A Guarda Civil Metropolitana (GCM) em Juazeiro adquiriu oito celulares para favorecer a comunicação. Os aparelhos institucionais ficarão em poder dos grupos especiais, inspetorias e a Base Comunitária de Segurança recém-inaugurada. Para o Secretário de Segurança, Cláudio Luz, resolve antigo problema que era a dificuldade de comunicação entre as equipes por meio de linhas funcionais da própria instituição. Agora, passa a contar com equipamentos de última geração.
O mesmo terá linha funcional, conexão 5G, o aplicativo Agente de Campo SINESP e outros semelhantes aos que são utilizados pela Ciops (Coordenadoria Integrada de Operações e Segurança). Ou seja, a central 153 da Guarda Municipal recebe a ocorrência, cadastra no aplicativo Agente de Campo para visualização das equipes devidamente georreferenciadas nas ruas por meio de GPS. Com isso, os agentes que estão mais próximos vão ao local agilizando o atendimento.
Depois, devolve informações sobre o caso atendido realimentando o sistema desenvolvido pelo Ministério da Justiça de cujo programa Juazeiro tornou-se parceiro por meio de convênio. O secretário observa ainda que, com a nova tecnologia, é possível integrar uma rede maior e incorporar serviços como videomonitoramento. Já o Comandante da GCM, Cesar Alves, disse ter sido capacitado pelo Ministério da Justiça com outro Guarda Municipal e vão repassar o conhecimento obtido em oficinas.
Como explica, a probabilidade de êxito no atendimento à população juazeirense será muito maior nessa interação mais rápida com a sociedade e entre os próprios agentes de segurança. Pesquisas rápidas sobre a situação de pessoas envolvidas em crimes também serão possíveis. Por fim, o comandante da Guarda Municipal vê como importante avanço ao suprir a necessidade de comunicação em nome de mais eficiência nos serviços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário