sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Ceará recebe R$ 60 milhões para Ciência e Tecnologia

O Ceará contará com R$ 60 milhões em investimentos voltados à inovação tecnológica em Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) do Estado. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21) durante a 8ª Feira do Conhecimento, em Fortaleza, pelo secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda.

Além disso, R$ 10,8 milhões serão aplicados nos programas Mais Ciência na Escola e Pop Ciência. O primeiro será conduzido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), contemplando 75 escolas no Estado. Já o Pop Ciência será executado em parceria com o MCTI e instituições federais, focando na popularização científica e no desenvolvimento de novos produtos.

Inácio destacou que os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e integram um esforço maior do Governo Federal, que prevê R$ 10 bilhões em ciência e tecnologia em todo o Brasil. Novos aportes, como R$ 100 milhões para o setor de energia e R$ 500 milhões para empresas de alimentos, também estão previstos.

A titular da Secitece, Sandra Monteiro, afirmou que as iniciativas reforçam a formação integral dos estudantes, incluindo cursos técnicos e artísticos.

27 municípios do Cariri recebem incentivo financeiro para ações do Programa Saúde na Escola

O Ministério da Saúde divulgou na última quinta-feira (21), através de portaria, a lista de cidades do país que serão contempladas com incentivo financeiro para ações do Programa Saúde na Escola (PSE) do ciclo 2023/2024. Na região do Cariri, 27 municípios receberão os investimentos de acordo com o desempenho das metas de monitoramento estabelecidas pelo Programa.
Das 27 cidades pactuadas da região, Tarrafas, Antonina do Norte, Potengi, Assaré, Farias Brito e Brejo Santo alcançaram 100% das metas propostas pelo PSE.  

Os repasses aos municípios foram calculados com base em dois indicadores: o percentual de escolas que implementaram as ações do PSE e o desempenho nas atividades prioritárias para o ciclo 2023/2024. 

Entre as iniciativas avaliadas estão a promoção de alimentação saudável, prevenção da obesidade, promoção da atividade física, saúde mental, prevenção de violências e acidentes, cultura de paz, direitos humanos, saúde sexual e reprodutiva, e a prevenção de HIV/IST nas escolas participantes.

*Confira a lista dos 27 municípios do Cariri que vão receber incentivo financeiro para ações do Programa Saúde na Escola.*
Granjeiro, Altaneira, Abaiara, Penaforte, Tarrafas, Várzea Alegre, 
Antonina do Norte, Santana do Cariri, Nova Olinda, Porteiras 
Missão Velha, Aurora, Araripe, 
Potengi, Salitre, Campos Sales
Milagres, Mauriti, Jardim, Assaré 
Caririaçu, Barro, Farias Brito, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte e Brejo Santo.

É uma estratégia que integra políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública.

Trabalhadores podem solicitar Saque-aniversário até 29 de novembro

O Saque-Aniversário é uma modalidade que permite ao trabalhador retirar anualmente parte do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), no mês do seu aniversário. Este ano, o prazo para solicitar o Saque Aniversário do FGTS vai até o dia 29 de novembro. O trabalhador que não fizer a solicitação dentro desse período, poderá perder a oportunidade de sacar o benefício este ano.

A adesão ao saque-aniversário do FGTS é realizada pelo próprio trabalhador, e não é obrigatória. É importante ressaltar que, ao escolher o sacar o benefício, o trabalhador perde o direito ao saque integral do fundo em caso de demissão sem justa causa. Outros direitos, como em casos de doenças graves ou aposentadoria, continuam garantidos.

O que é o Saque Aniversário:
Este tipo de saque foi criado pelo governo federal em 2019 , como uma alternativa ao saque tradicional do FGTS, oferecendo acesso aos recursos do FGTS durante o ano, e mais flexibilidade ao trabalhador que não precisará esperar para retirar o montante total nas condições tradicionais, como acontece em caso de demissão sem justa causa ou compra da casa própria.
O santo celebrado na Igreja Católica no dia 22 de novembro é Santa Cecília, virgem e mártir que viveu em Roma entre os séculos II e III. Ela é a padroeira dos músicos, dos cantores e da música.

