O quadro político da cidade de Milagres ganhou novos contornos nesta terça-feira (16). O dia marcou o rompimento oficial entre PT e MDB, siglas que ensaiavam um alinhamento para o pleito de 2024. Quase que ao mesmo, e pelas redes sociais, o pré-candidato do MDB, Anderson Eugênio, e o pré-candidato do PT, Jorge Henrique, anunciaram encaminhamentos importantes em suas campanhas. As ações divulgadas colocam as duas siglas em oposição.
No final da manhã o pré-candidato do PT anunciou que o partido iria apoiar o médico Abraão Lacerda (Solidariedade), e que a sua agremiação indicaria o candidato a vice na chapa. Sendo Jorge Henrique o nome apontado. Já Anderson Eugênio anunciou uma composição com a ex-primeira-dama da cidade, Elisângela Landim (PDT).
Detalha-se que desde que o atual prefeito, Cícero Figueiredo (PT), decidiu não disputar a sua reeleição diversos movimentos da base de sustentação do governo municipal ocorreram. Com MDB e PT com pré-candidaturas lançadas, havia expectativa de que os partidos se alinhassem. Nessa linha, observa-se que a projeção era de que o Partidos dos Trabalhadores indicasse o nome que iria integrar a chapa liderada por Anderson Eugênio, atual vice-prefeito de Milagres.
Informações divulgadas pelo Portal Roberto Crispim dão conta de que Anderson Eugênio teria descumprido orientações expressas do presidente estadual do MDB, Eunício Oliveira. Segundo o jornalista, a orientação da executiva estadual da sigla era agir para manter a aliança com o PT, seguindo o que já vinha sendo executado desde 2020. Contudo, o pré-candidato da legenda teria articulado para ceder o espaço de vice em sua chapa para o PDT.
No vídeo em que publicou ao lado de Abraão Lacerda, o petista Jorge Henrique afirmou que a decisão foi tomada após “60 dias de muita discussão e analisando todos os cenários”. Ele afirmou que essa é “a melhor composição para Milagres”. Entre os principais apoiadores dos pré-candidatos está o ex-prefeito de Milagres, Hellosman Sampaio. No vídeo em que a chapa é divulgada, também são citados em mais de uma oportunidade o governador Elmano de Freitas (PT), o ministro Camilo Santana (PT), além do deputado federal José Guimarães (PT), apontados como agentes responsáveis pelo agrupamento expresso.
Como informado anteriormente, o pré-candidato do MDB também usou das redes sociais para apresentar o nome que estará ao seu lado na disputa. Elisângela Landim (PDT), esposa do ex-prefeito Lielson Landim, disse estar “muito feliz”. Apontou, ainda, que no período de campanha irá visitar todos os moradores da cidade. “Iremos cuidar muito bem do povo milagrense”, disse ela. O atual prefeito, Cícero Figueiredo, é o principal apoiador local da candidatura de Anderson Eugênio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário