro-CE”, considerou a decisão.
Entre os réus pronunciados estão o ex-vice prefeito, Ticiano da Fonseca Félix, o ‘Ticiano Tomé’, que viria a assumir a Prefeitura Municipal de Granjeiro após o homicídio; o pai dele, Vicente Félix de Sousa, o ‘Vicente Tomé’ (que também foi prefeito do Município); e o tio, José Plácido da Cunha.

MaisNotícias
Policiamento do Raio recupera moto com queixa roubo/furto em Crato
Quatro pessoas são presas e mais de 28 kg de maconha são apreendidos pela PC-CE em Juazeiro do Norte
Os três familiares foram apontados pelas autoridades como autores intelectuais do homicídio, junto de empresários da região, que também foram pronunciados. O ex-policial militar Mayron Myrray Bezerra Aranha, demitido da Corporação em setembro deste ano e apontado como o coordenador da execução do plano criminoso, também deve ir a julgamento.

O assassinato de João Gregório Neto, o ‘João do Povo’, durante a sua caminhada matinal, na véspera do Natal, na manhã de 24 de dezembro de 2019, em Granjeiro, chocou a população cearense. A investigação da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) apontou para a motivação política do crime e chegou a uma engenhosa teia criminosa.

CONFIRA QUEM VAI A JULGAMENTO:
Réus pronunciados (vão a julgamento):

Vicente Félix de Sousa;
Ticiano da Fonseca Félix;
José Plácido da Cunha;
Joaquim Maximiliano Borges Clementino;
Mayron Myrray Bezerra Aranha;
Francisco Rômulo Brasil Leal dos Santos;
Anderson Maurício Rodrigues;
Wendel Alves de Freitas Mendes;
Thyago Gtthyerre Pereira Alves;
Wylliano Ferreira da Silva.

Réus impronunciados (não vão a julgamento):

Luix Alberto Ferreira Marques;
Geraldo Pinheiro de Freitas;
Luana Pinheiro de Freitas;
Manuel Fernando Bezerra Ariza.

Réus absolvidos sumariamente:

José Edvaldo Soares de Souza Filho;
Maria Socorro de Freitas Cruz;
Lúcia Vanda Carlos de Freitas.

A Justiça manteve as prisões preventivas de Mayron Myrray, Wendel Alves, Wylliano Ferreira e José Plácido. E substituiu a prisão cautelar de ‘Vicente Tomé’, Anderson Maurício e Thyago Gutthyerre por medidas cautelares. Já Joaquim Maximiliano e Francisco Rômulo tiveram medidas cautelares renovadas.

Entre as medidas cautelares impostas aos acusados estão a proibição de ingressar na cidade de Granjeiro; a proibição de se aproximar ou manter contato com qualquer acusado, testemunha ou informante do processo; recolhimento domiciliar noturno; e monitoramento por tornozeleira eletrônica.

A defesa do réu Thyago Gutthyerres, representada pelos advogados Elias Saraiva e Vinícius Ramos, afirmou que “em razão da primariedade do acusado, a ausência de risco à ordem pública e a instrução processual, como também o fato de ter sido o único que se apresentou de livre e espontânea vontade em setembro/2020, a decisão de revogação da prisão preventiva foi mais que acertada”. Em relação a decisão de pronúncia, a defesa de Thyago Gutthyerres declarou que irá recorrer, “pois não existem mínimos indícios de participação neste crime”. As defesas dos outros réus não foram localizadas.

Fonte> Diário do Nordeste
Operação afasta prefeito e prende suspeitos de corrupção em Acopiara
Uma operação do Ministério Público cumpriu nesta quarta-feira (19) determinações judiciais que afastaram o prefeito de Acopiara, Antônio Almeida Neto, e prendeu dois suspeitos de envolvimento em corrupção.

No total, cinco pessoas foram apontadas como participantes no esquema de fraude de licitação de mais de R$ 2 milhões. Além do prefeito e de duas pessoas que tiveram a prisão decretada, a Justiça mandou afastar outros servidores.

Segundo o Ministério Público, há indícios de corrupção, fraude às licitações, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

O g1 questionou a Prefeitura de Acopaiara sobre a denúncia de corrupção e a ordem judicial, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

As investigações tiveram início a partir de representações de vereadores da cidade a respeito de irregularidades e supostas práticas de crimes na Prefeitura de Acopiara.