A Igreja Católica tem uma basílica na cidade italiana de Traves-tere, onde teria sido a casa de Cecília. Lá repousam os restos mortais da Santa.

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Pinheirinho.net quarta-feira, 20 de novembro de 2024 Sob vaias - Brasil empata com o Uruguai em Salvador e fecha ano no quinto lugar das Eliminatórias Apesar do equilíbrio no placar, a atuação da seleção foi alvo de críticas e terminou sob vaias da torcida baiana A Seleção Brasileira encerrou 2024 com um empate e vaiada. Nesta terça-feira (19), o Brasil ficou no 1 a 1 com o Uruguai, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Valverde colocou os visitantes na frente e Gerson deixou tudo igual. Com o resultado, a equipe de Dorival Júnior caiu para a quinta colocação, com 18 pontos, seis a mais que a Venezuela, primeira fora da zona de classificação. A Celeste, por sua vez, está na vice-liderança, com 20, três a menos que a Argentina. Agora, a Seleção volta a campo apenas em 2025. A próxima data Fifa será em março, quando o Brasil enfrentará Colômbia, em casa, e Argentina, fora, pelas Eliminatórias. O Uruguai recebe a Argentina e visita a Bolívia. A Conmebol ainda não detalhou a tabela. Pinheirinho Popular às 09:26 Compartilhar Nenhum comentário: Postar um comentário ‹ › Página inicial Ver versão para a web Quem sou eu Minha foto Pinheirinho Popular Ver meu perfil completo Tecnologia do Blogger.

Um turista natural de Curitiba, no Paraná, morreu afogado na tarde desta terça-feira (19), na Praia do Futuro, em Fortaleza. A vítima, de 35 anos, estava em lua de mel na capital cearense.
Conforme o Corpo de Bombeiros, por voltas das 16h os guarda-vidas visualizaram uma movimentação de pessoas na água, próximo ao posto. Ao se aproximarem, os agentes se depararam com a vítima desacordada, sendo trazida por populares.
De imediato, os guarda-vidas conduziram o homem à faixa de areia, onde foi constatado que ele estava em grau 6 de afogamento (o mais grave na escada de 1 a 6), em parada cardiopulmonar.
"Os guarda-vidas iniciaram os procedimentos de reanimação com oxigenoterapia até a chegada da equipe do Samu com suporte avançado mas, infelizmente, o óbito foi constatado".

Quatro mortes em 5 dias - Com a morte do turista paranaense, subiu para quatro o número de pessoas mortas por afogamento em praias do Ceará entre sexta (15) e terça-feira (19).
Duas das ocorrências aconteceram na sexta-feira, feriado da Proclamação da República. Durante a manhã, um turista de São Paulo morreu afogado na praia de Porto das Dunas, em Aquiraz, na Região Metropolitana.
O homem, que não teve a identidade divulgada, já estava com parada cardiorrespiratória quando os bombeiros realizaram as manobras de reanimação cardiopulmonar. As tentativas foram feitas até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), quando o óbito foi constatado.
Outro afogamento, no período da tarde, na Praia do Icaraí, em Caucaia, a 20 quilômetros de distância de Fortaleza, resultou na morte de Cláudio Gerson, de 28 anos, que tentou salvar uma jovem.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a equipe de guarda-vidas foi acionada para atender a um afogamento em andamento próximo ao primeiro espigão. No local, os bombeiros resgataram uma jovem de 15 anos que se encontrava junto às pedras, apresentando sinais de afogamento e escoriações nos braços e pernas. A vítima recebeu oxigênio suplementar e foi conduzida ao Hospital Municipal de Caucaia, pela equipe do Samu.
Durante a ocorrência, testemunhas relataram aos agentes que um homem havia tentado ajudar no resgate da jovem, mas acabou se afogando e desaparecendo no mar. Os bombeiros iniciaram as buscas com moto aquática e mergulhadores, mas a ação foi interrompida ao anoitecer devido à perda de visibilidade.
Por volta das 19h30, o corpo de Cláudio Gerson emergiu no mesmo local do afogamento e foi retirado por banhistas. Gerson era casado e membro de uma igreja evangélica.
Já no sábado (16), Lukas Souza, de 30 anos, morreu após se afogar na Praia do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.
Segundo testemunhas, Lukas era membro de uma igreja evangélica e estava em um passeio com amigos quando se afogou no mar.

