Teve início nesta segunda-feira (14), no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, o I Colóquio Internacional sobre Patrimônio Fossilífero do Brasil. A cerimônia de abertura reuniu geólogos, pesquisadores, historiadores, doutores e autoridades locais, estaduais e nacionais, marcando um momento histórico para o município e para a ciência brasileira. O evento segue até a próxima quarta-feira, dia 16, com uma vasta programação voltada à discussão e valorização do patrimônio fossilífero.
Durante a abertura, o reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Carlos Kleber, destacou que o Museu de Paleontologia da URCA vive um novo momento, com mais espaços para a apreciação do público e para o avanço da ciência, fortalecendo o papel da universidade no desenvolvimento regional. A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro, celebrou o momento como a consolidação de políticas públicas promovidas pelo Governo do Estado do Ceará na última década, agradecendo o apoio da URCA e das prefeituras que integram o território do Geopark Araripe.
Representando o Governo Federal, o Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda, anunciou que foram investidos quase R$ 28 milhões na aquisição de equipamentos para o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, além da contratação de pesquisadores de todo o país. Segundo ele, o próximo passo será a ampliação do museu, o que deve impulsionar ainda mais o turismo científico na região do Cariri.
O prefeito de Santana do Cariri, Samuel Cidade Werton, também comemorou a realização do colóquio e destacou a importância do evento para a visibilidade do município. Segundo ele, a presença de autoridades e estudiosos fortalece a imagem de Santana como um polo científico e turístico, gerando emprego e renda para a população.
Ainda nesta segunda-feira, às 17h, o público poderá conferir a abertura da exposição interativa “Fósseis da Chapada do Araripe – Acervo de fósseis repatriados, Holótipos e Paleoarte”, que apresenta um trabalho inédito de expografia no Museu.
Fonte; Blog do Amaury Alencar
Nenhum comentário:
Postar um comentário