quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Portaria estabelece equipe de transição do governo municipal do Crato

Divulgada nesta quarta-feira, 23/10/2024, através de portaria de nº 325/2024 - GP, a Comissão de Transição do novo Mandato para o poder executivo do Crato. O prefeito, Zé Ailton Brasil, que assinou a portaria, será representado pelos membros Robério Alves de Oliveira, atual Secretário Municipal de Administração (SEAD - PMC); Rildon Salviano Lima, Secretário Municipal de Finanças e Planejamento (Sefinplan); e Ernani Brígido Silva Neto, Controlador e Ouvidor Geral (COGM - PMC).


A equipe que representará o prefeito eleito do Crato, André Barreto, será composta pelo atual vice-prefeito eleito do Crato para o mandato 2025/2028, Francisco Leitão Moura, coordenador da equipe de transição e promotor de justiça aposentado (MPCE). Também farão parte Otoni Lima Bezerra, servidor público da Sefaz de Alagoas e Teresa Rachel Costa de Oliveira, professora do Departamento de Engenharia da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Como auxiliares técnicos, estarão compondo a equipe a Professora Maria Tereza Alencar; a administradora pública e assessora técnica de Finanças e Orçamento da Sefinplan, Francisca Cyntia de Oliveira Lima; a coordenadora Especial de Atendimento ao Cidadão, Sylvia Alencar de Biscuccia; o advogado e coordenador especial da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município, Adnan Bispo Beserra; a Professora Fabiana Gomes Vieira; o engenheiro civil, Eduardo André Esmeraldo Justo; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido França; o Secretário Municipal adjunto de Educação, Hérico Yvens Bezerra Freitas; o Secretário municipal de Infraestrutura, Ítalo Samuel Gonçalves Dantas; e como coordenador da contabilidade, Manoel Saraiva Neto.

Previsão do tempo para o Cariri aponta predomínio de estabilidade sem possibilidade de chuvas até sexta (25)

Os últimos dias do mês de outubro deverão permanecer com predomínio de estabilidade atmosférica, ou seja, sem previsão de chuva.


Conforme previsão elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), com céu mais claro, a tendência é de temperaturas máximas entre 36°C e 38°C nas macrorregiões da Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns e no Litoral Norte, até sexta-feira (25/10/2024), pelo menos.

Quanto à umidade relativa mínima, estão previstos valores entre 20% e 35% para o período da tarde nas macrorregiões onde o calor deve ser maior. Nas demais regiões valores entre 35% e 60%.

Basílica de Juazeiro do Norte divulga programação da Romaria de Finados 2024

Entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, Juazeiro do Norte será palco de mais uma Romaria de Finados, a maior do ciclo de romarias da cidade. As atividades acontecerão na Basílica de Nossa Senhora das Dores e na Capela do Socorro, onde está sepultado o Servo de Deus Padre Cícero Romão. Este ano, o evento traz o lema: ‘Durante a vida realizou prodígios e, mesmo na morte, suas obras foram maravilhosas’.


Com uma programação oficial que se estende por cinco dias, a expectativa é de que o município receba milhares de peregrinos, como tradicionalmente ocorre nesse período. “Vivemos com grande expectativa e nos preparamos intensamente para uma das maiores peregrinações do ciclo. A Romaria é um tempo de oração, de compartilhar alegrias e dores, de fortalecer a esperança e professar a fé. Nesta peregrinação, recordamos especialmente que Deus nos concedeu a graça da salvação e que a morte não é o fim de nossos dias, mas, pela misericórdia de Cristo, nos abre as portas do céu, nosso destino final como cristãos”, afirma o Padre Cícero, reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores.

Confira a programação completa

29 de outubro (Terça-feira)

Basílica Santuário

5h – Ofício de Nossa Senhora

6h – Santa Missa

9h – Santa Missa

11h – Coroa das Lágrimas

12h – Santa Missa

14h – Terço da Misericórdia

15h – Encontro com os Romeiros

16h – Santa Missa

18h – Ofício das almas e Exercício Espiritual

19h – Santa Missa

20h30 – Show do Chapéu e quermesse na Vila Tabuleiro

Capela do Socorro

6h – Ofício das almas

Missas: 7h, 10h, 15h e 17h

30 de outubro (quarta-feira)

Basílica Santuário

5h – Ofício de Nossa Senhora

6h – Santa Missa

9h – Santa Missa

11h – Coroa das Lágrimas

12h – Santa Missa

14h – Terço da Misericórdia

15h – Encontro com os Romeiros

16h – Santa Missa

18h – Ofício das almas e Exercício Espiritual

19h – Santa Missa

20h30 – Show do Chapéu e quermesse na Vila Tabuleiro

Capela do Socorro

6h – Ofício das almas

Missas: 7h, 10h, 15h e 17h

31 de outubro (quinta-feira)

Basílica Santuário

5h – Ofício de Nossa Senhora

6h – Santa Missa

9h – Santa Missa

11h – Coroa das Lágrimas

12h – Santa Missa

14h – Terço da Misericórdia

15h – Encontro com os Romeiros

16h – Santa Missa

18h – Ofício das almas e Exercício Espiritual

19h – Santa Missa

20h30 – Show do Chapéu e quermesse na Vila Tabuleiro

Capela do Socorro

6h – Ofício das almas

Missas: 7h, 10h, 15h e 17h

1º de novembro (Sexta-feira) | Solenidade de Todos os Santos

Basílica Santuário

5h – Ofício de Nossa Senhora

6h – Santa Missa

9h – Santa Missa

11h – Coroa das Lágrimas

12h – Santa Missa

14h – Terço da Misericórdia

15h – Encontro com os Romeiros

16h – Santa Missa

18h – Ofício das almas e Exercício Espiritual

19h – Santa Missa, seguida pelo momento do Luzeiro da Esperança (Neste dia, todos são convidados a trazerem fotos de entes queridos já falecidos e uma vela para o momento da prece especial pelos fiéis defuntos).

20h30 – Show do Chapéu e quermesse na Vila Tabuleiro

Capela do Socorro

6h – Ofício das almas

Missas: 7h, 10h, 15h e 17h

2 de novembro (Sábado)

Basílica Santuário

5h – Ofício das almas

5h30 – Caminhada da Esperança (Saída: Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores | Chegada: Capela do Socorro)

6h – Santa Missa

9h – Santa Missa

12h – Bênção dos Chapéus e Despedida dos Romeiros

19h – Santa Missa

Capela do Socorro

6h – Santa Missa, Bênção das Velas, oferta de flores e momento de oração em redor do túmulo do Padre Cícero Romão

Missas: 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h

Comunidades

17h – Missa na Capela de Santa Clara

17h – Missa na Capela de São João Batista

*Em todas as missas deste dia haverá Bênção das Velas*

Detran-CE atende candidatos do programa CNH Popular em mais 8 municípios a partir de segunda (28)

Agendamento para os atendimentos já está liberado no site oficial do Detran. Expectativa é de que mais de 900 candidatos sejam atendidos.


O Detran-CE iniciará os atendimentos aos candidatos com inscrições aprovadas do programa CNH Popular 2023 em mais oito municípios a partir da próxima segunda-feira, 28 de outubro. São eles: Itarema, Cruz, Marco, Ipueiras, Banabuiú, Itapajé, Novo Oriente e Paraipaba.

Os candidatos devem realizar o AGENDAMENTO através do site oficial do Detran-CE (WWW.DETRAN.CE.GOV.BR), no link (ACOMPANHE SUA INSCRIÇÃO), disponível na página inicial. Será possível agendar o atendimento para autoescola a partir desta quarta-feira (23).

Os candidatos devem comparecer à autoescola nos respectivos dia e horário AGENDADOS, portando RG, CPF e comprovante de endereço. Também poderão acompanhar o andamento do processo de habilitação através do aplicativo MEU DETRAN, no link “Acompanhar processo CNH”. O aplicativo está disponível de forma gratuita nas lojas virtuais (play store e apple story) do celular.

FIQUE ATENTO

O Detran informará, posteriormente, de forma coordenada, as próximas cidades a receberem os atendimentos do programa, por meio do site oficial e redes sociais oficias do órgão. Em caso de dúvidas ou maiores esclarecimentos, o candidato deve entrar em contato com o Detran, ligando para (85) 3195-2300.

Programa Mais Médico amplia atendimento do Ceará e oferece maiores benefícios aos profissionais

Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, revelam que depois da retomada do programa, o Mais Médicos já alcança cerca de 80% dos 4,9 mil municípios com menos de 52 mil habitantes. E de acordo com o Ministério da Saúde isso representa 26,9 milhões de pessoas com acesso à saúde pública. No Ceará, cerca de 1,7 mil profissionais da saúde atuam por meio da iniciativa.


O Governo Federal retomou o programa para garantir a presença de médicos nos municípios distantes dos grandes centros e nas periferias das cidades, e para a ministra da Saúde, Nísia Trindade, os resultados positivos representam uma conquista:

“É essencial, para o SUS, chegar a todo o país. O Mais Médicos é uma realidade e faz a diferença. Quando assumimos o governo, haviam menos 13 mil profissionais em atividade. Hoje, já ultrapassamos 25 mil médicos atuando no Brasil e queremos alcançar os 28 mil daqui pra frente”, afirma a ministra.

Incentivo aos profissionais da saúde
Ainda segundo o Ministério da Saúde, um dos principais desafios no atendimento às regiões de difícil acesso, que historicamente sofrem com a falta de médicos, é a permanência dos profissionais no programa. Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde aponta que 41% dos participantes do programa desistem em busca de qualificação.

Visando diminuir esse índice, o governo trouxe aos profissionais oportunidade de aperfeiçoamento em saúde da família e comunidade, com incentivos e benefícios. Desde 2023, eles têm a possibilidade de fazer especialização e mestrado por meio da Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, que integra os programas de formação, provimento e educação pelo trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

E para apoiar a permanência de profissionais femininas com filhos, foi feita uma compensação para atingir o mesmo valor da bolsa durante o período de seis meses de licença maternidade, complementando o auxílio do INSS.

E uma licença com manutenção de 20 dias também é garantida aos participantes do programa que se tornarem pais.

Este ano, o programa ofertou de forma inédita, vagas afirmativas, no regime de cotas, para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas.

Projeto de Lei prevê a criação de políticas públicas para diagnóstico e tratamento precoce da gagueira na primeira infância

O Projeto de Lei 3647/2023, em análise na Câmara dos Deputados, propõe a criação de políticas públicas voltadas para o diagnóstico e tratamento precoce da gagueira na primeira infância, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


O autor do projeto, o deputado Marx Beltrão (PP-AL) destaca a alta frequência da gagueira na primeira infância. a alta incidência da gagueira durante a primeira infância e os impactos psicossociais que ela pode causar. “A gagueira gera dificuldades de interação social e pode levar ao bullying, tornando essencial a identificação precoce para um tratamento mais eficaz”, afirmou.

A proposta, que será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Saúde e de Constituição e Justiça e de Cidadania, visa incluir essa medida no Estatuto da Criança e do Adolescente. Para virar lei, o texto tem de ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

A gagueira é um distúrbio de comunicação caracterizado por repetições, prolongamentos e bloqueios na fala. De origem neurológica, o distúrbio afeta a área do cérebro responsável pela produção da linguagem.

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Aneel intima Enel por demora no restabelecimento da energia em SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) emitiu termo de intimação à Enel Distribuição São Paulo por causa do descumprimento do plano de contingência assumido pela empresa, além da “reincidência quanto ao atendimento insatisfatório aos consumidores em situações de emergência, como o evento climático extremo do dia 11/10”.


O apagão que atingiu a Grande São Paulo na ocasião, devido às fortes chuvas, resultou em mais de 3 milhões de clientes afetados.“A intimação da empresa integra relatório de falhas e transgressões, que inicia processo para avaliação de recomendação de caducidade a ser apreciada pela diretoria da Aneel e, depois, encaminhada ao Ministério de Minas e Energia (MME)”, informou o órgão regulador, em nota.

Na próxima segunda-feira (28), o processo será distribuído para relatoria de diretor, na sessão pública semanal de distribuição. “A distribuidora [Enel] tem 15 dias contados do recebimento do termo de intimação para apresentar sua manifestação. A diretoria da Aneel avaliará os elementos trazidos pela distribuidora em sua manifestação, oportunidade em que decidirá se é cabível a recomendação de caducidade da concessão ao MME”, acrescentou a agência.

Segundo a Aneel, a intimação vem na sequência da aplicação da maior multa administrativa da agência em razão do evento climático extremo ocorrido em 3 de novembro do ano passado, que também levou a um apagão na Grande São Paulo. No entanto, a penalidade, no valor de R$ 165 milhões, está suspensa por decisão judicial.

Por causa do apagão no fim do ano passado, a Aneel informou que “fez uma série de determinações para que a distribuidora apresentasse melhores resultados em eventos dessa natureza, o que não ocorreu”.

Concessionária
Em nota, a Enel diz que cumpre integralmente com todas as obrigações contratuais e regulatórias e que está comprometida em ir além dos indicadores estabelecidos. “O vendaval que atingiu a área de concessão da companhia em 11 de outubro, com rajadas de até 107,6 km/h, foi o mais forte na região metropolitana de São Paulo nos últimos 30 anos, segundo a Defesa Civil, e com maior impacto na rede elétrica de distribuição”, acrescenta a nota da Enel.

De acordo com a empresa, a energia foi restabelecida para 1 milhão de clientes na mesma noite do início das fortes chuvas, por meio de sistemas de automação e de manobras remotas. “A distribuidora mobilizou todos os esforços e recursos para restabelecer a energia no menor tempo possível e, até o fim da noite do dia 12 de outubro (sábado), o serviço foi normalizado para cerca de 80% dos consumidores”, diz a empresa.

Tiroteio em Icó - Homem é morto em confronto com a polícia

Um confronto entre policiais do Raio e do POG da 5ª Companhia Independente do 10ºBMP/Iguatu e um homem de30 anos terminou em morte na tarde desta terça-feira (22), na Vila Chico Luiz, em Icó, no centro sul do Ceará.
O indivíduo identificado com ANTONIO CAIO ALVES DUARTE, conhecido como “Gato de Tauá”, foi atingido por disparos após trocar tiros com os militares.
A Polícia Militar informou que Caio tinha um histórico criminal extenso, incluindo diversas passagens por tráfico de drogas.

Mulher é agredida por atrasar 12 minutos para pegar companheiro no local de trabalho

Uma mulher de 29 anos foi vítima de violência doméstica em Juazeiro do Norte. Segundo a vítima, ela foi espancada pelo companheiro por ter se atrasado cerca de 12 minutos para buscá-lo no trabalho.

A vítima registrou em fotos e vídeos as marcas da violência sofrida no último domingo (13). Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia da Mulher de Juazeiro do Norte após a mulher ser hospitalizada com vários traumas.
A mulher afirma que o relacionamento estava "desgastado" e que já havia sofrido outros casos de violência, inclusive o companheiro já havia quebrado o braço dela em outra ocasião.
Por medo, após o companheiro recusar voltar para casa com ela devido ao atraso, a vítima saiu da casa onde morava e foi para a casa da mãe. Ao retornar, o suspeito já se encontrava no local após arrombar a residência.
Ele a agrediu com socos e murros, além de despi-la e continuar com os atos de violência com um cabo de madeira. Ela afirma também que foi arrastada até a cozinha, onde recebeu golpes com uma sandália.
"Foram cerca de três horas de violência e desespero", disse a vítima. Uma cadela pitbull da vítima tentou defendê-la, mas o animal foi trancado em um cômodo da casa. A vítima conseguiu fugir pela janela quando ele saiu de casa para buscar um saco de gelo para diminuir as marcas da violência.
A mulher está internada no Hospital Regional do Cariri desde a ocorrência, após ser transferida da Unidade de Pronto Atendimento do bairro Limoeiro. Ela aguarda uma cirurgia no maxilar.
Contra o suspeito já havia uma medida protetiva, a vítima pede Justiça.

Câmara de Juazeiro do Norte vota reforma da previdência na semana que vem

A proposta de reforma do Fundo de Previdência Social dos Servidores de Juazeiro do Norte (Previjuno) será apreciada pela Câmara Municipal na semana que vem. A matéria, que está incluída na pauta de votação da sessão plenária da próxima segunda-feira (29), fixa alíquota linear de 14% para todos os servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas.


Conforme estabelece o Regimento Interno da Câmara, os vereadores têm até a próxima segunda-feira (28) para fazer emendas ao projeto. Pelo menos três já foram apresentadas até esta terça-feira (22). Uma das emendas propõe o escalonamento gradual das alíquotas para quem ganha até dois salários mínimos, começando com 12% no primeiro ano e aumentando até 14%.

“Que tenha um escalonamento. No primeiro ano ele paga 12%, no segundo 13% e no último paga 14%. Para que ele não tenha prejuízo salarial por conta da inflação. Tem emendas também de outros vereadores e está aberta a emendas até a segunda-feira”, disse o presidente da Câmara, vereador Capitão Vieira Neto (MDB), autor da emenda.

A matéria a ser apreciada na segunda (29) é uma segunda versão da reforma. A primeira, enviada pelo Executivo em 2022, incluía alíquotas de contribuição de até 27,5% e foi devolvida ao Executivo. A nova proposta tramita desde junho deste ano e, além de apresentar uma alíquota linear de 14%, inclui uma previdência complementar.

“Assim que recebemos a mensagem, convidamos o sindicato para uma reunião, tivemos uma tratativa com a reunião, expusemos algumas situações, esperamos por quase quatro meses. O projeto deu entrada em junho, nós estamos finalizando em outubro, quase cinco meses que o projeto está tramitando na casa”, completou.

A medida adequa o fundo previdenciário municipal às mudanças previstas pela reforma previdenciária nacional, que ocorreu em 2019. Desde então, municípios e estados foram obrigados a adaptar suas próprias regras de previdência de acordo com as novas normas federais.

Venda de 12 marcas de azeite de oliva são proibidas pelo Ministério da Agricultura

O Ministério da Agricultura e Pecuária emitiu nesta segunda-feira (21), um novo alerta de risco aos consumidores sobre a comercialização de 12 marcas de azeite de oliva desclassificadas por fraude. As fiscalizações e coletas de amostras são conduzidas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, com análises realizadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA).


D acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, “as análises detectaram a presença de outros óleos vegetais, não identificados, na composição dos azeites, comprometendo a qualidade e a segurança dos produtos. Os produtos também representam risco à saúde dos consumidores, dada a falta de clareza sobre a procedência desses óleos”. As marcas reprovadas foram: Grego Santorini; La Ventosa; Alonso; Quintas D’Oliveira; Olivas Del Tango; Vila Real; Quinta de Aveiro; Vincenzo; Don Alejandro; Almazara; Escarpas das Oliveiras; e Garcia Torres.

Os resultados foram emitidos com base nos testes físico-químicos, os produtos foram desclassificados por não atenderem aos padrões de identidade e qualidade estabelecidos pela Instrução Normativa nº 01/2012, sendo considerados impróprios para consumo. Algumas das empresas responsáveis por essas marcas estão com CNPJs suspensos ou baixados pela Receita Federal, o que reforça a suspeita de fraude.



O Ministério da Agricultura recomenda ainda que os consumidores que adquiriram essas marcas devem interromper o uso imediatamente e buscar a substituição conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Já as denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, com a indicação do local de compra.

Dicas do Ministério da Agricultura 

Para evitar a compra de produtos impróprios para o consumo, os clientes devem se atentar a alguns cuidados na hora de escolher como, por exemplo: preços abaixo da média; evitar a compra de azeite a granel; data de validade do produto; e sempre que possível opte por produtos com a data de envase mais recente.

CONTRA CONCURSO - Base do prefeito esvazia sessão e não atende MP sobre concurso para a câmara

Atendendo à recomendação do Ministério Público de Iguatu, o presidente da Câmara de Iguatu, Ronald Bezerra, (UB), colocou pela segunda vez a determinação em votação na sessão do dia 21 de outubro de 2024, incluindo também a proposta para oficializar a realização de um concurso público para cargos efetivos. No entanto, vereadores da base do prefeito Ednaldo Lavor, em uma manobra política, se retiraram do plenário, esvaziando a sessão e impedindo que houvesse número suficiente para a votação.

A 5ª Promotoria de Justiça de Iguatu emitiu uma recomendação formal ao presidente da Câmara Municipal, Ronald Bezerra, exigindo a extinção de 34 novos cargos comissionados, criados pela Resolução nº 01/2024, no prazo de até 30 dias. A medida, fundamentada no artigo 37, inciso II, da Constituição Federal, reforça que os cargos comissionados devem se restringir a funções de direção, chefia e assessoramento, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
A recomendação do MP também inclui a redução do número de cargos comissionados, a criação de cargos efetivos para funções técnicas e administrativas, e a atualização do Portal de Transparência da Câmara. O Ministério Público aguarda uma resposta oficial em até 10 dias, e a falta de cumprimento das medidas poderá resultar em ações judiciais.
O Oficio foi assinado pelo promotor de Justiça Leydomar Nunes Pereira em 15 de outubro de 2024. Ronald Bezerra promete colocar novamente em pauta na próxima sessão.

Projeto de Lei inclui proteção animal nos currículos das escolas brasileiras

Segue em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2746/2024, que propõe a inclusão da educação sobre proteção animal como disciplina obrigatória no currículo da educação básica de escolas públicas e particulares no Brasil. De autoria do deputado Marcos Tavares (PDT), o projeto visa promover valores éticos e de responsabilidade social por meio da conscientização sobre os direitos dos animais.


“Trata-se de uma ferramenta poderosa para prevenir maus-tratos e abandono. Quando crianças e jovens compreendem as consequências negativas dessas ações para os animais e a sociedade, eles se inclinam a agir de forma compassiva e responsável”, afirma o parlamentar. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Se aprovado, o projeto estabelece um conteúdo programático mínimo para a nova disciplina, que deverá incluir temas como: direitos dos animais e legislação vigente; importância do bem-estar animal; práticas de proteção e cuidado com animais domésticos e silvestres; impactos do abandono e dos maus-tratos; conservação de espécies ameaçadas; ética e responsabilidade no trato com animais; e adoção e guarda responsável.

Além disso, caberá ao Ministério da Educação desenvolver programas de capacitação continuada para os professores, assegurando que estejam preparados para abordar esses temas de forma adequada e eficaz.

Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) determina que os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem, obrigatoriamente, incluir o estudo da língua portuguesa, matemática, ciências naturais e físicas, além de aspectos da realidade social e política, com ênfase no contexto brasileiro. A LDB também permite a inclusão de temas transversais, que podem ser integrados à formação dos alunos, complementando os conteúdos curriculares com abordagens como ética, cidadania e sustentabilidade.

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Deputado estadual Davi de Raimundão foca ações na geração de emprego e renda para o Cariri


O deputado estadual Davi de Raimundão segue focado em ações que representem mais emprego e renda aos caririenses. Essa tem sido a base da sua atuação na Assembleia Legislativa até provocando reuniões que favoreçam a construção civil que impacta o PIB (Produto Interno Bruto). Em maio, por exemplo, esteve na ALECE com representantes da Associação dos Pequenos Construtores do Cariri e Centro Sul erguendo a ideia de buscar subsídios junto ao estado no sentido de beneficiar o setor.