Pela primeira vez - Dia da Consciência Negra é feriado no Ceará

Pela primeira vez, o Dia de Zumbi e da Consciência Negra é considerado feriado no Ceará. A data, celebrada no dia 20 de novembro, é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, e relembra sua memória importante. Feriado foi instituído como nacional em dezembro de 2023, por meio da Lei nº 14.759, sancionada pelo presidente Lula. Em 2011, a então presidente da República, Dilma Rousseff, assinou a Lei nº 12.519, que garantiu que a data fosse comemorada todo dia 20 de novembro. Porém, sem que entrasse oficialmente no calendário nacional.

Zumbi dos Palmares - Zumbi dos Palmares foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares e ficou conhecido por ter liderado a resistência do quilombo contra os ataques portugueses, no século XVII.
Zumbi dos Palmares foi líder do Quilombo dos Palmares, entre 1678 e 1694, e acabou sendo emboscado e morto pelos portugueses, em 1695.
Zumbi dos Palmares foi um dos líderes do maior quilombo que já existiu no Brasil: o Quilombo dos Palmares. Zumbi é enxergado por muitos, hoje, como um dos símbolos de resistência e luta dos africanos contra sua escravização no contexto do Brasil colonial. Foi morto no dia 20 de novembro de 1695, depois que seu esconderijo foi denunciado.

Vida de Zumbi dos Palmares - Sabe-se muito pouco sobre a vida de Zumbi. No entanto, a pesquisa histórica procura desembaraçar algumas informações a respeito da biografia dessa grande personalidade brasileira. As profundas lacunas a respeito da vida de Zumbi estão em torno de sua vida pessoal.
Nesse relato, afirma que Zumbi havia nascido livre em Palmares, e acredita-se que tenha sido capturado, quando tinha por volta de sete anos, e entregue como escravo a um padre chamado Antônio Melo. Uma vez escravizado, recebeu o nome de Francisco e aprendeu a falar Português e Latim. Aos 15 anos, teria fugido e retornado a Palmares, onde se tornou em um importante comandante militar dos palmarinos.
Outra coisa que não se sabe é se Zumbi teve esposa e filhos, apesar de existir uma carta escrita pelo rei português D. Pedro II para Zumbi sugerindo que este os tinha.
Nessa carta, D. Pedro II oferece perdão a Zumbi pelas ações por ele realizadas contra colonos portugueses, e o rei oferece o perdão, desde que Zumbi aceite ser seu súdito.
De toda forma, sabemos que Zumbi nasceu de fato no Quilombo dos Palmares em 1655. Sabemos também que Zumbi era um general do Quilombo dos Palmares.

Morte de Zumbi dos Palmares - Durante muito tempo, acreditou-se que ele teria cometido suicídio, mas foi comprovado por estudos feitos nas últimas décadas que ele fugiu. Nesse sentido, Zumbi viveu durante cerca de um ano e meio embrenhado no mato e sobrevivendo de pequenos ataques realizados por ele e seus companheiros sobreviventes.
Em 1695, ele teve seu esconderijo denunciado por um de seus companheiros, chamado Antônio Soares, que foi capturado e torturado. Zumbi então foi emboscado e morto. Ele teve sua mão cortada e sua cabeça foi decepada, salgada e levada para Recife, onde ficou em exposição em praça pública.
A morte de Zumbi aconteceu no dia 20 de novembro de 1695, e, no século XX, Zumbi tornou-se um grande símbolo de resistência em determinados grupos políticos. Essa apropriação de sua história fez com que o dia de sua morte fosse convertido no Dia da Consciência Negra.

Delegado detido por chamar PM de 'vagabundo' precisou ser contido por sete policiais

O delegado da Polícia Civil do Ceará detido por chamar um policial militar de "vagabundo" precisou ser contido por sete PMs. Igor Vasconcelos Fernandes, de 41 anos, foi detido na última sexta-feira (15), após confusão com um policial militar em bar no Bairro Varjota, área nobre de Fortaleza.
Conforme o policial militar alvo dos xingamentos, Igor Vasconcelos apresentava sinais de embriaguez. O PM chamou reforço para levar o delegado até a delegacia, quando foram necessários sete agentes para contê-lo.
O advogado do delegado alega que houve "excessos", "agressões" e "tortura" na abordagem contra o cliente.
"Destaque-se que o delegado, que sequer estava portando arma, é frequentador do estabelecimento em que se deram os fatos, sendo reconhecido pelos que lá trabalharam como alguém que jamais causou qualquer desconforto", afirma o advogado. Após prestar depoimento na delegacia, o delegado foi solto.


Confusão em bar - Conforme informações, os policiais foram chamados a um restaurante no bairro Varjota após denúncias de que havia um homem bêbado e armado causando problemas no estabelecimento. Ao chegar ao local, a equipe descobriu que o homem era delegado.
Em nota, a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) afirmou que "está investigando os fatos no âmbito administrativo". A Secretaria de Segurança Pública afirmou que o delegado responderá a um processo disciplinar.
O delegado Igor Vasconcelos foi filmado visivelmente alterado e com a fala arrastada, respondendo aos agentes com ironia e xingamentos. Ele chama o policial de vagabundo, que responde: "Vagabundo não, me respeite".
Em outro momento, Igor diz "Eu sou delegado de polícia, tu é quem", e o policial militar responde "Eu sou subtenente da Polícia Militar, estou trabalhando". "Você tá de folga, bêbado".

Agência de inteligência - Polícia prende suspeito e apreende armas e drogas no Ceará

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu armas, droga e munições em um imóvel abandonado em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A ofensiva é resultado do trabalho velado, realizado por equipes do serviço de inteligência, do Batalhão de Choque da PM, que apontou a localização exata da casa usada pelos traficantes da região.
Durante as buscas por criminosos, 2 revólveres, 48 munições, 50 gramas de cocaína e uma balança de precisão foram encontrados. Durante as incursões, um homem foi abordado e flagrado com um revólver municiado. A polícia acredita que Wanderson Oliveira da Silva, de 28 anos, faça parte do grupo envolvido com o tráfico de drogas.
Um inquérito policial será instaurado pela polícia judiciária, para investigar a participação de outras pessoas envolvidas com o tráfico de entorpecentes na área onde as ações foram realizadas.

Celebrar a Consciência Negra é lembrar a resistência de tantos que já lutaram e ainda lutam pela liberdade e pela dignidade. É também um convite para que todos nós, juntos, continuemos a construir um futuro onde a igualdade e o respeito sejam a base das nossas relações.

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Segundo Lula, mais de 24,5 milhões de brasileiros saíram da extrema pobreza em um ano e onze meses

A abertura da cúpula de líderes do G20 aconteceu nesta segunda-feira,18, e deve seguir até amanhã dia 19 de novembro de 2024, com a presença das lideranças de 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia. Durante a abertura do evento, o presidente Lula (PT) afirmou que seu objetivo é tirar o Brasil do mapa da fome até 2026.

Em seu discurso, o presidente relembrou os resultados positivos obtidos em 2014 na luta contra a fome, em comparação a 2022 onde segundo ele, foi registrado o retorno do país ao mapa da fome “em um contexto de desarticulação do Estado de bem-estar social”.

Lula mencionou ainda que o número de pessoas em situação de fome no país chegou a 33 milhões, no entanto, de acordo com o gestor, o retorno de seu governo trouxe dados positivos em um ano e onze meses, possibilitando a retirada de mais de 24,5 milhões de brasileiros da extrema pobreza.