Obra realizada pela própria Prefeitura
 

Na ordem judicial, é relatado que o município de Acopiara realizou um pregão presencial no valor de R$ 2,2 milhões para contratar uma empresa para prestação de serviços de recuperação do polo de lazer, execução de serviços de demolição de pavimentação em paralelepípedo e pedra tosca e retirada de meio-fio e execução de pisos intertravado em diversas ruas.

“No curso do contrato, a contratada teria se utilizado dos equipamentos, dos maquinários e dos servidores públicos municipais para a execução das obras”, diz a ordem judicial.,

 

Ainda conforme a decisão judicial, “há relatos que o executor das obras de fato seria Almir Rodrigues do Nascimento, motorista pessoal do prefeito, enquanto o gestor municipal seria o ordenador da empreitada”.

Entre maio e junho deste ano, o Ministério Público apurou que a Laporte Engenharia , cujo titular é Edimilson Francisco de Lima Júnior, formado em engenharia em janeiro de 2018, presta serviços ao município de Acopiara desde 2018.

“No entanto, aferiu-se que a empresa obteve registro na junta comercial em novembro de 2017, com atividades iniciadas em janeiro do ano seguinte, ou seja, desde a sua criação já teria vencido procedimentos licitatórios.”

Fonte> G1 CE
Agricultores de 50 municípios do Ceará são dispensados do pagamento do boleto do Hora de Plantar
Levando em consideração perdas de safra acima de 50% no período 2021/2022, o Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), dispensou agricultores familiares de 50 municípios do pagamento da 35ª edição do Projeto Hora de Plantar.
Foram contempladas no ato as cidades de Aiuaba, Alcântaras, Amontada, Araripe, Arneiroz, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Capistrano, Caridade, Catunda, Caucaia, Forquilha, Graça, Granjeiro, Groaíras, Hidrolândia, Ibicuitinga, Itatira, Jardim, Jati, Jucás, Limoeiro do Norte, Madalena, Massapê, Meruoca, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Mucambo, Nova Olinda, Orós, Pacujá, Parambu, Paramoti, Penaforte, Pindoretama, Porteiras, Potengi, Quiterianópolis, Quixelô, Quixeré, Saboeiro, Salitre, Santa Quitéria, Santana do Cariri, Senador Sá, Sobral, Tauá, Umari e Varjota.
Nenhum município dentre o grupo apresentou índice pluviométrico com variação negativa maior que 50%, de acordo com dados atualizados em 24 de agosto, pela Gerência de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e analisados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

*Com informações da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).
Empresária suspeita de atropelar e matar adolescente sai da prisão no Ceará
A suspeita de atropelar e matar uma adolescente de 15 anos em Juazeiro do Norte, no Ceará, foi solta, mas vai precisar usar tornozeleira eletrônica. Antônia Uiliane Sampaio Cruz, de 41 anos, ficou exatamente um mês presa. O acidente aconteceu na madrugada de 17 de setembro no Bairro Franciscanos. Antônia Uiliane dirigia uma caminhonete que bateu na traseira da motocicleta onde Maria Clara estava na garupa.
A jovem foi arrastada pela caminhonete por alguns metros e morreu no local. Já o amigo dela de 17 anos que pilotava a moto foi socorrido.
A defesa tinha ingressado com pedido de relaxamento da prisão preventiva, que foi revogada após decisão da 1ª Vara Criminal da Comarca de Juazeiro do Norte.
Mesmo fora da prisão, Uiliane vai ter que respeitar outras medidas. Ela teve a carteira de motorista suspensa, ficando proibida de dirigir, e precisa usar tornozeleira eletrônica.
Além disso, a empresária tem que evitar qualquer contato com testemunhas e com a vítima que sobreviveu. Uiliane também está proibida de ingerir bebida alcoólica.

Prisão após acidente - Depois do acidente, a empresária fugiu do local até ser parada por policiais rodoviários estaduais entre os municípios de Abaiara e Milagres. Ela foi submetida ao teste do bafômetro e o resultado foi positivo, conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Uiliane foi presa em flagrante, respondendo pelos crimes de homicídio culposo (sem intenção de matar) e qualificado, por não prestar socorro às vítimas e também por dirigir embriagada e ainda foi autuada por lesão corporal no trânsito em relação ao sobrevivente. A prisão em flagrante foi convertida em preventiva, revogada nesta segunda-feira (17).