Diretamente com o governador Elmano de Freitas, Davi de Raimundão tratou sobre temas que apontam no caminho da redução dos índices de desemprego. Um deles foi o fortalecimento ainda maior da infraestrutura no entorno do Distrito Industrial do Cariri a partir de asfalto com garantia de melhor pavimentação de acesso. Também sinalizou com a ideia da construção de novo distrito o que resultaria na atração de novos empreendimentos e a ampliação de fábricas já em funcionamento no Cariri.

IGUATU - Câmara conclui ‘CPI da CAF’ e arquiva reajuste de salário do prefeito

A Câmara Municipal de Iguatu retomou suas atividades nesta semana após recesso eleitoral. Um dos principais pontos da pauta foi o arquivamento de um projeto que visava aumentar o salário do prefeito de R$ 12 mil para R$ 25 mil. O reajuste, que valeria para o prefeito eleito Roberto Costa Filho (PSDB), gerou polêmica e descontentamento.

Além desse tema, a Câmara também finalizou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada para investigar irregularidades na administração municipal, especialmente relacionadas a obras financiadas pela Corporação Andina de Fomento (CAF). O relatório, votado em 4 de agosto e enviado à Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) no último dia 10 de outubro, apontou falhas na gestão pública.
Presidida pelo vereador Antônio Sávio Sobreira (PSB), a CPI identificou falhas que comprometem a legalidade e a transparência da gestão dos recursos públicos em Iguatu,
A CPI relatou que a administração municipal cometeu irregularidades significativas em processos de pagamento e na gestão de obras. Um dos pontos críticos foi a assinatura de um contrato de obra em dezembro de 2020, que só começou efetivamente em dezembro de 2022, resultando em um aumento substancial nos custos, totalizando R$ 5,7 milhões. A demora no início das obras e o uso frequente de apostilamentos para ajustes financeiros indicam má gestão e possíveis atos de improbidade administrativa.
O relatório da CPI também destacou a falta de qualificação técnica da ordenadora de despesas, apontando que isso contribuiu para as irregularidades financeiras e administrativas, resultando em danos ao erário e prejuízos à população. Um dos depoimentos analisados pela comissão levantou questões sobre notas fiscais emitidas pela empresa ATEPLAN no segundo semestre de 2023, que não foram devidamente atestadas pelo ordenador de despesas, conhecido como “Galego da Estrada”.

Falhas, MP e TCE - Entre as principais falhas identificadas, a CPI citou: ‘assinatura de contrato sem financiamento garantido’; ‘atraso de quase dois anos para o início das obras’; ‘pagamentos indevidos e falhas contábeis’; ‘nomeação de ordenadora de despesas sem qualificação técnica’.
A CPI recomendou a instauração de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar responsabilidades e a recuperação dos valores pagos indevidamente. Além disso, sugeriu que o Ministério Público investigue possíveis atos de improbidade administrativa e pediu ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará a abertura de uma Tomada de Contas Especial para investigar as supostas irregularidades.

Fonte - jornalapraça

Com leilão, diretor espera 'Limpar o pátio do Demutran'. Evento acontece nessa quarta, 23

Nessa quarta-feira (23), às 9h e de forma virtual, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) realizará um leilão com 150 veículos, que foram retidos, removidos ou apreendidos há mais de 60 dias. Os lances iniciais variam de R$ 50 a R$ 1900. De acordo com o diretor do órgão, Coronel José Adailton da Silva, a meta é ‘limpar o pátio‘.


Segundo o Demutran, o leilão contará com veículos em bom estado e sucatas que, apesar de terem motores inservíveis, ainda podem ser aproveitadas. A visitação aos transportes, que acontece das 8h às 14h, no depósito do órgão, finaliza na próxima terça-feira (22). O pátio fica localizado na Rua Pedro Henrique de Sousa, 59, bairro Leandro Bezerra. Os interessados devem realizar agendamento prévio.

Para participar do leilão, pessoas físicas ou jurídicas precisam se cadastrar na plataforma VIP Leilões, onde podem acessar informações detalhadas sobre os veículos, valores iniciais dos lances e requisitos de participação. Todos os veículos disponíveis são remanescentes do leilão anterior, realizado em 31 de julho.