Falando das ações internacionais, Lula destacou a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que para ele, deve beneficiar 500 milhões de pessoas. O presidente ressaltou ainda que esse movimento representa “o maior legado para uma sociedade próspera”, pontuando a importância de uma atuação global e conjunta no combate à miséria e à desigualdade social.

Com informações Poder360

Polícia Federal realiza operação contra grupo que planejou assassinar Lula, Alckmin e Moraes

A Polícia Federal (PF) iniciou uma operação, nesta terça-feira (19), contra uma organização criminosa responsável por planejar assassinatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ação é um desdobramento de investigações sobre o grupo, composto majoritariamente por militares das Forças Especiais, conhecidos como "kids pretos", que buscavam impedir a posse do governo eleito em 2022.

A operação cumpre cinco mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão e 15 medidas cautelares em diferentes estados, incluindo Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e no Distrito Federal. Entre os alvos estão quatro militares, um general da reserva que foi assessor de Jair Bolsonaro, e um policial federal.

O planejamento criminoso, denominado "Punhal Verde e Amarelo", previa o assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 15 de dezembro de 2022, três dias após a diplomação de Lula. Além disso, o grupo planejava a criação de um "Gabinete Institucional de Gestão de Crise" para lidar com as consequências das mortes.

A Polícia Federal informou que Moraes era monitorado continuamente pelos integrantes da organização. A investigação ainda está em andamento, e diligências estão sendo realizadas para localizar os envolvidos.

A operação destaca a gravidade do plano de golpe de estado e reforça o compromisso das autoridades na proteção das instituições e da ordem democrática.

Veja o que abre e o que fecha em Juazeiro do Norte no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro

Pela primeira vez, o dia 20 de novembro, que celebra o Dia da Consciência Negra, será feriado em todo o Brasil. Em Juazeiro do Norte, a data traz mudanças no funcionamento de diversos serviços e no comércio da cidade. A seguir, confira o que abre e o que fecha no município:

Comércio:

As lojas de rua estarão fechadas, funcionando apenas os serviços essenciais, conforme o Sindicato dos Comerciários de Juazeiro do Norte.


Shoppings:

Cariri Shopping: funcionamento das 13h às 20h.

La Plaza Shopping: funcionamento das 10h às 22h.


VLT do Cariri:

O VLT não funcionará no feriado da Consciência Negra.


Complexo Ambiental Caminhos do Horto:

Horto do Padre Cícero: aberto das 6h às 19h para visitação.

O teleférico do Horto estará fechado para manutenção até o dia 29 de novembro.


Complexo Mirante do Caldas:

Funcionamento normal, das 09h30 às 17h30.


Centro Cultural Banco do Nordeste:

Funcionamento das 12h às 20h.


Bancos:

As agências bancárias estarão fechadas nesta quarta-feira.


Farmácias:

As farmácias funcionam normalmente, conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado (Sincofarma).


Padarias:

Parte das padarias abrirá normalmente, ficando a critério de cada estabelecimento, conforme o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará.


Centro Cultural do Cariri:

Funcionamento apenas de quinta-feira (21) a domingo (24).


Com as mudanças no funcionamento, é importante que a população se planeje para aproveitar o feriado da melhor forma.

Tenentes da Polícia Militar do Ceará são investigados por compra de votos e estupro no Cariri

Segundo informações publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) na última quarta-feira, dia 13, a Controladoria Geral da Disciplina (CGD) do Estado do Ceará está conduzindo investigações contra dois tenentes da Polícia Militar (PMCE) por crimes graves cometidos nas cidades de Juazeiro do Norte e Campos Sales. As denúncias incluem estupro de vulnerável, violência doméstica e compra de votos.

No caso do primeiro tenente, ele é investigado por crimes de estupro de vulnerável e violência doméstica contra sua própria afilhada. De acordo com a apuração, os abusos teriam começado em 2015, durante o período natalino, quando a vítima tinha apenas 15 anos. A denúncia revela detalhes sobre a relação de proximidade entre o acusado e a vítima, que teria sido violentada de forma sistemática.

O segundo tenente enfrenta acusações de envolvimento em compra de votos durante as eleições de 2024. Ele foi preso em flagrante pela Polícia Federal no distrito de Carmelópolis, em Campos Sales, junto a outras seis pessoas. O grupo estaria realizando práticas ilícitas para influenciar o resultado eleitoral na região.

A CGD confirmou que os casos serão enviados aos conselhos de justificação da PMCE, que têm como objetivo avaliar se os oficiais possuem condições de continuar na ativa. O processo considera a gravidade das acusações e a capacidade de os militares apresentarem justificativas plausíveis diante das evidências criminais.

Três mortes no trânsito no Cariri, além de homicídio e afogamento no fim de semana

Se manteve em cinco o número de mortes violentas na comparação entre os dois últimos finais de semana na região do Cariri, sendo que este último se constituiu o Feriadão da República. Foram três mortes em acidentes de trânsito, um caso de afogamento e um homicídio com dois corpos de Jardim, outros dois de Juazeiro e um de Barbalha. Segundo levantamento feito pelo Site Miséria, quatro mortes aconteceram na sexta-feira e a outra na manhã de sábado.

Por volta das 18 horas de sexta-feira Angélica Alves Ferreira, de 35 anos, morreu afogada em sua casa na Rua Antonio Saraiva Landim perto do anel viário no bairro Frei Damião. Familiares disseram aos policiais militares que estiveram no local que ela era paciente epiléptica e deve ter sofrido ataque quando caiu dentro de uma caixa d’água de 500 litros e ali morreu.

No mesmo horário, porém na estrada que liga os Sítio Boa Esperança e Macaúba (Distrito de Arajara) em Barbalha, houve acidente com vítima fatal. Cícero José dos Santos, de 57 anos, que residia no Sítio Boa Esperança, pilotava sua moto quando tentou atravessar uma passagem molhada e perdeu o equilíbrio. Ele caiu com o veículo num córrego e morreu no local.

Já às 20 horas, ainda na sexta, houve acidente com duas vítimas fatais na CE-060 em Jardim. Fernando Salustriano da Silva, de 46 anos, que residia no Sítio Brejinho naquele município, dirigia o seu Fiat Uno de cor branca e placas de Barbalha. Ele perdeu o controle de direção e capotou, sendo arremessado para fora do carro. Fernando morreu no local junto com o amigo Moacir Jorge Pereira, de 45 anos, que morava no Sítio Cotovelo em Jardim.

Às 06h30min de sábado Francisco Romário Farias, de 30, que residia na Rua Alaíde Feitosa (Bairro Jardim Raimundo Inácio) em Barro, foi morto a tiros num bar perto da Rodoviária (Triângulo) em Juazeiro. O crime foi praticado por dois homens que recolheram a mochila da vítima e fugiram numa moto. Ele respondia dois homicídios, porte de arma, ameaças, desacato e roubo. Dia 26 de março de 2014 matou a facadas o andarilho Geraldo Antônio dos Santos, de 40 anos, o “Maribondo”, que era de Milagres. Já no dia 12 de maio de 2022 Romário e Murilo Massaranduba Januário, de 24 anos, mataram a pauladas e pedradas, no centro de Mauriti, o Soldado Janoca.

Com informações do Site Miséria

Corpo de homem encontrado em Jardim dentro de uma cacimba

O cadáver de um homem foi encontrado no final da madrugada desta terça-feira na zona rural de Jardim. O corpo do agricultor Edson Leite Ferreira, de 46 anos, que residia no Sítio Cana Brava (Distrito de Jardim Mirim), estava dentro da cacimba na casa do seu primo Joaquim Leite naquela localidade. O achado se deu por volta das 05h30min de hoje pelo próprio primo que já estava à procura juntamente com outros familiares.