Fonte: G1 CE
Polícia civil investiga a morte de uma Criança com síndrome de Down a criança morreu engasgada no interior do Ceará
Uma menina de seis anos morreu em Canindé, no interior do Ceará, após sofrer um engasgo. A vítima tinha síndrome de Down.
A vítima, identificada apenas como Belinha, foi socorrida para uma unidade de saúde, mas faleceu.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social informou, em nota, que o fato foi registrado por meio de um boletim de ocorrência.
Segundo a pasta, a causa da morte poderá ser confirmada após laudo da Perícia Forense do Estado do Ceará. O caso está a cargo da Delegacia Regional de Canindé.
Polícia Civil de Aurora resgata menor alvo de tortura no Distrito de Ingazeiras
A Polícia Civil do Estado do Ceará realizou uma ação de resgate de uma menor de idade que estava sendo alvo de tortura por parte do próprio genitor no Distrito de Ingazeiras, em Aurora. O órgão de segurança pública tomou conhecimento do caso após denúncia do Conselho Tutelar, esta iniciada pelo pedido de socorro da jovem no último dia 12 de outubro.

Entenda o caso

Segundo apurou a reportagem do Portal Aurora Notícias, a menor de 15 anos de idade residia com os seus pais na localidade do Distrito de Ingazeiras. A mesma vinha sofrendo vários atos de tortura, tais como sendo colocada de joelhos em sementes de feijão, exposta ao forte calor do sol e sofrendo agressões físicas com chicotes pelo fato de seus genitores entenderem que estas eram uma forma de educar a adolescente em virtude dos mesmos alegarem que a garota estava muito rebelde por ter postado um vídeo nas redes sociais com uma amiga. Além disso, os pais da jovem argumentavam que a garota não estava seguindo as suas orientações religiosas.

Ainda conforme apurado pela nossa reportagem, a adolescente conseguiu fugir de casa e pediu socorro ao Conselho Tutelar da cidade. Posteriormente, a jovem retornou a sua residência.

Diante da gravidade do caso, os policiais civis se deslocaram até o Distrito de Ingazeiras e conduziram a garota à Delegacia Municipal para a realização de exames periciais que constataram as lesões por ela sofridas. Toda a ação da Polícia Civil foi realizada em parceria com o Conselho Tutelar e com o CREAS do município. A menor se encontra na casa de uma tia temporariamente.

Após os procedimentos de praxe, foi instaurado um inquérito policial contra os genitores da vítima que confessaram a prática das agressões contra a garota. Como não houve situação de flagrância, o inquérito policial, segundo apuramos, foi instaurado por portaria, e tão logo seja concluído, será remetido ao Poder Judiciário de Aurora.

Em conversa com o delegado municipal, Paulo Hernesto Pereira Tavares, o titular da DP de Aurora informou que existe uma clara diferença entre educar os filhos e submetê-los a um constrangimento e sofrimento intenso físico e psicológico.

“No caso dessa menor, verificamos que não foi uma ação de educação, mas, sim, de uma situação de tortura, que como diz a própria lei de tortura, é quando alguém submete uma pessoa que está sob sua guarda cuidado e proteção, no caso os pais, a um intenso sofrimento físico e psicológico. Ficamos muito chocados com o que vimos, uma cena muito lamentável e muito triste, mas que com certeza terá o detrimento judicial devido”, disse.

Para preservar a identidade da vítima a redação do Portal Aurora Notícias optou por não divulgar os nomes dos genitores da adolescente.

Fonte: Agência Caririceara
Mulher é morta com 21 facadas na presença de dois filhos menores de idade em Assaré
Uma dona de casa identificada como, Cícera Gonçalves Silva, de 34 anos, que era mais conhecida como “Aline”, e residia na Rua Palmeira, Distrito de Amaro, em Assaré foi assassinada na noite desta terça-feira (18), com vinte um golpes de faca. O crime aconteceu por volta das 20 horas na Travessa Andresa, no Distrito onde a vítima morava. No momento que foi morta, a mulher estava acompanhada de duas crianças filhos dela, que saíram correndo assustados.
FOTO: REDES SOCIAIS
De acordo com o boletim da Polícia, o ato criminoso foi cometido por Cícero Duarte, de 45 anos, apelidado por “Neguinho de Joaquina”. A motivação do crime de acordo com familiares, até o momento é desconhecida. Ainda segundo os parentes, o criminoso foi criado por uma tia do esposo da vítima com quem ele mora no Sítio Palmeira, Distrito de Amaro de Assaré-CE.