Quatro mortes em acidentes no Cariri e duas por afogamentos neste final de semana

Caiu de oito para seis o número de mortes violentas na comparação entre os dois últimos finais de semana no Cariri. Neste foram quatro em decorrência de acidentes de trânsito e duas mortes por afogamentos com corpos de Barro, Nova Olinda, Milagres, Assaré, Missão Velha e Brejo Santo. Segundo levantamento feito pelo Site Miséria, uma morte aconteceu ainda na noite de sexta-feira, outra no sábado e quatro neste domingo


Por volta das 18 horas de sexta-feira houve um acidente com vítima fatal na BR-116 na área do Distrito de Iara na zona rural de Barro. José Rogildo Inocêncio Saraiva, de 50 anos, que residia na Rua Manoel Inocêncio de Figueiredo naquele distrito, pedalava sua bicicleta quando foi atropelado por uma Scania. O motorista Benedito Rozeno de Santana Filho, de 46 anos, residente em Itatim (BA), foi levado à Delegacia de Polícia Civil de Brejo Santo por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Já às 8 horas de sábado, na saída de Nova Olinda em direção a Altaneira, houve outro acidente com vítima fatal. Dois homens, residentes em Altaneira, trafegavam numa moto Honda de cor prata quando o condutor perdeu o equilíbrio após sobrar numa curva. Eles caíram numa ribanceira às margens da rodovia estadual na área do Sítio Poças em Nova Olinda. No local, morreu Edson Nunes Rodrigues, de 31 anos, o “Piriguete”, que residia no Sítio Boião em Nova Olinda e seu amigo foi socorrido.

Às duas horas da madrugada de domingo, na CE-393 perto de um posto de gasolina no Distrito do Rosário em Milagres, morreu Geraldo Severo dos Santos, de 21 anos, que residia no Sítio Mandacaru naquele município. Ele bateu violentamente sua moto Honda CG 125 Fan de cor vermelha num poste da rede elétrica. Na garupa, estava Geovana de Freitas Lima Bueno, de 21 anos, residente no bairro Frei Damião em Milagres, que foi socorrida com suspeita de traumatismo craniano.

Por volta das 14 horas o agricultor Antonio Paulino da Silva Neto, de 47 anos, morreu afogado nas águas do açude Canoas em Assaré. Ele residia no Sítio Volta (Distrito Serra de Santana) na zona rural daquele município. O mesmo tomava banho no açude da localidade quando acabou se afogando no reservatório e sendo retirado já sem vida.

Meia hora depois morreu na UPA Limoeiro o servente de pedreiro Cícero Rafael Oliveira dos Santos, de 24 anos, que residia na Vila Isaac (Timbaúbas) em Juazeiro. Por volta das 12h30min ele se afogou quando tomava banho no Balneário Cicim Bantim no Sítio Pintado na zona rural de Missão Velha. Foi socorrido às pressas à unidade de saúde juazeirenses, mas não resistiu.

Finalmente às 18 horas o agricultor Miguel Luis de Freitas, de 70 anos, morreu na BR 116 em Brejo Santo perto do triângulo de acesso ao município de Porteiras. Ele residia na Rua Raimundo Jacinto (Bairro Morro Dourado) em Brejo e pilotava sua moto quando bateu na traseira de um caminhão que seguiu adiante na sua viagem. Profissionais de saúde do SAMU constataram o óbito de Miguel e socorreram a companheira dele ao Hospital Geral de Brejo Santo.

Por: Miséria

Jovem de Caririaçu mata a esposa, atira na vizinha e pratica o suicídio

Um jovem caririense praticou crime de feminicídio e, depois, tirou a própria vida após atirar na sua vizinha. José Gutemberg Silva, de 30, e sua companheira Fabiane Araújo, de 31 anos, foram sepultados neste domingo no Cemitério de Taguatinga Norte (DF). Ele é natural de Caririaçu onde esteve recentemente visitando familiares e amigos no Cariri. O feminicídio, seguido de tentativa de homicídio e suicídio ocorreram na noite de sexta-feira (18) na residência do casal no Distrito Federal.


Fabiane ainda tentou fugir da linha de tiros efetuados pelo marido e até chegou a pular o muro. Foi quando a vizinha tentou impedir o feminicídio e terminou baleada com dois tiros no ombro. Nisso, Gutemberg concluiu a execução da esposa e praticou o suicídio. Uma irmã dele, também natural de Caririaçu, disse à polícia de Taguatinga que o mesmo “estava com a cabeça perturbada”. O casal vivia junto há 10 anos, não tinha filhos e o relacionamento era estável.

Ainda segundo informações passadas à polícia, há cerca três meses, Gutemberg teria descoberto uma suposta traição quando discutiram e separaram. Desde então, segundo amigos próximos, os dois ficaram entre idas e vindas sempre com muitas brigas. O casal decidiu manter o relacionamento e alugaram uma nova casa há um mês onde ocorreu o crime. A irmã de Gutemberg disse aos investigadores não ter conhecimento que ele possuía arma e a família jamais imaginou que algo assim pudesse acontecer.