Segundo informações obtidas pela reportagem do Portal Miséria, ele foi visto no final da tarde desta segunda-feira ingerindo bebidas alcoólicas, já bem embriagado e não tinha retornado para sua residência. O corpo foi retirado por Bombeiros Militares e recolhido pelo rabecão a fim de ser necropsiado na Perícia Forense de Juazeiro. No exame será possível descobrir se ele morreu afogado ou em decorrência de alguma pancada na queda livre.

Com informações do site Miséria

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Prefeito rompe contrato após empresa deixar 49 pacientes sem transporte de Juazeiro do Norte para Fortaleza

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), anunciou nesta segunda-feira (18) que a prefeitura vai romper o contrato com a empresa responsável pelo transporte de pacientes que realizam tratamento médico em Fortaleza. A decisão foi tomada após a empresa, de última hora, deixar 49 pacientes sem o transporte, no último domingo (17).

De acordo com o prefeito, a Sampla tem contrato com a prefeitura até outubro de 2025. Segundo ele, a empresa foi notificada mais de uma vez sobre a necessidade de manutenções corretivas no ônibus. Os pacientes têm reclamado de problemas no ar-condicionado e banheiro. Além disso, o veículo apresentou defeito em duas viagens a Fortaleza nos últimos 30 dias.

“Fizemos uma licitação que tinha previsão de contratação do ônibus por R$ 30 mil. Ela venceu a licitação por R$ 17 mil e depois não conseguiu entregar o serviço de qualidade como a gente esperava. Ontem, ela [a empresa] simplesmente disse ‘não vou levar os pacientes’”, disse o prefeito em vídeo nas redes sociais.

O secretário municipal de Saúde, Iago Nunes, anunciou que a pasta vai realizar uma dispensa de licitação para regularizar o serviço. Antes de concluir o processo licitatório, a secretaria vai utilizar veículos de passeio e um ônibus de outra secretaria para realizar o transporte. A previsão é que o serviço seja normalizado até a semana que vem.

“A gente vai precisar decretar situação de emergência. Vai ser feito o distrato com essa empresa. Daqui para sexta a gente finaliza esse processo de dispensa para dar a continuidade desse serviço até que a gente consiga finalizar a licitação que está em andamento”, disse o secretário.

Carro capota em rotatória no Crato e, em Juazeiro, PM recupera veículo roubado

Mais um acidente de trânsito foi registrado na chamada Rotatória da Petrobrás em Crato, enquanto no Juazeiro policiais militares recuperaram uma moto roubada. A primeira ocorrência foi por volta de uma hora da madrugada de domingo no bairro Muriti em Crato. Um motorista conduzia um veículo Toyota Etios de cor prata quando perdeu o controle de direção e capotou. No carro estavam ainda a sua esposa e uma criança, mas só a mulher saiu levemente ferida restando apenas danos materiais.

Antes, em Juazeiro, uma patrulha do Policiamento Ostensivo Geral (POG) esteve na Rua Dão Almeida (Lagoa Seca) após ocorrência de roubo de uma moto. Na área, os policiais se depararam com uma Yamaha Fazer de cor vermelha a qual ainda não apresentava queixa de roubo ou furto. O veículo estava em nome de um rapaz de 21 anos, residente no bairro Frei Damião, e os PMs foram até lá. Ele disse que tinha sido assaltado por dois homens e ainda iria registrar um BO na Delegacia de Juazeiro.

Com informações do site: Miséria

Pai e filho morrem em grave acidente de trânsito no sertão central do Ceará

Um grave acidente ocorrido na BR-226, na zona rural de Pedra Branca provocou as mortes de pai e filho.
A colisão ocorreu na noite deste último domingo (17), nas proximidades do Sítio Olho D’Água do Chão, envolvendo uma camionete Hilux, cor branca, e uma motocicleta azul, guiada pelo comerciante conhecido como Sílvio, que conduzia seu filho, o garoto Anderson, na garupa. O impacto levou o comerciante a óbito ainda no local. O corpo deu entrada no IML de Tauá.