A vítima ainda chegou a ser socorrida e levada ao hospital de Assaré pelo marido, mas Aline já deu entrada no nosocômio sem vida. Uma equipe de militares compareceu a unidade hospital onde foi informada pelo esposo de Alice sobre autoria da ação criminosa.

Em seguida o policiamento se deslocou ao local do crime, na Travessa Andresa, Distrito de Amaro de Assaré-CE, onde em conversa com um popular tomou conhecimento que momentos antes do homicídio, este teria conversado com “Neguinho de Joaquina” e instantes depois de sair do local, o suspeito retornou correndo com uma faca tipo peixeira na mão e gritando que tinha matado a “Aline”, deixando a arma utilizada no ato criminoso, fugindo em seguida em uma motocicleta Honda/CG 125 Titan de cor azul, ano/modelo 1997/1998, placa HVY-9731, inscrição de Farias Brito-CE, que estava estacionada mas proximidades tomando destino ignorado.

O veiculo posteriormente foi encontrado pela Polícia, abandonado às margens de uma estrada vicinal próximo a casa “Neguinho de Joaquina” no Sítio Palmeira, Distrito de Amaro de Assaré-CE. Ainda segundo a polícia, consulta ao Sistema de Informações policiais consta registro “veículo cadastrado e com ocorrência de roubo/furto”. Diligências estão sendo realizadas com intuito de localizar e prender o infrator, bem como mobilizado os policiais das cidades circunvizinhas de Altaneira e Farias Brito-CE.

O corpo da vitima foi encaminhado ao Núcleo de Ciências Forense Regional do cariri em Juazeiro do Norte, onde nessa será deverá ser necropsiado e posteriormente vir a ser entregue a família para providenciar o sepultamento do mesmo.


Fonte: Agência Caririceara
Quatro pessoas são presas e mais de 28 kg de maconha são apreendidos pela Polícia Civil em Juazeiro do Norte
A Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) do Cariri, prendeu, na noite dessa segunda-feira (17), quatro pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas em Juazeiro do Norte.  Na ação, mais de 28 quilos de maconha foram apreendidos.

As investigações iniciaram logo após a prisão de uma mulher, no último dia 10. Na ocasião, a suspeita foi localizada em posse de 100 quilos de maconha, na Rodovia 060, no município de Barbalha. De posse das informações, o núcleo especializado deu sequência às investigações e identificou Francisco Anderson de Lima (23), que já possui passagens por integrar organização criminosa, tentativa de homicídio, desacato e porte ilegal de arma de fogo.


Anderson foi localizado transitando em um veículo pelo bairro Salesianos, em Juazeiro, na noite de segunda-feira, (17). No interior do carro, Nilson Ribeiro Batista (22), com antecedentes por tentativa de homicídio, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e receptação, Demia Adgeane Ferreira Torres (34) e Emenson Sergio Martins Barroso (30) também foram presos. Durante a abordagem, os policiais localizaram 28 quilos e trezentos e oitenta e oito gramas de maconha, acondicionadas em 25 tabletes. O material estava escondido no porta-malas do veículo.

Diante disso, os quatro suspeitos foram conduzidos para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico ilícito de drogas e associação para o tráfico. Além do material ilícito, aparelhos celulares, dinheiro e o veículo também foram apreendidos. O grupo foi colocado à disposição da Justiça.
Polícia Civil prende 143 pessoas durante quarta fase da Operação “Alcateia”
Ações da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) resultaram, entre os dias 10 a 16 de outubro, nas prisões de 142 pessoas no Ceará e uma em Pernambuco – sendo cumpridos 102 mandados de prisão preventiva e temporária e realizadas 41 prisões em flagrante. A operação “Alcateia” tem objetivo de cumprir mandados em abertos e prender pessoas envolvidas em crimes registrados no Ceará.