Por: Miséria

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Semana que antecede 2° turno terá 12 pesquisas em Fortaleza

Quarta maior cidade do Brasil e a maior do Nordeste, Fortaleza, no Ceará, terá segundo turno eleitoral a ser disputado no próximo dia 27 de outubro. A Capital cearense tem disputa acirrada, que envolve o deputado federal André Fernandes (PL), do grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); e o petista Evandro Leitão (PT), apoiado pelo presidente Lula (PT), pelo governador Elmano de Freitas (PT) e pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Um cenário que reflete a polarização nacional entre os grupos políticos. A semana final de campanha para a Prefeitura de Fortaleza tem 12 pesquisas de intenção de voto registradas na Justiça Eleitoral. As datas de divulgação variam a partir da próxima quarta-feira (23), até a véspera da eleição, no sábado (26).


Confira as datas de divulgação das pesquisas

MM IDEIA INSTITUTO DE PESQUISA, contratada pela FM Jangadeiro > 23/10

Quaest, contratada pela TV Verdes Mares > 23/10

Paraná Pesquisas, contratada por DON7 MEDIA > 24/10

Real Time Big Data, contratada por 3 PODERES MIDIA E COMUNICACAO > 25/10

Instituto Verita, realizada com recursos próprios > 25/10

100% Cidades, realizada com recursos próprios > 25/10

Sensatus, contratada pela Rádio Uirapuru Jaguaribana > 25/10

Anza, contratada pela Rede ANC > 25/10

Instituto Franca, contratada por Nelio Miguel Oliveira dos Santos Junior > 25/10

Datafolha, contratada pelo O POVO > 26/10

AtlasIntel, realizada com recursos próprios > 26/10



Pinheirinho.net
segunda-feira, 21 de outubro de 2024
Semana que antecede 2° turno terá 12 pesquisas em Fortaleza - Veja datas
A semana final de campanha neste segundo turno terá diversas pesquisas divulgadas na Capital



André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) disputam acirrado 2° turno na quarta maior cidade do Brasil

Quarta maior cidade do Brasil e a maior do Nordeste, Fortaleza, no Ceará, terá segundo turno eleitoral a ser disputado no próximo dia 27 de outubro. A Capital cearense tem disputa acirrada, que envolve o deputado federal André Fernandes (PL), do grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); e o petista Evandro Leitão (PT), apoiado pelo presidente Lula (PT), pelo governador Elmano de Freitas (PT) e pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Um cenário que reflete a polarização nacional entre os grupos políticos. A semana final de campanha para a Prefeitura de Fortaleza tem 12 pesquisas de intenção de voto registradas na Justiça Eleitoral. As datas de divulgação variam a partir da próxima quarta-feira (23), até a véspera da eleição, no sábado (26).

Confira as datas de divulgação das pesquisas

MM IDEIA INSTITUTO DE PESQUISA, contratada pela FM Jangadeiro > 23/10

Quaest, contratada pela TV Verdes Mares > 23/10

Paraná Pesquisas, contratada por DON7 MEDIA > 24/10

Real Time Big Data, contratada por 3 PODERES MIDIA E COMUNICACAO > 25/10

Instituto Verita, realizada com recursos próprios > 25/10

100% Cidades, realizada com recursos próprios > 25/10

Sensatus, contratada pela Rádio Uirapuru Jaguaribana > 25/10

Anza, contratada pela Rede ANC > 25/10

Instituto Franca, contratada por Nelio Miguel Oliveira dos Santos Junior > 25/10

Datafolha, contratada pelo O POVO > 26/10

AtlasIntel, realizada com recursos próprios > 26/10

Quaest, contratada pela TV Verdes Mares > 26/10

Condutor embriagado causa acidente fatal, tenta fugir, mas acaba preso pela PRF

Um homem de 25 anos, com sinais de embriaguez, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite do último domingo (20), em Caucaia, após colidir com um motociclista de 45 anos e fugir sem prestar socorro à vítima. Com o impacto, o motociclista acabou morrendo no local. O momento do acidente foi filmado por testemunhas que também registraram a fuga do veículo e relataram, para os policiais, que o acusado vinha fazendo ziguezague na rodovia, antes da colisão.

A equipe PRF encontrou o condutor com visíveis sinais de embriaguez, flagrando, inclusive, bebida alcoólica no interior do veículo. O homem de 25 anos, confessou que bebeu uísque, porém se recusou a realizar o teste de alcoolemia por meio do etilômetro.
Os policiais realizaram um Termo de Constatação de Embriaguez, documento onde se detalha o conjunto de sinais de ingestão de álcool constatados no ato da abordagem. Esse documento é previsto pela legislação e é uma das modalidades de prova admitida para a configuração do crime de embriaguez ao volante.

Confira foto da bebida alcoólica dentro do veículo do condutor


Diante dos fatos, o condutor foi preso e encaminhado à Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde foi registrado o flagrante pelos crimes de embriaguez ao volante, homicídio culposo na direção de veículo automotor e omissão de socorro.