Garoto ficou em estado grave - O garoto sofreu ferimentos graves e foi socorrido ao Hospital Municipal São Sebastião, mas devido a gravidade dos ferimentos, foi transferido para o Hospital Regional do Sertão Central, na cidade de Quixeramobim, em uma ambulância do Samu, mas infelizmente, apesar dos esforços da equipe médica, o menino faleceu na manhã desta segunda-feira (18). O corpo dele será encaminhado para o IML de Quixeramobim.

VIOLÊNCIA NA SERRA - Quatro homicídios são registrados na Serra da Ibiapaba

Três pessoas morreram e outras três ficaram feridas, em dois violentos ataques registrados na noite desse último domingo (18), em Viçosa do Ceará. A primeira ação ocorreu em um bar, onde quatro pessoas foram lesionadas a bala e uma morreu ainda no local. A tentativa de chacina foi registrada no Bairro Santa Cecília. Uma das quatro vítimas é João Paulo Miranda da Silva, de 28 anos, que morreu no local. Valdinar Alves Guimarães, 49 anos, Aroldo José de Paula e Antônio Carlos de Oliveira, 52 anos foram socorridos para unidades de saúde em Sobral, Tianguá e Viçosa, respectivamente, e permanecem em atendimento.
Minuto depois, outra ação violenta foi registrada na localidade de Sítio Araticum, na zona rural do município e um casal foi assassinado. As vítimas foram identificadas como: Auriel da Conceição dos Santos, de 33 e Mycaele Rodrigues Carvalho, de 26 anos. De acordo com informações colhidas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), as vítimas estavam em casa e foram atacadas por uma dupla que fugiu em uma motocicleta. O alvo seria Auriel, Mycaele presenciou o crime e pode ter sido morta por queima de arquivo.
Os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) foram registrados em outro município da Serra da Ibiapaba. Vicente Pontes Melo Junior, de 20 anos, foi atacado na saída de um bar. Ele foi socorrido e morreu no hospital. Os suspeitos não foram identificados.
Policiais militares do quartel de Tianguá, deflagraram na manhã desta segunda-feira (18), uma operação de caça aos atiradores. Ainda não há registro de prisões.

Caso em investigação - Mãe e filha de três anos desaparecem na saída de evento religioso em Fortaleza

Uma família de Caucaia está à procura de uma mulher de 28 anos que desapareceu com a filha de três anos na noite do último domingo (17), na saída de um evento religioso em Fortaleza.
De acordo com familiares, Camilla Maria Villa Real e a filha, Isabely Heloá, foram a um evento promovido pela Igreja Universal do Reino de Deus no Centro de Formação Olímpica (CFO), próximo à Arena Castelão.
O encontro, chamado Mega Help, se apresenta como um espaço de acolhimento para pessoas com problemas de saúde mental. Ao fim do evento, por volta das 18h, Camilla e Heloá não apareceram para pegar o ônibus fretado pela igreja que elas frequentam.
A mãe de Camilla e avó de Heloá estava no mesmo evento, porém em outro setor. Ela disse que viu filha e neta pela última vez por volta das 14h, quando elas se separaram por conta da divisão do público proposta pelo evento.

Saída do evento - Na saída, após esperar a filha e neta e elas não apareceram, ela passou a procurar as duas no CFO, nos arredores e em outros ônibus fretados que elas pudessem ter entrado por engano, mas não as encontrou. Ela ligou, porém não foi atendida. Desde então, familiares não conseguiram mais contato por telefone com Camilla.
Além da pequena Heloá, de três anos, Camilla também é mãe de um menino de sete anos, que não estava com ela no evento. A mãe da jovem desaparecida foi levada para casa, no bairro Araturi, em Caucaia, após ter passado horas procurando Camilla no entorno do CFO.
Ela acionou a polícia e registrou um boletim de ocorrência na mesma noite do desaparecimento da filha e da neta.
Em nota, a Polícia Civil informou que investiga o caso por meio da 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, a unidade especializada que realiza buscas para esclarecer o caso.