As ofensivas policiais foram realizadas em diversos municípios do Ceará e na cidade de Itapissuma, em Pernambuco, com a prisão de um suspeito por homicídio. As ações tiveram como alvos, homens e mulheres envolvidos em crimes como homicídio, estupro, tráfico e associação para o tráfico de drogas, integrar organização criminosa, ameaça, roubo, violência doméstica, lesão corporal, furto e crime contra administração pública.

O delegado geral da PC-CE, Sérgio Pereira, destaca a importância da operação com a realização de prisões qualificadas através do cumprimento de mandados judiciais. “A operação visa capturar suspeitos que estavam com mandados judiciais em aberto. Isso significa um acréscimo qualitativo nas capturas, pois são alvos que já foram investigados previamente, com isso, em geral, eles não são soltos em audiências de custódia, justamente por estarem sendo presos por decisão judicial. Desde o início da operação até essa quarta fase, já foram capturadas mais de 400 pessoas. Isso contribui, sobretudo, para a sensação de segurança e a queda nos indicadores criminais, pois tiramos de circulação criminosos que poderiam reincidir cometendo novos crimes”, pontuou Sérgio Pereira.

Fases da Operação

No total, durante as quatro fases da Operação “Alcateia”, a Polícia Civil já capturou 421 pessoas envolvidas em crimes no Ceará. Na primeira fase, ocorrida entre os dias 2 a 4 de setembro deste ano, 41 pessoas foram capturadas. Durante a segunda fase, entre os dias 9 a 11 de setembro, 42 indivíduos foram presos.

Outra ação da Polícia Civil realizada no último dia 13 de setembro, em todo o Estado, resultou na captura de 54 alvos. Já na terceira fase, entre os dias 19 e 25 de setembro deste ano, 141 suspeitos foram localizados e presos. A PC-CE segue com diligências com a finalidade de localizar e prender homens e mulheres com ordens judiciais em aberto.

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Mulher morre e seis pessoas ficam feridas após carro cair de duna em praia no Ceará
Uma turista de Mato Grosso morreu após um carro particular capotar e cair de uma duna de cerca de 10 metros de altura em Camocim, no litoral do Ceará, nesta segunda-feira (17). O acidente ocorreu na Praia do Guriú, que fica em um distrito do município.
A vítima que morreu foi identificada como Danúbia Daiane Reis, de 35 anos, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CMBCE).
A mulher morreu no local do acidente. Outras seis pessoas ficaram feridas. O óbito foi confirmado pela equipe do posto de saúde de Guriú, que prestou os primeiros socorros.
"Eles pegaram um guia que não é credenciado e não conhece a região e foram descer a duna, que é muito íngreme".
De acordo com os bombeiros, uma das vítimas foi encaminhada a uma unidade de saúde do município de Granja. Os outros feridos foram levados para Jijoca de Jericoacoara.
Em registros que circulam nas redes sociais é possível ver o carro no ponto mais alto da duna, atolado, antes do acidente.
Homem tenta fugir de atropelamento, salta de ponte e morre em Coreaú, no Ceará
Um auxiliar da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) morreu na noite de domingo (16) após pular de uma ponte de 10 metros de altura para fugir de um atropelamento na BR-222, no município de Ubaúna (CE).

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Ceará, Antônio Reinaldo Luz da Silva, 37, voltava de uma ocorrência no município de Viçosa quando se deparou com um caminhão parado no escuro.

Ele estacionou o carro para tentar sinalizar a rodovia com ajuda de outros funcionários da Pefoce e, após aplicar a sinalização, foi surpreendido por um segundo caminhão em alta velocidade.

“Para evitar o atropelamento, Antônio saltou de uma ponte que possui aproximadamente dez metros de altura. O colaborador foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos”, afirmou a Pefoce por meio de nota.

Segundo a Polícia Civil, o caso é investigado pela Delegacia Municipal de Coreaú.

Os motoristas dos dois caminhões não ficaram feridos no acidente.
Mulher é encontrada amarrada e morta em casa no Ceará 

Uma mulher de 35 anos foi encontrada morta em uma residência da comunidade do Lagamar, localizada no bairro São João do Tauape, no último domingo, 16, em Fortaleza. Ela foi identificada como Beatriz Vitoriano de Freitas.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o corpo da vítima foi encaminhado à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para ser submetido a exames que irão constatar a causa da morte.
Imagens feitas no local do crime mostram que a vítima foi encontrada deitada em um colchão já sem vida. Ela estava com as mãos amarradas e despida da cintura para baixo. A Polícia Civil ainda investiga as motivações do crime, assim como a autoria.
Beatriz já havia sido testemunha em um processo de homicídio, cuja vítima era o seu então companheiro Gleidson de Jesus Neves. O crime ocorreu em 2015, também no São João do Tauape, em uma casa localizada a poucos metros de onde Beatriz foi encontrada morta.
Os autos do processo mostram que Beatriz e Gleidson estavam dormindo em uma casa, quando um homem invadiu o local e disparou três vezes contra a vítima. Um suspeito do crime chegou a ser preso, mas, submetido ao Tribunal do Júri, ele foi absolvido.
Criador de ovelhas é denunciado por matar 15 cachorros envenenados no interior do Ceará
Um criador de ovelhas foi denunciado suspeito de maus-tratos contra animais por matar por envenenamento, pelo menos, 15 cachorros em Jardim, no interior do Ceará. A denúncia foi apresentada nesta segunda-feira (17), pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Jardim.
O crime aconteceu no distrito Novo Horizonte, zona rural do município, segundo Inquérito Policial instaurado pela Delegacia Municipal de Jardim. O MPCE disse que, de acordo com as investigações, o homem teria dito que não deixaria um cachorro vivo na localidade, alegando que os cães estariam atacando o rebanho.
Além disso, há informações de que nos dias 16 de julho e 16 de setembro o denunciado foi à casa de um dos tutores reclamar que os cachorros da residência estariam atacando as ovelhas. O crime teria sido cometido no último dia 16 de setembro, conforme a denúncia do MPCE.
Na casa do tutor, o criador de ovelhas alegou que daria veneno aos cachorros que chegassem à propriedade dele. Na manhã do dia 17, os cachorros surgiram mortos. Em interrogatório, o denunciado negou ter praticado o delito.
O órgão ministerial disse ainda o número de cachorros que sofreram maus-tratos pode ultrapassar os 15 animais, já que alguns moravam na rua e outros com tutores identificados.
Crediarista morre no Hospital Regional do Cariri, 18 dias após sofrer queda de moto em Várzea Alegre

O crediarista, Jorge Luiz Leandro dos Santos, de 29 anos, que residia na André Alves Costa, bairro Zezinho Costa, em Várzea Alegre faleceu na manhã desta segunda-feira (17), num dos leitos do Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte em decorrência de um acidente de transito sofrido há 18 atrás no município onde morava.

Na quinta-feira, dia 29 de setembro ultimo, por volta das 20h30min ele guiava uma motocicleta Honda/ XLR 125, de cor vermelha, ano 2000, e placa MNJ-0686, inscrição de Cajazeiras/PB, pela BR 230 transportando na garupa uma mulher de 30 anos, residente no bairro Grossos quando nas proximidades da entrada para o município do Granjeiro o mesmo caiu do veiculo juntamente com a passageira.

Saiba Mais

Naquela ocasião o casal foi socorrido pelo Samu e levado ao Hospital São Raimundo de Várzea Alegre. Jorge Luiz apresentava fratura na face e suspeita Traumatismo Cranioencefálico (TCE) grave. Ele acabou transferido para o HRC em Juazeiro do Norte/CE, pela equipe FÊNIX 06 da CIOPAER. Na manhã de hoje o mesmo tem complicações no seu quadro clinico e acabou falecendo por voltas 08 horas.


Fonte: Agência Caririceara
Ação de militares do RAIO conduz a delegacia suspeito de agressões à faca contra duas mulheres em Missão Velha

Um homem identificado como, Alexandre Araújo de Souza, de 23 anos residente no Sítio Pinheira, Distrito Jamacaru, em Missão Velha foi detido e conduzido a Delegacia de Polícia Civil do município após ter sido denunciado de agressões a faca contra uma jovem de 23 anos e a mãe dela de 40. O caso ocorreu por 13h20min nas proximidades da casa dos envolvidos.

O fato foi comunicado a base do policiamento do Raio que acionou uma guarnição para atender a ocorrência. Os policiais localizaram as vítimas posteriormente o suspeito, próximo a residência dele. Diante do constatado, os militares fizeram a condução das duas mulheres e do suspeito à DP para os procedimentos cabíveis.


Fonte: Agência Caririceara